Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Geografia - UNICAMP 2007 | Gabarito e resoluções

1-15 de 15
Questão 1
2007Geografia

(UNICAMP - 2007)Rochas so agregados naturais de gros de um ou mais minerais. So formadas por diferentes processos, podendo ser classificadas como sedimentares, metamrficas e magmticas. A partir dessas afirmaes, responda: a) Quais so as principais diferenas entre as rochas sedimentares e as magmticas? b) Como se forma uma rocha metamrfica? c) No Brasil, entre o Jurssico e o Cretceo, houve o surgimento de vrios diques de diabsio com direo NW, alm de campos de derrames baslticos. A que podemos relacionar o aparecimento de tais diques e derramesbaslticos?

Questão 2
2007Geografia

(UNICAMP - 2007)A figura abaixo indica as emisses de monxido de carbono antropognico em ppb (parte por bilho) em parte da regio Sudeste do Brasil, durante o ms de novembro de 2006. Com base na figura, responda: a) Quais so os processos que explicam uma maior concentrao de monxido de carbono nos pontos 1, 2 e 3? b) Observa-se uma concentrao de monxido de carbono sobre o oceano, no litoral de So Paulo. Como se pode explicar tal fato, se no h atividades geradoras de monxido de carbono nesses locais? c) Quais so as consequncias ambientais dos excessos de emisses de monxido de carbono?

Questão 3
2007Geografia

(UNICAMP - 2007)Pntanos correspondem a plancies em que ocorre concentrao de gua. Esses locais so essenciais para a dinmica ambiental. Observe a figura abaixo e responda s perguntas. a) Por que o fluxo de gua mais regular nas bacias fluviais que possuem pntanos? b) O efeito estufa provocado por fatores de ordem antrpica e natural. Qual a ao dos pntanos na manuteno do efeito estufa? Justifique sua resposta. c) Quais so os impactos ambientais que os pntanos sofrem em decorrncia das atividades humanas?

Questão 4
2007Geografia

(UNICAMP - 2007)O Aqufero Guarani o maior reservatrio de gua potvel internacional do mundo e grande parte dele est localizada no territrio brasileiro. Observando o mapa e a figura, responda s perguntas que se seguem. a) Em quais pases est presente o Aqufero Guarani? b) Quais so as caractersticas das rochas que compem o Aqufero Guarani? c) Cite dois problemas polticos internacionais que podem ocorrer em consequncia da explorao desse aqufero.

Questão 5
2007Geografia

(UNICAMP - 2007)A Oceania um continente formado por um conjunto de ilhas e pela Austrlia. Com base no texto e observando os mapas abaixo, responda: a) Sabe-se que a Oceania pode ser compartimentada em trs grandes conjuntos de ilhas, cuja importncia estratgica ainda hoje muito grande. Quais so esses trs conjuntos? b) Com relao Austrlia, quais so as caractersticas do relevo australiano? c) Ainda sobre a Austrlia, por que na zona norte as chuvas ocorrem no vero e, na zona sul, apenas no inverno?

Questão 6
2007Geografia

(UNICAMP - 2007)A Antrtica foi o ltimo continente a ser descoberto e explorado. Ao contrrio da regio rtica, onde existe a presena natural dos esquims, na Antrtica nunca houve habitantes devido ao frio excessivo. Hoje o continente representa uma gigantesca reserva da humanidade, protegida e destinada apenas a estudos cientficos, no se desenvolvendo a atividades comerciais, industriais, extrativas e militares.(Adaptado de: www.cptec.inpe.br/prod_antartica/publicaes/2005.) a) Conforme diz o texto, na Antrtica no se desenvolvem atividades econmicas. A que se deve o intenso interesse de diversos pases no continente, j expresso no Tratado Antrtico (1961) e no Tratado de Madri (1991)? b) Por que a Antrtica pode ser considerada uma grande reserva natural mundial? c) A partir do Tratado Antrtico, a Antrtica foi designada territrio internacional. O que um territrio internacional?

Questão 7
2007BiologiaGeografia

(UNICAMP - 2007) 6)O agronegcio responde por um tero do PIB, 42% das exportaes e 37% dos empregos. Com o clima privilegiado, solo frtil, disponibilidade de gua, rica biodiversidade e mo-de-obra qualificada, o Brasil capaz de colher at duas safras anuais de gros. As palavras so do Ministrio da Agricultura e correspondem aos fatos. Essa , no entanto, apenas a metade da histria. H uma srie de questes debatidas: Como distribuir a riqueza gerada no campo? Que impactos o agronegcio causa na sociedade, na forma de desemprego, concentrao de renda e poder, xodo rural, contaminao de gua e do solo e destruio de bioma? Quanto tempo essa bonana vai durar, tendo em vista a exausto dos recursos naturais? O descuido socioambiental vai servir de argumento para a criao de barreiras no-tarifricas, como vivemos com a China na questo da soja contaminada por agrotxico? (Adaptado de Amlia Safatle e Flvia Pardini, Gros na Balana. Carta Capital, 01/09/2004, p.42) O texto 6 da coletnea da prova de redao faz referncia destruio de biomas. Sabe-se que a destruio de biomas tem causado grande polmica entre os ambientalistas e os defensores do agronegcio. Entre 1950 e 1980, com o aumento da cultura da soja, ocorreu a destruio de grandes reas da Mata Atlntica. Durante as dcadas de 1980 e 1990, a produo de soja se expandiu para a Regio Centro-Oeste e ocupou grande rea do Cerrado, e atualmente se observa uma crescente presso de desmatamento sobre as reas florestais tropicais no Par para o seu cultivo. O processo de regenerao natural das reas desflorestadas lento e difcil. Um estudo desenvolvidopor quatro anos em uma clareira no estado do Par mostrou que, nesse perodo, o nmero de plantas herbceas, especialmente gramneas, foi dominante. a) Explique essa dominncia, considerando que est havendo um processo de sucesso. b) reas no degradadas dos biomas apresentam vegetao com caractersticas tpicas. Indique duas diferenas entre as formaes vegetais do Cerrado e as da Floresta Amaznica. c) Indique uma semelhana entre a vegetao da Mata Atlntica e a da Floresta Amaznica.

Questão 7
2007Geografia

(UNICAMP - 2007)As organizaes internacionais podem ser classificadas de diversas maneiras. possvel dividi-las, segundo suas finalidades, em gerais e especficas. As primeiras apresentam funes normalmente polticas, como o caso da Organizao das Naes Unidas (ONU). As organizaes especficas podem apresentar objetivos diversos, por exemplo: econmicos, como o Fundo Monetrio Internacional, ou sociais, como a Organizao Internacional do Trabalho. Podem ser divididas, tambm, segundo seu alcance territorial, em universais, como o caso da ONU, ou regionais, como a Organizao dos Estados Americanos (OEA). Ainda de acordo com seus objetivos, elas podem ser divididas em organizaes internacionais de cooperao, caso da Organizao Mundial do Comrcio (OMC), ou organizaes de integrao regional, como a Comunidade Andina e o Mercosul. (Adaptado de Eduardo Felipe P. Matias, A humanidade e suas fronteiras: do Estado soberano sociedade global. So Paulo: Paz e Terra, 2005, p.260.) a) Na estrutura organizacional da ONU, h o Conselho de Segurana, que formado por 15 membros, sendo 5 com assento permanente com direito a veto: EUA, Rssia, Frana, Reino Unido e China. Qual a razo de serem esses pases os membros permanentes? b) Com relao atuao da OMC, tem havido uma diminuio nas prticas de protecionismo, principalmente por parte dos pases hegemnicos? Justifique sua resposta. c) Dentre as organizaes de integrao regional, destaque-se o Mercosul. Explique um dos principais xitos e um dos principais entraves econmicos ou polticos dessa organizao regional.

Questão 8
2007Geografia

(UNICAMP - 2007)Leia o trecho a seguir, observe o grfico abaixo e responda s questes. Desde o incio dos anos 1980, que ainda sentiam os efeitos das duas crises energticas da dcada anterior, o petrleo e o gs natural no ocupavam um lugar de tanto destaque na cena poltica global. (Adaptado de Mrcio Senne de Moraes, Petrleo e gs voltam a ganhar fora na diplomacia. Folha de S. Paulo, 05/02/ 2006, Caderno Mundo.) a) Considere e explique a situao do Oriente Mdio, da Amrica do Norte e da Amrica Latina, de acordo com o grfico, no que se refere reserva, produo e consumo de petrleo. b) Analise duas situaes recentes nas quais se possa falar em uma geopoltica do petrleo ou no uso do petrleo como arma diplomtica por parte de um Estado-Nao. c) Quais so as razes do crescente interesse pelo uso do gs natural e quais so os principais motivos dos conflitos internacionais em torno do gs?

Questão 9
2007Geografia

(UNICAMP - 2007)Na frica subsaariana, na Amrica Latina, no Oriente Mdio e em partes da sia, a urbanizao com baixa taxa de crescimento econmico claramente herana de uma conjuntura poltica global a crise da dvida externa do final da dcada de 1970 e a subsequente reestruturao das economias do Terceiro Mundo pelo FMI nos anos 1980. O crescimento da populao urbana, apesar do baixo crescimento econmico, a face extrema do que alguns pesquisadores rotularam de superurbanizao. (Adaptado de Mike Davis, Planeta de favelas: a involuo urbana e o proletariado informal. In: Emir Sader (org.). Contragolpes: seleo de artigos da New Left Review. So Paulo: Boitempo, 2006, p.195.) a) O que se entende por superurbanizao? b) Um dos resultados da superurbanizao o desenvolvimento de megacidades com mais de 8 milhes de habitantes e de hipercidades com mais de 20 milhes de habitantes, muitas delas localizadas na sia. Aponte e justifique as razes para essa forte urbanizao recente em pases asiticos. c) A predominncia das favelas uma das principais marcas da urbanizao acelerada nos pases de Terceiro Mundo e uma marca do crescimento da pobreza urbana. Explique algumas caractersticas que qualificam um assentamento como favela.

Questão 9
2007Geografia

(UNICAMP - 2007) 6)O agronegcio responde por um tero do PIB, 42% das exportaes e 37% dos empregos. Com o clima privilegiado, solo frtil, disponibilidade de gua, rica biodiversidade e mo-de-obra qualificada, o Brasil capaz de colher at duas safras anuais de gros. As palavras so do Ministrio da Agricultura e correspondem aos fatos. Essa , no entanto, apenas a metade da histria. H uma srie de questes debatidas: Como distribuir a riqueza gerada no campo? Que impactos o agronegcio causa na sociedade, na forma de desemprego, concentrao de renda e poder, xodo rural, contaminao de gua e do solo e destruio de bioma? Quanto tempo essa bonana vai durar, tendo em vista a exausto dos recursos naturais? O descuido socioambiental vai servir de argumento para a criao de barreiras no-tarifricas, como vivemos com a China na questo da soja contaminada por agrotxico? (Adaptado de Amlia Safatle e Flvia Pardini, Gros na Balana. Carta Capital, 01/09/2004, p.42) 9) Devido s presses de fazendeiros do Meio-Oeste e de empresas do setor agrcola que querem proteger o etanol norte-americano, produzido com base no milho, contra a competio do lcool brasileiro base de acar, os Estados Unidos impuseram uma tarifa (US$ 0,14 por litro) que inviabiliza a importao do produto brasileiro. E o fizeram mesmo que o etanol base de acar brasileiro produza oito vezes mais energia do que o combustvel fssil utilizado em sua produo, enquanto o etanol de milho norteamericano s produz 130% mais energia do que sua produo consome. Eles o fizeram mesmo que o etanol base de acar reduza mais a emisses dos gases responsveis pelos efeitos estufa do que o etanol de milho. E o fizeram mesmo que o etanol base de cana-de-acar pudesse facilmente ser produzido nos pases tropicais pobres da frica e do Caribe e talvez ajudar a reduzir sua pobreza. (Adaptado de Thomas Friedman, To burro quanto quisermos. Folha de S. Paulo, 21/09/2006, p. B2). Os textos 6 e 9 da coletnea fazem referncia ao agronegcio e empresa agrcola. Uma das caractersticas do mundo contemporneo foi o surgimento das empresas agrcolas nos pases desenvolvidos e em algumas regies de pases subdesenvolvidos, enquanto em outras regies rurais do mundo a produo agrcola ainda depende muito dos ritmos da natureza, de tcnicas arcaicas, de relaes sociais de produo tradicionais, com pequena propriedade familiar e baixo nvel de capitalizao. A partir disto, responda: a) O que e o que caracteriza uma empresa agrcola? b) Cite trs caractersticas da agricultura tradicional. c) A regio central dos EUA conhecida por apresentar empresas agrcolas de alta produtividade. Quais as caractersticas naturais da regio central dos EUA?

Questão 10
2007Geografia

(UNICAMP - 2007)O domnio morfoclimtico do Cerrado na regio Centro-Oeste foi ocupado pela expanso da agricultura modernizada, particularmente com a soja aps 1980, enquanto o domnio morfoclimtico amaznico transformou-se, nesse perodo, na nova fronteira agropecuria brasileira. a) Quais as principais diferenas entre o domnio morfoclimtico do Cerrado e o domnio morfoclimtico amaznico? b) O que caracteriza uma faixa de transio entre dois domnios morfoclimticos? c) O sistema de plantio direto vem sendo recentemente adotado no Cerrado e consiste no plantio realizado sob a cobertura vegetal morta, utilizando o mnimo de manejo do solo. Quais os benefcios ambientais decorrentes da adoo do sistema de plantio direto?

Questão 10
2007Geografia

(UNICAMP - 2007)A expanso e reproduo do complexo cafeeiro no significou apenas o aumento fsico da produo de caf, mas sobretudo um processo de criao de novos espaos para a acumulao, que se fez acompanhar de efeitos multiplicadores ao nvel da urbanizao. Ou seja, estrutura-se o sistema urbano paulista, que passa a contar com capitais acumulados e que so transferidos para o comrcio, a indstria e os servios. (Barjas Negri, Concentrao e Desconcentrao Industrial em So Paulo (1880-1990). Campinas: Editora da Unicamp, 1996, p.34-35.) A partir do texto acima responda: a) O que caracteriza o chamado complexo cafeeiro? b) Qual o papel das ferrovias na dinamizao do complexo cafeeiro em relao criao de novos espaos para a acumulao? c) Por que e como ocorreram as relaes entre o complexo cafeeiro e o sistema urbano paulista?

Questão 11
2007Geografia

(UNICAMP - 2007)Leia o trecho a seguir e responda s questes. A populao brasileira, segundo o Censo Demogrfico 2000, atingiu um total de 169.799.170 pessoas em 1de agosto de 2000. A srie histrica dos censos brasileiros revela o importante crescimento populacional que o pas experimentou durante o sculo XX, tendo em vista que a populao foi multiplicada por quase dez vezes entre os censos de 1900 e 2000. Contudo, o crescimento relativo vem declinando consistentemente desde a dcada de 1970, atingindo seu ritmo mais intenso durante a dcada de 1950, quando a populao registrou uma taxa mdia de incremento anual de cerca de 3,0%. A partir de 1970 a taxa de crescimento demogrfico vem se desacelerando, em funo da acentuada reduo dos nveis de fecundidade e de seus reflexos sobre os ndices de natalidade. (Adaptado de Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica, Censo Demogrfico 2000, p.29.) a) O que ndice de natalidade? b) Por que houve reduo da taxa de fecundidade mdia no Brasil, sobretudo a partir de 1970? c) Quais so os motivos da reduo da taxa de mortalidade no Brasil durante o sculo XXl?

Questão 12
2007Geografia

(UNICAMP - 2007)No Brasil, os remanescentes de antigos quilombos, tambm conhecidos como mocambos, comunidades negras rurais, quilombos contemporneos, comunidades quilombola ou terras de preto, constituem um patrimnio territorial e cultural inestimvel e em grande parte desconhecido pelo Estado, pelas autoridades e pelos rgos ofi ciais. Muitas dessas comunidades mantm ainda tradies que seus antepassados trouxeram da frica, como a agricultura, a medicina, a religio, a minerao, as tcnicas de arquitetura e construo, o artesanato, os dialetos, a culinria, a relao comunitria de uso da terra, dentre outras formas de expresso cultural e tecnolgica. (Adaptado de Rafael Sanzio Arajo dos Anjos, Territrios das comunidades remanescentes de antigos quilombos no Brasil. Primeira configurao espacial. 2ed., Braslia: Editora Mapas, 2000, p.10.) a) Tomando como referncia o texto acima, discuta o significado do reconhecimento de territrios quilombolas como possibilidade de manuteno das tradies culturais africanas. b) As populaes quilombolas so consideradas tradicionais, tais como as indgenas e as caiaras. Identifique duas caractersticas em comum entre quilombolas e caiaras. c) Que tradies trazidas pelos antepassados africanos foram mantidas nas comunidades remanescentes de quilombos?

1-15 de 15