Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Biologia - UNICAMP 2008 | Gabarito e resoluções

1-14 de 14
Questão 3
2008Biologia

(UNICAMP - 2008 - 1afase - Questo 1) O grfico abaixo representa a resposta imunitria de uma criana vacinada contra determinada doena, conforme recomendao dos rgos pblicos de sade. a) Explique o que so vacinas e como protegem contra doenas. b) Observe o grfico e explique a que se deve a resposta imunitria da criana aps a dose de reforo.

Questão
2008Biologia

(UNICAMP - 2008 - 1afase - Questo 2) Doenas transmitidas por picadas de artrpodes so comuns ainda nos dias de hoje, como o caso da malria, da dengue e da febre maculosa. Outra doena transmitida por picada de artrpode a peste bubnica, tambm conhecida como peste negra, epidemia que causou a morte de parte da populao europeia na Idade Mdia. A peste bubnica provocada por uma bactria transmitida pela picada de pulga, o hospedeiro intermedirio, que se contamina ao se alimentar do sangue de ratos infectados. a) Aponte, entre as doenas citadas, aquela transmitida de forma semelhante peste bubnica e explique como ela transmitida. b) Indique duas caractersticas exclusivas dos artrpodes, que os diferenciam dos outros invertebrados.

Questão
2008Biologia

(UNICAMP - 2008 - 2fase - Questo 1) Muito se tem comentado sobre o aquecimento global, e um dos assuntos mais debatidos o aumento do aquecimento provocado por emisses de CO2 e sua relao com o efeito estufa. Um dos mtodos mais discutidos para neutralizar o CO2 consiste na realizao de clculos especficos para saber quanto CO2 lanado na atmosfera por determinada atividade, e quantas rvores devem ser plantadas para absorver esse CO2 . Por outro lado, sabe-se que se, por absurdo, todo o CO2 fosse retirado da atmosfera, as plantas desapareceriam do planeta. a) Explique como as plantas retiram CO2 da atmosfera e por que elas desapareceriam se todo o CO2 fosse retirado da atmosfera. b) Considerando o ciclo do carbono esquematizado na figura abaixo, identifique e explique os processos biolgicos responsveis pelo retorno do CO2 para a atmosfera.

Questão
2008Biologia

(UNICAMP - 2008 - 2fase - Questo 2) Na tabela abaixo so apresentados os resultados das anlises realizadas para identificar as substncias excretadas por girinos, sapos e pombos. a) Identifique, na tabela, qual amostra corresponde s substncias excretadas por pombos. Explique a vantagem desse tipo de excreo para as aves. b) Identifique, na tabela, qual amostra corresponde s substncias excretadas por girinos e qual corresponde s dos sapos. Explique a relao entre o tipo de substncia excretada por esses animais e o ambiente em que vivem.

Questão
2008Biologia

(UNICAMP - 2008 - 2fase - Questo 3) A sndrome de Down, tambm chamada trissomia do cromossomo 21, afeta cerca de 0,2 % dos recm-nascidos. A sndrome causada pela presena de um cromossomo 21 a mais nas clulas dos afetados, isto , em vez de dois cromossomos 21, a pessoa tem trs. A trissomia do cromossomo 21 originada durante as anfases I ou II da meiose. a) Quando ocorre a meiose? Cite um evento que s ocorre na meiose. b) Explique os processos que ocorrem na anfase I e na anfase II que levam formao de clulas com trs cromossomos 21.

Questão
2008Biologia

(UNICAMP - 2008 - 2fase - Questo 4) Para desvendar crimes, a polcia cientfica costuma coletar e analisar diversos resduos encontrados no local do crime. Na investigao de um assassinato, quatro amostras de resduos foram analisadas e apresentaram os componentes relacionados na tabela abaixo. Com base nos componentes identificados em cada amostra, os investigadores cientficos relacionaram uma das amostras, a cabelo, e as demais, a artrpode, planta e saliva. a) A qual amostra corresponde o cabelo? E a saliva? Indique qual contedo de cada uma das amostras permitiu a identificao do material analisado. b) Sangue do tipo AB Rh- tambm foi coletado no local. Sabendo-se que o pai da vtima tem o tipo sanguneo O Rh- e a me tem o tipo AB Rh+, h possibilidade de o sangue ser da vtima? Justifique sua resposta.

Questão
2008Biologia

(UNICAMP - 2008 - 2fase - Questo 5) Ao ingerirmos alimentos, o trato digestrio secreta enzimas digestivas e outras secrees de acordo com a caracterstica qumica desses alimentos. Foram analisadas as diferentes secrees encontradas ao longo do trato digestrio de 3 grupos de indivduos. Cada grupo foi submetido separadamente a dietas ricas em gorduras, ou em carboidratos, ou em protenas. Os resultados esto mostrados na tabela abaixo. a) Indique o tipo de alimento ingerido pelo grupo 1 e o tipo ingerido pelo grupo 2. Explique por que na digesto do alimento do grupo 1 no foram secretadas as mesmas enzimas secretadas pelos indivduos do grupo 2. b) Qual a relao entre a secreo heptica e a secreo pancretica na digesto do alimento ingerido pelo grupo 3?

Questão
2008Biologia

(UNICAMP - 2008 - 2fase - Questo 6) A FIFA, entidade que dirige o futebol mundial, h alguns meses, proibiu inicialmente jogos de futebol em altitudes acima de 2500 m e, posteriormente, acima de 3000 m. Essa medida foi tomada em funo de tontura, cansao, enjoo e dificuldades respiratrias sentidas pelos jogadores provindos de locais de baixas altitudes, o que provoca menor rendimento esportivo dos atletas. a) Observe o grfico e explique o baixo rendimento dos jogadores de futebol em altitudes elevadas. b) No perodo de aclimatao dos jogadores visitantes s altas altitudes, ocorre aumento da frequncia respiratria. Que estmulo, recebido pelo centro respiratrio do sistema nervoso central, acarreta tal fenmeno e como ele foi gerado?

Questão
2008Biologia

(UNICAMP - 2008 - 2fase - Questo 7) Cientistas buscam remdios no mar o ttulo de uma reportagem (O Estado de S. Paulo, 02/05/2005, p. A 16) sobre pesquisas que identificaram molculas com atividade farmacolgica presentes em animais marinhos, como esponjas e ascdias, contra agentes patognicos causadores de tuberculose, leishmaniose e candidase. Os agentes patognicos causadores das doenas citadas na reportagem so, respectivamente, bactrias, protozorios e fungos. a) D duas caractersticas que permitam diferenciar as bactrias dos protozorios. b) Os fungos apresentam componentes polissacardeos estruturais e de reserva, tambm encontrados em animais. Justifique a afirmao.

Questão
2008Biologia

(UNICAMP - 2008 - 2fase - Questo 8) Notcias sobre animais marinhos esto sempre em destaque na imprensa, como exemplificam a reportagem citada na questo acima e as notcias listadas abaixo. I - Uma lula gigante foi capturada em Maca (RJ) e levada para Niteri. A lula pesa 130 quilos e mede aproximadamente 4 metros. (em www.estadao.com.br/vidae/not_vid71173,0.htm, 26/10/2007.) II - A presena de uma medusa mortal levou interrupo das filmagens de um longa-metragem na Austrlia. (em www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u69858.shtml, 30/03/2007.) III - Cientistas do Museu Victoria, na Austrlia, divulgaram hoje imagens da menor estrela-do-mar do mundo, que mede menos de 5 mm. (em noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0OI2039629-EI8145,00.html, 01/11/2007.) a) Agrupe os filos aos quais pertencem os animais citados (esponjas, ascdias, lulas, medusas e estrelas-do-mar), de acordo com a presena de tecidos verdadeiros e o nmero de folhetos germinativos. Caracterize cada grupo formado segundo o critrio indicado. b) A diferenciao dos folhetos germinativos no desenvolvimento embrionrio permite a formao de uma cavidade do corpo, o celoma. Que folheto germinativo est diretamente relacionado com a formao do celoma? D uma vantagem que a formao do celoma trouxe para os animais.

Questão
2008Biologia

(UNICAMP - 2008 - 2fase - Questo 9) Um botnico estudou intensivamente a vegetao nativa do nordeste brasileiro e descobriu duas espcies novas (W e Z). A espcie W uma rvore pereniflia, com pouco mais de 25 m de altura, tronco com casca lisa e folhas com pice longo e agudo. A espcie Z tem caule achatado e verde (clorofilado), folhas reduzidas a espinhos e altura mxima de 3 m. a) Com base nessas informaes, indique em que tipo de formao vegetal o botnico encontrou cada uma das espcies novas. b) Indique uma caracterstica ambiental especfica de cada uma das formaes vegetais onde ocorrem as espcies W e Z.

Questão
2008Biologia

(UNICAMP - 2008 - 2fase - Questo 10) A polinizao das angiospermas feita por agentes abiticos (vento e gua) ou por vrios tipos de animais. Nesse processo se observa relao entre as caractersticas florais e os respectivos agentes polinizadores. a) Considerando as informaes sobre as flores das quatro espcies apresentadas na tabela abaixo, escolha, para cada uma delas, o possvel agente polinizador dentre os seguintes: vento, morcego, beija-flor e abelha. b) Explique o papel do gro de plen no processo de formao de sementes.

Questão
2008Biologia

(UNICAMP - 2008 - 2fase - Questo 11) Um grupo de camundongos recebeu para inalao uma mistura de ar e cdmio (Cd), metal pesado normalmente encontrado na fumaa do cigarro. Um outro grupo recebeu apenas ar, sem Cd. A tabela abaixo mostra o resultado da anlise das mitocndrias das clulas presentes nos testculos desses animais. a) Qual a consequncia no consumo de O2 nas mitocndrias de animais do grupo que inalou cdmio? Por que isso ocorre? b) O que se pode esperar sobre a mobilidade dos espermatozoides dos animais expostos a Cd em relao ao grupo controle? Por qu?

Questão
2008BiologiaInglês

(UNICAMP - 2008 - 2fase - Questo 12) A evoluo biolgica tema amplamente debatido e as teorias evolucionistas mais conhecidas so as de Lamarck e Darwin, a que remete a tira do Calvin abaixo. (Adaptado de http://rocko.blogia.com/2005/050602-comic-06.05.05-calvinhobbes-lamarck-y-la-evolucion.php-, acessado em 08/12/07.) Traduo: Quadro 1: Uma das criaturas mais peculiares da natureza, a girafa, est singularmente adaptada ao seu ambiente. Quadro 2: Sua tremenda altura lhe permite mastigar os suculentos petiscos mais difceis de alcanar. Quadro 3: Biscoitos. a) Como a altura da girafa, lembrada pela tira do Calvin, foi utilizada para explicar a teoria de Lamarck? b) Como a teoria de Darwin poderia explicar a situao relacionada com a altura da girafa?

1-14 de 14