Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de História - UNICAMP 2006 | Gabarito e resoluções

1-14 de 14
Questão 11
2006História

(UNICAMP - 2006 - 1 FASE) A imagem ao lado ilustra o encolhimento do mapa mundo graas a inovaes nos transportes que aniquilam o espao por meio do tempo. (David Harvey, A condio ps-moderna. So Paulo: Edies Loyola, 1993, p. 220.) a) De acordo com a imagem e o texto acima, qual o significado da expresso encolhimento do mapa mundo? b) Relacione o uso dos barcos a vela com as mudanas na cartografia e no conhecimento geogrfico da Terra no incio da Idade Moderna. c) Alm de locomotivas e barcos a vapor, cite um outro meio de transporte introduzido entre 1850 e 1930.

Questão 12
2006História

(UNICAMP - 2006 - 1 FASE) O perodo de 1789 a 1848 foi marcado por profundas mudanas. A primeira foi demogrfica. A populao do Reino Unido, por exemplo, quase duplicou entre 1800 e 1850. A segunda maior mudana foi nas comunicaes. As ferrovias j tinham considervel importncia prtica na Gr-Bretanha, Estados Unidos, Blgica, Frana e Alemanha. Tambm devemos enfatizar o aumento da velocidade e da capacidade de carga assim alcanadas. As ferrovias facilitaram as viagens e os transportes, uniram a cidade ao campo, as regies pobres s ricas. O crescimento da populao deveu-se muito a elas. (Adaptado de Eric Hobsbawm, A era das revolues. 1789-1848. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982, p. 188-189.) a) Por que 1789 e 1848 so importantes marcos cronolgicos da histria poltica europeia? b) Estabelea duas relaes importantes entre as ferrovias e a produo industrial na primeira metade do sculo XIX. c) Qual a importncia das ferrovias na ocupao do territrio dos EUA no sculo XIX?

Questão 13
2006História

(UNICAMP - 2006 - 2FASE) A caracterstica mais notvel da Grcia antiga, a razo profunda de todas as suas grandezas e de todas as suas fraquezas, ter sido repartida numa infinidade de cidades que formavam um nmero correspondente de Estados. As condies geogrficas da Grcia contriburam fortemente para dar-lhe sua feio histrica. Recortada pelo embate entre a montanha e o mar, h uma fragmentao fsica e poltica das diferentes sociedades. (Adaptado de Gustave Glotz, A cidade grega. So Paulo: Difel, 1980, p. 1.) a) Segundo o texto, qual a organizao poltica mais relevante da Grcia antiga? Indique suas principais caractersticas. b) Relacione a economia da Grcia antiga com as condies geogrficas indicadas no texto.

Questão 14
2006História

(UNICAMP - 2006 - 2 FASE) No contexto das invases brbaras do sculo X, os bispos da provncia de Reims registraram: S h cidades despovoadas, mosteiros em runas ou incendiados, campos reduzidos ao abandono. Por toda parte, os homens so semelhantes aos peixes do mar que se devoram uns aos outros. Naquele tempo, as pessoas tinham a sensao de viver numa odiosa atmosfera de desordens e de violncia. O feudalismo medieval nasceu no seio de uma poca conturbada. Em certa medida, nasceu dessas mesmas perturbaes. Adaptado de Marc Bloch, A sociedade feudal. Lisboa: Edies 70, 1982, p. 19.) a) Estabelea as relaes entre as invases brbaras e o surgimento do feudalismo. b) Identifique duas instituies romanas que contriburam para a formao do feudalismo na Europa medieval. Explique o significado de uma delas.

Questão 15
2006História

(UNICAMP - 2006 - 2 FASE) A legitimidade dos reis lusitanos se confundia com o bem comum desde o sculo XIV, quando vingou o princpio de que os reis no so proprietrios de seus reinos, mas sim seus defensores, acrescentadores e administradores. O Novo Mundo parecia assistir eroso do bem comum. A distncia que separava a Amrica portuguesa da sede do reino tornou a colnia um lugar de desproteo. A lonjura em relao ao bafo do rei facilitava a usurpao de direitos dos sditos pelas autoridades consideradas venais e despticas. (Adaptado de Luciano Figueiredo, Narrativas das rebelies: linguagem poltica e idias radicais na Amrica portuguesa moderna. Revista USP, 57. So Paulo: USP, mar-mai, 2003, p. 10-11.) a) Segundo o texto, que mudana se observa no sculo XIV com relao legitimidade do rei lusitano? Por que essa legitimidade esteve ameaada na Amrica portuguesa? b) Na Amrica portuguesa, houve vrias revoltas de colonos. Cite uma delas e o que os revoltosos defendiam?

Questão 16
2006História

(UNICAMP - 2006 - 2 FASE) Todos os legisladores do sculo XVIII concordavam que o Estado britnico existia para preservar a propriedade e, incidentalmente, as vidas e liberdades dos proprietrios. (Adaptado de E.P. Thompson, Senhores e Caadores: a origem da lei negra. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987, p. 21.) a) A partir da afirmao de E. P. Thompson, caracterize o pensamento poltico presente no Estado britnico do sculo XVIII. b) Identifique duas caractersticas dos Estados europeus do ps-segunda guerra mundial que os diferenciava do Estado britnico, descrito por E.P. Thompson

Questão 17
2006História

(UNICAMP - 2006 - 2 FASE) O texto abaixo se refere guerra entre a Inglaterra e a Frana no contexto da Revoluo Francesa no final do sculo XVIII: A cada navio que os canhes inimigos punham fora de combate, os governos da Inglaterra e da Frana procuravam desesperadamente mais dois mil carvalhos que pudessem substitu-lo. Para abastecer a marinha francesa, desmataram-se cadeias montanhosas inteiras, que nunca foram reflorestadas. Ao mesmo tempo, seus concorrentes ingleses transportavam madeira das florestas canadenses. (Adaptado de Simon Schama, Paisagem e Memria. So Paulo: Companhia das Letras, 1996, p. 188.) a) Por que a Revoluo Francesa levou a uma guerra entre a Frana e outros pases europeus? b) Que relao o texto estabelece entre essa guerra e o desmatamento das florestas do hemisfrio norte? c) Como a questo ambiental foi tratada no protocolo de Kyoto, que entrou em vigor em 2005?

Questão 18
2006História

(UNICAMP - 2006 - 2 FASE) Em 1910, o crtico literrio Slvio Romero escreveu sobre a dcada de 1870. Em sua perspectiva, alguns acontecimentos teriam feito surgir uma nova gerao de intelectuais brasileiros engajados no que ele considerava como pensamento moderno. Para o autor, a Guerra do Paraguai mostrara os defeitos de nossa organizao militar e o acanhado de nossos progressos sociais, desvendando repugnantemente a chaga da escravido. (Adaptado de Ronaldo Vainfas (dir.), Dicionrio do Brasil Imperial. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002, p. 309.) a) Cite uma caracterstica da gerao de intelectuais de 1870. b) Explique de que maneira a Guerra do Paraguai desvendava a chaga da escravido. c) Indique duas formas de engajamento dos intelectuais abolicionistas.

Questão 19
2006História

(UNICAMP - 2006 - 2 FASE) Em carta de junho de 1889, o imigrante italiano Francesco Costantin comentou sua viagem de navio de Gnova para o Brasil: No encontro palavras para descrever por inteiro o desconforto do vapor. Sendo todos imigrantes gratuitos, nos tratavam pior do que porcos. (Adaptado de Emilio Franzina, Merica! Merica! Emigrazione e colonizzazione nelle lettere dei contadini veneti e friulani in America Latina, 1876-1902. Verona: Cierre Edizioni, 1994, p. 171.) a) Explique o significado da expresso imigrantes gratuitos e o que motivou essa modalidade de imigrao. b) No contexto da grande imigrao, o que queria dizer fazer a Amrica? c) De que pas veio o maior nmero de imigrantes para o Estado de So Paulo entre o final do sculo XIX e o comeo do sculo XX?

Questão 20
2006História

(UNICAMP - 2006 - 2 FASE) O pan-africanismo, surgido no final do sculo XIX, foi fundamental para a tomada de conscincia das elites culturais africanas em relao s questes econmicas, sociais, polticas e culturais do continente. A ideia de nao continental, que surgiu como sinnimo de solidariedade da raa negra, apresentava ao mundo o que significa ser africano, incluindo dois legados: o resgate da frica pelos africanos e a ideia de ptria comum de todos os negros em solo africano, com supostos valores comuns para se pensar estruturas polticas autnomas. (Adaptado de Leila Leite Hernandez, A frica na sala de aula: visita Histria Contempornea. So Paulo: Selo Negro, 2005, p. 157.) a) Por que a recriao de valores comuns foi til ao pan-africanismo? b) A ocupao do continente africano pelos europeus se relaciona a dois processos histricos: o colonialismo do sculo XVI e o imperialismo do sculo XIX. Cite duas caractersticas de cada um desses processos que os diferenciem.

Questão 21
2006História

(UNICAMP - 2006 - 2FASE) A roupa de Eva Pern foi um negcio de Estado para um regime que descobriu as formas modernas da propaganda poltica. As publicaes ilustradas do regime levaram adiante uma poltica altamente visual, em que dezenas de fotografias dirias difundiam as imagens dos lderes. A escolha dos vestidos de Eva no foi uma tarefa banal. Eva foi amada por sua obra e pela maneira como se apresentava publicamente. (Adaptado de Beatriz Sarlo, A paixo e a exceo: Borges, Eva Pern, Montoneros. So Paulo: Companhia das Letras; Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2005, p. 78-79.) a) Quais os significados da escolha dos vestidos de Eva Pern? b) Caracterize o peronismo. c) Qual a ao poltica de Eva Pern durante o governo de Juan Domingo Pern (1946-1955)?

Questão 22
2006História

(UNICAMP - 2006 - 2 FASE) No Brasil, os partidos foram, na Repblica Velha, partidos republicanos regionais. Aps 1945, os partidos buscaram, sem grande sucesso, tornar-se nacionais, como ocorreu na dcada de 1930 com a Ao Integralista Brasileira, o primeiro partido nacional de massa. O processo de nacionalizao dos partidos ocorre em pleno regime militar, com a polarizao partidria. (Adaptado de Hlgio Trindade, Brasil em Perspectiva: conservadorismo liberal e democracia bloqueada, em Carlos Guilherme Mota (org.), Viagem incompleta: a experincia Brasileira (1500-2000): a grande transao. So Paulo: Ed. SENAC SP, 2000, p. 375.) a) Segundo o texto, qual a diferena fundamental entre os partidos polticos da Repblica Velha e os do regime militar (1964-1985)? b) Quais as caractersticas polticas da Ao Integralista Brasileira (AIB)? c) Qual a importncia do bipartidarismo (ARENA e MDB) para o regime militar?

Questão 23
2006História

(UNICAMP - 2006 - 2 FASE) Um dos mandamentos do sculo XIX, na Europa, era o evangelho do trabalho. Para os idelogos da classe mdia, o ideal do trabalho implicava autodisciplina e sentido atento do dever. At mesmo os mais devotos ousavam modificar a palavra de Deus. As Escrituras haviam considerado o trabalho como castigo severo imposto por Deus a Ado e Eva. Mas para os idelogos burgueses, o trabalho era preveno contra o pecado mortal da preguia. O evangelho do trabalho era quase exclusivamente um ideal burgus. Em geral, os nobres no lhe davam valor. O desprezo aristocrtico pelo trabalho era um resqucio feudal. (Adaptado de Peter Gay, O sculo de Schnitzler. So Paulo: Companhia das Letras, 2002, p. 210-1, 214 e 217-8.) a) Segundo o texto, como o trabalho era visto pela Bblia, pela burguesia e pela aristocracia? b) Como a burguesia buscou disciplinar os trabalhadores no contexto da Revoluo Industrial?

Questão 24
2006História

(UNICAMP - 2006 - 2 FASE) Os anos 90 constituem a dcada em que o impacto das chamadas novas tecnologias sobre o trabalho, a vida e a cultura se fez sentir de modo incontornvel. Com a disseminao dos computadores e da Internet, com os avanos da biotecnologia e as promessas da nanotecnologia, fi cava patente que as inovaes tecnolgicas no se encontravam apenas nos laboratrios, mas faziam parte do cotidiano das massas urbanas. O acesso tecnologia tornou-se to vital que hoje a incluso social e a prpria sobrevivncia passam obrigatoriamente pela capacidade que as pessoas tm de se inserir no mundo das mquinas e de acompanharas ondas da evoluo tecnolgica. (Adaptado de Laymert Garcia dos Santos, Politizar as novas tecnologias. O impacto scio-tcnico da informao digital e da gentica. So Paulo: Editora 34, 2003, p. 9-10.) a) Identifique trs das novas tecnologias citadas no texto e aponte um uso para cada uma delas. b) Explique uma questo tica presente nas discusses atuais sobre a biotecnologia.

1-14 de 14