Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Biologia - UNICAMP 2011 | Gabarito e resoluções

1-15 de 15
Questão 1
2011Biologia

(UNICAMP - 2011) Doenas graves como o botulismo, a lepra, a meningite, o ttano e a febre maculosa so causadas por bactrias. As bactrias, no entanto, podem ser teis em tecnologias que empregam a manipulao de DNA, funcionando como verdadeiras fbricas de medicamentos como a insulina. a) Explique como a bactria pode ser utilizada para a produo de medicamentos. b) O botulismo e o ttano decorrem da ao de toxinas produzidas por bactrias que so adquiridas de diferentes formas pelos seres humanos. Como pode ocorrer a contaminao por essas bactrias?

Questão 1
2011Biologia

(UNICAMP - 2011 - 1 FASE )O vazamento de petrleo no Golfo do Mxico, em abril de 2010, foi considerado o pior dahistria dos EUA. O vazamento causou o aparecimento de uma extensa mancha de leo nasuperfcie do oceano, ameaando a fauna e a flora da regio. Estima-se que o vazamento foida ordem de 800 milhes de litros de petrleo em cerca de 100 dias. Os corais, espalhados por grande extenso de regies tropicais dosoceanos e mares do globo terrestre, formam os recifes ou bancos de corais e vivem emsimbiose com alguns tipos de algas. No caso do acidente no Golfo do Mxico, o risco para oscorais se deve:

Questão 2
2011BiologiaQuímica

(UNICAMP - 2011 - 1 FASE )O vazamento de petrleo no Golfo do Mxico, em abril de 2010, foi considerado o pior da histria dos EUA. O vazamento causou o aparecimento de uma extensa mancha de leo na superfcie do oceano, ameaando a fauna e a flora da regio. Estima-se que o vazamento foi da ordem de 800 milhes de litros de petrleo em cerca de 100 dias. Por ocasio do acidente, cogitou-se que todo o leo vazado poderia ser queimado na superfcie da gua. Se esse procedimento fosse adotado, o dano ambiental

Questão 2
2011Biologia

(UNICAMP - 2011) Os anfbios foram os primeiros vertebrados a habitar o meio terrestre. Provavelmente surgiram de peixes crossoptergeos que eventualmente saam da gua procura de insetos. Antes de ganharem o meio terrestre, esses ancestrais dos anfbios passaram por modificaes em sua estrutura e em sua fisiologia. a) Mencione duas modificaes importantes nessa transio. b) Os anfbios so classificados em trs ordens: Gymnophiona ou Apoda (cobras cegas), Urodela (salamandras) e Anura (sapos, rs e pererecas). Mencione uma caracterstica exclusiva de cada uma delas.

Questão 3
2011Biologia

(UNICAMP - 2011) As aves migratrias voam muitas vezes a grandes altitudes e por longas distncias sem parar. Para isso, elas apresentam adaptaes estruturais e tambm fisiolgicas, como a maior afinidade da hemoglobina pelo oxignio. a) Explique a importncia da maior afinidade da hemoglobina pelo oxignio nas aves migratrias. b) Indique duas adaptaes estruturais que as aves em geral apresentam para o voo e qual a importncia dessas adaptaes.

Questão 4
2011Biologia

(UNICAMP - 2011) A polinizao geralmente ocorre entre as flores da mesma planta ou entre flores de plantas diferentes da mesma espcie, caracterizando a polinizao ou fecundao cruzada. Como a maioria das flores hermafrodita (monclina), h mecanismos que evitam a autopolinizao (autofecundao). a) Explique um dos mecanismos que dificultam ou evitam a autopolinizao. b) Qual a importncia dos mecanismos que evitam a autopolinizao.

Questão 4
2011Biologia

(UNICAMP - 2011 - 1 FASE ) Para suprirem suas clulas com oxignio e removerem o gs carbnico dos tecidos, os animais realizam trocas gasosas com o ambiente, processo denominado de respirao. Na tabela a seguir esto listados 4 grupos de animais e 4 tipos de respirao: Grupo de animais Tipo de respirao I - Porferos A - Branquial II - Crustceos B - Traqueal III - Insetos C - Cutnea IV - Rpteis D - Pulmonar As relaes corretas entre os grupos de animais mencionados esquerda e os tipos de respirao mencionados direita so:

Questão 5
2011Biologia

(UNICAMP - 2011) As substncias orgnicas que nutrem as plantas so produzidas por meio da fotossntese em clulas dotadas de cloroplastos, localizadas principalmente nas folhas. Nesse processo, que tem a luz como fonte de energia, molculas de gua (H2O) e de gs carbnico (CO2) reagem, originando molculas orgnicas. As molculas de gua so absorvidas principalmente atravs da raiz, e o CO2, atravs dos estmatos. a) A abertura dos estmatos depende de diversos fatores ambientais. Cite um fator ambiental que afeta a abertura estomtica e explique como isso ocorre. b) Que processo permite que a planta utilize parte das substncias orgnicas produzidas na fotossntese como fonte de energia para suas clulas? Em que consiste esse processo?

Questão 5
2011Biologia

(UNICAMP - 2011 - 1 FASE ) A tenase e a cisticercose so doenas parasitrias que aindapreocupam as entidades sanitaristas. So medidas que controlam a incidncia de casosdessas parasitoses: lavar bem os alimentos e tomar gua fervida ou filtrada, para evitar a:

Questão 6
2011Biologia

(UNICAMP - 2011 - 1 FASE) Em relao a um organismo diploide, que apresenta 24 cromossomos emcada clula somtica, pode-se afirmar que:

Questão 6
2011Biologia

(UNICAMP - 2011) Duas fatias iguais de batata, rica em amido, foram colocadas em dois recipientes, um com NaCl 5M e outro com H2O. A cada 30 minutos as fatias eram retiradas da soluo de NaCl 5M e da gua, enxugadas e pesadas. A variao de peso dessas fatias mostrada no grfico abaixo. a) Explique a variao de peso observada na fatia de batata colocada em NaCl 5M e a observada na fatia de batata colocada em gua. b) Hemcias colocadas em gua teriam o mesmo comportamento das clulas da fatia da batata em gua? Justifique.

Questão 7
2011Biologia

(UNICAMP -2011 - 1 FASE ) Considere um indivduo heterozigoto para trs genes. Os alelos dominantes A e B esto no mesmo cromossomo. O gene C tem segregao independente dos outros dois genes. Se no houver crossing-over durante a meiose, a frequncia esperada de gametas com gentipo abc produzidos por esse indivduo de

Questão 7
2011Biologia

(UNICAMP - 2011) O grfico abaixo mostra a variao ao longo do tempo na frequncia de dois fentipos, relativos forma do bico de uma espcie de ave. Os pesquisadores notaram uma relao dessa variao fenotpica com uma alterao na disponibilidade de diferentes tipos de organismos predados por essas aves e atriburam a variao observada seleo natural. a) Explique como a variao em populaes de presas pode causar as mudanas nas frequncias dos fentipos mostradas no grfico. b) Como o darwinismo explica o mecanismo de adaptao como parte do processo evolutivo?

Questão 8
2011Biologia

(UNICAMP - 2011) No incio do sculo XX, o austraco Karl Landsteiner, misturando o sangue de indivduos diferentes, verificou que apenas algumas combinaes eram compatveis. Descobriu, assim, a existncia do chamado sistema ABO em humanos. No quadro abaixo so mostrados os gentipos possveis e os aglutinognios correspondentes a cada tipo sanguneo. a) Que tipo ou tipos sanguneos poderiam ser utilizados em transfuso de sangue para indivduos de sangue tipo A? Justifique. b) Uma mulher com tipo sanguneo A, casada com um homem com tipo sanguneo B, tem um filho considerado doador de sangue universal. Qual a probabilidade de esse casal ter um(a) filho(a) com tipo sanguneo AB? Justifique sua resposta.

Questão 8
2011Biologia

(UNICAMP - 2011 - 1 FASE ) Os grficos A, B e C mostram as variaes da secreo de insulina e glucagon em funo da concentrao de glicose, e as variaes da concentrao de glicose no sangue, aps uma refeio rica em carboidratos. Com base nos grficos acima, pode-se afirmar que

1-15 de 15