Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de História - UNICAMP 2013 | Gabarito e resoluções

1-15 de 17chevron right center
Questão 2
2013História

(UNICAMP - 2013 - 1 FASE) Alexandre von Humboldt (1769-1859) foi um cientista que analisou o processo das descobertas martimas do sculo XVI, classificando-o como um avano cientfico mpar. A descoberta do Novo Mundo foi marcante porque os trabalhos realizados para conhecer sua geografia tiveramincontestvel influncia no aperfeioamento dos mapas e nos mtodos astronmicos para determinar a posio dos lugares. Humboldt constatou a importncia das viagens imputando-lhes valor cientfico e histrico. (Adaptado de H. B. Domingues, Viagens cientficas: descobrimento e colonizao no Brasil no sculo XIX, em Alda Heizer e Antonio A. Passos Videira, Cincia, Civilizao e Imprio nos trpicos. Rio de Janeiro: Acess Editora, 2001, p. 59.) Assinale a alternativa correta.

Questão 3
2013História

(UNICAMP -2013 - 1FASE) Quando os portugueses comearam a povoar a terra, havia muitos destes ndios pela costa junto das Capitanias. Porque os ndios se levantaram contra os portugueses, os governadores e capites os destruram pouco a pouco, e mataram muitos deles. Outros fugiram para o serto, e assim ficou a costa despovoada de gentio ao longo das Capitanias. Junto delas ficaram alguns ndios em aldeias que so de paz e amigos dos portugueses. (Pero de Magalhes Gandavo, Tratado da Terra do Brasil, em http://www.cce.ufsc.br/~nupill/literatura/ganda1.html. Acessado em 20/08/2012.) Conforme o relato de Pero de Gandavo, escrito por volta de 1570, naquela poca,

Questão 4
2013História

(UNICAMP - 2013 - 1 FASE)Uma pobre mulher, enforcada em 1739 por ter roubado carvo, acreditava que no houvesse pecado nos pobres roubarem os ricos e que, de qualquer forma, Cristo havia morrido para obter o perdo para tais pecadores. (Christopher Hill, A Bblia Inglesa e as revolues do sculo XVII. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2003, p. 608.) Considerando o trecho acima, podemos afirmar, quanto sociedade inglesa dos sculos XVII e XVIII, que:

Questão 6
2013História

(UNICAMP -2013 - 1 FASE) Assinale a afirmao correta sobre a poltica no Segundo Reinado no Brasil.

Questão 7
2013História

(UNICAMP - 2013 - 1 FASE)Em discurso proferido no dia 12/03/1947, o presidente dos EUA, Harry Truman, afirmou: O governo grego tem operado numa atmosfera de caos e extremismo. A extenso da ajuda a esse pas no quer dizer que os Estados Unidos esto de acordo com tudo o que o seu governo tem feito ou far. No momento atual da histria do mundo quase todas as naes se veem na contingncia de escolher entre modos alternativos de vida. E a escolha, frequentes vezes, no livre. (Harold C. Syrett (org.), Documentos Histricos dos Estados Unidos. So Paulo: Cultrix, 1980, p. 316-317.) Considerando o discurso do presidente Truman, bem como os processos histricos do ps-Segunda Guerra Mundial, correto afirmar que:

Questão 8
2013História

(UNICAMP - 2013 - 1 FASE)O estudo da Ilustrao nunca mais foi o mesmo aps o holocausto, durante a Segunda Guerra Mundial. A crena ingnua no poder regenerador da razo inviabilizou-se. Estilhaou-se a cmoda certeza de que as Luzes foram a filosofia da burguesia triunfante, e dos quatro pontos da Europa surgiram evidncias acerca da amplitude e variao do fenmeno, que no caberia mais considerar nem apenas burgus, nem eminentemente francs, nem restrito ao sculo XVIII. (Adaptado de Laura de Mello e Souza, em http://www.revistadehistoria.com.br/secao/artigos/as-paixoesintelectuais. Acessado em 20/08/2012.) A partir do texto, correto afirmar que:

Questão 10
2013História

(UNICAMP - 2013 - 2 fase - Questo 10) Por que as pessoas se casavam na Roma Antiga? Para esposar um dote, um dos meios honrosos de enriquecer, e para ter, em justas bodas, rebentos que, sendo legtimos, perpetuassem o corpo cvico, o ncleo dos cidados. Os polticos no falavam exatamente em natalismo, futura mo de obra, mas em sustento do ncleo de cidados que fazia a cidade perdurar exercendo a funo de cidado ou devendo exerc-la. (Adaptado de P. Aris e G. Duby, Histria da Vida Privada. So Paulo: Companhia das Letras, 1990. v. 1, p. 47.) a) Por que o casamento tinha uma conotao poltica entre os cidados, na Roma Antiga? b) Indique dois grupos excludos da cidadania durante a Repblica romana (509-27 a.C.).

Questão 11
2013História

(UNICAMP - 2013 - 2 fase - Questo 11) Tradicionalmente, a vitria dos cristos sobre os muulmanos na Batalha de Covadonga, na regio da Pennsula Ibrica, em 722, foi considerada o incio da chamada Reconquista. Mais do que um decisivo confronto blico, Covadonga foi uma luta dos habitantes locais por sua autonomia. A aproximao ideolgica desta vitria, feita mais tarde por clrigos das Astrias, conferiu batalha a importncia de um fato transcendente, associado ao que se considerava a misso da monarquia numa Hispnia que tombara diante dos seus inimigos. (Adaptado de R. Ramos, B. V. Sousa e N. Monteiro (orgs.), Histria de Portugal. Lisboa: A Esfera dos Livros, 2009, p. 17-18.) a) Explique o que foi a Reconquista. b) De que maneiras a Batalha de Covadonga foi reutilizada no discurso histrico e poltico pelos clrigos das Astrias?

Questão 12
2013História

(UNICAMP - 2013 - 2 fase - Questo 12) Observe a imagem abaixo: a) A imagem representa a disputa entre calvinistas e catlicos. Como esto representados os calvinistas na obra do artista holands? b) Explique a importncia econmica da Holanda como potncia martima no contexto europeu do sculo XVII.

Questão 13
2013História

(UNICAMP - 2013 - 2 fase - Questo 13) 1549 e 1763 so os anos do estabelecimento de Salvador e Rio de Janeiro, respectivamente, como capitais da rea que viria a ser o Brasil. Em 1960, a terceira capital foi inaugurada. Em relao ao estabelecimento das capitais, responda: a) Quais os objetivos polticos do estabelecimento das duas primeiras capitais? b) Por que a mudana da capital do Rio de Janeiro para Braslia pode ser vista como uma mudana poltica e estratgica?

Questão 14
2013História

(UNICAMP - 2013 - 2a FASE) Observe a distribuio de custos dos camponeses franceses, em percentual da colheita, s vsperas da Revoluo de 1789. Esses custos referem-se ao arrendamento da terra, ao custo das sementes e aos impostos pagos ao rei, ao senhor da terra e ao clero. a) Relacione os dados apresentados com as condies vividas pelos camponeses na Frana do final do Sculo XVIII. b) Por quais motivos a questo econmica foi um elemento importante para o Terceiro Estado durante a Revoluo Francesa?

Questão 15
2013História

(UNICAMP - 2013 - 2 fase - Questo 15) No fim do sculo XIX, Frederick Jackson Turner elaborou uma tese sobre a fronteira como definidora do carter dos Estados Unidos at ento. A fora do indivduo, a democracia, a informalidade e at o carter rude estariam presentes no dilogo entre a civilizao e a barbrie que a fronteira propiciava. As tradies europeias foram sendo abandonadas medida que o desbravador se aprofundava no territrio em expanso dos Estados Unidos. Em relao questo da fronteira nos Estados Unidos, responda: a) De quais grupos ou pases essas terras foram sendo retiradas no sculo XIX? b) O que foi o Destino Manifesto e qual seu papel nessa expanso?

Questão 16
2013História

(UNICAMP - 2013 - 2 fase - Questo 16) Aps a queda da monarquia, a Repblica tentou ligar-se memria da abolio. Seu principal argumento era a recusa do Exrcito em capturar os escravos fugidos. Reivindicava-se, assim, o reconhecimento dos republicanos militares como atores da abolio e redentores da ptria livre. Nas comemoraes oficiais da abolio, o 13 de maio e o 15 de novembro eram apresentados como datas complementares de um mesmo processo de modernizao do pas, abrindo as portas do Brasil ao progresso e civilizao. De modo complementar, ligava-se o sistema monrquico escravido e ao atraso do pas. (Adaptado de Robert Daibert Jr., Guerra de Verses. Revista de Histria da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, jun. 2008. http://www.revistadehistoria.com.br/secao/capa/guerra-de-versoes. Acessado em 30/09/2012.) a) Explique por que o regime republicano associou a monarquia escravido. b) Como a questo militar contribuiu para o fim do Imprio do Brasil?

Questão 17
2013História

(UNICAMP - 2013 - 2 fase - Questo 17) Em janeiro de 1932, o aniversrio de So Paulo foi comemorado com enorme comcio na Praa da S. A multido empunhava bandeiras do Estado, alm de cartazes com palavras de ordem como Tudo pelo Brasil! Tudo por So Paulo!, Abaixo a ditadura!, ou ainda Constituio Ordem e Justia!. (Ilka Stern Cohen, Quando perder vencer. Revista de Histria da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, jul. 2012. http://www.revistadehistoria.com.br/secao/dossie-imigracao-italiana/quando-perder-e-vencer. Acessado em 05/10/2012.) a) Aponte dois aspectos que contriburam para a tenso entre o governo Vargas e o Estado de So Paulo, em 1932. b) Explique por que a Constituinte era uma reivindicao dos paulistas.

Questão 18
2013História

(UNICAMP - 2013 - 2 fase - Questo 18) Na foto abaixo reproduzida, o presidente Jnio Quadros condecora o lder da Revoluo Cubana, Ernesto Che Guevara. a) Como essa condecorao pode ser explicada no contexto das propostas do governo Jnio Quadros para as relaes externas do Brasil? b) Quais grupos, no Brasil, criticaram esse acontecimento?

1-15 de 17chevron right center