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Questões de Português - UNICAMP 2012 | Gabarito e resoluções

1-12 de 12
Questão 1
2012Português

(UNICAMP - 2012 - 2 FASE) H notcias que so de interesse pblico e h notcias que so de interesse do pblico. Se a celebridade x est saindo com o ator y, isso no tem nenhum interesse pblico. Mas, dependendo de quem sejam x e y, de enorme interesse do pblico, ou de um certo pblico (numeroso), pelo menos. As decises do Banco Central para conter a inflao tm bvio interesse pblico. Mas quase no despertam interesse, a no ser dos entendidos. O jornalismo transita entre essas duas exigncias, desafiado a atender s demandas de uma sociedade ao mesmo tempo massificada e segmentada, de um leitor que gravita cada vez mais apenas em torno de seus interesses particulares. (Fernando Barros e Silva, O jornalista e o assassino. Folha de So Paulo (verso on line), 18/04/2011. Acessado em 20/12/2011.) a) A palavra pblico empregada no texto ora como substantivo, ora como adjetivo. Exemplifique cada um desses empregos com passagens do prprio texto e apresente o critrio que voc utilizou para fazer a distino. b) Qual , no texto, a diferena entre o que chamado de interesse pblico e o que chamado de interesse do pblico?

Questão 2
2012Português

(UNICAMP - 2012 - 2 FASE) Os enunciados abaixo so parte de uma pea publicitria que anuncia um carro produzido por uma conhecida montadora de automveis. a) A meno Organizao Mundial da Sade na pea publicitria justificada pela apresentao de uma das caractersticas do produto anunciado. Qual essa caracterstica? Explique por que o modo como a caracterstica apresentada sustenta a referncia Organizao Mundial da Sade. b) A pea publicitria apresenta duas oraes com o verbo caber. Contraste essas oraes quanto organizao sinttica. Que efeito produzido por meio delas?

Questão 3
2012Português

(UNICAMP - 2012 - 2 FASE) TEXTO I Entre 1995 e 2008, 12,8 milhes de pessoas saram da condio de pobreza absoluta (rendimento mdio domiciliar per capita at meio salrio mnimo mensal), permitindo que a taxa nacional dessa categoria de pobreza casse 33,6%, passando de 43,4% para 28,8%. No caso da taxa de pobreza extrema (rendimento mdio domiciliar per capita de at um quarto de salrio mnimo mensal), observa-se um contingente de 13,1 milhes de brasileiros a superar essa condio, o que possibilitou reduzir em 49,8% a taxa nacional dessa categoria de pobreza, de 20,9%, em 1995, para 10,5%, em 2008. (Dimenso, evoluo e projeo da pobreza por regio e por estado no Brasil, Comunicados do IPEA, 13/07/2010, p. 3.) a) Podemos relacionar os termos misria e pobreza, presentes no TEXTO II, a dois conceitos que so abordados no TEXTO I. Identifique esses conceitos e explique por que eles podem ser relacionados s noes de misria e pobreza. b) Que crtica apresentada no TEXTO II? Mostre como a charge constri essa crtica.

Questão 4
2012Português

(UNICAMP - 2012 - 2 FASE) Os verbetes apresentados em (II) a seguir trazem significados possveis para algumas palavras que ocorrem no texto intitulado Bicho Gramtico, apresentado em (I). I BICHO GRAMTICO Vicente Matheus (1908-1997) foi um dos personagens mais controversos do futebol brasileiro. Esteve frente do paulista Corinthians em vrias ocasies entre 1959 e 1990. Voluntarioso e falastro, o uso que fazia da lngua portuguesa nem sempre era aquele reconhecido pelos livros. Uma vez, querendo deixar bem claro que o craque do Timo no seria vendido ou emprestado para outro clube, afirmou que o Scrates invendvel e imprestvel. Em outro momento, exaltando a versatilidade dos atletas, criou uma prola da lingustica e da zoologia: Jogador tem que ser completo como o pato, que um bicho aqutico e gramtico. (Adaptado de Revista de Histria da Biblioteca Nacional, jul. 2011, p. 85.) II Invendvel: que no se pode vender ou que no se vende com facilidade. Imprestvel: que no tem serventia; intil. Aqutico: que vive na gua ou sua superfcie. Gramtico: que ou o que apresenta melhor rendimento nas corridas em pista de grama (diz-se de cavalo). (Dicionrio HOUAISS (verso digital on line), houaiss.uol.com.br) a) Descreva o processo de formao das palavras invendvel e imprestvel e justifique a afirmao segundo a qual o uso que Vicente Matheus fazia da lngua portuguesa nem sempre era aquele reconhecido pelos livros. b) Explique por que o texto destaca que Vicente Matheus criou uma prola da lingustica e da zoologia.

Questão 5
2012Português

(UNICAMP - 2012 - 2 FASE) O texto abaixo parte de uma campanha promovida pela ANER (Associao Nacional de Editores de Revistas). Surfamos a Internet, Nadamos em revistas A Internet empolga. Revistas envolvem. A Internet agarra. Revistas abraam. A Internet passageira. Revistas so permanentes. E essas duas mdias esto crescendo. Um dado que passou quase despercebido em meio ao barulho da Internet foi o fato de que a circulao de revistas aumentou nos ltimos cinco anos. Mesmo na era da Internet, o apelo das revistas segue crescendo. Pense nisto: o Google existe h 12 anos. Durante esse perodo, o nmero de ttulos de revistas no Brasil cresceu 234%. Isso demonstra que uma mdia nova no substitui uma mdia que j existe. Uma mdia estabelecida tem a capacidade de seguir prosperando, ao oferecer uma experincia nica. por isso que as pessoas no deixam de nadar s porque gostam de surfar. (Adaptado de Imprensa, n. 267, maio 2011, p. 17.) a) O verbo surfar pode ser usado como transitivo ou intransitivo. Exemplifique cada um desses usos com enunciados que aparecem no texto da campanha. Indique, justificando, em qual desses usos o verbo assume um sentido necessariamente figurado. b) Que relao pode ser estabelecida entre o ttulo da campanha e o trecho reproduzido a seguir? Como essa relao sustentada dentro da campanha? A Internet empolga. Revistas envolvem. A Internet agarra. Revistas abraam. A Internet passageira. Revistas so permanentes.

Questão 6
2012Português

(UNICAMP - 2012 - 2 FASE) O pargrafo reproduzido abaixo introduz a crnica intitulada Tragdia concretista, de Lus Martins. O poeta concretista acordou inspirado. Sonhara a noite toda com a namorada. E pensou: lbio, lbia. O lbio em que pensou era o da namorada, a lbia era a prpria. Em todo o caso, na pior das hipteses, j tinha um bom comeo de poema. Todavia, cada vez mais obcecado pela lembrana daqueles lbios, achou que podia aproveitar a sua lbia e, provisoriamente desinteressado da poesia pura, resolveu telefonar criatura amada, na esperana de maiores intimidades e vantagens. At os poetas concretistas podem ser homens prticos. (Lus Martins, Tragdia concretista, em As cem melhores crnicas brasileiras. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007, p. 132.) a) Compare lbio e lbia quanto forma e ao significado. Considerando a especificidade do poeta, justifique a ocorrncia dessas duas palavras dentro da crnica. b) Explique por que a palavra todavia usada para introduzir um dos enunciados da crnica.

Questão 8
2012Português

(UNICAMP - 2012 - 2 FASE) Os animais desempenham um papel simblico no romance Iracema. Dentre eles, destacam-se o co Japi e a jandaia (ou ar), que aparecem nos excertos abaixo. Poti voltou de perseguir o inimigo. (...) O co fiel o seguia de perto, lambendo ainda nos pelos do focinho a marugem do sangue tabajara, de que se fartara; o senhor o acariciava satisfeito de sua coragem e dedicao. Fora ele quem salvara Martim (...). Os maus espritos da floresta podem separar outra vez o guerreiro branco de seu irmo pitiguara. O co te seguir daqui em diante, para que mesmo de longe Poti acuda a teu chamado. Mas o co teu companheiro e amigo fiel. Mais amigo e companheiro ser de Poti, servindo a seu irmo que a ele. Tu o chamars Japi; e ele ser o p ligeiro com que de longe corramos um para o outro. (...) Tanto que os dois guerreiros tocaram as margens do rio, ouviram o latir do co, que os chamava, e o grito da ar, que se lamentava. -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- A ar, pousada no jirau fronteiro, alonga para sua formosa senhora os verdes tristes olhos. Desde que o guerreiro branco pisou a terra dos tabajaras, Iracema a esqueceu.(...) Iracema lembrou-se que tinha sido ingrata para a jandaia esquecendo-a no tempo da felicidade; e agora ela vinha para a consolar no tempo da desventura. (...) Na seguinte alvorada foi a voz da jandaia que a despertou. A linda ave no deixou mais sua senhora (). A jandaia pousada no olho da palmeira repetia tristemente: Iracema! Desde ento os guerreiros pitiguaras, que passavam perto da cabana abandonada e ouviam ressoar a voz plangente da ave amiga, se afastavam, com a alma cheia de tristeza, do coqueiro onde cantava a jandaia. E foi assim que um dia veio a chamar-se Cear o rio onde crescia o coqueiro, e os campos onde serpeja o rio. (Jos de Alencar, Iracema. So Paulo: tica, 1992, p. 52 e p. 80.) a) Explique o papel simblico desempenhado pelo co. b) Explique o papel simblico desempenhado pela jandaia ou ar.

Questão 10
2012Português

(UNICAMP - 2012 - 2 FASE) Os trechos a seguir foram extrados de Memrias de um sargento de milcias e Vidas secas, respectivamente. O som daquela voz que dissera abra a porta lanara entre eles, como dissemos, o espanto e o medo. E no foi sem razo; era ela o anncio de um grande aperto, de que por certo no poderiam escapar. Nesse tempo ainda no estava organizada a polcia da cidade, ou antes estava-o de um modo em harmonia com as tendncias e ideias da poca. O major Vidigal era o rei absoluto, o rbitro supremo de tudo o que dizia respeito a esse ramo de administrao; era o juiz que julgava e distribua a pena, e ao mesmo tempo o guarda que dava caa aos criminosos; nas causas da sua imensa alada no haviam testemunhas, nem provas, nem razes, nem processo; ele resumia tudo em si; a sua justia era infalvel; no havia apelao das sentenas que dava, fazia o que queria, ningum lhe tomava contas. Exercia enfim uma espcie de inquirio policial. Entretanto, faamos-lhe justia, dados os descontos necessrios s ideias do tempo, em verdade no abusava ele muito de seu poder, e o empregava em certos casos muito bem empregado. (Manuel Antnio de Almeida, Memrias de um sargento de milcias. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos e Cientficos, 1978, p. 21.) Nesse ponto um soldado amarelo aproximou-se e bateu familiarmente no ombro de Fabiano: Como , camarada? Vamos jogar um trinta-e-um l dentro? Fabiano atentou na farda com respeito e gaguejou, procurando as palavras de seu Toms da bolandeira: Isto . Vamos e no vamos. Quer dizer. Enfim, contanto, etc. conforme. Levantou-se e caminhou atrs do amarelo, que era autoridade e mandava. Fabiano sempre havia obedecido. Tinha muque e substncia, mas pensava pouco, desejava pouco e obedecia. (Graciliano Ramos, Vidas secas. Rio de Janeiro: Record, 2007, p. 28.) a) Que semelhanas e diferenas podem ser apontadas entre o Major Vidigal, de Memrias de um sargento de milcias, e o soldado amarelo, de Vidas Secas? b) Como essas semelhanas e diferenas se relacionam com as caractersticas de cada uma das obras?

Questão 11
2012Português

(UNICAMP - 2012 - 2 FASE) Os trechos a seguir foram extrados de A cidade e as serras, de Ea de Queirs. Mas dentro, no peristilo, logo me surpreendeu um elevador instalado por Jacinto apesar do 202 ter somente dois andares, e ligados por uma escadaria to doce que nunca ofendera a asma da Sr. D. Angelina! Espaoso, tapetado, ele oferecia, para aquela jornada de sete segundos, confortos numerosos, um div, uma pele de urso, um roteiro das ruas de Paris, prateleiras gradeadas com charutos e livros. Na antecmera, onde desembarcamos, encontrei a temperatura macia e tpida duma tarde de Maio, em Guies. Um criado, mais atento ao termmetro que um piloto agulha, regulava destramente a boca dourada do calorfero. E perfumadores entre palmeiras, como num terrao santo de Benares, esparziam um vapor, aromatizando e salutarmente umedecendo aquele ar delicado e superfino. Eu murmurei, nas profundidades do meu assombrado ser: Eis a Civilizao! ---------------------------------------------------------------------------------------------------------- Meus amigos, h uma desgraa... Dornan pulou na cadeira: Fogo? No, no era fogo. Fora o elevador dos pratos que inesperadamente, ao subir o peixe de S. Alteza, se desarranjara, e no se movia, encalhado! (...) O Gro-Duque l estava, debruado sobre o poo escuro do elevador, onde mergulhara uma vela que lhe avermelhava mais a face esbraseada. Espreitei, por sobre o seu ombro real. Em baixo, na treva, sobre uma larga prancha, o peixe precioso alvejava, deitado na travessa, ainda fumegando, entre rodelas de limo. Jacinto, branco como a gravata, torturava desesperadamente a mola complicada do ascensor. Depois foi o Gro-Duque que, com os pulsos cabeludos, atirou um empuxo tremendo aos cabos em que ele rolava. Debalde! O aparelho enrijara numa inrcia de bronze eterno. (Ea de Queirs, A cidade e as serras. So Paulo: Companhia Editora Nacional, 2006, p. 28, p. 63.) a) Levando em considerao os dois trechos, explique qual o significado do enguio do elevador. b) Como o desfecho do romance se relaciona com esse episdio?

Questão 12
2012Português

(UNICAMP - 2012 - 2 FASE) Os trechos abaixo foram extrados de Dom Casmurro, de Machado de Assis. Eu, leitor amigo, aceito a teoria do meu velho Marcolini, no s pela verossimilhana, que muita vez toda a verdade, mas porque a minha vida se casa bem definio. Cantei um duo ternssimo, depois um trio, depois um quatuor... ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Nada se emenda bem nos livros confusos, mas tudo se pode meter nos livros omissos. Eu, quando leio algum desta outra casta, no me aflijo nunca. O que fao, em chegando ao fim, cerrar os olhos e evocar todas as cousas que no achei nele. Quantas ideias finas me acodem ento! Que de reflexes profundas! Os rios, as montanhas, as igrejas que no vi nas folhas lidas, todos me aparecem agora com as suas guas, as suas rvores, os seus altares, e os generais sacam das espadas que tinham ficado na bainha, e os clarins soltam as notas que dormiam no metal, e tudo marcha com uma alma imprevista. que tudo se acha fora de um livro falho, leitor amigo. Assim preencho as lacunas alheias; assim podes tambm preencher as minhas. (Machado de Assis, Dom Casmurro. Cotia: Ateli Editorial, 2008, p. 213.) a) Como a narrativa de Bento Santiago pode ser relacionada com a afirmao de que a verossimilhana muita vez toda a verdade? b) Considerando essa relao, explicite o desafio que o segundo trecho prope ao leitor.

Questão
2012Português

(UNICAMP - 2012 - 2 fase - Questo 9) Os excertos abaixo foram extrados do Auto da barca do inferno, de Gil Vicente. (...) FIDALGO: Que leixo na outra vida quem reze sempre por mi. DIABO: (...) E tu viveste a teu prazer, cuidando c guarecer por que rezem l por ti!...(...) ANJO: Que quers? FIDALGO: Que me digais, pois parti to sem aviso, se a barca do paraso esta em que navegais. ANJO: Esta ; que me demandais? FIDALGO: Que me leixs embarcar. s fidalgo de solar, bem que me recolhais. ANJO: No se embarca tirania neste batel divinal. FIDALGO: No sei por que haveis por mal Que entra minha senhoria. ANJO: Pera vossa fantesia mui estreita esta barca. FIDALGO: Pera senhor de tal marca nom h aqui mais cortesia? (...) ANJO: No vindes vs de maneira pera ir neste navio. Essoutro vai mais vazio: a cadeira entrar e o rabo caber e todo vosso senhorio. Vs irs mais espaoso com fumosa senhoria, cuidando na tirania do pobre povo queixoso; e porque, de generoso, desprezastes os pequenos, achar-vos-eis tanto menos quanto mais fostes fumoso. () SAPATEIRO: (...) E pera onde a viagem? DIABO: Pera o lago dos danados. SAPATEIRO: Os que morrem confessados, onde tm sua passagem? DIABO: Nom cures de mais linguagem! Esta a tua barca, esta! (...) E tu morreste excomungado: no o quiseste dizer. Esperavas de viver, calaste dous mil enganos... tu roubaste bem trintanos o povo com teu mester. (...) SAPATEIRO: Pois digo-te que no quero! DIABO: Que te ps, hs-de ir, si, si! SAPATEIRO: Quantas missas eu ouvi, no me ho elas de prestar? DIABO: Ouvir missa, ento roubar, caminho peraqui. (Gil Vicente, Auto da barca do inferno, em Cleonice Berardinelli (org.), Antologia do teatro de Gil Vicente. Rio de Janeiro: Nova Fronteira; Braslia: INL, 1984, p. 57-59e 68-69.) a) Por que razo especfica o fidalgo condenado a seguir na barca do inferno? E o sapateiro? b) Alm das faltas especficas desses personagens, h uma outra, comum a ambos e bastante praticada poca, que Gil Vicente condena. Identifique essa falta e indique de que modo ela aparece em cada um dos personagens.

Questão
2012Português

(UNICAMP - 2012 - 2 FASE) O excerto abaixo foi extrado do poema Balada Feroz, de Vincius de Moraes. (...) Lana o teu poema inocente sobre o rio venreo engolindo as cidades Sobre os casebres onde os escorpies se matam viso dos amores miserveis Deita a tua alma sobre a podrido das latrinas e das fossas Por onde passou a misria da condio dos escravos e dos gnios. (...) Amarra-te aos ps das garas e solta-as para que te levem E quando a decomposio dos campos de guerra te ferir as narinas, lana-te sobre a cidade morturia Cava a terra por entre as tumefaes e se encontrares um velho canho soterrado, volta E vem atirar sobre as borboletas cintilando cores que comem as fezes verdes das estradas. (...) Suga aos cnicos o cinismo, aos covardes o medo, aos avaros o ouro E para que apodream como porcos, injeta-os de pureza! E com todo esse pus, faz um poema puro E deixa-o ir, armado cavaleiro, pela vida E ri e canta dos que pasmados o abrigarem E dos que por medo dele te derem em troca a mulher e o po. Canta! canta, porque cantar a misso do poeta E dana, porque danar o destino da pureza Faz para os cemitrios e para os lares o teu grande gesto obsceno Carne morta ou carne viva toma! Agora falo eu que sou um! (Vincius de Moraes, Antologia Potica. So Paulo: Companhia das Letras, 2009, p. 51-53.) a) Como prprio do modernismo potico, os versos acima contrariam a linguagem mais depurada e as imagens mais elevadas da lrica tradicional. Como podemos definir as imagens predominantes em Balada feroz? A que se referem tais imagens? b) Qual o papel da poesia e do poeta diante da realidade representada?

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