Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Geografia - UNICAMP 2012 | Gabarito e resoluções

1-15 de 21chevron right center
Questão 9
2012Geografia

(UNICAMP - 2012 - 2 fase - Questo 1) Faz cerca de vinte anos que globalizao se tornou uma palavra-chave para a organizao de nossos pensamentos no que respeita ao funcionamento do mundo. A palavra globalizao entrou recentemente em nossos discursos e, mesmo entre muitos progressistas e esquerdistas do mundo capitalista avanado, palavras mais carregadas politicamente passaram a ter um papel secundrio diante de globalizao. A globalizao pode ser vista como um processo, uma condio ou um tipo especfico de projeto poltico. (Adaptado de David Harvey, Espaos de Esperana. So Paulo: Edies Loyola, 2006. p. 79.) a) Identifique uma caracterstica poltica e uma cultural do processo de globalizao. b) Quais as principais crticas econmicas dos movimentos antiglobalizao?

Questão 10
2012Geografia

(UNICAMP - 2012 - 2 fase - Questo 2) A noo de cidadania gerada pela viso liberal a partir do sculo XVIII foi uma resposta do Estado s reivindicaes da sociedade, e levou institucionalizao dos direitos civis, direitos polticos e direitos sociais. Mais contemporaneamente, a noo de cidadania redefine a ideia de direitos. O ponto de partida a concepo de um direito a ter direitos e inclui a criao de novos direitos que emergem de lutas especficas. a) O que so direitos civis e direitos sociais? b) Dentre as novas geraes de direitos no contexto da cidadania, pode-se falar nos direitos difusos e coletivos e at em direitos bioticos. D dois exemplos desses direitos da nova gerao.

Questão 11
2012Geografia

(UNICAMP - 2012 - 2 fase - Questo 3) Para o Ministrio do Meio Ambiente, o processo de desertificao gera uma perda de cinco bilhes de dlares por ano ao Brasil (cerca de 1% do Produto Interno Bruto) e j atinge gravemente 66 milhes de hectares no semirido brasileiro e 15 milhes de pessoas em reas do Bioma Cerrado e da Caatinga. No Brasil, 62% das reas suscetveis desertificao esto em zonas originalmente ocupadas por caatinga, sendo que muitas j esto bastante alteradas. (Fonte: Ministrio do Meio Ambiente (2011). http://www.mma.gov.br/sitio/index.php. Acessado em 15/08/2011.) Considerando o texto acima, responda: a) O que desertificao e quais so as suas causas? b) Quais os impactos sociais associados desertificao?

Questão 12
2012Geografia

(UNICAMP - 2012 - 2 fase - Questo 4) Considerando o territrio norte-americano aps a 2 Guerra Mundial, o chamado Sunbelt, que abrange os Estados da Califrnia, Arizona, Texas, Novo Mxico, Luisiana e Flrida, se destacou pelo dinamismo de sua economia. a) Aponte as principais caractersticas econmicas do Sunbelt americano. b) Indique duas caractersticas da agricultura norte-americana moderna.

Questão 13
2012HistóriaGeografia

(UNICAMP - 2012 - 2 fase - Questo 5) Sob uma perspectiva histrica, a incidncia de fogo nas matas remonta a mais de 22.000 A.P. (antes do presente). No final da ltima glaciao, antes da chegada do homem s Amricas, o clima era seco e frio, os incndios s ocorriam por causas naturais, sendo em geral causados por raios. Ao lado da chuva, propiciava-se o manejo natural do material combustvel existente (...). A sedentarizao do homem no territrio nacional levou prtica da queimada tipo coivara adotada pelos ndios. Posteriormente, com a colonizao, adotou-se tambm a prtica das queimadas. (Adaptado de Plano de Ao para preveno e controle do desmatamento e das queimadas: cerrado. Ministrio do Meio Ambiente. Braslia: MMA, 2011, p.56.) a) Quais as diferenas entre a coivara praticada pelo ndio e o processo de queimada adotado pelo colonizador? b) Quais os impactos decorrentes da queimada sistemtica aos ecossistemas naturais e ao homem?

Questão 14
2012Geografia

(UNICAMP - 2012 - 2 fase - Questo 6) A Amaznia uma das mais antigas periferias do sistema mundial capitalista. Seu povoamento e desenvolvimento se deram de acordo com o paradigma da economia de fronteira, significando, com isso, que o crescimento econmico visto como linear e infinito, sendo imperativo sustar esse padro baseado no uso predatrio das suas riquezas naturais e do saber de suas populaes tradicionais. (Adaptado de Bertha K. Becker, Geopoltica da Amaznia. Estudos Avanados,19, n 53, 2005, p. 72) a) O que se pode entender por economia de fronteira? b) Aponte dois exemplos de populaes tradicionais na Amaznia.

Questão 15
2012Geografia

(UNICAMP - 2012 - 2 fase - Questo 7) Em 1883, a violenta erupo do vulco indonsio de Krakatoa riscou do mapa a ilha que o abrigava e deixou em seu rastro 36 mil mortos e uma cratera aberta no fundo do mar. Os efeitos da exploso foram sentidos at na Frana; barmetros em Bogot e Washington enlouqueceram; corpos foram dar na costa da frica; o estouro foi ouvido na Austrlia e na ndia. (S. Winchester, Krakatoa o dia em que o mundo explodiu. Rio de Janeiro: Objetiva, 2003, contracapa.) a) Por que no sudeste da sia, onde se localiza a Indonsia, h ocorrncia de vulces? Por que as encostas de vulces normalmente so densamente povoadas? b) Por que a atividade vulcnica deste tipo de vulco pode causar o resfriamento nas temperaturas mdias em toda a Terra?

Questão 16
2012Geografia

(UNICAMP - 2012 - 2 fase - Questo 8) O mundo chegou a sete bilhes de pessoas em 2011. Nossa espcie j ocupa tanto espao, com plantaes, cidades, estradas, poluio e lixo que, para alguns cientistas, entramos em um novo perodo geolgico, o Antropoceno. As atividades humanas j seriam a fora mais relevante para moldar a superfcie da Terra. Alimentar e dar conforto a toda essa gente pode exaurir os recursos naturais. (Adaptado O planeta dos humanos. Revista poca, Especial Populao, 06/jun/2011, p. 87.) a) Aponte duas explicaes para a maior disponibilidade de alimentos nas dcadas recentes, situao nunca antes existente na histria humana. b) Considerando a sustentabilidade ambiental, quais seriam os principais desafios para alimentar e dar conforto a todos os seres humanos?

Questão 17
2012Geografia

(UNICAMP - 2012 - 2 fase - Questo 9) O mapa abaixo indica a ocorrncia de queda de neve na Amrica do Sul. Observe o mapa e responda s questes. a) Que fatores climticos determinam a distribuio geogrfica da ocorrncia de queda de neve na Amrica do Sul? b) Quais so as condies momentneas de estado de tempo necessrias para a ocorrncia de precipitao em forma de neve?

Questão 18
2012Geografia

(UNICAMP - 2012 - 2 fase - Questo 10) A Poltica Estadual de Recursos Hdricos, a partir de 1991, determina, para o Estado de So Paulo, a Bacia Hidrogrfica como unidade fsico-territorial de planejamento, tendo os Comits de Bacias como os rgos gestores. Considerando esta afirmao, responda: a) O que uma bacia hidrogrfica? Que elementos topogrficos compem uma bacia? b) Aponte dois tipos de conflitos de uso da gua numa unidade de bacia hidrogrfica.

Questão 39
2012HistóriaGeografia

(UNICAMP - 2012 - 1 FASE) Em discurso proferido em 20 de maio de 2011, o presidente dos EUA, Barack Obama, pronunciou-se sobre as negociaes relativas ao conflito entre palestinos e israelenses, propondo o retorno configurao territorial anterior Guerra dos Seis Dias, ocorrida em 1967. Sobre o contexto relacionado ao conflito mencionado correto afirmar que:

Questão 40
2012Geografia

(UNICAMP - 2012 - 1 FASE) Observe o esquema abaixo, que indica a circulao atmosfrica sobre a superfcie terrestre, e indique a alternativa correta.

Questão 41
2012Geografia

(UNICAMP - 2012 - 1 FASE) ...as caatingas so um aliado incorruptvel do sertanejo em revolta. Entram tambm de certo modo na luta. Armam-se para o combate; agridem. Tranam-se, impenetrveis, ante o forasteiro, mas abrem-se em trilhas multivias, para o matuto que ali nasceu e cresceu... (Euclides da Cunha, Os Sertes. Rio de Janeiro: FBN, p. 102.) No texto, as caatingas so apresentadas como aliadas do sertanejo. Essa vegetao est associada a

Questão 42
2012Geografia

(UNICAMP - 2012 - 1 FASE) Considerando a geopoltica do petrleo e os dados da figura abaixo, em que se observam os grandes fluxos de importao e exportao desse recurso energtico de origem mineral, pode-se afirmar que:

Questão 43
2012HistóriaGeografia

(UNICAMP -2012 - 1 FASE) No perodo das grandes navegaes, os marinheiros enfrentavam srios problemas quando as caravelas entravam em zonas de calmaria. Em relao ao tema, pode-se afirmar que:

1-15 de 21chevron right center