Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Biologia - UNICAMP 2015 | Gabarito e resoluções

1-15 de 17chevron right center
Questão 7
2015Biologia

(UNICAMP - 2015) Um cidado foi preso por um crime que no cometeu. O exame do DNA encontrado na cena do crime revelou que ele compatvel com o do indivduo apontado como culpado. As provas colhidas em um outro crime, ocorrido durante a recluso do suposto criminoso, curiosamente apontaram o mesmo perfil gentico, colocando em cheque o trabalho de investigao realizado. As suspeitas ento recaram sobre um irmo gmeo do indivduo. a) Como so denominados os gmeos do caso investigado? Que tipo de anlise seria capaz de distinguir os gmeos? b) Descreva os processos de fecundao e desenvolvimento embrionrio que podem ter gerado os gmeos envolvidos no caso investigado.

Questão 8
2015Biologia

(UNICAMP - 2015)Os fsseis so uma evidncia de que nosso planeta foi habitado por organismos que j no existem atualmente, mas que apresentam semelhanas com organismos que o habitam hoje. a) Por que espcies diferentes apresentam semelhanas anatmicas, fisiolgicas e bioqumicas? b) Cite quatro caractersticas que todos os seres vivos tm em comum.

Questão 9
2015Biologia

(UNICAMP - 2015)O desenvolvimento da microscopia trouxe uma contribuio significativa para o estudo da Biologia. Microscpios pticos que usam luz visvel permitem ampliaes de at 1.000 vezes, sendo possvel observar objetos maiores que 200 nanmetros. a) Cite dois componentes celulares que podem ser observados em uma preparao que contm uma pelcula extrada da epiderme de uma cebola, utilizando-se um microscpio de luz. b) Quais clulas podem ser observadas em uma preparao de sangue humano, utilizando-se um microscpio de luz?

Questão 10
2015Biologia

(UNICAMP - 2015) A figura abaixo representa relaes existentes entre organismos vivos. a) O que representado na figura? Que tipo de organismo representado por X? b) Qual seria a consequncia do desaparecimento das aves mostradas na figura acima? Qual seria a consequncia do desaparecimento das plantas mostradas na figura acima?

Questão 11
2015Biologia

(UNICAMP - 2015) O vrus Ebola foi isolado em 1976, aps uma epidemia de febre hemorrgica ocorrida em vilas do noroeste do Zaire, perto do rio Ebola. Esse vrus est associado a um quadro de febre hemorrgica extremamente letal, que acomete as clulas hepticas e o sistema retculoendotelial. O surto atual na frica Ocidental (cujos primeiros casos foram notificados em maro de 2014) o maior e mais complexo desde a descoberta do vrus. Os morcegos so considerados um dos reservatrios naturais do vrus. Sabe-se que a fbrica onde surgiram os primeiros casos dos surtos de 1976 e 1979 era o habitat de vrios morcegos. Hoje o vrus transmitido de pessoa para pessoa. a) Como a estrutura de um vrus? D exemplo de duas zoonoses virais. b) Compare as formas de transmisso do vrus Ebola e do vrus da gripe.

Questão 12
2015Biologia

(UNICAMP - 2015) A vaca um ruminante, cujo estmago tem compartimentos onde ocorre o processo de digesto da celulose. Esse processo auxiliado por microrganismos. a) Que tipo de relao biolgica existe entre a vaca e esses outros seres vivos? Justifique. b) Que nutrientes do mesmo grupo da celulose os humanos conseguem digerir?

Questão 38
2015BiologiaInglês

(UNICAMP - 2015) Qual das tcnicas descritas no infogrfico acima foi utilizada por Gregor Mendel (1822-1884) em seus experimentos?

Questão 39
2015Biologia

(UNICAMP 2015) Seca faz cidades do interior de SP decretarem emergncia. A falta de gua enfrentada pelo Sudeste do pas tem feito cada vez mais cidades de So Paulo e de Minas Gerais adotarem o racionamento, para reduzir o consumo de gua, ou decretarem estado de emergncia. Alm do desabastecimento, a seca tem prejudicado tambm setores como a agricultura, a indstria, a sade e o turismo dessas cidades. (Adaptado de http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2014/07/07/seca-faz-cidades-do-interior-decretarem-emergencia.htm.Acessado em 16/07/2014.) A situao de seca citada na reportagem determinada por mudanas no ciclo hidrolgico, em que as plantas tm papel determinante, uma vez que representam uma fonte de vapor dgua para a atmosfera. Os vasos que conduzem a gua das razes at as folhas so os

Questão 40
2015Biologia

(UNICAMP 2015) Seca faz cidades do interior de SP decretarem emergncia. A falta de gua enfrentada pelo Sudeste do pas tem feito cada vez mais cidades de So Paulo e de Minas Gerais adotarem o racionamento, para reduzir o consumo de gua, ou decretarem estado de emergncia. Alm do desabastecimento, a seca tem prejudicado tambm setores como a agricultura, a indstria, a sade e o turismo dessas cidades. Adaptado de http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/ 2014/07/07/seca-faz-cidades-do-interior-decretarem-emergencia.htm. Acessado em 16/07/2014. O hormnio ADH (antidiurtico), produzido no hipotlamo e armazenado na hipfise, o principal regulador fisiolgico do equilbrio hdrico no corpo humano. Assinale a alternativa correta.

Questão 41
2015Biologia

(UNICAMP 2015) O estudo do desenvolvimento embrionário é importante para se entender a evolução dos animais. Observe as imagens abaixo. Assinale a alternativa correta

Questão 42
2015Biologia

(UNICAMP 2015)Campinas viveu no verão deste ano a maior epidemia de dengue da sua história e situação semelhante foi observada em outras cidades brasileiras. Indique o vetor dessa virose, onde ele se reproduz e a situação de temperatura que influencia sua reprodução.

Questão 43
2015Biologia

(UNICAMP 2015)So estruturas encontradas em vegetais:

Questão 44
2015Biologia

(UNICAMP - 2015) O crescimento das plantas afetado pelo balano entre a fotossntese ea respirao. O padro de resposta desses dois importantes processos fisiolgicos em funoda temperatura apresentado nos grficos abaixo, relativos a duas espcies de plantas. Sobre as espcies X e Y, correto afirmar:

Questão 45
2015Biologia

(UNICAMP 2015)Em uma espcie de planta, o carter cor da flor tem codominncia e herana mendeliana. O fentipo vermelho homozigoto dominante, enquanto a cor branca caracterstica do homozigoto recessivo.Considerando o esquema abaixo, correto afirmar que

Questão 46
2015Biologia

(UNICAMP 2015)O nitrogênio é um elemento essencial para as plantas, podendo ser obtido do solo ou da atmosfera. No último caso, verifica-se a associação entre plantas e bactérias, que irão captar moléculas de nitrogênio e convertê-las em compostos nitrogenados usados na nutrição das plantas. Em contrapartida, as bactérias se aproveitam dos produtos oriundos da fotossíntese realizada pelas plantas. Essaassociação é denominada

1-15 de 17chevron right center