Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Geografia - UNICAMP 2013 | Gabarito e resoluções

1-15 de 18chevron right center
Questão 1
2013Geografia

(UNICAMP - 2013 - 2 fase - Questo 1) A imagem abaixo mostra o Arquiplago de Anavilhanas, no Rio Negro, Estado do Amazonas. Observe a imagem e responda s questes. a) O Rio Negro apresenta guas escurecidas, diferentemente de outros rios da regio, que apresentam cores claras. Por que este rio apresenta cores escuras? b) O que explica a grande quantidade de ilhas no canal do rio? Por que parte dessas ilhas coberta de floresta?

Questão 2
2013Geografia

(UNICAMP - 2013 - 2 fase - Questo 2) As mars so movimentos peridicos de elevao e abaixamento dos oceanos e mares provocados pela ao gravitacional da Lua e do Sol sobre a Terra. A figura abaixo representa os momentos de ocorrncia de mars de sizgia e de mars de quadratura. Observe a figura e responda s questes. a) Em que condies ocorrem mars de sizgia e mars de quadratura, e que consequncias essas condies tm para a amplitude de mars? b) Indique duas formas geomorfolgicas que podem ser influenciadas pelas mars nas zonas costeiras.

Questão 3
2013Geografia

(UNICAMP - 2013 - 2 fase - Questo 3) O mapa abaixo apresenta os abalos ssmicos superiores magnitude 3,0 identificados no Brasil entre 1767 e 2007. a) Embora distante da borda de placas tectnicas, o Brasil apresenta abalos ssmicos eventuais. Quais as caractersticas predominantes desses sismos no Brasil? b) Por que o Estado do Acre apresenta grande quantidade de abalos ssmicos e por que eles so profundos?

Questão 4
2013Geografia

(UNICAMP - 2013 - 2 fase - Questo 4) O Congresso Nacional aprovou a Lei n 10.257, em vigor desde 10 de outubro de 2001, conhecida como Estatuto da Cidade. Esta Lei estabelece as diretrizes gerais da poltica urbana brasileira, fornecendo instrumentos urbansticos para o desenvolvimento das funes sociais, do uso e da gesto da cidade. (Adaptado de Estatuto da Cidade: Guia para Implementao pelos Municpios e Cidados. Braslia: Instituto Plis/Laboratrio de Desenvolvimento Local, 2001.) a) Aponte dois aspectos da urbanizao brasileira, manifestados especialmente a partir da segunda metade do sculo XX, que produziram a necessidade de uma lei para orientar a poltica urbana do pas. b) O Plano Diretor, instrumento de planejamento urbano que consta da Constituio de 1988, foi reforado no Estatuto da Cidade e obrigatrio para algumas categorias de municpios brasileiros. Destaque duas diretrizes de planejamento urbano que o Plano Diretor Municipal pode adotar para que seja garantido o direito de todos cidade.

Questão 5
2013Geografia

(UNICAMP - 2013 - 2 fase - Questo 5) Graas ao tamanho continental e imensa populao do pas, as polticas implementadas pelo governo permitiram China combinar as vantagens da industrializao voltada para a exportao, induzida em grande parte pelo investimento estrangeiro, com as vantagens de uma economia nacional centrada em si mesma e protegida informalmente pelo idioma, pelos costumes, pelas instituies e pelas redes, aos quais os estrangeiros s tinham acesso por intermedirios locais. Uma boa ilustrao dessa combinao so as imensas ZPEs que o governo da China ergueu do nada e que hoje abrigam dois teros do total mundial de trabalhadores em zonas desse tipo. (Adaptado de Giovanni Arrighi, Adam Smith em Pequim: origens e fundamentos do sculo XXI. So Paulo: Boitempo, 2008, p.362.) a) Indique duas aes polticas do governo chins que produziram as condies internas para a ascenso econmica do pas. b) Aponte as estratgias geopolticas utilizadas pela China para a obteno de recursos naturais em distintas partes do mundo, que possibilitam a manuteno do atual modelo de produo industrial em larga escala no pas.

Questão 6
2013Geografia

(UNICAMP - 2013 - 2 fase - Questo 6) O Congresso Nacional brasileiro aprovou o Projeto de Lei n 2565/2011, que altera a distribuio dos royalties da explorao e produo de petrleo, gs natural e outros hidrocarbonetos fludos entre a Unio, Estados, Distrito Federal e municpios. Este novo marco regulatrio, que trata do regime de partilha das riquezas geradas pela explorao dos recursos naturais no pas, vem gerando polmica. O que se debate se tais riquezas devem permanecer apenas nos Estados e municpios em que se localizam os combustveis fsseis ou se elas sero distribudas tambm para as outras unidades da Federao que no so detentoras desses recursos. a) Cite os dois Estados brasileiros mais prejudicados pela aprovao do novo marco regulatrio. b) Apresente os principais argumentos favorveis manuteno da legislao atual e os que defendem a distribuio das riquezas produzidas pela explorao dos recursos para todas as unidades da Federao.

Questão 7
2013Geografia

(UNICAMP - 2013 - 2 fase - Questo 7) Em novembro de 2011, o cacique Nsio Gomes de Tekoha Guaiviry foi morto nas proximidades da rodovia MS-386, entre os municpios de Ponta Por e Amamba, no Estado do Mato Grosso do Sul (MS). O assassinato de indgenas nessa regio um fato frequente. Os povos indgenas Guarani e Kaiow vivem em situaes precrias e em constantes conflitos com os fazendeiros da regio. (Adaptado de Documento Final Aty Guasu Kaiow e Guarani: Aldeia Rancho JacarLaguna. CIMI-Regional Mato Grosso do Sul. http://www.cimi.org.br/site/ptbr/index.php?system=newsaction=readid=6406. Acessado em 04/10/2012.) a) Apresente os principais motivos de conflitos entre indgenas e fazendeiros como os da regio mencionada no texto. b) Cite duas aes coordenadas pela FUNAI direcionadas para a proteo das populaes indgenas brasileiras.

Questão 8
2013Geografia

(UNICAMP - 2013 - 2 fase - Questo 8) A foto A mostra famlias de colonos imigrantes alemes que participaram do povoamento do Paran e a foto B mostra colonos italianos na cidade de Caxias do Sul (RS). A primeira grande poltica regional executada pelo nascente Estado nacional brasileiro foi a colonizao dirigida na Regio Sul do Brasil. a) Identifique os objetivos do governo brasileiro quando formulou a poltica de povoamento da Regio Sul com populaes imigrantes, especialmente europeus. b) Aponte duas caractersticas que predominaram no tipo de povoamento empreendido pela colonizao dirigida na Regio Sul, uma referente ao regime de propriedade da terra adotado e uma referente s formas de cultivo da terra.

Questão 9
2013Geografia

(UNICAMP - 2013 - 2 fase - Questo 9) As alteraes do clima vm sendo debatidas pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanas Climticas (IPCC), rgo das Naes Unidas. Segundo o IPCC, at 2100 a temperatura da Terra poder subir entre 1,8C e 5C. (Adaptado de http://hdr.undp.org/en/media/HDR-20072008-PT-complete.pdf. Acessado em 02/10/2012.) Considerando o texto acima, responda: a) Quais seriam as consequncias do possvel aumento da temperatura da Terra? b) Cite duas metas definidas pelo Protocolo de Kyoto para reduzir o possvel aumento da temperatura no planeta.

Questão 10
2013Geografia

(UNICAMP - 2013 - 1 FASE)A imagem abaixo mostra um local por onde passa o Trpico de Capricrnio. Sobre o Trpico de Capricrnio podemos afirmar que:

Questão 11
2013Geografia

(UNICAMP - 2013 - 1 FASE)A metrpole industrial do passado integrava no espao urbano diversos processos produtivos, ocorrendo uma concentrao espacial das plantas de fbrica, da infraestrutura e dos trabalhadores. Na metrpole contempornea predomina uma disperso territorial das atividades econmicas e da fora de trabalho. Nesta, a produo fabril tende a se instalar na periferia ou nos arredores do permetro urbano, enquanto as atividades associadas ao poder financeiro, poltico e econmico concentram-se na rea urbana mais adensada. Adaptado de Carlos de Matos, Redes, nodos e cidades: transformao da metrpole latino-americana, em Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro (org.), Metrpoles: entre a coeso e a fragmentao, a cooperao e o conflito. So Paulo: Editora Perseu Abramo; Rio de Janeiro: Fase, 2004, 157-196.) Como principal caracterstica da metrpole contempornea, destaca-se

Questão 12
2013Geografia

(UNICAMP - 2013 - 1 FASE) No sculo XXI, a participao do Produto Interno Bruto (PIB) do Nordeste no PIB brasileiro vem aumentando paulatinamente, o que indica que a regio passa por um ciclo de crescimento econmico. Os principais fatores responsveis por esse fenmeno so:

Questão 13
2013Geografia

(UNICAMP - 2013 - 1 FASE) Solo a camada superior da superfcie terrestre, onde se fixam as plantas, que dependem de seu suporte fsico, gua e nutrientes. Um perfil de solo representado na figura abaixo. Sobre o perfil apresentado correto afirmar que:

Questão 14
2013Geografia

(UNICAMP - 2013 - 1 FASE)Em zonas de altas montanhas, como no Himalaia, a vegetao se desenvolve em diferentes altitudes, a que se associam variaes das condies de temperatura, umidade, exposio do sol e ventos. Aps examinar a figura a seguir, assinale a alternativa correta a respeito da distribuio da vegetao em relao altitude.

Questão 15
2013Geografia

(UNICAMP - 2013 - 1 FASE)O esquema abaixo representa a entrada de uma frente fria, uma condio atmosfrica muito comum, especialmente nas regies Sul e Sudeste do Brasil. Sobre esta condio correto afirmar que:

1-15 de 18chevron right center