Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Biologia - UNICAMP 2010 | Gabarito e resoluções

1-14 de 14
Questão 1
2010Biologia

(UNICAMP - 2010 - 1 FASE) Em famlias constitudas a partir da unio de primos em primeiro grau, mais alta a ocorrncia de distrbios genticos, em comparao com famlias formadas por casais que no tm consanguinidade. a) A que se deve essa maior ocorrncia de distrbios genticos em unies consanguneas? b) A fenilcetonria (FCU) um distrbio gentico que se deve a uma mutao no gene que expressa a enzima responsvel pelo metabolismo do aminocido fenilalanina. Na ausncia da enzima, a fenilalanina se acumula no organismo e pode afetar o desenvolvimento neurolgico da criana. Esse distrbio facilmente detectado no recm-nascido pelo exame do pezinho. No caso de ser constatada a doena, a alimentao dessa criana deve ser controlada. Que tipos de alimento devem ser evitados: os ricos em carboidratos, lipdeos ou protenas? Justifique.

Questão 2
2010Biologia

(UNICAMP - 2010 - 1 FASE) A alimentao rica em gordura, o sedentarismo e o consumo de cigarro so hbitos presentes na sociedade atual, sendo responsveis, em parte, pela hipertenso arterial, que, por sua vez, favorece o acmulo de placas de gordura na parede interna das artrias, causando a aterosclerose. a) O que ocorre com o fluxo sanguneo nas artrias em que h acmulo de placas de gordura? Justifique. b) Em situao normal, quando o sangue bombeado pelo corao passa pelas artrias, esses vasos sofrem alteraes estruturais, que permitem sua adaptao ao aumento de presso. Explique como as artrias se alteram para se adaptar a esse aumento da presso arterial. Que componente da parede da artria permite essa adaptao?

Questão 13
2010Biologia

(UNICAMP - 2010 - 2 fase - Questo 13) As figuras abaixo mostram o isolamento, por um longo perodo de tempo, de duas populaes de uma mesma espcie de planta em consequncia do aumento do nvel do mar por derretimento de uma geleira. a) Qual o tipo de especiao representado nas figuras? Explique. b) Se o nvel do mar voltar a baixar e as duas populaes mostradas em B recolonizarem a rea de sobreposio (Figura C), como poderia ser evidenciado que realmente houve especiao? Explique.

Questão 14
2010Biologia

(UNICAMP - 2010 - 2 fase - Questo 14) O esquema abaixo representa o mais recente sistema de classificao do Reino Plantae. a) Os algarismos romanos representam a aquisio de estruturas que permitiram a evoluo das plantas. Quais so as estruturas representadas por I, II e III? Qual a funo da estrutura representada em I? b) A dupla fecundao caracterstica das angiospermas. Em que consiste e quais os produtos formados com a dupla fecundao?

Questão 15
2010Biologia

(UNICAMP - 2010 - 2 fase - Questo 15) O grfico abaixo mostra o crescimento da populao de uma determinada bactria in vitro. a) Compare as tendncias de crescimento populacional nos perodos A e C. Em qual desses perodos a tendncia de crescimento maior? D uma explicao para o fato de essas tendncias serem diferentes nesses perodos. b) O crescimento da populao de bactrias ocorre por reproduo assexuada, enquanto em eucariotos ocorre, principalmente, por reproduo sexuada, que permite maior variabilidade gentica. Na meiose, alm da separao independente dos cromossomos, um outro evento celular constitui importante fonte de variabilidade gentica em espcies com reproduo sexuada. Que evento esse? Explique.

Questão 16
2010Biologia

(UNICAMP - 2010 - 2 fase - Questo 16) Os seres vivos tm nveis de organizao acima do organismo, e a Ecologia a rea da Biologia que estuda as relaes entre os organismos e destes com o ambiente em que vivem. Dentre os vrios nveis de organizao podem ser citados a Populao, a Comunidade e o Ecossistema. a) As figuras abaixo representam a biomassa de nveis trficos em dois tipos de ecossistemas. Relacione cada uma das figuras com um ecossistema. Justifique. b) Explique como o dixido de enxofre (), liberado na atmosfera por diversas indstrias, pode afetar as populaes dos diferentes nveis trficos da pirmide A.

Questão 17
2010Biologia

(UNICAMP - 2010 - 2 fase - Questo 17) As figuras abaixo mostram o crescimento corporal de dois grupos de invertebrados at atingirem a fase adulta. a) Identifique um grupo de invertebrados que pode ter o crescimento corporal como o representado na figura A e outro como o representado na figura B. Justifique. b) D duas caractersticas morfolgicas que permitam diferenciar entre si dois grupos de invertebrados relacionados com o grfico A.

Questão 18
2010Biologia

(UNICAMP - 2010 - 2 fase - Questo 18) Uma dona de casa, querendo preparar uma caldeirada de frutos do mar, obteve uma receita que, alm de vegetais e temperos, pedia a incluso de cao, camaro, lagosta, mexilho e lula. Ela nunca havia preparado a receita e no conhecia os animais. O filho explicou que esses animais eram: um peixe cartilaginoso (cao), crustceos (camaro e lagosta) e moluscos (mexilho e lula). a) Indique duas caractersticas exclusivas dos moluscos que podero permitir sua identificao pela dona de casa. b) Ao comprar o peixe, a dona de casa no encontrou cao e comprou abadejo, que um peixe sseo. Alm da diferena quanto ao tipo de esqueleto, indique outras duas diferenas que os peixes sseos podem apresentar em comparao com os peixes cartilaginosos.

Questão 19
2010Biologia

(UNICAMP - 2010 - 2 fase - Questo 19) O grfico abaixo mostra a variao da temperatura corporal de dois grupos de animais em relao variao da temperatura do ambiente. a) Dentre os anfbios, aves, mamferos, peixes e rpteis, quais tm variao de temperatura corporal semelhante ao trao A e quais tm variao semelhante ao trao B? Justifique. b) Como cada um desses grupos de animais (A e B) controla sua temperatura corporal?

Questão 20
2010Biologia

(UNICAMP - 2010 - 2 fase - Questo 20) O grfico abaixo mostra a variao na concentrao de dois hormnios ovarianos, durante o ciclo menstrual em mulheres, que ocorre aproximadamente a cada 28 dias. a) Identifique os hormnios correspondentes s curvas A e B e explique o que acontece com os nveis desses hormnios se ocorrer fecundao e implantao do ovo no endomtrio. b) Qual a funo do endomtrio? E da musculatura lisa do miomtrio?

Questão 21
2010Biologia

(UNICAMP - 2010 - 2 fase - Questo 21) O esquema abaixo representa trs fases do ciclo celular de uma clula somtica de um organismo diploide. a) Qual o nmero de cromossomos em uma clula haploide do organismo em questo? Justifique sua resposta. b) Identifique se a clula representada de um animal ou de uma planta. Aponte duas caractersticas que permitam fazer sua identificao. Justifique.

Questão 22
2010Biologia

(UNICAMP - 2010 - 2 fase - Questo 22) Nos ces labradores, apenas dois genes autossmicos condicionam as cores preta, chocolate e dourada da pelagem. A produo do pigmento da cor preta determinada pelo alelo dominante B e a do pigmento chocolate, pelo alelo recessivo b. O gene E tambm interfere na cor do animal, j que controla a deposio de pigmento na pelagem. A cor dourada determinada pelo gentipo ee. Uma fmea dourada cruzou com um macho chocolate e teve filhotes com pelagem preta e filhotes com pelagem chocolate, na mesma proporo. Quando essa mesma fmea dourada cruzou com um macho preto, nasceram oito filhotes sendo um chocolate, trs pretos e quatro dourados. a) Qual o gentipo da fmea me? Identifique e explique o tipo de interao gnica observada entre os genes envolvidos. b) Quais so os gentipos do co preto (pai) e do seu filhote chocolate? Mostrar como chegou resposta.

Questão 23
2010Biologia

(UNICAMP - 2010 - 2 fase - Questo 23) Em uma excurso de Botnica, um aluno observou que sobre a planta ornamental coroa-de-cristo (Euphorbia milli) crescia um organismo filamentoso de colorao amarela parecido com fios de ovos. Quando se aproximou, verificou que o organismo filamentoso era uma planta, o cip-chumbo (Cuscuta sp.), que estava produzindo flores e frutos. a) Que hbito de vida tem essa planta chamada cip-chumbo? Como ela consegue sobreviver, uma vez que amarela, no tem clorofila e no faz fotossntese? b) Qual a funo da clorofila na fotossntese? Que relao tem essa funo com a sntese de ATP e de NADPH?

Questão 24
2010Biologia

(UNICAMP - 2010 - 2 fase - Questo 24) Atualmente, o Brasil est na corrida pela segunda gerao do etanol, o lcool combustvel, produzido a partir da cana-de-acar, tanto do caldo, rico em sacarose, quanto do bagao, rico em celulose. O processo para a produo do etanol denominado fermentao alcolica. a) Qual dos dois substratos, caldo ou bagao da cana, possibilita produo mais rpida de lcool? Por qu? b) O milho outra monocotilednea que tambm pode ser usada na produo de lcool. Cite duas caractersticas das monocotiledneas que as diferenciem das dicotiledneas, atualmente denominadas eudicotiledneas.

1-14 de 14