Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de História - UNICAMP 2015 | Gabarito e resoluções

1-14 de 14
Questão 13
2015História

(UNICAMP - 2015) O filsofo Aristteles (384-322 a.C.) definiu a cidadania em Atenas da seguinte forma: A cidadania no resulta do fato de algum ter o domiclio em certo lugar, pois os estrangeiros residentes e os escravos tambm so domiciliados nesse lugar e no so cidados. Nem so cidados todos aqueles que participam de um mesmo sistema judicirio. Um cidado integral pode ser definido pelo direito de administrar justia e exercer funes pblicas. Adaptado de Aristteles, Poltica. Braslia: Editora UnB, 1985, p. 77-78. a) Indique duas condies para que um ateniense fosse considerado cidado na Grcia clssica no apogeu da democracia. b) Os estrangeiros, tambm chamados de metecos, no tinham direitos integrais, mas tinham alguns deveres e direitos. Identifique um dever e um direito dos metecos.

Questão 14
2015História

(UNICAMP - 2015) Guerreiros a p e cavaleiros fizeram um caminho atravs dos cadveres. Mas tudo isso ainda era pouca coisa. Fomos ao Templo de Salomo, onde os sarracenos tinham o costume de celebrar seus cultos. O que se passou nestes lugares? Se dissermos a verdade, ultrapassaremos o limite do que possvel crer. Ser suficiente dizer que, no Templo e no prtico de Salomo, cavalgava-se em sangue at os joelhos dos cavaleiros e at o arreio dos cavalos. Justo e admirvel julgamento de Deus, que quis que este lugar recebesse o sangue daqueles que blasfemaram contra Ele durante tanto tempo. (Raymond dAguiller, Historia Francorum qui ceperunt Jerusalem. http://www.fordham.edu/halsall/source/raymondcde.asp#jerusalem2. Acessado em 01/10/2014.) O texto acima se refere Primeira Cruzada (1096-1099). Responda s questes abaixo. a) Identifique um motivo econmico e um motivo poltico para o movimento das Cruzadas. b) Que grupo social liderou esse movimento e como o cronista citado identifica o apoio de Deus ao empreendimento cruzadstico?

Questão 15
2015História

(UNICAMP - 2015 - 2a FASE) na segunda metade do sculo XV que a frica negra descobre os portugueses. Ela se compe de um mosaico de povos, Estados e imprios (animistas ou islamizados) que nem a coroa nem os marinheiros de Lisboa jamais conseguiro dominar. O fim do sculo marcado, entre outras coisas, pela expanso do Imprio de Gao e pela ascenso da dinastia Askya no Sudo ocidental. Mas preciso lembrar as inmeras redes comerciais que no haviam esperado os europeus para promover a circulao de escravos. (Adaptado de Serge Gruzinski, A passagem do sculo 1480-1520. As origens da globalizao. So Paulo: Companhia das Letras, 1999, p. 56-57.) a) Que elementos do texto acima indicam que o continente africano tinha, naquele perodo, formas de organizao complexas? b) Como os agentes portugueses organizaram a economia do trfico na Era Moderna?

Questão 16
2015História

(UNICAMP - 2015) Com a partida de D. Joo VI, permaneceu como regente do reino do Brasil o prncipe herdeiro. Contrrio ideia de submisso do monarca a uma assembleia, que ele considerava desptica, mas incapaz de deter o rumo dos acontecimentos, D. Pedro habilmente se aproximou de uma faco da elite brasileira, a dos luso-brasileiros. (Adaptado de Guilherme Pereira das Neves, Del Imperio lusobrasileo al imperio del Brasil (1789-1822), em Franois-Xavier Guerra (org.), Inventando la nacin. Mxico: FCE, 2003, p. 249.) Considerando os processos de independncia no continente americano, a) apresente duas diferenas importantes entre o processo de independncia no mundo colonial espanhol e o processo de independncia do Brasil. b) explique a importncia dos luso-brasileiros no governo de D. Pedro I e por que eles foram a causa de diversos conflitos no perodo.

Questão 17
2015História

(UNICAMP - 2015) Observe o grfico e responda s questes. (Adaptado de Adam Hart-Davis, History: the definitive visual guide. London: DK, 2007, p.385.) a) Qual a relao existente entre as duas linhas apresentadas no grfico? b) Apresente dois motivos para a crise financeira de 1929.

Questão 18
2015História

(UNICAMP - 2015) (http://revistacarbono.com/artigos/04carbono-entrevista-cildo-meireles/) (https://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2013/11/1365447-as-cedulas-de-cildo-meireles-e-outras-8-indicacoes-culturais.shtml) As duas imagens fazem parte de um trabalho do artista plstico Cildo Meireles, intitulado Inseres em Circuitos Ideolgicos - Projeto Cdula (1970-2013). a) Como as inscries produzidas pelo artista se relacionam aos momentos histricos a que as obras se referem? b) Cite e explique a principal diferena, do ponto de vista da divulgao das obras, entre os anos 1970 e 2013.

Questão 53
2015História

(UNICAMP 2015) Engenheiros, naturalistas, matemticos e artistas, sob o mecenato de Nassau, investigaram a natureza e transformaram a paisagem nordestina. Recife tornou-se uma das cidades mais importantes da Amrica, com modernas pontes e prdios. Alm do incentivo arte, o governo [de Nassau] promulgou leis que eram iguais para todos, impedindo injustias contra os antigos habitantes. (Ronald Raminelli, Invases Holandesa, em Ronaldo Vainfas (dir.), Dicionrio do Brasil Colonial. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001, p. 315.) As transformaes durante o governo de Maurcio de Nassau (1637-1645), em Pernambuco, so exemplos de um contexto em que

Questão 54
2015História

(UNICAMP - 2015) A igualdade, a universalidade e o carter natural dos direitos humanos ganharam uma expresso poltica direta pela primeira vez na Declarao da Independncia americana de 1776 e na Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado de 1789. Embora se referisse aosantigos direitos e liberdades estabelecidos pela lei inglesa e derivados da histria inglesa, a Bill of Rights inglesa de 1689 no declarava a igualdade, a universalidade ou o carter natural dos direitos. Os direitos so humanos no apenas por se oporem a direitos divinos ou de animais, mas por serem os direitos de humanos em relao uns aos outros. (Adaptado de Lynn Hunt, A inveno dos direitos humanos: uma histria. So Paulo: Companhia das Letras, 2009, p. 19.) Assinale a alternativa correta.

Questão 55
2015HistóriaPortuguês

(UNICAMP - 2016 - 1 FASE) Um elemento importante nos anos de 1820 e 1830 foi o desejo de autonomia literria, tornado mais vivo depois da Independncia. () O Romantismo apareceu aos poucos como caminho favorvel expresso prpria da nao recm-fundada, pois fornecia concepes e modelos que permitiam afirmar o particularismo, e portanto a identidade, em oposio Metrpole (). (CANDIDO, Antonio. O Romantismo no Brasil. So Paulo: Humanitas, 2004, p. 19.) Tendo em vista o movimento literrio mencionado no trecho acima, e seu alcance na histria do perodo, correto afirmar que

Questão 56
2015História

(UNICAMP -2015) O relato a seguir parte da biografia de um homem que passou sua infncia no atual Mali. Em novembro de 1918, a frica, como a metrpole, festejou o fim da Grande Guerra Mundial e a vitria da Frana e seus aliados (). Estvamos orgulhosos do papel desempenhado pelos soldados africanos na frente de batalha. () Os sobreviventes que voltaram em 1918-1919 foram a causa de um novo fenmeno social que influiu na evoluo da mentalidade nativa. Estou falando do fim do mito do homem branco como ser invencvel e sem defeitos. (Amadou Hampt B, Amkoullel, o menino fula. So Paulo: Palas Athena/Casa das fricas, 2003, p. 312-313.) Considerando o relato acima, correto afirmar que

Questão 57
2015História

(UNICAMP - 2015)O historiador Daniel Aaro Reis tem defendido que o regime instaurado em 1964 no seja conhecido apenas como ditadura militar, mas como ditadura civil-militar, pois contou com a participao civil. Para exemplificar o envolvimento civil, possvel citar

Questão 58
2015História

(UNICAMP 2015) É correto afirmar que a obra acima reproduzida

Questão
2015História

(UNICAMP 2015) São mais ou menos constantes as queixas dos bispos e dos clérigos sobre a manutenção das práticas pagãs no mínimo até o século X. Um conjunto de práticas pagãs se mantém quase intacto, sem levar em conta festas públicas pagãs como a de 1 de janeiro, que sobreviveu durante muito tempo. (Adaptado de Michel Rouche, Alta Idade Média Ocidental, em Paul Veyne (org.), História da vida privada: do Império Romano ao ano mil. São Paulo: Companhia das Letras, 2009, p.504.) Assinale a alternativa correta.

Questão
2015História

(UNICAMP 2015) Apenas a procriao de filhos legtimos, embora essencial, no justifica a escolha da esposa. As ambies polticas e as necessidades econmicas que as subentendem exercem um papel igualmente poderoso. Comodemonstraram inmeros estudos, os dirigentes atenienses casam-se entre si, e geralmente com o parente mais prximo possvel, isto , primos coirmos. sintomtico que os autores antigos que nos informam sobre o casamento de homens polticos atenienses omitam os nomes das mulheres desposadas, mas nunca o nome do seu pai ou do seu marido precedente. (Adaptado de Alain Corbin e outros, Histria da virilidade, vol. 1.Petrpolis: Vozes, 2014, p. 62.) Considerando o texto e a situao da mulher na Atenas clssica, podemos afirmar que se trata de uma sociedade

1-14 de 14