Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Geografia - UNICAMP 2008 | Gabarito e resoluções

1-14 de 14
Questão 11
2008Geografia

(UNICAMP - 2008 - 1afase - Questo 1) Considerando a tabela abaixo, responda s questes. a) A frica Subsaariana apresenta os piores indicadores quanto a infectados e novos casos de Aids. Quais as razes desses indicadores? b) Compare os casos de mortes decorrentes da Aids em relao populao infectada na frica Subsaariana e na Europa Ocidental/Central. Aponte pelo menos uma razo da diferena encontrada.

Questão 12
2008Geografia

(UNICAMP - 2008 - 1afase - Questo 2) O ndice de mortalidade infantil um dos indicadores do grau de desenvolvimento de um pas, juntamente com o ndice de Desenvolvimento Humano (IDH), sendo este composto pelos ndices de expectativa de vida, escolaridade e PNB per capita. Observe os grficos abaixo e responda s questes. a) Alm dos ndices que compem o IDH, indique outros dois fatores que exercem uma influncia positiva na queda dos ndices de mortalidade infantil. b) Compare, analisando os dados de IDH e PNB per capita, as taxas de mortalidade infantil de Cuba e Bolvia.

Questão 13
2008Geografia

(UNICAMP - 2008 - 2fase - Questo 1) A prxima Olimpada ocorrer em 2008 e ser realizada na China, tendo como sede a cidade de Pequim. a) Tomando por base o mapa acima apresentado, qual ser a diferena horria total entre a realizao das competies e seu acompanhamento televisivo ao vivo no Brasil? Supondo que a cerimnia de abertura seja realizada a partir das dezoito horas (18h00min), no dia 8 de agosto de 2008, qual a data e o horrio correspondentes no horrio oficial do Brasil? b) Sabendo-se que a diferena de horrio entre as cidades de Braslia e Pequim decorre da existncia de diferentes fusos horrios, explique como so delimitados os fusos horrios e indique qual a sua extenso padro em graus de longitude.

Questão
2008Geografia

(UNICAMP - 2008 - 2fase - Questo 2) A integrao europeia, cuja construo se iniciou como um projeto utpico no final da 2 Guerra Mundial, a causa de muitas e importantes transformaes na estrutura poltica e econmica da Europa Ocidental contempornea. Pode-se afirmar que graas integrao que a Europa conheceu uma longa fase de prosperidade econmica, com a modernizao de estruturas produtivas e a melhoria substancial dos padres de vida das populaes europeias. (Adaptado de Antonio Carlos Lessa, A Europa, seus organismos e sua integrao poltico econmica. In: Henrique Altemani de Oliveira e Antonio Carlos Lessa (orgs.), Poltica Internacional Contempornea: mundo em transformao. So Paulo: Saraiva, 2006, p. 59.) a) O Tratado de Roma, assinado em 1957, instituiu a Comunidade Econmica Europia, um dos marcos da integrao da Europa. Explique, sucintamente, os principais objetivos dessa integrao. b) O fim da Guerra Fria provocou grandes modificaes nas relaes internacionais. No caso da Europa, quais foram os dois principais desafios que o fim da Guerra Fria trouxe para a integrao entre os pases?

Questão
2008Geografia

(UNICAMP - 2008 - 2fase - Questo 3) O mapa abaixo destaca as reas ridas da Terra. Responda: a) Quais os fatores ambientais que determinam a existncia desses grandes desertos? b) Apesar da escassez de gua, alguns desertos so povoados. Quais as intervenes que possibilitam a uma sociedade viver nessas reas?

Questão
2008Geografia

(UNICAMP - 2008 - 2fase - Questo 4) Durante o Estado Novo (1937-1945), foi criado o Conselho Nacional de Geografia, que deu origem ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica, IBGE. Uma das atribuies do IBGE era produzir estatsticas bsicas sobre a populao brasileira, por meio de Censos. Tambm caberia ao Instituto produzir informaes cartogrficas, bem como propor e instituir uma regionalizao do territrio brasileiro. As figuras abaixo dizem respeito a dois momentos histricos da regionalizao do territrio brasileiro. Pergunta-se: a) Qual o principal critrio utilizado para instituir a regionalizao do territrio brasileiro em 1940? Qual a principal finalidade do Estado brasileiro ao regionalizar o seu territrio? b) Em 1988 o Estado de Tocantins foi criado. Tocantins foi desmembrado de qual Estado? Por que ele foi inserido na regio Norte do Brasil?

Questão
2008Geografia

(UNICAMP - 2008 - 2fase - Questo 5) Os projetos de recuperao e preservao de centros histricos, associados a processos de reestruturao urbana, tm sido uma constante no Brasil, principalmente a partir do final da dcada de 1980 e incio de 1990. Pelourinho em Salvador, Bairro do Recife na capital pernambucana e o corredor cultural no Rio de Janeiro so alguns exemplos nacionais de locais que vm sofrendo esse tipo de interveno. Barcelona, Nova Iorque, Boston, Manchester, Paris e Buenos Aires esto entre os exemplos internacionais que marcam o fenmeno mundial de revitalizao ou remodelao urbana. (Disponvel em: www. comciencia.br/reportagens/cidades/cid02.htm, 05/11/07.) a) Por que ocorre a chamada decadncia dos centros tradicionais das cidades? b) Quais so as principais estratgias utilizadas nas cidades brasileiras para revitalizar as reas consideradas decadentes?

Questão
2008Geografia

(UNICAMP - 2008 - 2fase - Questo 6) No dia 26 de dezembro de 2004, logo aps o natal, a regio indo-asitica, mais particularmente Sumatra, foi assolada por um tsunami que atingiu trs continentes e 12 pases. Estimou-se o nmero de 163 mil mortos apenas na ao direta do tsunami e calculou-se que o nmero total de mortes tenha chegado a 300 mil, contando as vtimas de epidemias, como a clera, o tifo, etc. (Adaptado de Paulo Roberto de Moraes, possvel prever as ondas do horror?. Mundo em Fria, ano 1, n. 1, 2005, p. 22-23). a) Explique os principais mecanismos que atuam na formao de um tsunami. b) Quando ocorre um tsunami, por que as ondas so quase imperceptveis em alto mar, enquanto na costa podem atingir at 50 metros de altura?

Questão
2008Geografia

(UNICAMP - 2008 - 2fase - Questo 7) A macrorregio Sul a menor em rea entre todas as que conformam o territrio nacional. Todavia, isso no significa escassa diversidade interna, mesmo em termos histricos, pois um verdadeiro mosaico sociocultural e econmico-espacial tomou forma no interior dos seus limites territoriais. (Hoydo Nunes Lins, Transformaes econmicas e reflexos espaciais no Brasil Meridional. In: Maria Flora Gonalves, Carlos Antnio Brando e Antonio Carlos Galvo (orgs.). Regies e cidades, cidades nas regies: o desafio urbano-regional. So Paulo: Editora Unesp/Anpur, 2003, p. 500.) a) O texto aponta a existncia de um mosaico sociocultural e econmico-espacial na regio Sul. A que se deve essa diversidade cultural? b) A atividade agrcola na Regio Sul distribui-se em policulturas e monoculturas comerciais. Caracterize-as.

Questão
2008Geografia

(UNICAMP - 2008 - 2fase - Questo 8) Com base nos mapas apresentados a seguir, a) Analise a informao representada em cada mapa, considerando a situao da China e da Coreia do Sul; b) Justifique as diferenas encontradas na comparao entre as informaes representadas em cada mapa.

Questão
2008Geografia

(UNICAMP - 2008 - 2fase - Questo 9) O mapa abaixo representa o estado de So Paulo e as mdias de temperatura em duas cidades paulistas. Observando o mapa, responda: a) Por que as cidades de So Paulo e Ubatuba, situadas na mesma latitude, apresentam mdias de temperatura distintas? b) Na Serra do Mar, durante o vero, ocorrem movimentos de massa, causando prejuzos e perdas humanas. Esses deslizamentos, em grande medida, so desencadeados por intensas chuvas orogrficas. Explique como se formam as chuvas orogrficas

Questão
2008Geografia

(UNICAMP - 2008 - 2fase - Questo 10) De 1998 para c, o preo do petrleo foi multiplicado por sete. A procura pelo produto, com o vigoroso crescimento mundial, aproximou-se da capacidade de produo (...) H um surto na procura pela commodity, em contraste com a baixa capacidade de expanso rpida da oferta. (Folha de S. Paulo, editorial: Petrleo nas Alturas, 22/10/07, p. A2) a) O que uma commodity? b) Quais as principais razes do aumento da demanda por petrleo em perodo recente?

Questão
2008Geografia

(UNICAMP - 2008 - 2fase - Questo 11) A tabela abaixo diz respeito distribuio absoluta e percentual das principais Unidades de Conservao do Brasil, por regio. A partir desses dados responda: a) Por que a categoria RPPN (Reserva Particular do Patrimnio Natural) predomina em termos percentuais nas regies Sul e Sudeste, enquanto na regio norte h um predomnio da categoria Floresta Nacional? b) O que diferencia uma reserva biolgica de uma reserva extrativista?

Questão
2008Geografia

(UNICAMP - 2008 - 2fase - Questo 12) Saem as economias costeiras do Brasil e da China e entra o interior dos dois pases. Em vez da ndia e Rssia, esto Filipinas, Indonsia, Mxico, Turquia e Vietn. Sero esses os novos BRICs?. (Folha de So Paulo. Srgio Dvila, Brasil rural desponta entre novos BRICs., 23/09/07, p. C3) a) O acrnimo BRIC se forma pela juno da primeira letra dos nomes de um grupo especfico de pases. Quais so esses pases e qual a similaridade que esses pases apresentam? b) Quais as principais causas do crescimento elevado da China na ltima dcada?

1-14 de 14