Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Biologia - UNICAMP 2012 | Gabarito e resoluções

1-13 de 13
Questão 9
2012Biologia

(UNICAMP - 2012 - 2 fase - Questo 1) Um dos grupos mais numerosos de artrpodes, os insetos, passou a ocupar o ambiente terrestre. Algumas estruturas foram relevantes para que os insetos conquistassem a terra firme e ocupassem vrios espaos do planeta, passando a ter importncia ecolgica e influncia na economia. a) Indique duas estruturas que possibilitaram a conquista do meio terrestre e explique por que elas foram importantes. b) De que forma os insetos exercem influncia ecolgica e econmica?

Questão 10
2012Biologia

(UNICAMP - 2012 - 2 fase - Questo 2) A distribuio de uma espcie em uma determinada rea pode ser limitada por diferentes fatores biticos e abiticos. Para testar a influncia de interaes biticas na distribuio de uma espcie de alga, um pesquisador observou a rea ocupada por ela na presena e na ausncia de mexilhes e/ou ourios-do-mar. Os resultados do experimento esto representados no grfico abaixo: a) Que tipo de interao bitica ocorreu no experimento? Que concluso pode ser extrada do grfico quando se analisam as curvas B e C? b) Cite outros dois fatores biticos que podem ser considerados como limitadores para a distribuio de espcies.

Questão 11
2012Biologia

(UNICAMP - 2012 - 2 fase - Questo 3) A maior parte dos copinhos de caf, copos de gua e mamadeiras feita de policarbonato com bisfenol A, substncia que liberada quando algum lquido quente colocado nesses recipientes. O bisfenol A um composto qumico cuja estrutura molecular muito semelhante do hormnio estrgeno. A ingesto do bisfenol A pode resultar em alteraes do ciclo menstrual e tambm causar alteraes no amadurecimento sexual principalmente em adolescentes do sexo feminino. a) Considerando a semelhana do bisfenol A com o estrgeno e a sua presena em adolescentes, explique como o bisfenol A poderia influenciar no amadurecimento sexual desses adolescentes e no espessamento do endomtrio no incio do ciclo menstrual. b) Embora o amadurecimento sexual ocorra para meninos e meninas em torno dos 12 anos, no sexo feminino a diviso celular meitica comea muito antes e pode durar dcadas. Quando esse processo de diviso comea no sexo feminino e por que essa diviso pode ser to longa?

Questão 12
2012Biologia

(UNICAMP - 2012 - 2 fase - Questo 4) A cirrose heptica uma sria enfermidade que frequentemente surge do hbito de ingerir bebida alcolica. O lcool pode alterar vrias estruturas do fgado, como ductos biliares e as clulas produtoras de bile, alm de causar acmulo de glbulos de gordura. a) Qual a importncia da bile para o processo de digesto e em que parte do tubo digestrio a bile lanada? b) Outra funo realizada pelo fgado a produo e armazenamento de glicognio. Espera-se que esse processo ocorra depois de uma refeio ou aps um longo perodo de jejum? Qual a importncia do armazenamento do glicognio?

Questão 13
2012Biologia

(UNICAMP - 2012 - 2 fase - Questo 5) As funes das clulas esto relacionadas com sua estrutura e com sua atividade metablica. Apresenta-se abaixo uma tabela em que esto discriminadas, em porcentagens, as extenses de membranas de algumas organelas de duas clulas, A e B, provenientes de dois rgos diferentes. a) Compare os dados das clulas A e B e indique em qual delas predomina a atividade de destoxificao e em qual predomina a atividade de secreo. Justifique. b) Experimentos bioqumicos realizados com os dois tipos celulares mostraram que a clula A apresentava metabolismo energtico mais elevado do que o da clula B. Como o resultado desses experimentos pode ser confirmado a partir dos dados fornecidos pela tabela?

Questão 14
2012Biologia

(UNICAMP - 2012 - 2 fase - Questo 6) A anemia falciforme uma doena gentica autossmica recessiva, caracterizada pela presena de hemcias em forma de foice e deficincia no transporte de gases. O alelo responsvel por essa condio o HbS, que codifica a forma S da globina . Sabe-se que os indivduos heterozigotos para a HbS no tm os sintomas da anemia falciforme e apresentam uma chance 76% maior de sobreviver malria do que os indivduos homozigotos para o alelo normal da globina (alelo HbA). Algumas regies da frica apresentam alta prevalncia de malria e acredita-se que essa condio tenha influenciado a frequncia do alelo HbS nessas reas. a) O que ocorre com a frequncia do alelo HbS nas reas com alta incidncia de malria? Por qu? b) O heredograma abaixo se refere a uma famlia com um caso de anemia falciforme. Qual a probabilidade de o casal em questo ter outro(a) filho(a) com anemia falciforme? Explique.

Questão 15
2012Biologia

(UNICAMP - 2012 - 2 fase - Questo 7) A malria a principal parasitose dos pases tropicais. Segundo a Organizao Mundial de Sade, h mais de 200 milhes de casos de malria a cada ano e 500 mil deles ocorrem no Brasil. At hoje, a principal forma de combate malria consiste no controle do vetor de seu agente etiolgico. No entanto, em estudo publicado na revista Science em setembro de 2011, cientistas anunciaram que vacinas produzidas a partir de clulas inteiras do agente causador da malria, depois de submetidas a uma dose letal de radiao , deram bons resultados em estudos preliminares realizados inclusive com humanos. a) Qual o agente causador da malria? E qual o seu vetor? b) Qual a importncia do tratamento das clulas dos agentes causadores da malria com dosagem letal de radiao? Como clulas mortas podem agir como vacina?

Questão 16
2012Biologia

(UNICAMP - 2012 - 2 fase - Questo 8) Os esquemas I e II abaixo mostram as etapas da expresso gnica em dois organismos distintos, um procarioto e um eucarioto. a) Indique, com justificativa, qual esquema se refere ao eucarioto. Em qual ou quais compartimentos celulares ocorrem as etapas indicadas por 1 e 2 no esquema I, e as etapas 3 e 5 do esquema II? b) A remoo diferencial de ntrons do RNA mensageiro pode resultar na produo de diferentes peptdeos. Qual das etapas indicadas nos esquemas corresponde ao processo de remoo de ntrons? Explique por que a remoo diferencial de ntrons pode acarretar a produo de diferentes peptdeos.

Questão 17
2012BiologiaQuímica

(UNICAMP - 2012 - 1 FASE)Hemcias de um animal foram colocadas em meio de cultura em vrios frascos com diferentes concentraes das substncias A e B, marcadas com istopo de hidrognio. Dessa forma os pesquisadores puderam acompanhar a entrada dessas substncias nas hemcias, como mostra o grfico apresentado a seguir. Assinale a alternativa correta.

Questão 19
2012Biologia

(UNICAMP - 2012 - 1 FASE) A presso parcial do gs O2 (pO2) e a do gs CO2 (pCO2) foram medidas em duas amostras (I e II) de sangue colhidas simultaneamente de um homem normal. A amostra I teve pO2 = 104 mm Hg e pCO2 = 40 mm Hg, enquanto a amostra II teve pO2 = 40 mm Hg e pCO2 = 45 mm Hg. Em relao ao caso em anlise, correto afirmar que:

Questão 21
2012Biologia

(UNICAMP - 2012 - 1 FASE) As ceclias, tambm chamadas de cobras-cegas, so facilmente confundidas com serpentes por observadores menos atentos, por tambm apresentarem corpo cilndrico e desprovido de patas. Entretanto, uma anlise mais cuidadosa pode diferenciar facilmente esses animais, pois as ceclias so anfbios podos. Duas caractersticas apresentadas exclusivamente pelas ceclias, que as diferenciam das serpentes, so:

Questão 22
2012Biologia

(UNICAMP - 2012 - 1 FASE) Em um experimento, um segmento de DNA que contm a regio codificadora de uma protena humana foi introduzido em um plasmdeo e passou a ser expresso em uma bactria. Considere que o 50 cdon do RNA mensageiro produzido na bactria a partir desse segmento seja um cdon de parada da traduo. Nesse caso, correto afirmar que:

Questão
2012Biologia

(UNICAMP - 2012 - 1 FASE) A osteoporose, principal causa de quedas entre idosos, resultado da perda gradual da densidade da matriz ssea, que remodelada por osteoblastos e osteoclastos. Segundo os especialistas, a preveno contra a osteoporose deve comear na infncia, com alimentao rica em clcio e em vitamina D, exposio diria ao sol e exerccios fsicos. Sobre os vrios fatores envolvidos na formao do osso, correto afirmar que:

1-13 de 13