Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de História - UNICAMP 2009 | Gabarito e resoluções

1-14 de 14
Questão 11
2009História

(UNICAMP - 2009 - 1 FASE) As primeiras vtimas da Revoluo Francesa foram os coelhos. Pelotes armados de paus e foices saam cata de coelhos e colocavam armadilhas em desafio s leis de caa. Mas os ataques mais espetaculares foram contra os pombais, castelos em miniatura; dali partiam verdadeiras esquadrilhas contra os gros dos camponeses, voltando em absoluta segurana para suas fortalezas senhoriais. Os camponeses no estavam dispostos a deixar que sua safra se transformasse em alimento para coelhos e pombos e afirmavam ser a vontade geral da nao que a caa fosse destruda. Aos olhos de 1789, matar caa era um ato no s de desespero, mas tambm de patriotismo, e cumpria uma funo simblica: derrotando privilgios, celebrava-se a liberdade. (Adaptado de Simon Schama, Cidados: uma crnica da Revoluo Francesa. So Paulo: Companhia das Letras, 1989, pp. 271-272.) a) De acordo com o texto, por que os camponeses defendiam a matana de animais? b) Cite dois privilgios senhoriais eliminados pela Revoluo Francesa.

Questão 12
2009História

(UNICAMP - 2009 - 1 FASE) Os animais humanizados de Walt Disney serviam glorificao do estilo de vida americano. Quando os desenhos de Disney j eram famosos no Brasil, o criador de Mickey chegou aqui como um dos embaixadores da Poltica da Boa Vizinhana. Em 1942, no filme Al, amigos, um smbolo das piadas brasileiras, o papagaio, vestido de malandro, se transformou no Z Carioca. A primeira cpia do filme foi apresentada a Getlio Vargas e sua famlia, e por eles assistida diversas vezes. Os Estados Unidos esperavam, com a Poltica da Boa Vizinhana, melhorar o nvel de vida dos pases da Amrica Latina, dentro do esprito de defesa do livre mercado. O mercado era a melhor arma para combater os riscos do nacionalismo, do fascismo e do comunismo. (Adaptado de Antonio Pedro Tota, O imperialismo sedutor: a americanizao do Brasil na poca da Segunda Guerra. So Paulo: Companhia das Letras, 2000, pp. 133-138, 185-186.) a) De acordo com o texto, de que maneiras os personagens de Walt Disney serviam poltica externa norteamericana na poca da Segunda Guerra Mundial? b) Como o governo Vargas se posicionou em relao Segunda Guerra Mundial?

Questão 13
2009História

(UNICAMP - 2009 - 2 FASE - Questo 13) Aps a tomada e o saque de Roma pelos visigodos, em 410, pagos e cristos interrogaram-se sobre as causas do acontecimento. Para os pagos, a resposta era clara: foram os maus princpios cristos, o abandono da religio de Roma, que provocaram o desastre e o declnio que se lhe seguiram. Do lado cristo, a queda de Roma era explicada pela comparao entre os brbaros virtuosos e os romanos decadentes: dissolutos, preguiosos, sendo a luxria a origem de todos os seus pecados. (Adaptado de Jacques Le Goff, Decadncia, em Histria e Memria. Campinas, Ed. da Unicamp, 1990, p. 382-385.) a) Identifique no texto duas vises opostas sobre a queda de Roma. b) Entre o surgimento do cristianismo e a queda de Roma, que mudanas ocorreram na relao do Imprio Romano com a religio crist?

Questão 14
2009História

(UNICAMP - 2009 - 2 FASE - Questo 14) Os motivos que levaram Colombo a empreender a sua viagem evidenciam a complexidade da personagem. A principal fora que o moveu nada tinha de moderna: tratava-se de um projeto religioso, dissimulado pelo tema do ouro. O grande motivo de Colombo era defender a religio crist em todas as partes do mundo. Graas s suas viagens, ele esperava obter fundos para financiar uma nova cruzada. (Adaptado de Tzvetan Todorov, Viajantes e Indgenas, em Eugenio Garin. O Homem Renascentista. Lisboa: Editorial Presena, 1991, p. 233.) a) Segundo o texto, quais foram os objetivos da viagem de Colombo? b) O que foram as cruzadas na Idade Mdia?

Questão 15
2009História

(UNICAMP - 2009 - 2 FASE - Questo 15) A base da teologia de Martinho Lutero reside na idia da completa indignidade do homem, cujas vontades esto sempre escravizadas ao pecado. A vontade de Deus permanece sempre eterna e insondvel e o homem jamais pode esperar salvar-se por seus prprios esforos. Para Lutero, alguns homens esto predestinados salvao e outros condenao eterna. O essencial de sua doutrina que a salvao se d pela f na justia, graa e misericrdia divinas. (Adaptado de Quentin Skinner, As fundaes do pensamento poltico moderno. So Paulo: Companhia das Letras, 1996, p. 288-290.) a) Segundo o texto, quais eram as idias de Lutero sobre a salvao? b) Quais foram as reaes da Igreja Catlica Reforma Protestante?

Questão 16
2009História

(UNICAMP - 2009 - 2 FASE - Questo 16) A unio de Espanha e Portugal, em 1580, trouxe vantagens para ambos os lados. Portugal era tratado pelos monarcas espanhis no como uma conquista, mas como um outro reino. Os mercados, as frotas e a prata espanhis revelaram-se atraentes para a nobreza e para os mercadores portugueses. A Espanha beneficiou-se da aquisio de um porto atlntico de grande importncia, acesso ao comrcio de especiarias da ndia, comrcio com as colnias portuguesas na costa da frica e contrabando com a colnia do Brasil. (Adaptado de Stuart B. Schwartz. Da Amrica Portuguesa ao Brasil. Lisboa: Difel, 2003, p. 188-189.) a) Segundo o texto, quais foram os benefcios da unio ibrica para Portugal e para a Espanha? b) No contexto da Unio Ibrica, o que foi o sebastianismo?

Questão 17
2009História

(UNICAMP - 2009 - 2 FASE - Questo 17) No quadro das revoltas ocorridas em Minas Gerais na primeira metade do sculo XVIII entre 1707 e 1736 , verificamos, em algumas delas, elementos de marcante originalidade, por contestarem abertamente os direitos do Rei e envolverem participao ativa de segmentos procedentes dos estratos sociais inferiores. (Adaptado de Luciano Raposo de Almeida Figueiredo, O Imprio em apuros: notas para o estudo das relaes ultramarinas no Imprio Portugus, sculos XVII e XVIII, em Jnia Furtado (org.). Dilogos ocenicos: Minas Gerais e as novas abordagens para uma histria do Imprio Ultramarino Portugus. Belo Horizonte: UFMG, 2001, p. 236.) a) Segundo o texto, quais eram as caractersticas originais apresentadas por algumas revoltas ocorridas na primeira metade do sculo XVIII? b) D duas caractersticas da Inconfidncia Mineira que a diferenciam das revoltas ocorridas na primeira metade do sculo XVIII.

Questão 18
2009História

(UNICAMP - 2009 - 2 FASE - Questo 18) No ano de 1808, entrou em vigor a proibio do trfico negreiro, tanto nos Estados Unidos como no Imprio Britnico. No caso do Imprio Britnico, a proibio teria maior impacto em escala mundial. Enquanto isto, no Imprio Portugus, o porto do Rio de Janeiro continuaria a comprar escravos da zona congo-angolana em quantidade cada vez maior. (Adaptado de Joo Paulo Pimenta Andra Slemian, A corte e o mundo. Uma histria do ano em que a famlia real portuguesa chegou ao Brasil. So Paulo: Alameda, 2008, p. 82-83.) a) Segundo o texto, quais as mudanas relativas ao trfico negreiro ocorridas em 1808? b) Quais eram os interesses do Imprio Britnico na proibio do trfico negreiro na primeira metade do sculo XIX?

Questão 19
2009História

(UNICAMP - 2009 - 2 FASE - Questo 19) O progresso econmico no Brasil da segunda metade do sculo XIX acarretou profundo desequilbrio entre poder econmico e poder poltico. Na dcada de 1880, o sistema poltico concebido a partir de 1822 parecia pouco satisfatrio aos setores novos. O Partido Republicano recrutou adeptos nesses grupos sociais insatisfeitos. (Adaptado de Emlia Viotti da Costa, Da monarquia repblica: momentos decisivos. So Paulo: Editorial Grijalbo, 1977, p. 15-16.) a) D duas caractersticas do sistema poltico brasileiro concebido em 1822. b) Quais as transformaes ocorridas no Brasil da segunda metade do sculo XIX que levaram ao desequilbrio entre poder econmico e poder poltico?

Questão 20
2009História

(UNICAMP - 2009 - 2 FASE - Questo 20) Nos Estados Unidos da dcada de 1870, o projeto poltico sulista de excluir os negros venceu. Os Republicanos Radicais ficaram isolados em sua defesa dos negros e tiveram que enfrentar a oposio violenta do terrorismo branco no sul. A Ku Klux Klan, formada por veteranos do exrcito confederado, virou uma organizao de terroristas, perseguindo os negros e seus aliados com incndios, surras e linchamentos. A depresso de 1873 apressou o declnio dos Republicanos Radicais, que sentiram a falta do apoio financeiro dos bancos. Para o pblico, a corrupo tolerada pelos Republicanos Radicais agora parecia um desperdcio inaceitvel. (Adaptado de Peter Louis Eisenberg, Guerra Civil Americana. So Paulo: Brasiliense, 1982, p. 102-105.) a) De acordo com o texto, aponte dois fatores que levaram vitria do projeto de excluso dos negros no sul dos Estados Unidos aps a Guerra da Secesso. b) Quais foram as causas da Guerra da Secesso?

Questão 21
2009História

(UNICAMP - 2009 - 2 FASE - Questo 21) Na busca de um heri para a Repblica, quem atendeu as exigncias da mitificao foi Tiradentes. O busto de Tiradentes idealizado em 1890 era a prpria imagem de Cristo. A simbologia crist apareceu em vrias outras obras de arte da poca. Mas Tiradentes no era apenas um heri republicano, era um heri do jacobinismo, dos setores mais radicais do Partido Republicano. Alm do republicanismo, atribua-se a Tiradentes um carter plebeu, humilde, popular, em contraste com a elite econmica e cultural, aproximando-o assim do florianismo. (Adaptado de Jos Murilo de Carvalho, A formao das almas: imaginrio da Repblica no Brasil. So Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 57-69.) a) De acordo com o texto, quais os significados associados imagem de Tiradentes pela propaganda republicana no Brasil? b) D duas caractersticas polticas dos primeiros governos da repblica (Marechal Deodoro e Floriano Peixoto).

Questão 22
2009História

(UNICAMP - 2009 - 2 FASE - Questo 22) meia-noite de 15 de agosto de 1947, quando Nehru anunciava ao mundo uma ndia independente, trens carregados de hindus e muulmanos, que associavam a religio s causas de uma ou outra comunidade, cruzavam a fronteira entre a ndia e o novo Paquisto, em uma das mais cruis guerras civis do sculo XX. Gandhi, profundamente comovido, comeava um novo jejum, tentando a conciliao. Mais tarde, j alcanada a Independncia, foram as diferenas entre hindus e muulmanos que levaram Nehru, primeiro-ministro da ndia, a separar religio e Estado, para que as minorias religiosas, como os muulmanos, no fossem vitimadas pela maioria hindu. (Adaptado de Cielo G. Festino, Uma praja ainda imaginada: a representao da Nao em trs romances indianos de lngua inglesa. So Paulo: Nankin/Edusp, 2007, p.23.) a) De acordo com o texto, que razes levaram Nehru a separar religio e Estado, aps a Independncia da ndia? b) Quais os mtodos empregados por Gandhi na luta contra o domnio ingls na ndia?

Questão 23
2009História

(UNICAMP - 2009 - 2 FASE - Questo 23) O ativista negro Steve Biko, um dos crticos do Apartheid, que vigorou oficialmente na frica do Sul entre 1948 e 1990, afirmou: Ns, os negros, temos que prestar muita ateno nossa histria se quisermos tornar-nos conscientes. Temos que reescrever nossa histria e mostrar nossa resistncia aos invasores brancos. Muita coisa tem que ser revelada e seramos ingnuos se esperssemos que nossos conquistadores escrevessem uma histria imparcial sobre ns. Temos que destruir o mito de que a nossa histria comea com a chegada dos holandeses. (Adaptado de Steve Biko, I write what I like: a selection of his writings. Johannesburg: Picador Africa, 2004, p. 105-106.) a) Segundo o texto, por que os negros necessitariam reescrever a histria da colonizao sul-africana? b) O que foi o regime denominado Apartheid na frica do Sul?

Questão 24
2009História

(UNICAMP - 2009 - 2 FASE - Questo 24) Em 1980, num show comemorativo ao Primeiro de Maio, o cantor Chico Buarque apresentou uma cano intitulada Linha de Montagem, que fazia referncia s recentes greves do ABC: As cabeas levantadas, Mquinas paradas, Dia de pescar, Pois quem toca o trem pra frente Tambm, de repente, Pode o trem parar. (http://www.chicobuarque.com.br/letras/linhade_80.htm) a) Qual foi a importncia das greves do ABC nos ltimos anos do regime militar brasileiro, que vigorou de 1964 a 1985? b) Aponte duas mudanas polticas que caracterizaram o processo de abertura do regime militar.

1-14 de 14