Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Geografia - UNICAMP 2006 | Gabarito e resoluções

1-14 de 14
Questão 1
2006Geografia

(UNICAMP - 2006 - 2 FASE ) Leia o texto a seguir e responda.: A invaso de terras quase mais regra do que exceo nas grandes cidades. Se somarmos os moradores de favelas aos moradores de loteamentos ilegais, temos quase metade da populao dos municpios do Rio de Janeiro e de So Paulo. Estudo realizado sobre o mercado residencial na cidade de So Paulo mostrou que, nos ltimos 15 anos, a oferta de lotes ilegais suplantou a soma de todas as formas de unidades habitacionais oferecidas pelo mercado privado legal. (Adaptado de Ermnia Maricato, Brasil, cidades; alternativas para a crise urbana. Petrpolis: Vozes, 2001, p.155.) a) Por que ocorre expanso urbana baseada em loteamentos ilegais nas cidades brasileiras? b) Quais os impactos dos loteamentos irregulares sobre as reas de mananciais?

Questão 2
2006Geografia

(UNICAMP - 2006 - 2 FASE ) O mapa abaixo, proposto por Fernando Flvio Marques de Almeida, apresenta as diferentes unidades geomorfolgicas do Estado de So Paulo. A partir da observao do mapa: a) Identifique as unidades geomorfolgicas assinaladas pelas letras A e B. b) Caracterize as unidades geomorfolgicas da Provncia Costeira e das cuestas. c) Indique o tipo de rocha predominante no Planalto Atlntico

Questão 3
2006Geografia

(UNICAMP - 2006 - 2 FASE ) Estima-se que, somente na regio de Ribeiro Preto, existam mais de quinhentas colheitadeiras de cana, sendo que cada uma tem capacidade de colher setecentas toneladas por dia, o que corresponde substituio de cem homens. Desse modo, o equivalente a cinquenta mil trabalhadores seria o saldo total das demisses provocadas por essas mquinas. Segundo clculos existentes, para cada cem demisses, so abertas doze vagas para funes especializadas, dentre as quais, aquelas referentes aos condutores dessas mquinas. Essas mquinas operam durante as 24 horas do dia, subvertendo completamente os limites impostos pela natureza ao trabalho na agricultura. (Adaptado de Maria Aparecida Moraes Silva, Se eu pudesse, eu quebraria todas as mquinas, em Ricardo Antunes e Maria Aparecida Moraes Silva (orgs.), O avesso do trabalho. So Paulo: Expresso Popular, 2004, p.31.) a) As demisses de que trata a autora apontam o aumento da precarizao do trabalho na agricultura moderna brasileira, particularmente na cultura da cana-de-acar. Quais as principais consequncias da precarizao do trabalho na agricultura canavieira? b) A modernizao da agricultura no Brasil foi identificada com a Revoluo Verde. Quais os principais elementos definidores da chamada Revoluo Verde?

Questão 4
2006Geografia

(UNICAMP - 2006 - 2 FASE ) Recentemente os Estados Unidos da Amrica do Norte sofreram as consequncias socioambientais do evento climtico conhecido como furaco Katrina. a) Como e por que se forma um furaco? b) Por que os furaces ocorrem comumente nas baixas e mdias latitudes do globo terrestre? c) Explique as razes de no hemisfrio sul os furaces girarem no sentido horrio, enquanto no hemisfrio norte esse deslocamento (giro) no sentido anti-horrio.

Questão 5
2006Geografia

(UNICAMP - 2006 - 2 FASE ) Trs grandes eldorados podem ser reconhecidos contemporaneamente: os fundos ocenicos ainda no regulamentados; a Antrtida, partilhada entre as potncias; e a Amaznia, nica a pertencer, em sua maior parte, a um s Estado nacional. (Adaptado de Bertha Becker, Amaznia: Geopoltica na virada do IIIMilnio. Rio de Janeiro: Garamond, 2005, p.35.) a) Quais os principais recursos associados ao oceano Atlntico? b) Quais os principais problemas apresentados pela explorao desse oceano? c) De acordo com a Conveno das Naes Unidas sobre o Direito do Mar (de 1982, em vigor internacionalmente a partir de 1994), o que Mar Territorial?

Questão 6
2006Geografia

(UNICAMP - 2006 - 2 FASE ) Projeo cartogrfica a transferncia de um ponto da superfcie terrestre para uma posio correspondente na superfcie deum mapa ou correlato. (Adaptado de Paulo Roberto Moraes, Geografia: Geral e do Brasil, So Paulo: Harbra, 2003, p. 6.) a) Indique as principais diferenas entre as projees cilndrica, cnica e plana. b) Caracterize a projeo de Peters e a de Mercator.

Questão 7
2006Geografia

(UNICAMP - 2006 - 1 FASE ) Comea a tomar forma, 45 anos depois de ter sido proposta, uma verso moderna da Rota da Seda, que, na Antiguidade, ligava a sia Europa. Trata-se de uma rede de rodovias e rotas de ferryboat (balsas) que tem 140 mil quilmetros e ir ligar os dois continentes outra vez. (...) Proposto inicialmente em 1959, mas adiado por dcadas (...), o projeto foi recentemente ratificado, em princpio, por 32 pases da Europa e da sia. O plano rodovirio faz parte de um projeto amplo para melhorar todas as vias de transporte existentes na regio, alcanando padres internacionais. (Adaptado de Elaine Kurtenbach, Asiticos planejam nova Rota da Seda, Folha de S. Paulo, 27/04/2004, p. A16.) a) Que circunstncia poltica internacional foi responsvel pelo adiamento do projeto? b) A construo de tal sistema virio ajudaria a reduzir o isolamento geogrfico de muitos pases asiticos. Cite dois fatores que determinam esse isolamento. c) Por que pases como o Japo, China e Coria do Sul, principais economias asiticas, podem se beneficiar com a implantao desse sistema virio?

Questão 7
2006Geografia

(UNICAMP - 2006 - 2 FASE) A fora da identidade entre muitos grupos migrantes um dos principais fatores da coeso mantida pelo grupo, mesmo longe de seu territrio de origem. Isto faz com que muitos, ao contrrio do discurso corrente da desterritorializao, acabem se envolvendo em processos claros de reterritorializao, ou seja, de recomposio de seus territrios em outras bases, territrios esses recriados por meio do amlgama proporcionado pela fora das redes mantidas no interior da dinmica migratria. Adaptado de Rogrio Haesbaert, Migrao e desterritorializao, em Helion Povoa Neto e Ademir Pacelli Ferreira (orgs.), Cruzando fronteiras disciplinares: um panorama dos estudos migratrios. Rio de Janeiro: Revan, 2005, p.40.) a) Os gachos no Nordeste e Centro Oeste e os nordestinos na capital paulista tm encontrado estratgias de manuteno de sua identidade cultural-regional. D trs exemplos de estratgias de manuteno da identidade desses grupos. b) Por que a emigrao de brasileiros tem aumentado significativamente nas ltimas dcadas?

Questão 8
2006Geografia

(UNICAMP - 2006 - 2 FASE) As maiores jazidas de carvo mineral do pas situam-se nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. As menores, no Paran e So Paulo. As reservas brasileiras totalizam 32 bilhes de toneladas de carvo in situ. Desse total, o estado do Rio Grande do Sul possui 89,25%, Santa Catarina 10,41%, Paran 0,32% e So Paulo 0,02%. Somente a Jazida de Candiota, situada no sudoeste do estado do Rio Grande do Sul, possui 38% de todo o carvo nacional, distribudo sob a forma de 17 camadas de carvo. A mais importante delas a camada Candiota, com 4,5 metros de espessura, em mdia, composta por dois bancos de carvo. (http://www.cprm.gov.br/coluna/carvaomineral0.html) a) Como o carvo mineral se forma? Indique em que tipo de rocha encontrado; justifique. b) Indique os principais problemas ambientais causados pela queima de carvo mineral.

Questão 8
2006Geografia

(UNICAMP - 2006 - 1FASE ) As estradas de ferro brasileiras nunca constituram uma rede nacional. Mesmo durante seu tempo de (modesto) esplendor, resumiam-se a uma coleo de linhas de exportao de minerais e produtos agrcolas, que raramente tomavam a forma de uma rede regional, exceto, parcialmente, no Nordeste ou no Estado de So Paulo. (Thry Herv e Neli Aparecida de Mello, Atlas do Brasil: disparidades e dinmicas do territrio. So Paulo: EDUSP/Imprensa Ofi cial, 2005, p. 204 e 205.) a) Por que a malha ferroviria no Brasil nunca constituiu uma rede nacional? b) H propostas recentes de retomada da construo de ferrovias, como se pode observar no mapa ao lado. Que razes explicariam essa retomada? c) Cite uma razo para o adensamento da rede ferroviria no Estado de So Paulo.

Questão 9
2006Geografia

(UNICAMP - 2006 - 2 FASE) Leia o trecho a seguir e responda: A transposio do rio So Francisco discutida desde o tempo do Imprio. Um dos registros mais antigos da ideia remonta a 1847, quando o intendente do Crato (CE), deputado Marcos Antonio de Macedo, props o mesmo que se debate hoje: lanar as guas do Velho Chico no rio Jaguaribe. Na obra Contrastes e Confrontos, Euclides da Cunha ressuscitou a ideia do intendente cearense e a incluiu entre as grandes intervenes civilizadoras de que carecia a regio, como audes, barragens, arborizao, estradas de ferro e poos artesianos. (Adaptado de Marcelo Leite, Folha de S. Paulo, 09/10/2005.) a) Por que o rio So Francisco chamado de o rio da unidade nacional? b) Aponte e explique um argumento contra e um a favor da transposio do rio So Francisco. c) A precipitao pluviomtrica anual mdia no semi-rido nordestino de cerca de 700 milmetros/ano, superior a algumas regies agrcolas da Europa. Quais so os principais problemas de ordem natural que expem grande parte do territrio, em especial o chamado Polgono da Secas, a uma situao de vulnerabilidade?

Questão 10
2006Geografia

(UNICAMP - 2006 - 2 FASE)Observe a tabela abaixo e responda: a) Como se pode caracterizar o Brasil no que diz respeito concentrao de terras? b) Considerando como imveis rurais de pequena dimenso aqueles com menos de 200 hectares e como imveis de grande dimenso aqueles com mais de 2.000 hectares, aponte em qual dessas classes de rea h menor nmero de pessoas ocupadas, e explique as razes de tal situao.

Questão 11
2006Geografia

(UNICAMP - 2006 - 2 FASE) Em fins do sculo XX, tornam-se mais acentuadas as feies da globalizao. Nesse contexto, alterou-se o significado da Amaznia, com uma valorizao ecolgica de dupla face: a da sobrevivncia humana e a do capital natural, sobretudo a megadiversidade e a gua. Hoje novas mercadorias fictcias esto sendo criadas, como o caso do ar, da vida e da gua. (Adaptado de Bertha Becker. Amaznia: Geopoltica na virada do III Milnio. Rio de Janeiro: Garamond, 2005, p. 33 e 39.) a) O que se pode entender por capital natural, segundo o texto? b) Explique sucintamente o que se entende por mercado de ar, mercado da vida e mercado de gua.

Questão 12
2006Geografia

(UNICAMP - 2006 - 2FASE) O Paquisto no tem condies de realizar os trabalhos de resgate e atendimento s vtimas do terremoto. A afirmao do presidente do pas, Pervez Musharraf. Dezenas de milhares de pessoas no norte do Paquisto e da ndia passaram a noite a cu aberto por causa da devastao causada pelo terremoto. A rea mais afetada pelo terremoto fica no alto das montanhas, onde a temperatura cai bastante noite. (http://www.estadao.com.br/internacional/noticias/2005/out/10/4.htm) a) O terremoto a que se refere o texto alcanou, no Paquisto e na ndia, aproximadamente 7,5 graus na escala Richter. Como so ocasionados terremotos como este ocorrido na sia? b) Estabelea a diferena entre a escala Richter e a escala de Mercali utilizadas para medies de terremotos. c) Explique as diferenas entre bordas convergentes e bordas divergentes das placas tectnicas.

1-14 de 14