Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Biologia - UNICAMP 2007 | Gabarito e resoluções

1-14 de 14
Questão 1
2007Biologia

(UNICAMP - 2007)Na cantina do colgio, durante o almoo, foram servidos 10 tipos de alimentos e bebidas: 1 arroz, 2 feijo, 3 bife, 4 salada de alface, 5 salada de tomate, 6 pur de batata, 7 sopa de ervilha, 8 suco de pssego, 9 pudim de leite e 10 ch de hortel. a) Na preparao de quais alimentos acima foram utilizados frutos ou sementes? b) Dentre os frutos carnosos utilizados na preparao dos alimentos, um classificado como drupa e outro como baga. Quais so eles? Que caracterstica morfolgica diferencia os dois tipos de frutos? c) Indique o prato preparado base de uma estrutura caulinar. Explique por que essa estrutura pode ser assim denominada.

Questão 2
2007Biologia

(UNICAMP - 2007)A figura abaixo mostra uma situao jocosa referente fragmentao de um invertebrado hipottico, em que cada um dos fragmentos deu origem a um indivduo. Um exemplo real muito conhecido o da fragmentao da estrela-do-mar, cujos fragmentos do origem a outras estrelas-do-mar. a) Tanto a figura quanto o caso da estrela-do-mar se referem reproduo assexuada. Explique em que a reproduo assexuada difere da sexuada. b) D uma vantagem e uma desvantagem da reproduo assexuada em relao sexuada. Justifique. c) Os invertebrados podem apresentar outros tipos de reproduo assexuada. Indique um desses tipos e d um exemplo de um grupo de invertebrados em que ele ocorre.

Questão 3
2007Biologia

(UNICAMP - 2007)Aps um surto de uma doena misteriosa (incio com febre, coriza, mal-estar, dores abdominais, diarreia, manchas avermelhadas espalhadas pelo corpo) que acometeu crianas com at cinco anos de idade em uma creche, os pesquisadores da UNICAMP conseguiram sequenciar o material gentico do agente causador da doena e concluram que se tratava de um vrus. Um segmento dessa seqncia era UACCCGUUAAAG. a) Explique por que os pesquisadores concluram que o agente infeccioso era um vrus. b) D duas caractersticas que expliquem por que os vrus no so considerados seres vivos. c) Sabendo-se que a seqncia mostrada acima (UACCCGUUAAAG) dar origem a uma fita de DNA, escreva a sequncia dessa fita complementar.

Questão 4
2007Biologia

(UNICAMP - 2007)Os morcegos, nicos mamferos capazes de voar, tm se adaptado ao espao urbano e passado a viver em casas e galpes abandonados. A consequncia imediata desse processo o aumento do nmero de ataques de morcegos hematfagos ao homem e a outros animais. Esses morcegos podem transmitir a raiva quando esto contaminados pelo agente causador dessa doena. a) Indique o agente causador da raiva e explique como a doena transmitida. b) Os morcegos exercem papis importantes nos ecossistemas. Indique dois desses papis. c) As asas so estruturas presentes nos morcegos, aves e insetosso consideradas evidncias do processo evolutivo. Explique por qu.

Questão 5
2007Biologia

(UNICAMP - 2007)Todos os anos, cerca de 1.500 novos casos de cncer de pele surgem no Brasil. A grande maioria da populao brasileira se expe ao sol sem qualquer proteo. Dessa forma, os dermatologistas recomendam o uso de filtros solares e pouca exposio ao sol entre 10 e 16 horas, perodo de maior incidncia dos raios ultravioleta A e B (UVA e UVB). Os raios UVB estimulam a produo de vitamina D, entre outros benefcios, mas em doses excessivas causam vermelhido, queimaduras e o cncer de pele. a) Pessoas com pele clara so mais sujeitas a queimaduras pelo sol e ao cncer de pele que pessoas com pele mais escura. Explique por qu. b) Raios UVA, ao penetrarem na derme, podem danificar as fibras e dessa forma causar o envelhecimento precoce. Indique que fibras podem ser encontradas na derme e por que o seu dano causa o envelhecimento precoce. c) A deficincia de vitamina D pode provocar problemas de desenvolvimento em crianas. Explique por qu.

Questão 6
2007Biologia

(UNICAMP - 2007)Desde o incio do crescimento habitacional desordenado s margens de uma represa, suas guas vm sendo analisadas periodicamente em relao aos teores de nitrato, fosfato, clorofila e oxignio dissolvido, em virtude do crescente despejo de esgotos sem tratamento. Aps a ocorrncia da morte de um grande nmero de peixes, a comunidade ribeirinha pediu s autoridades que fossem instaladas tanto a rede de esgotos quanto uma estao detratamento dos resduos. Os resultados obtidos em relao aos fatores citados, antes e aps a instalao da rede e estao de tratamento de esgotos, esto representados na Figura abaixo. A instalao da estao de tratamento ocorreu em A. a) Que relao existe entre as anlises realizadas e a poluio das guas por esgotos domsticos? De que forma os fatores analisados (mostrados na figura) esto relacionados com a mortalidade de peixes? b) As autoridades garantiram populao ribeirinha que a instalao da estao de tratamento de esgotos permitiria que as guas da represa voltassem a ser consideradas de boa qualidade. Com base nos resultados mostrados na figura, justifique a afirmao das autoridades.

Questão 7
2007BiologiaGeografia

(UNICAMP - 2007) 6)O agronegcio responde por um tero do PIB, 42% das exportaes e 37% dos empregos. Com o clima privilegiado, solo frtil, disponibilidade de gua, rica biodiversidade e mo-de-obra qualificada, o Brasil capaz de colher at duas safras anuais de gros. As palavras so do Ministrio da Agricultura e correspondem aos fatos. Essa , no entanto, apenas a metade da histria. H uma srie de questes debatidas: Como distribuir a riqueza gerada no campo? Que impactos o agronegcio causa na sociedade, na forma de desemprego, concentrao de renda e poder, xodo rural, contaminao de gua e do solo e destruio de bioma? Quanto tempo essa bonana vai durar, tendo em vista a exausto dos recursos naturais? O descuido socioambiental vai servir de argumento para a criao de barreiras no-tarifricas, como vivemos com a China na questo da soja contaminada por agrotxico? (Adaptado de Amlia Safatle e Flvia Pardini, Gros na Balana. Carta Capital, 01/09/2004, p.42) O texto 6 da coletnea da prova de redao faz referncia destruio de biomas. Sabe-se que a destruio de biomas tem causado grande polmica entre os ambientalistas e os defensores do agronegcio. Entre 1950 e 1980, com o aumento da cultura da soja, ocorreu a destruio de grandes reas da Mata Atlntica. Durante as dcadas de 1980 e 1990, a produo de soja se expandiu para a Regio Centro-Oeste e ocupou grande rea do Cerrado, e atualmente se observa uma crescente presso de desmatamento sobre as reas florestais tropicais no Par para o seu cultivo. O processo de regenerao natural das reas desflorestadas lento e difcil. Um estudo desenvolvidopor quatro anos em uma clareira no estado do Par mostrou que, nesse perodo, o nmero de plantas herbceas, especialmente gramneas, foi dominante. a) Explique essa dominncia, considerando que est havendo um processo de sucesso. b) reas no degradadas dos biomas apresentam vegetao com caractersticas tpicas. Indique duas diferenas entre as formaes vegetais do Cerrado e as da Floresta Amaznica. c) Indique uma semelhana entre a vegetao da Mata Atlntica e a da Floresta Amaznica.

Questão 7
2007Biologia

(UNICAMP - 2007)As pessoas so incentivadas a praticar atividades fsicas visando a uma vida saudvel. Especialistas em fisiologia do exerccio determinaram a porcentagem de fibras do tipo I e do tipo II encontradas em msculos estriados esquelticos de quatro grupos de pessoas: atletas maratonistas(*), atletas velocistas(**), pessoas sedentrias, e pessoas com atividade fsica moderada. Os resultados desse estudo so mostrados na fi gura abaixo. As caractersticas funcionais de cada uma das fi bras esto listadas na Tabela. (*) corredores de longas distncias; (**) corredores de curtas distncias (ex.100m rasos) a) Analise as informaes da Tabela e indique, entre os quatro grupos de pessoas (A, B, C ou D) mostrados na Figura, qual grupo corresponde aos maratonistas e qual grupo corresponde aos velocistas. Justifique. b) Se os dois grupos de atletas no fizerem um treinamento adequado, pode ocorrer nesses atletas dor muscular intensa durante ou aps uma competio. A que se deve essa dor muscular? Explique.

Questão 8
2007Biologia

(UNICAMP - 2007)A figura abaixo apresenta os resultados obtidos durante um experimento que visou medir o nvel de glicose no sangue de uma pessoa saudvel aps uma refeio rica em carboidratos. As dosagens de glicose no sangue foram obtidas a intervalos regulares de 30 minutos. Adaptado de Luz, M. R.M.P. and Da Poian, A. T. O ensino classificatrio do metabolismo humano. Cienc. cult., vol. 57, n 4, p. 43-45, 2005. a) Explique os resultados obtidos nas etapas I e II mostradas na figura. b) Sabendo-se que a pessoa s foi se alimentar novamente aps 7 horas do incio do experimento, explique por que na etapa III o nvel de glicose no sangue se manteve constante e em dosagens consideradas normais.

Questão 8
2007Biologia

(UNICAMP - 2007) 6)O agronegcio responde por um tero do PIB, 42% das exportaes e 37% dos empregos. Com o clima privilegiado, solo frtil, disponibilidade de gua, rica biodiversidade e mo-de-obra qualificada, o Brasil capaz de colher at duas safras anuais de gros. As palavras so do Ministrio da Agricultura e correspondem aos fatos. Essa , no entanto, apenas a metade da histria. H uma srie de questes debatidas: Como distribuir a riqueza gerada no campo? Que impactos o agronegcio causa na sociedade, na forma de desemprego, concentrao de renda e poder, xodo rural, contaminao de gua e do solo e destruio de bioma? Quanto tempo essa bonana vai durar, tendo em vista a exausto dos recursos naturais? O descuido socioambiental vai servir de argumento para a criao de barreiras no-tarifricas, como vivemos com a China na questo da soja contaminada por agrotxico? (Adaptado de Amlia Safatle e Flvia Pardini, Gros na Balana. Carta Capital, 01/09/2004, p.42) A contaminao por agrotxicos tambm mencionada no texto 6 da coletnea. A aplicao intensiva de agrotxicos a partir da dcada de 1940 aumentou a produtividade na agricultura. Atualmente, so produzidas e cultivadas plantas transgnicas, isto , geneticamente modificadas para serem resistentes ao de insetos. Um exemplo conhecido o milho geneticamente modificado com um gene da bactria Bacillus thuringensis (Bt), o que lhe confere resistncia a ataques de insetos. Contudo, alguns pesquisadores tm observado que diferentes espcies de insetos adquirem resistncia s toxinas bioinseticidas produzidas por essas plantas. a) Explique como os insetos se tornam resistentes. b) Sabe-se que a aplicao intensiva de agrotxicos, como o DDT, pode afetar a cadeia alimentar tanto de ambientes aquticos como de solos. Explique por que isso ocorre.

Questão 9
2007Biologia

(UNICAMP - 2007)Analise o grfico abaixo, no qual mostrada a variao do nvel de oxignio na atmosfera terrestre em funo do tempo em bilhes de anos. (Figura adaptada de Alberts, B. et al. Molecular Biology of the Cell . 4aed., New York: Garland Publ. Inc., 2002, p. 825.) a) Em que perodo (A ou B) devem ter surgido os primeiros organismos eucariotos capazes de fazer respirao aerbica? E os primeiros organismos fotossintetizantes? Justifique as duas respostas. b) Qual organela celular foi imprescindvel para o aparecimento dos organismos eucariotos aerbicos? E para os organismos eucariotos fotossintetizantes? c) Explique a teoria cientificamente mais aceita sobre a origem dessas organelas. D uma caracterstica comum a essas organelas que apie a teoria.

Questão 10
2007Biologia

(UNICAMP - 2007)Os vertebrados surgiram h cerca de 500 milhes de anos, e os primeiros fsseis no possuam mandbulas. Posteriormente, ocorreram inovaes evolutivas que permitiram aos vertebrados ocuparem o meio terrestre. a) Explique por que a aquisio da mandbula foi importante para os vertebrados. Indique em qual nmero mostrado na figura surgiu essa novidade evolutiva. b) Indique em que nmeros mostrados na figura abaixo surgiram inovaes evolutivas que permitiram aos vertebrados ocuparem o meio terrestre. Quais foram essas inovaes? Por que essas inovaes foram importantes nessa ocupao?

Questão 11
2007Biologia

(UNICAMP - 2007)Ao estudar para o vestibular, um candidato percebeu que ainda tinha dvidas em relao aos processos de difuso simples, transporte passivo facilitado e transporte ativo atravs da membrana plasmtica e pediu ajuda para outro vestibulando. Este utilizou a fi gura abaixo para explicar os processos. Para testar se o colega havia compreendido,indicou os processos como A, B e C e solicitou a ele que os associasse a trs exemplos. Os exemplos foram: (1) transporte inico nas clulas nervosas; (2) passagem de oxignio pelas brnquias de um peixe; (3) passagem de glicose para o interior das clulas do corpo humano. a) Indique as associaes que o candidato deve ter feito corretamente. Explique em que cada um dos processos difere em relao aos outros. b) Em seguida, o candidato perguntou por que a alface que sobrou do almoo, e tinha sido temperada com sal, tinha murchado to rapidamente. Que explicao correta o colega apresentou?

Questão 12
2007Biologia

(UNICAMP - 2007)Um senhor calvo, que apresentava pelos em suas orelhas (hipertricose auricular), casou-se com uma mulher no calva, que no apresentava hipertricose auricular. Esse casal teve oito filhos (quatro meninos e quatro meninas). Quando adultos, todos os filhos homens apresentavam pelos em suas orelhas, sendo trs deles calvos. Nenhuma das filhas apresentava hipertricose, mas uma era calva e trs no eram. a) Qual o tipo de herana de cada uma das caractersticas mencionadas, isto , hipertricose auricular e calvcie? Justifique. b) Faa o cruzamento descrito acima e indique os gentipos do filho homem no calvo com hipertricose auricular, e da filha calva sem hipertricose auricular. Obs.: deixe claramente diferenciadas as notaes maisculas e minsculas.

1-14 de 14