Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Geografia - UNICAMP 2015 | Gabarito e resoluções

1-15 de 17chevron right center
Questão 4
2015Geografia

(UNICAMP 2015)A gestão pública e empresarial mantém relações complexas, hierárquicas, de controle entre centros urbanos, propagando decisões, definindo relações e destinando investimentos. (Adaptado de Regiões de Influência das cidades 2007. IBGE. Disponível em www.mma.gov.br/estrutura/PZEE_/arquivos/regra_28.pdf.) Segundo o IBGE, os três principais centros de gestãoempresarial que exercem acentuado comando sobre o conjunto do território brasileiro são, em ordem de importância,

Questão 7
2015Geografia

(UNICAMP - 2015) Nmero de Zonas Francas oficiais por pas em 2008 Fonte: Franois Bost (org.), Atlas Mondial des Zones Franches. France: La Documentation Franaise, 2010. p.23. a) Apresente dois fatores explicativos para a difuso das zonas francas no mundo contemporneo. b) Mencione a principal Zona Franca existente no Brasil e aponte uma inteno do Estado brasileiro ao implant-la como instrumento de uma poltica territorial.

Questão 8
2015Geografia

(UNICAMP - 2015) Figura 1 Figura 2 Fonte:https://1;wne.edu/news/index.cfm?selection=doc.2507 DCIid=16215 Fonte: http://commons.wikimedia.org/wiki/Main_Page As figuras acima ilustram a importncia do sistema internacional de circulao. As longas distncias a serem vencidas representam altos custos, calculados em funo do tempo de deslocamento. Por isso foram construdos dois importantes canais de comunicao interocenicos, hoje j centenrios. So eles o Canal de Suez e o Canal do Panam, que completou cem anos em agosto. a) Associe corretamente cada figura ao respectivo Canal mencionado no texto, e apresente, com base nas figuras, caractersticas da paisagem que permitem identificar a localizao correta de cada Canal. b) At 1999, quando a administrao do Canal Panam foi entregue ao Governo do Panam, o Canal esteve sob controle de outro pas. Qual esse pas e qual foi seu interesse no controle do Canal?

Questão 9
2015Geografia

(UNICAMP - 2015) Fonte: http://www.viomundo.com.br/politica/caio-castor-imagens-bombardeio-centro-de-sao-paulo.html. Acessado em 25/09/2014. As ocupaes de imveis fechados tornaram-se frequentes nas grandes cidades brasileiras. A imagem acima retrata a ao da Polcia Militar na reintegrao de posse de um edifcio na avenida So Joo, na cidade de So Paulo, ocupado havia seis meses por aproximadamente 200 famlias de sem teto. a) Por que alguns movimentos sociais decidem pelas ocupaes urbanas? O que explica, nas grandes cidades, a existncia de inmeros imveis fechados em reas centrais dotadas de infraestrutura? b) Alm dos movimentos sociais, indique um agente econmico e um agente poltico diretamente envolvidos nos conflitos ensejados pelas ocupaes urbanas.

Questão 10
2015Geografia

(UNICAMP - 2015) A gua utilizada para os mais diversos fins no provm apenas dos reservatrios aquticos que se podem ver (rios, lagos, lagoas, etc.), mas tambm fazem parte dos recursos hdricos os aquferos, importantes reservatrios subterrneos que so responsveis pelo armazenamento da maior parte da gua doce disponvel para o consumo humano. No Estado de So Paulo, por exemplo, os aquferos tm importncia significativa, pois abastecem quase metade do territrio estadual. (Adaptado de As guas subterrneas do Estado de So Paulo. Governo do Estado de So Paulo, Secretaria do Meio Ambiente. So Paulo: Instituto Geolgico, 2012, p. 5.) a) O que um aqufero e qual o seu processo natural de formao? b) Explique como as guas superficiais (rios, lagos, lagoas, etc.) relacionam-se com as guas dos aquferos e aponte um tipo de atividade econmica que faz intenso uso das guas do Aqufero Guarani, especialmente nos perodos de estiagem.

Questão 10
2015Geografia

(Unicamp 2015) As restingas podem ser definidas como depsitos arenosos produzidos por processos de dinmica costeira atual (fortes correntes de deriva litornea, podendo interagir com correntes de mar e fluxos fluviais), formando feies alongadas, paralelas ou transversais linha da costa. Podem apresentar retrabalhamentos locais associados a processos elicos e fluviais. Quando estveis, as restingas do forma s plancies de restinga, com desenvolvimento de vegetao herbcea e arbustiva e at arbrea. As restingas so reas sujeitas a processos erosivos desencadeados, entre outros fatores, pela dinmica da circulao costeira, pela elevao do nvel relativo do mar e pela urbanizao. (Adaptado de Clia Regina G. Souza e outros, Restinga: conceitos e emprego do termo no Brasil e implicaes na legislao ambiental. So Paulo: Instituto Geolgico, 2008.) correto afirmar que as restingas existentes ao longo da faixa litornea brasileira so reas

Questão 11
2015Geografia

(UNICAMP - 2015) A eroso dos solos um fenmeno natural e acontece em reas onde existe certa declividade. O delta do rio Nilo, por exemplo, historicamente conhecido pela deposio de sedimentos frteis que provm da eroso dos solos na Etipia, ou seja, em alguns lugares a eroso e a deposio dos sedimentos contribuem para a manuteno da fertilidade natural dos solos. Durante sculos a fertilidade do rio Nilo se manteve, mas a construo de barragens, para controle do regime hdrico, alterou esse equilbrio. Os problemas relacionados eroso so agravados quando as taxas de perda de solo ultrapassam certos nveis naturais, o que normalmente resulta da falta de prticas conservacionistas. (Adaptado de A. T. Guerra e M. do C. O. Jorge. Processos erosivos e recuperao de reas degradadas. So Paulo: Editora Oficina de Textos, 2013, p.8.) a) Explique o que so eroso e assoreamento. b) Em rios das reas tropicais, que sinal evidencia a ocorrncia de eroso? Aponte uma causa da eroso em reas urbanas perifricas das grandes cidades de regies tropicais.

Questão 12
2015Geografia

(UNICAMP - 2015) O golpe civil-militar de 1964 completou 50 anos e motivou novas interpretaes a fim de melhor se compreender suas repercusses na sociedade brasileira. Uma dessas repercusses diz respeito ao tolhimento da cidadania que dele resultou e restituio e alargamento dessa cidadania. S o exerccio pleno da cidadania pode resultar na aquisio de outros direitos. Por isso, a cidadania est sempre em construo, mesmo hoje, depois da Constituio Cidad de 1988. A cidadania possui, pelo menos, trs dimenses: os direitos civis, os direitos polticos e os direitos sociais. a) Diferencie direitos civis e direitos polticos. b) Em junho de 2013 assistimos, em todo o Brasil, a manifestaes sociais que tiveram como estopim o aumento da tarifa de transporte pblico. Alm do transporte pblico, indique outros dois direitos sociais e explique por que o exerccio da cidadania no pode ser praticado se um dos trs direitos no for observado.

Questão 70
2015MatemáticaGeografia

(UNICAMP - 2015 - 1 FASE) O grfico acima apresenta as progresses do tamanho da populao e do incremento populacional, por dcadas, de 1750 at a projeo para 2050. A partir de 1990, verifica-se uma importante mudana de comportamento do incremento. Contudo, a populao continua a crescer porque o incremento populacional

Questão 75
2015GeografiaSociologia

(UNICAMP 2015) Considerando a imagem, assinale a alternativa correta.

Questão 76
2015Geografia

(UNICAMP 2015) A representação de uma esfera num plano estabelece um desafio técnico resolvido a partir de distintas formas de projeção, cada uma delas adequada a um objetivo. Faça a correspondência entre cada um dos mapas e sua correta projeção.

Questão 77
2015Geografia

(UNICAMP - 2015)Em algumas localidades do Estado de Santa Catarina, costuma-se registrar neve durante o perodo de inverno, caso de So Joaquim e de outros municpios da regio serrana. Qual das alternativas abaixo associa corretamente dois fatores geogrficos que favorecem a ocorrncia do fenmeno na regio indicada?

Questão 78
2015Geografia

(Unicamp - 2015) No ms de julho de 2014, uma chuva de granizo em uma praia do rio Ob, na cidade de Novosibirsk, na Sibria, produziu duas vtimas fatais. Esse tipo de evento atmosfrico relativamente raro em latitudes mdias e altas, sendo sua ocorrncia mais frequente em regies equatoriais, onde h maior incidncia de formao de nuvem do tipo cumulonimbus. A ocorrncia do mencionado fenmeno est associada

Questão 80
2015Geografia

(UNICAMP 2015)O mapa abaixo mostra, de forma esquemática, como será feita a transposição do Rio São Francisco. Do ponto de vista ambiental, o processo de transporte e armazenamento da água leva a um aumento da sua salinidade e da salinização do solo irrigado. Observando o mapa, e considerando Petrolina e Juazeiro como a região do médio São Francisco, conclui-se que a transposição das águas será realizada no

Questão
2015Geografia

(UNICAMP 2015)O território brasileiro se caracteriza por uma vasta gama de usos agrícolas em função de sua sociodiversidade, que inclui as populações caiçaras, as geraizeiras, as ribeirinhas e as faxinalenses. São características dessas populações:

1-15 de 17chevron right center