Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Biologia - UNICAMP 2013 | Gabarito e resoluções

1-14 de 14
Questão 17
2013Biologia

(UNICAMP- 2013 - 2 fase - Questo 17) Cerca de 70% da superfcie da Terra coberta por gua do mar e abaixo dessa superfcie a gua atinge uma profundidade mdia de 3,8 quilmetros. Os ecossistemas marinhos abrigam grande biodiversidade, mas parte dela vem sendo ameaada pela pesca predatria. Na tentativa de controlar o problema, medidas governamentais tm sido adotadas, como a proibio da pesca em perodo reprodutivo e a restrio do uso de redes de malhas finas. a) Como a proibio da pesca em perodo reprodutivo e como a restrio a redes de malhas finas minimizariam o problema da pesca predatria, contribuindo para a sustentabilidade da pesca? Explique. b) Monte uma cadeia alimentar tpica dos oceanos, considerando a presena de quatro nveis trficos.

Questão 18
2013Biologia

(UNICAMP- 2013 - 2 fase - Questo 18) Um zologo recebeu um animal marinho encontrado em uma praia. Ao tentar identific-lo com o auxlio de uma lupa, o pesquisador notou, na superfcie corporal do animal, a presena de espinhos e de estruturas tubulares, identificadas como ps ambulacrais. a) Com base nesses elementos da anatomia externa, determine o filo a que pertence o animal em anlise. Nomeie uma classe desse filo e d um exemplo de um animal que a represente. b) Explique como ocorre a reproduo dos animais pertencentes a esse filo.

Questão 19
2013Biologia

(UNICAMP - 2013 - 1 FASE)Levantamentos faunsticos da serapilheira (material recm-cado no solo, constitudo principalmente de folhas, cascas, galhos, flores, frutos e sementes) de florestas tropicais revelam a presena de uma grande variedade de espcies nessa camada superficial do solo. Considerando-se os diferentes filos animais, espera-se encontrar na serapilheira representantes de

Questão 19
2013Biologia

(UNICAMP- 2013 - 2 fase - Questo 19) Na Regio Sudeste do Brasil as paineiras frutificam em pleno inverno, liberando suas sementes envoltas por material lanoso, como mostram as figuras abaixo. Tal fato est relacionado com o mecanismo de disperso das sementes. a) Explique como ocorre a disperso das sementes das paineiras e qual a importncia da frutificao ocorrer no inverno da Regio Sudeste., b) Diferentemente das paineiras, existem plantas que investem na produo de frutos carnosos e vistosos. De que maneira tal estratgia pode estar relacionada disperso das sementes dessas plantas? Explique.

Questão 20
2013Biologia

(UNICAMP - 2013 - 1 FASE)Considerando os respectivos ciclos de vida e de reproduo, um pinheiro do Paran pode ser diferenciado de um jequitib pela

Questão 20
2013Biologia

(UNICAMP- 2013 - 2 fase - Questo 20)Os tubares e os golfinhos so semelhantes quanto ao formato corpreo, como pode ser notado nas figuras abaixo. Tal semelhana, no entanto, no reflete proximidade filogentica. a) Dado que a semelhana apontada entre os tubares e os golfinhos no pode ser explicada por ancestralidade comum, a que ela se deve? Explique o processo que originou tal semelhana. b) Diferencie os tubares dos golfinhos quanto ao sistema respiratrio e quanto estrutura do corao.

Questão 21
2013Biologia

(UNICAMP- 2013 - 2 fase - Questo 21) Os fungos so organismos eucariticos heterotrficos unicelulares ou multicelulares. Os fungos multicelulares tm os ncleos dispersos em hifas, que podem ser contnuas ou septadas, e que, em conjunto, formam o miclio. a) Mencione uma caracterstica que diferencie a clula de um fungo de uma clula animal, e outra que diferencie a clula de um fungo de uma clula vegetal. b) Em animais, alguns fungos podem provocar intoxicao e doenas como micoses; em plantas, podem causar doenas que prejudicam a lavoura, como a ferrugem do cafeeiro, a necrose do amendoim e a vassoura de bruxa do cacau. Entretanto, os fungos tambm podem ser benficos. Cite dois benefcios proporcionados pelos fungos.

Questão 22
2013Biologia

(UNICAMP - 2013 - 1 FASE)Considere um indivduo heterozigoto para dois locos gnicos que esto em linkage, ou seja, no apresentam segregao independente. A representao esquemtica dos cromossomos presentes em uma de suas clulas somticas em diviso mittica :

Questão 22
2013Biologia

(UNICAMP- 2013 - 2 fase - Questo 22) A histria da doena de Chagas se inicia com uma tripla descoberta, ocorrida no interior de Minas Gerais. Em abril de 1909, Carlos Chagas (1878-1934) comunicou ao mundo cientfico a descoberta de uma nova doena humana. O agente causal da doena e seu vetor tambm haviam sido por ele identificados, ao final de 1908. A descoberta de Chagas, considerada nica na histria da medicina, constitui um marco decisivo na histria da cincia e da sade brasileiras, trazendo uma contribuio inovadora ao campo emergente da medicina tropical e dos estudos sobre as doenas parasitrias transmitidas por insetos. A doena de Chagas ainda preocupa, principalmente os moradores de Abaetetuba, no nordeste do Par. De acordo com a Secretaria de Sade do Par, s em agosto deste ano foram registrados 18 casos na regio associados ao consumo de aa. No total, 365 casos foram contabilizados de janeiro a agosto de 2012. Nas regies Sul e Sudeste do Brasil, a transmisso dessa doena j foi relacionada ao consumo de garapa. a) Indique o agente causal da doena de Chagas e seu vetor descritos pelo pesquisador em 1908-1909. Explique a forma de transmisso dessa doena para humanos descrita por Chagas. b) Explique como o consumo de aa ou de garapa pode transmitir essa parasitose. Como seria possvel impedir essa via de transmisso ao consumir esses alimentos?

Questão 23
2013Biologia

(UNICAMP- 2013 - 2 fase - Questo 23) Para determinada espcie de planta, a cor das ptalas e a textura das folhas so duas caractersticas monognicas de grande interesse econmico, j que as plantas com ptalas vermelhas e folhas rugosas atingem alto valor comercial. Para evitar o surgimento de plantas com fentipos indesejados nas plantaes mantidas para fins comerciais, importante que os padres de herana dos fentipos de interesse sejam conhecidos. A simples anlise das frequncias fenotpicas obtidas em cruzamentos controlados pode revelar tais padres de herana. No caso em questo, do cruzamento de duas linhagens puras (homozigotas), uma composta por plantas de ptalas vermelhas e folhas lisas (P1) e outra, por plantas de ptalas brancas e folhas rugosas (P2), foram obtidas 900 plantas. Cruzando as plantas de F1, foi obtida a gerao F2, cujas frequncias fenotpicas so apresentadas no quadro a seguir. a) Qual o padro de herana da cor vermelha da ptala? E qual o padro de herana do fentipo rugoso das folhas? Justifique. b) Qual a proporo do gentipo duplo-heterozigoto (gentipo heterozigoto para os dois locos gnicos) em F2? Justifique.

Questão 24
2013Biologia

(UNICAMP - 2013 - 1 FASE)Um caso de morte por febre maculosa em Piracicaba resultou no fechamento temporrio de um parque da cidade, para que os elementos envolvidos na transmisso fossem eliminados. O agente etiolgico dessa doena e os elementos necessrios para sua transmisso so:

Questão 24
2013Biologia

(UNICAMP- 2013 - 2 fase - Questo 24) A endotermia surgiu ao longo da evoluo como uma importante estratgia de sobrevivncia. A rapidez na resposta a estmulos externos garante aos endotrmicos uma relevante vantagem adaptativa em relao aos ectotrmicos. Alguns estudos tericos tm estimado, por exemplo, que o homem seria pelo menos dez vezes mais lento se no fosse capaz de manter sua temperatura corprea constante e relativamente alta (em torno de 37C). Por outro lado, o consumo de energia de um animal endotrmico muito maior do que o de um animal ectotrmico de igual tamanho e peso. a) Compare o comportamento de um mamfero e o de um lagarto em duas situaes que permitam demonstrar as vantagens evolutivas associadas endotermia. b) A energia necessria para um vertebrado endotrmico manter seu metabolismo fornecida pelos alimentos. O amido uma importante fonte energtica e est presente em vrios alimentos. Explique como ocorre a digesto do amido e indique quais so as menores molculas resultantes dessa digesto.

Questão
2013Biologia

(UNICAMP - 2013 - 1 FASE)No decorrer de sua existncia, a espcie humana tem sido uma das principais responsveis pelo desaparecimento de muitos organismos de nosso planeta. Nos tempos mais remotos, a caa indiscriminada de animais mais vulnerveis, como, por exemplo, aves no voadoras, era um dos principais motivos de extino de vrias espcies. Atualmente o ser humano continua sendo o principal promotor da perda de biodiversidade. Um conjunto de possveis causas de extino de espcies nos tempos atuais :

Questão
2013Biologia

(UNICAMP - 2013 - 1 FASE)Olhos pouco desenvolvidos e ausncia de pigmentao externa so algumas das caractersticas comuns a diversos organismos que habitam exclusivamente cavernas. Dentre esses organismos, encontram-se espcies de peixes, anfbios, crustceos, aracndeos, insetos e aneldeos. Em relao s caractersticas mencionadas, correto afirmar que:

1-14 de 14