Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Geografia - UNICAMP 2010 | Gabarito e resoluções

1-14 de 14
Questão 1
2010Geografia

(UNICAMP - 2010 - 1 FASE) Calcula-se a idade mdia da populao somando-se a idade de todos os indivduos e dividindo o resultado pelo nmero de indivduos. O mapa abaixo representa a projeo da idade mdia para os pases em 2009. a) Com base neste mapa, indique a faixa de idade mdia da Itlia e do Paraguai. Indique dois desafios socioeconmicos que a Itlia enfrenta em relao idade mdia da sua populao. b) D duas razes associadas ao fato de a frica Subsaariana apresentar uma elevada populao jovem em relao adulta, portanto uma mdia de idade muito baixa.

Questão 2
2010Geografia

(UNICAMP - 2010 - 1 FASE) Uma das definies de desenvolvimento sustentvel : o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da gerao atual, sem comprometer a capacidade de atender s necessidades das futuras geraes. o desenvolvimento que no esgota os recursos para o futuro. (Adaptado de http://www.wwf.org.br/informacoes/questoes_ambientais/desenvolvimento_sustentavel/) a) O solo um recurso fundamental para a subsistncia da populao mundial. Que prticas de conservao do solo podem garantir sua preservao para as geraes futuras? b) Segundo o INPE, nos ltimos meses de novembro, dezembro e janeiro, foram registrados, na Amaznia Legal, 754 km de desmatamentos por corte raso ou degradao progressiva. Indique o principal objetivo desse desmatamento e as consequncias ambientais dessa ao.

Questão 12
2010Geografia

(UNICAMP - 2010 - 2 fase - Questo 24) Em 1985, viviam na Regio Metropolitana de So Paulo mais de 14 milhes de pessoas. A maioria mora em habitaes precrias - favelas, cortios e casas autoconstrudas em terrenos destitudos de servios pblicos - e ganha poucos salrios mnimos por ms, revelando um acentuado grau de pauperismo e precrias condies urbanas de existncia. A Regio configura-se enquanto Metrpole no s pela sua extenso territorial, mas tambm porque a partir dela que se organiza a dinmica do capitalismo no Brasil, pois a se concentra a engrenagem produtiva essencial economia do Pas (...). (Lcio Kowarick, Escritos urbanos. So Paulo: Ed. 34, 2000, p.19.) a) O que define uma metrpole? b) Identifique dois fatores econmicos determinantes na metropolizao de So Paulo

Questão 13
2010Geografia

(UNICAMP - 2010 - 2 fase - Questo 13) Observe o grfico abaixo e responda s questes: a) Indique a(s) regio(es) do globo com taxa de esperana de vida ao nascer inferior mdia mundial, nos intervalos 1965-1970 e 1995-2000. Indique a regio representada no grfico com o melhor desempenho no aumento de expectativa de vida ao nascer entre os perodos 1965/1970 e 1995/2000. b) Por que, entre os perodos 1965/1970 e 1995/2000, houve aumento da esperana de vida ao nascer em todas as regies indicadas no grfico?

Questão 14
2010Geografia

(UNICAMP - 2010 - 2 fase - Questo 14) O El Nio um fenmeno atmosfrico-ocenico que ocorre no oceano Pacfico Tropical, e que pode afetar o clima regional e global, porque altera padres de vento em nvel mundial. Desse modo, afeta regimes de chuva em regies tropicais e de latitudes mdias. Com o auxlio da figura abaixo, responda s questes: a) O que acontece com a temperatura das guas do Oceano Pacfico quando ocorre o El Nio? Qual a razo para esse fenmeno ser denominado El Nio? b) Nos anos em que esse fenmeno ocorre, qual a consequncia para a atividade pesqueira do Peru? Qual a alterao do tempo no Nordeste Brasileiro?

Questão 15
2010Geografia

(UNICAMP - 2010 - 2 fase - Questo 15) Leia abaixo o trecho da msica Tropiclia, de Caetano Veloso (1968). A seguir responda s questes: Sobre a cabea os avies Sob os meus ps os caminhes Aponta contra os chapades Meu nariz. Eu organizo o movimento Eu oriento o carnaval Eu inauguro o monumento no planalto central do pas. a) O movimento tropicalista, do qual Caetano Veloso foi um representante, traa um retrato cantado do Brasil. Segundo algumas interpretaes, na msica Tropiclia o autor contesta a ideologia que dominava o pensamento poltico do Brasil, principalmente entre as dcadas de 1930 e 1960, mostrando as contradies da modernizao subdesenvolvida do Brasil. A que fatos se referem os versos segundo e stimo do trecho da msica Tropiclia acima reproduzida? b) Braslia, inaugurada em 1960, completa 50 anos em 2010. A sua construo no Planalto Central era um velho sonho do Estado brasileiro desde o Imprio. Aponte duas justificativas para a construo de Braslia.

Questão 16
2010Geografia

(UNICAMP - 2010 - 2 fase - Questo 16) Observe, na figura abaixo, o perfil esquemtico da costa brasileira e responda s questes: a) Em termos de composio rochosa, como se diferencia uma ilha situada na plataforma continental de uma ilha ocenica? b) Recentemente significativas reservas de petrleo foram encontradas na plataforma continental brasileira, na denominada Bacia de Santos. Esse petrleo foi formado, em parte, em ambiente de guas doces e existem reservatrios muito similares na frica. Explique esses fatos.

Questão 17
2010Geografia

(UNICAMP - 2010 - 2 fase - Questo 17) O mapa abaixo representa a rea abrangida pelo projeto de transposio do rio So Francisco. a) Qual o principal bioma a ser atingido pela transposio do So Francisco? D duas caractersticas desse bioma. b) Indique um impacto positivo e outro negativo esperados no projeto de transposio do So Francisco.

Questão 18
2010Geografia

(UNICAMP - 2010 - 2 fase - Questo 18) Leia o trecho e responda s questes: A prtica do crime to antiga quanto a prpria humanidade. Mas o crime global, a formao de redes entre poderosas organizaes criminosas e seus associados, com atividades compartilhadas em todo o planeta, constitui um novo fenmeno que afeta profundamente a economia no mbito internacional e nacional, a poltica, a segurana e, em ltima anlise, as sociedades em geral. A Cosa Nostra siciliana (e suas associadas La Camorra, Ndrangheta e Sacra Corona Unita), a mfia norte-americana, os narcotraficantes colombianos, os cartis mexicanos, as redes criminosas nigerianas, a Yakuza do Japo, as trades chinesas, a constelao formada pelas mafiyas russas, os traficantes de herona da Turquia, as posses jamaicanas e um sem-nmero de grupos criminosos locais e regionais em todos os pases do mundo uniram-se em uma rede global e diversificada que ultrapassa fronteiras e estabelece vnculos de todos os tipos. (Adaptado de Manuel Castells, Fim de milnio. A era da informao: economia, sociedade e cultura, v. 3. So Paulo: Paz e Terra, 1999, p. 203 204.) a) Com a exceo dos narcticos, quais so os principais produtos que as organizaes criminais transnacionais (ou com conexes internacionais) comercializam? b) A Colmbia apresenta um histrico de violncia, com forte presena do crime organizado. Alm do narcotrfico existem grupos guerrilheiros e grupos paramilitares. Entre os grupos guerrilheiros ressaltem-se as FARCs (Foras Armadas Revolucionrias) e o ELN (Exrcito de Libertao Nacional), que se confrontam com o exrcito, a polcia e grupos paramilitares. Qual a relao da guerrilha com o narcotrfico? O que um grupo paramilitar?

Questão 19
2010Geografia

(UNICAMP - 2010 - 2 fase - Questo 19) A evapotranspirao constitui a fonte de umidade atmosfrica a partir da movimentao de gua atravs do ciclo hidrolgico. Nas reas continentais os mximos de evaporao ocorrem nas regies equatoriais. (Adaptado de Kenitiro Suguio e Joo J. Bigarella, Ambientes Fluviais. Florianpolis, Editora da UFSC, 1990, p.5.) a) Quais fatores determinam a maior evapotranspirao nas regies equatoriais do globo? b) Quais os processos que compem a evapotranspirao?

Questão 20
2010Geografia

(UNICAMP - 2010 - 2 fase - Questo 20) Leia o trecho a seguir e responda s questes: O Brasil faz fronteira com dez pases da Amrica do Sul, entre os doze existentes, o que refora o carter estratgico dessa rea para a competitividade do pas e para a integrao do continente. Mas, grande parte das regies de fronteira est isolada dos centros nacionais, quer pela ausncia de redes de transportes e de comunicao, quer pelo peso poltico e econmico menor que possui. Na escala local-regional, o meio geogrfico que melhor caracteriza a zona de fronteira aquele formado pelas cidades gmeas nos limites entre os pases. Essas cidades gmeas apresentam fluxos transfronteirios com elementos comuns, que geram interaes. (Adaptado de Lia Osrio Machado, Estado, territorialidade, redes: cidades gmeas na zona de fronteira sul-americana em Maria Laura Silveira (org.), Continente em chamas: globalizao e territrio na Amrica Latina. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2005, p. 258; e do Programa de Desenvolvimento de Faixa de Fronteira. Braslia: Ministrio da Integrao Nacional em: www.mi.gov.br/programasregionais/fronteira.asp?area=spr_fronteira. Acesso em: 12 out. 2009.) a) Comente, sucintamente, dois elementos incentivadores de fluxos transfronteirios entre cidades gmeas. b) Aponte dois projetos nacionais elaborados entre as dcadas de 1980 e 1990 que podem ser considerados como estratgicos para a manuteno das fronteiras brasileiras.

Questão 21
2010Geografia

(UNICAMP - 2010 - 2 fase - Questo 21) O relevo crstico ou karst refere-se predominantemente a feies subterrneas, como cavernas. Observe a representao na figura abaixo e responda s questes: a) Quais as condies bsicas para o desenvolvimento do modelado crstico? b) Defina os nomes dos espeleotemas indicados na figura pelos nmeros 1 e 2.

Questão 22
2010Geografia

(UNICAMP - 2010 - 2 fase - Questo 22) O impacto sobre So Paulo dos migrantes nordestinos, que chegaram cidade no meio do sculo XX, foi to grande quanto os efeitos produzidos pelos imigrantes que vieram da Europa, do Oriente Mdio e da sia em dcadas anteriores. Nos dois casos, os que dominavam a cidade incentivaram a vinda desses trabalhadores e suas famlias (...). Entretanto, os efeitos sociais e polticos foram sempre mais difceis de digerir como demonstram os casos recentes de uma prefeita da cidade e de um presidente da Repblica, nascidos no Nordeste, e objetos em So Paulo de preconceitos nada sutis. (Adaptado de Paulo Fontes, Um Nordeste em So Paulo Trabalhadores migrantes em So Miguel Paulista (1945-66). Rio de Janeiro: FGV, 2008. p.13.) a) Qual a maior cidade nordestina fora do Nordeste brasileiro? Por que houve o incentivo ao processo imigratrio de nordestinos para So Paulo? b) Quais as principais determinantes sociais e econmicas do processo migratrio de nordestinos para So Paulo em meados do sculo XX?

Questão 23
2010Geografia

(UNICAMP - 2010 - 2 fase - Questo 23) O campesinato neste continente [Amrica Latina] sempre precisou se movimentar para procurar terras de trabalho. Locomove-se movido pelo interesse de trabalhar com terras e ao mesmo tempo procura delas. Ora consegue-as por ocupaes e as perde por despejo judicial ou por grilagem; ora perde-as economicamente em funo da poltica de preos que leva perda de prazos de vencimento da hipoteca consumada para obter crdito para a lavoura. Perde-as ainda em funo de determinaes mais estruturais do processo de acumulao capitalista no campo em cada conjuntura proletarizao, subordinao agroindstria ou transformao do segmento de produtores familiares numa determinada rea em bolso de reserva para o capital enquanto mode-obra disponvel para explorao eventual ou intermitente. Ou, como pequeno produtor, se proprietrio permanentemente endividado, acaba amarrado a contratos draconianos de parceria com os tubares da agricultura de exportao. (Ana Maria Motta Ribeiro, Sociologia do narcotrfico na Amrica Latina e a questo camponesa, em Ana Maria Motta Ribeiro; Jorge Atlio S. Iulianelli (Orgs.), Narcotrfico e violncia no campo. Rio de Janeiro: DPA, 2000, p.24.) a) O que significa grilagem de terras? Como surge o termo grilagem? b) Como a estrutura agrria contribui para o processo migratrio de camponeses, em vrios sentidos e direes, pelo interior do Brasil?

1-14 de 14