Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Geografia - UNICAMP 2011 | Gabarito e resoluções

1-15 de 19chevron right center
Questão 1
2011HistóriaGeografia

(UNICAMP - 2011) interessante notar que o Brasil padece de quase todas as patologias institucionais identificadas como fatores responsveis pela elevao do custo de governar: tem um sistema presidencialista; uma federao; possui regras eleitorais que combinam um sistema de lista aberta com representao proporcional; tem um sistema multipartidrio com partidos polticos considerados dbeis na arena eleitoral; e tem sido governado por uma ampla coalizo no Congresso. (Adaptado de Carlos Pereira e Bernardo Mueller, Comportamento estratgico em presidencialismo de coalizo: as relaes entre o Executivo e Legislativo na elaborao do oramento brasileiro. Dados Revista de Cincias Sociais. Rio de Janeiro, 2002, v. 45, n. 2, p. 2.) a) O Congresso Nacional no Brasil formado pelo Senado Federal e pela Cmara dos Deputados, exercendo as funes de legislar e fiscalizar. Qual a diferena bsica, no sistema bicameral, entre o Senado Federal e a Cmara de Deputados? b) Qual a diferena entre Estado e governo?

Questão 2
2011Geografia

(UNICAMP - 2011)Observe abaixo a figura de duas vertentes, uma em condies naturais (A) e outra urbanizada (B), e responda s questes. a) Como a gua de precipitao pode chegar aos rios? b) A vertente B densamente urbanizada. Que alteraes na dinmica da gua sero observadas nessa vertente e no rio?

Questão 3
2011Geografia

(UNICAMP - 2011)A figura ao lado, a despeito de apresentar a delimitao territorial atual do Brasil, representa a formao espacial colonial-escravista brasileira na passagem do sculo XVIII para o sculo XIX, momento fundamental para a compreenso da formao territorial do Brasil. A figura delimita as diversas atividades econmico-demogrficas, do que resulta um dado arranjo espacial. a) Relacione as reas de pecuria, no final do sculo XVIII, aos biomas existentes no Brasil. b) A expanso da atividade pecuria pelo territrio esteve vinculada tambm ao tropeirismo. Descreva o papel da atividade pecuria e do tropeirismo na constituio do territrio brasileiro.

Questão 4
2011Geografia

(UNICAMP - 2011)Rocha um agregado natural composto por um ou vrios minerais e, em alguns casos, resulta da acumulao de materiais orgnicos. As rochas so classificadas como gneas, metamrficas ou sedimentares. a) Quais so os processos de formao das rochas metamrficas? b) A Regio Sul do Brasil destaca-se na produo de carvo mineral, que extrado de rochas sedimentares do perodo Carbonfero. Que condies ambientais permitiram a acumulao desse material orgnico e que processos levaram posterior formao do carvo mineral?

Questão 5
2011Geografia

(UNICAMP - 2011) Lder hegemnico da ordem mundial no sculo XX, os EUA, desde 1945, tornaram-se o principal pilar do sistema financeiro e bancrio mundial e, desde 1971, com o fim do padro dlar-ouro, institudo no Acordo de Bretton Woods (1944), ficou aberto o caminho para uma crescente circulao de dlares americanos no mundo. A emergncia de novos polos de produo industrial no mundo e a perda de competitividade da produo americana implicaram um crescimento da dvida pblica e privada norte-americana. O motor principal da crise sistmica atual que afeta o conjunto do planeta encontra-se nos EUA. (Adaptado de GEAB - Global Europe Antecipation Bulletin, A crise actual explicada em mil palavras, n. 17. Disponvel em www.resistir.info/crise/geab_15set07.html. Acesso em 27/10/2010.) a) Constata-se que h vrios anos a economia norte-americana vem perdendo dinamismo. Quais os principais fatores dessa perda de dinamismo? b) Qual o principal fator desencadeante da atual crise sistmica que se aprofundou em 2008? Qual foi o efeito imediato da crise, no aspecto financeiro?

Questão 6
2011Geografia

(UNICAMP - 2011)Os climogramas abaixo representam dois tipos climticos que ocorrem em territrio brasileiro. Observe-os e responda: a) A que tipos climticos se referem as figuras 1 e 2, respectivamente? b) Qual a vegetao caracterstica das respectivas regies?

Questão 7
2011Geografia

(UNICAMP - 2011)Desde o fim dos governos militares, a Amrica do Sul tem tido um dos mais baixos gastos militares no mundo. Mas o fim das crises econmicas que assolaram o subcontinente entre os anos 1997 e 2000 propiciou condies financeiras para a reemergncia de projetos das Foras Armadas e o crescimento dos oramentos militares para a segurana e defesa em diversos pases da regio. (Adaptado de Rafael Duarte Villa, Corrida armamentista ou modernizao de armamentos na Amrica do Sul: estudo comparativo dos gastos militares. Estudos e Cenrios, dez. 2008, p. 48-49. Disponvel em http://observatorio.iuperj.br e http://necon.iuperj.br. Acesso em 25/10/2010.) a) De quais assuntos se ocupa a agenda de segurana e defesa dos governos nacionais? b) Quais as principais motivaes para a modernizao das Foras Armadas por parte dos pases sulamericanos?

Questão 8
2011Geografia

(UNICAMP - 2011)As discusses sobre a instalao da Usina Hidreltrica de Belo Monte iniciaram-se no comeo da dcada de 1970, definindo os primeiros diagnsticos sobre o inventrio hidreltrico da bacia hidrogrfica na qual a usina ser instalada. Em fevereiro de 2010, foi concedida a licena ambiental para a construo da usina, considerada a maior usina hidreltrica inteiramente brasileira. a) Em qual bacia hidrogrfica ser construda a Usina Hidreltrica de Belo Monte, e em qual unidade federativa ser localizada? b) Aponte um impacto ambiental e um impacto scio-econmico decorrentes da instalao e do funcionamento de uma usina hidreltrica de grande porte no bioma em que ser instalada a usina de Belo Monte.

Questão 9
2011Geografia

(UNICAMP - 2011)Observe os dados na tabela abaixo. a) Na tabela consta um municpio com mais de 2 milhes de habitantes (So Paulo). Analise sucintamente a sua evoluo demogrfica, comparando o ano de 1970 com 2000. b) Na tabela, levando em conta as classes de tamanho, observa-se significativo crescimento do nmero de municpios entre 100 mil e 500 mil habitantes (duas classes de tamanho) entre 1970 e 2000. Quais os principais fatores causadores do crescimento expressivo do nmero dessas cidades?

Questão 40
2011Geografia

(UNICAMP - 2011 - 1 FASE ) Indiferentes s advertncias contra a rotina dos mtodos agrcolas, os fazendeiros de Vassouras continuaram a derrubar e queimar a mata virgem. Havia municpios do Vale do Paraba que tinham esgotado completamente toda a sua mata virgem para dar lugar aos cafezais. Em 1887, os fazendeiros da regio se queixaram que chovia menos e com muito mais irregularidade do que antes. (Adaptado de Stanley J. Stein, Vassouras: um municpio brasileiro do caf, 1850-1900. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990, p. 255-258). Podemos afirmar que o esgotamento da cultura cafeeira no Vale do Paraba, mencionado no enunciado acima, deveu-se

Questão 41
2011Geografia

(UNICAMP - 2011 - 1 FASE ) O mapa abaixo destaca a rea de ocorrncia dos Pampas, no Brasil. Alm de apresentarem solos susceptveis eroso, os Pampas se caracterizam

Questão 42
2011Geografia

(UNICAMP - 2011 - 1 FASE ) Segundo a base de dados internacional sobre desastres, da Universidade Catlica de Louvain, Blgica, entre 2000 e 2007, mais de 1,5 milho de pessoas foram afetadas por algum tipo de desastre natural no Brasil. Os dados tambm mostram que, no mesmo perodo, ocorreram no pas cerca de 36 grandes episdios de desastres naturais, com prejuzo econmico estimado em mais de US$ 2,5 bilhes. (Adaptado de C.Q.T. Maffra e M. Mazzola, Vulnerabilidade Ambiental: Desastres Naturais ou Fenmenos Induzidos?. In: Vulnerabilidade Ambiental. Braslia: Ministrio do Meio Ambiente, 2007, p. 10. possvel considerar que, no territrio nacional,

Questão 43
2011Geografia

(UNICAMP - 2011 - 1 FASE ) Os grficos abaixo representam a espacializao e proporo da pobreza e da indigncia no Brasil entre 1990 e 2004. Considerando esses grficos, assinale a alternativa correta:

Questão 44
2011Geografia

(UNICAMP - 2011 - 1 FASE ) Em 1902 os paulistas organizam o primeiro campeonato de futebol noBrasil. No mesmo ano, surgem os primeiros campos de vrzea, que logo se espalham pelosbairros operrios, e j em 1908/1910, a vrzea paulistana congregava vrios e concorridoscampeonatos, de forma que So Paulo no apenas pioneira nacional no futebol oficial, mastambm, e sobretudo, no futebol popular. A retificao dos rios Pinheiros e Tiet, a partir dos anos 1950, eliminou da paisagem urbana inmeros campos de vrzea, provavelmente mais deuma centena. (Adaptado de G.M. Jesus, Vrzeas, operrios e futebol: uma outra Geografia. Geographia.Rio de Janeiro, v. 4, n. 8, p. 84-92, 2002.) Vrzea uma forma geomorfolgica associada s margens de rios caracterizadas pelatopografia plana (o que facilita o uso como campos de futebol) e

Questão 45
2011Geografia

(UNICAMP - 2011 - 1 FASE ) Com relao fruticultura na regio do Vale do So Francisco no Nordeste brasileiro, correto afirmar que

1-15 de 19chevron right center