Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Geografia - UNICAMP 2009 | Gabarito e resoluções

1-14 de 14
Questão 3
2009Geografia

(UNICAMP - 2009 - 1 FASE) O Pantanal j teve 17% de sua paisagem natural devastados, mas o drama da plancie alagada, assim como o de outras reas midas do Brasil, praticamente ignorado pelos governos estadual e federal, afirmaram cientistas reunidos em Cuiab para discutir o futuro dessas regies. Segundo Walfrido Toms, especialista em gesto de biodiversidade da Embrapa Pantanal, a pecuria intensiva est se difundindo no Pantanal e tem desmatado muito mais do que a tradicional pecuria pantaneira. (Adaptado de BBC Brasil: www.viagem.uol.com.br/ultnot/bbc/2008/07/25/ult454u209.htm?action=print) a) Compare as formas de pecuria intensiva e extensiva. b) Considerando o Domnio Morfoclimtico do Pantanal, quais as caractersticas naturais que favorecem a atividade pecuria nessa rea?

Questão 4
2009Geografia

(UNICAMP - 2009 - 1 FASE) A abelha, no Brasil, um hbrido das abelhas europias (Apis mellifera mellifera, Apis mellifera ligustica, Apis mellifera caucasica e Apis mellifera carnica) com a abelha africana (Apis mellifera scutellata). Essa abelha, africanizada, possui um comportamento muito semelhante ao da Apis mellifera scutellata, em razo da maior adaptabilidade desta raa s condies climticas do Pas. Muito agressiva, porm menos que a africana, a abelha do Brasil tem grande facilidade de enxamear, alta produtividade e tolerncia a doenas. (Embrapa Meio-Norte, http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Mel/SPMel/racas.htm, acessado em 05/09/2008.) Goudie, A. The Human Impact on the Natural Environment. 6ed., Malden: Blackwell Publishing, 2006, p. 69. a) Calcule a distncia, em quilmetros, de propagao da abelha africana entre o ponto de origem e a cidade de Fortaleza. Por que a propagao da abelha africana no avanou para a Patagnia Argentina e a Cordilheira dos Andes? b) A apicultura uma atividade capaz de causar impactos positivos, tanto sociais quanto econmicos, alm de contribuir para a manuteno e preservao de ecossistemas existentes. Aponte dois aspectos econmicos positivos trazidos pela apicultura, em especial para a agricultura familiar.

Questão 13
2009Geografia

(UNICAMP - 2009 - 2 FASE - Questo 13) Nos primeiros dias do outono subitamente entrado, quando o escurecer toma uma evidncia de qualquer coisa prematura, e parece que tardamos muito no que fazemos de dia, gozo, mesmo entre o trabalho quotidiano, essa antecipao de no trabalhar... (Fernando Pessoa, Livro do Desassossego. Campinas: Editora da Unicamp, 1994, vol II, p. 55). a) Compare as caractersticas do outono em Portugal (terra natal de Fernando Pessoa) com o outono da regio nordeste do Brasil. b) Diferencie solstcio de equincio.

Questão 14
2009Geografia

(UNICAMP - 2009 - 2 FASE - Questo 14) Os mapas A e B representam parte do territrio nacional, com delimitao de rea segundo dois importantes elementos para estudo do espao brasileiro. a) Identifique a que se referem, respectivamente, as reas representadas nos Mapas A e B. b) Quais os principais problemas ambientais da atualidade verificados na regio? Que tecnologia geogrfica vem sendo empregada para o monitoramento dessa regio?

Questão 15
2009Geografia

(UNICAMP - 2009 - 2 FASE - Questo 15) Compare os dois balanos hdricos apresentados abaixo: a) Indique o(s) tipo(s) climtico(s) representado(s) nos dois balanos hdricos. Justifique sua resposta. b) Indique o tipo de cobertura vegetal dominante nestas reas. Quais suas principais caractersticas?

Questão 16
2009Geografia

(UNICAMP - 2009 - 2 FASE - Questo 16) Uma tendncia marcante no mundo contemporneo a formao de organismos regionais, como o Mercosul e a Unio Europia. Considerando esse fato, responda s questes: a) A primeira onda de integrao regional iniciou-se aps a Segunda Guerra Mundial e perdurou at cerca de 1970. Considerando esse perodo, aponte pelo menos duas organizaes que surgiram na Amrica Latina, e comente os resultados dessa integrao no subcontinente. b) Recentemente, a idia de regionalismo aberto tem sido utilizada para promover a convergncia dos diversos acordos regionais existentes, visando tambm adeso de novos pases ao processo de integrao. Neste contexto, quais seriam os principais objetivos almejados pela integrao regional?

Questão 17
2009Geografia

(UNICAMP - 2009 - 2 FASE - Questo 17) A ilustrao abaixo representa a constelao de satlites do Sistema de Posicionamento Global (GPS) que orbitam em volta da Terra. Adaptado de Luis Antonio Bittar Venturi et al., Praticando Geografia tcnicas de campo e laboratrio. So Paulo: Editora Oficina de Textos, 2005, p. 25. a) Qual a finalidade do GPS? Como esses satlites em rbita transmitem os dados para os aparelhos receptores localizados na superfcie terrestre? b) O que so latitude e longitude?

Questão 18
2009Geografia

(UNICAMP - 2009 - 2 FASE - Questo 18) Recentemente, a relao entre a expanso da produo de agrocombustveis e a produo de alimentos entrou na agenda poltica internacional. Considerando esse fato, responda s questes: a) No Brasil, a produo de agrocombustveis tem forte base na cultura da cana-de-acar. Aponte o principal impacto scio-econmico advindo do crescimento da produo de cana-de-acar e identifique os principais Estados brasileiros em que essa expanso vem ocorrendo mais fortemente. b) A implementao de uma poltica de soberania ou segurana alimentar tem sido indicada como alternativa crise de alimentos. Quais os principais objetivos das polticas de segurana alimentar?

Questão 19
2009Geografia

(UNICAMP - 2009 - 2 FASE - Questo 19) Observe a figura abaixo e responda s questes: a) No perfil geolgico-geomorfolgico do Estado de So Paulo aparece representado o relevo de cuestas. O que um relevo de cuestas e quais as suas principais caractersticas? b) O Rio Tiet tem suas nascentes no municpio de Salespolis, no reverso da Serra do Mar, a aproximadamente 50 km do litoral, e tem a sua foz no rio Paran. Quando adentra a Bacia Sedimentar do Paran, o Rio Tiet corre concordante ao mergulho das rochas desta bacia. Por que, apesar de nascer prximo ao litoral, o Rio Tiet afluente do Rio Paran? Como so denominados os rios que tm o mesmo comportamento que o Rio Tiet no trecho da Bacia Sedimentar do Paran?

Questão 20
2009Geografia

(UNICAMP - 2009 - 2 FASE - Questo 20) Os dados recentes sobre analfabetismo no Brasil e nos pases da Amrica Latina e Caribe, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE, 2008), revelam importante aspecto das diferenas regionais. a) Em termos regionais qual a situao da distribuio das taxas de analfabetismo no Brasil? De que maneira isso influencia a manuteno das desigualdades regionais? b) Entre os pases citados, qual apresenta a maior taxa de analfabetismo? De que maneira a situao poltica desse pas contribui para explicar tal fato?

Questão 21
2009Geografia

(UNICAMP - 2009 - 2 FASE - Questo 21) Em 1883, a violenta erupo do vulco indonsio de Krakatoa riscou do mapa a ilha que o abrigava e deixou em seu rastro 36 mil mortos e uma cratera aberta no fundo do mar. Os efeitos da exploso foram sentidos at na Frana; barmetros em Bogot e Washington enlouqueceram; corpos foram dar na costa da frica; o estouro foi ouvido na Austrlia e na ndia (Simon Winchester. Krakatoa o dia em que o mundo explodiu.So Paulo: Objetiva, contracapa, 2003). a) Explique por que no sudeste da sia, onde se localiza a Indonsia, h ocorrncia de vulces, diferentemente do que ocorre no territrio brasileiro. b) Alguns vulces, como o Krakatoa, so extremamente explosivos, enquanto outros, como o Kilauea, no Hava, no apresentam fortes exploses. Por que isso ocorre?

Questão 22
2009Geografia

(UNICAMP - 2009 - 2 FASE - Questo 22) As figuras abaixo representam duas concepes geopolticas de ocupao da Amaznia brasileira no perodo militar. Responda s perguntas: a) Quais as principais diferenas entre os eixos de desenvolvimento de 1970 e o Projeto Calha Norte? b) Que razes explicariam o programa Grande Carajs?

Questão 23
2009Geografia

(UNICAMP - 2009 - 2 FASE - Questo 23) As cartas e as fotografias tomadas de avio ou de satlites (...) representam pores muito desiguais da superfcie terrestre. Algumas cartas topogrficas representam, mediante deformaes calculadas e escolhidas, toda a superfcie do globo, outras a extenso de um continente, outras ainda a de um Estado, de uma aglomerao urbana; algumas cartas representam espaos de bem menor envergadura; uma pequena cidade, uma aldeia. H planos de bairros e mesmo de habitao. [grifo nosso] (Yves Lacoste, Os objetos Geogrficos, em Seleo de Textos, n 18, So Paulo: AGB, 1988, p. 9). a) Quais os principais elementos cartogrficos que ocasionam as deformaes calculadas e escolhidas mencionadas pelo autor? b) Seguindo a seqncia de raciocnio do autor na delimitao geogrfica, que vai da superfcie do globo habitao, indique quais as escalas cartogrficas mais apropriadas aos estudos geogrficos nesses dois casos.

Questão 24
2009Geografia

(UNICAMP - 2009 - 2 FASE - Questo 24) Observe o mapa, leia o trecho que segue e responda s questes: Um sculo depois das expedies dos americanos Frederick Cook (1865-1940) e Robert Perry (1856-1920) que visavam a conquistar o Plo Norte, uma nova corrida est sendo disputada, desta vez no Oceano Glacial rtico. Os seus protagonistas so os cinco pases que fazem fronteira com essa terra de ningum congelada. (Adaptado de Pierre Le Hir, A corrida em busca dos recursos do rtico se intensifica. Le Monde. www.noticias.uol.com.br/midiaglobal/lemonde/2008/08/22.ult.580u.3272.jhtm) a) O territrio identificado com o nmero 4 corresponde Groenlndia, pertencente Dinamarca. Identifique os demais pases assinalados, respectivamente, com os nmeros 1, 2, 3 e 5. b) Mesmo divergindo sobre as causas, a comunidade cientfica unnime: o Oceano rtico est derretendo. Em caso de derretimento de sua superfcie, esperado que os pases banhados por esse oceano tenham maior interesse nesta rea do globo. Aponte duas razes que justifiquem esse maior interesse.

1-14 de 14