Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Biologia - UNICAMP 2014 | Gabarito e resoluções

1-14 de 14
Questão 1
2014Biologia

(UNICAMP 2014) O grfico abaixo ilustra as curvas de crescimento populacional de duas espcies de mamferos (A, B) que vivem na savana africana, um pastador e um predador. Analise o grfico e responda s questes. a) Qual curva representa a populao do mamfero predador? Qual das duas espcies tem maior capacidade de suporte (carga bitica mxima)? b) Cite duas adaptaes defensivas contra predao apresentadas por mamferos pastadores da savana.

Questão 2
2014Biologia

(UNICAMP 2014) A foto abaixo mostra o sapo de chifre em meio a folhas no cho da Mata Atlntica. a) Que nome se d a esse tipo de adaptao ao substrato de repouso? Cite uma vantagem dessa adaptao. b) Diferentemente do sapo de chifre, alguns anfbios venenosos apresentam colorao chamativa e contrastante com o ambiente. O aspecto chamativo da colorao pode beneficiar um predador de anfbios? Explique.

Questão 3
2014Biologia

(UNICAMP 2014) Com a ausncia de oxignio e uma atmosfera com caracterstica redutora, os primeiros seres vivos desenvolveram um metabolismo exclusivamente anaerbio. A transio para o processo aerbio aconteceu entre 2,7 bilhes e 1,6 bilho de anos atrs com o surgimento das primeiras algas azuis, as cianobactrias, capazes de utilizar a gua como doador de eltrons e liberar oxignio na atmosfera terrestre. a) Cite um organismo que poderia ter existido h 3 bilhes de anos e uma possvel fonte de energia para a manuteno do metabolismo desse organismo. b) Explique as diferenas entre os tipos de respirao celular das espcies atualmente existentes.

Questão 4
2014Biologia

(UNICAMP 2014) A insulina um hormnio peptdico produzido no pncreas que age na regulao da glicemia. administrada no tratamento de alguns tipos de diabetes. A insulina administrada como medicamento em pacientes diabticos , em grande parte, produzida por bactrias. a) Explique como possvel manipular bactrias para que produzam um peptdeo que naturalmente no faz parte de seu metabolismo. b) Cite duas outras maneiras pelas quais possvel se obter insulina sem envolver o uso de bactrias.

Questão 5
2014Biologia

(UNICAMP 2014) Depois da descoberta dos restos mortais do rei Ricardo III em um estacionamento na Inglaterra, em 2012, e do incio de um movimento para rever a pssima imagem do monarca - cristalizada pela pea Ricardo III, de Shakespeare -, um novo achado volta a perturbar sua memria. Foram encontrados, nos restos mortais do rei, ovos de lombriga (Ascaris lumbricoides). Os ovos estavam na regio intestinal do rei e no foram encontrados em nenhum outro local dos restos mortais e nem em torno da ossada. (Adaptado de Folha de So Paulo, 04/09/2013, Caderno Cincia, edio online.) a) Os Ascaris lumbricoides at os dias de hoje causam problemas graves, principalmente em crianas desnutridas. Qual a forma de transmisso desse parasita ao homem e como podemos evit-lo? b) Os Ascaris lumbricoides so nematdeos que possuem sexos separados. possvel uma pessoa ter vermes de apenas um sexo? Justifique.

Questão 6
2014Biologia

(UNICAMP 2014) O consumo de fibras alimentares, sobretudo fibras solveis, diminui os nveis de colesterol plasmtico. Elas ligam-se a sais biliares, aumentando a sua excreo. Os sais biliares perdidos nas fezes so repostos a partir do colesterol, o que diminui o teor de colesterol circulante. Alm disso, a fermentao das fibras pelas bactrias intestinais produz cidos graxos de cadeia curta que parecem inibir a sntese de colesterol no fgado. (Adaptado de Anita Marzzoco e Bayardo B. Torres, Bioqumica Bsica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007, p. 249.) a) Por que pode ser benfico o consumo de um alimento que contribua para a reduo do colesterol circulante? Alm da ingesto de fibras, de que outra maneira pode-se reduzir o colesterol circulante? b) Qual a funo dos sais biliares na digesto dos alimentos?

Questão 7
2014Biologia

(UNICAMP 2014) Os morcegos so animais que muitas vezes despertam reaes aversivas nas pessoas. O tipo de reao varia bastante, mas na maioria das vezes a simples meno da palavra provoca exclamaes como Credo! ou Que nojo!. a) Alm dos morcegos hematfagos, existem espcies de morcegos que possuem outras dietas alimentares? Quais dietas? b) Cite dois tipos de interao de morcegos com plantas.

Questão 8
2014Biologia

(UNICAMP 2014) A imagem abaixo representa o processo de traduo. a) Quais so as estruturas representadas pelas letras A e B, respectivamente? b) Nos eucariotos, em quais estruturas celulares esse processo ocorre?

Questão 19
2014Biologia

(UNICAMP -2014 - 1 FASE ) O tecido muscular cardaco apresenta fibras

Questão 20
2014Biologia

(UNICAMP - 2014 - 1 FASE ) Os diagramas abaixo ilustram a frequncia percentual de indivduos com diferentes tamanhos de bico, para duas espcies de tentilhes (gnero Geospiza) encontradas em trs ilhas do arquipelago de Galpagos, no oceano Pacfico. As frequncias de indivduos com bicos de diferentes profundidades (indicadas pelas setas) so mostradas para cada espcie, em cada ilha. Sabendo-se que ambas as espcies se alimentam de sementes, indique a interpretao correta para os resultados apresentados.

Questão 21
2014Biologia

(UNICAMP - 2014 - 1 FASE ) Os insetos, especialmente aqueles com modo de vida social, esto entre os animais mais abundantes na Terra. So insetos sociais:

Questão 22
2014BiologiaGeografia

(UNICAMP - 2014 - 1 FASE ) A preservao da biodiversidade ocupa hoje um lugar importante na agenda ambiental de diversos pases. Qual das afirmaes abaixo correta?

Questão 24
2014Biologia

(UNICAMP - 2014 - 1 FASE ) Cladogramas so diagramas que indicam uma histria comum entreespcies ou grupos de seres vivos. Os nmeros 3 e 4 no cladograma apresentado abaixocorrespondem, respectivamente, aos seguintes grupos vegetais:

Questão
2014Biologia

(UNICAMP - 2014 - 1 FASE ) Considere os seguintes componentes celulares: I. parede celular II. membrana nuclear III. membrana plasmtica IV. DNA correto afirmar que as clulas de:

1-14 de 14