Entre em contato com nossa equipe comercial gratuitamente pelo WhatsApp.
Kuadro - Se prepare para entrar nas faculdades de medicina mais concorridas do Brasil.Kuadro - Se prepare para entrar nas faculdades de medicina mais concorridas do Brasil.


ESTUDE COM O CURSINHO
QUE APROVA NOS
VESTIBULARES MAIS
CONCORRIDOS!


Questões de Biologia - UNICAMP 2016

ITA
IME
ENEM
FUVEST
UNICAMP
UNESP
ESPCEX
AFA
1-15 de 27
Questão 13
2016Biologia

Procurando bem Todo mundo tem pereba Marca de bexiga ou vacina E tem piriri Tem lombriga, tem ameba Só a bailarina que não tem Futucando bem Todo mundo tem piolho Ou tem cheiro de creolina (Edu Lobo e Chico Buarque, Ciranda da Bailarina.), a) A que filo pertencem os endoparasitas em questão e quais são suas características morfológicas? b) O piolho da cabeça pode ser considerado um parasita? Do que ele se alimenta?

Questão 14
2016Biologia

Mecanismos de controle de pH são fundamentais para a vida. Um mecanismo bastante eficiente de controle de pH por organismos vivos envolve moléculas doadoras e aceptoras de prótons, que são ácidos e bases que atuam em conjunto equilibrando alterações de pH às quais os organismos estão sujeitos. a) Alterações no pH intracelular afetam a estrutura de proteínas. Por que isso ocorre? b) Que consequências para o processo de respiração celular a alteração na estrutura de proteínas envolvidas com o ciclo de Krebs pode trazer?

Questão 15
2016Biologia

As células apresentam estruturas e funções diferenciadas de acordo com o organismo ou tecido em que se encontram. a) Desenhe uma célula que contenha as organelas responsáveis pela respiração celular, pela fotossíntese, pela transcrição do RNA e pela síntese de proteínas. b) Descreva a morfologia e indique as funções das estruturas que delimitam a célula desenhada.

Questão 16
2016Biologia

Aedes aegypti modificados (transgênicos) têm sido utilizados no combate à dengue. Esses mosquitos produzem uma proteína que mata seus descendentes ainda na fase de larva. Mosquitos machos modificados são soltos na natureza para procriar com fêmeas nativas, mas os filhotes resultantes desse cruzamento não sobrevivem. É possível monitorar a presença de ovos resultantes do cruzamento de machos modificados com fêmeas nativas a partir da luz fluorescente emitida pelos ovos. a) Descreva o princípio da técnica utilizada para produzir os mosquitos modificados. b) Por que os ovos resultantes do cruzamento dos machos modificados com fêmeas nativas emitem luz fluorescente? O que é preciso fazer com os ovos para saber se eles emitem luz fluorescente?

Questão 17
2016Biologia

As figuras abaixo representam interações ecológicas. a) Pode-se afirmar que as interações ecológicas representadas em A e B são associações? Justifique sua resposta. b) Cite duas interações ecológicas harmônicas.

Questão 18
2016Biologia

Muitas vezes se observa o efeito do vento nas plantas, que faz com que a copa das árvores e eventualmente o caule balancem vigorosamente sem, contudo, se romper. No entanto, quando ocorre a ruptura de um ramo, as plantas têm a capacidade de retomar o crescimento e ocupar novamente o espaço deixado pela queda do ramo. a) Cite e caracterize os tipos de tecidos que promovem a sustentação e a flexibilidade dos ramos e caules. b) Como se dão o surgimento e o crescimento do novo ramo em plantas danificadas pelo vento?

Questão
2016Biologia

(UNICAMP2016) A diversidade de plantas tende a ser maior em lugares que não sejam nemtão hostis nem tão hospitaleiros. Em um ambiente onde faltam recursos, poucas espécies deplantas sobrevivem. Se as condições melhoram, o número de espécies tende a aumentar. Jáquando há abundância de nutrientes, a tendência se reverte e o ambiente é dominado porpoucas espécies que captam recursos de forma mais eficaz. O gráfico abaixo mostra a relaçãoentre a biomassa e a quantidade de espécies de plantas em uma mesma área. (Texto e imagem adaptados de http://revistapesquisa.fapesp.br/2015/07/18/estudo-reabilita-teoria-sobre- diversidade-de- plantas.) Com base no texto, é correto afirmar que:

Questão
2016Biologia

(UNICAMP/2016) Na antiguidade, alguns cientistas e pensadores famosos tinham um conceito curioso sobre a origem da vida e em alguns casos existiam até receitas para reproduzir esse processo. Os experimentos de Pasteur foram importantes para a mudança dos conceitos e hipóteses alternativas para o surgimento da vida. Evidências sobre a origem da vida sugerem que

Questão
2016Biologia

(Unicamp 2016) Ao longo da evolução, as variações e adaptações nos dentes dos mamíferos são numerosas e surpreendentes. A conformação dos dentes sugere o cardápio possível das espécies, sendo correto afirmar que

Questão
2016Biologia

(UNICAMP - 2016) A cidade de Monte Santo, na Bahia, que entrou para a história por ter sido acampamento para as tropas do governo que lutaram na guerra de Canudos, tem sido palco de outras batalhas: a identificação, o tratamento e a prevenção de doenças raras como hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, osteogênese imperfeita, síndrome de Treacher Collins e mucopolissacaridose tipo 6. (Adaptado de Carlos Fioravante, O caminho de pedras das doenças raras. Revista Pesquisa Fapesp, São Paulo, 222, agosto 2014.) A incidência em grandes proporções das doenças citadas acima pode ter sido favorecida por fatores:

Questão
2016Biologia

(UNICAMP - 2016) De acordo com o cladograma a seguir, é correto afirmar que:

Questão
2016Biologia

(UNICAMP - 2016) A diversidade de plantas tende a ser maior em lugares que não sejam nem tão hostis nem tão hospitaleiros. Em um ambiente onde faltam recursos, poucas espécies de plantas sobrevivem. Se as condições melhoram, o número de espécies tende a aumentar. Já quando há abundância de nutrientes, a tendência se reverte e o ambiente é dominado por poucas espécies que captam recursos de forma mais eficaz. O gráfico abaixo mostra a relação entre a biomassa e a quantidade de espécies de plantas em uma mesma área. Com base no texto, é correto afirmar que:

Questão
2016Biologia

(UNICAMP - 2016) Em uma pirâmide de energia, as plantas têm importante papel na captação e transformação da energia luminosa e são responsáveis pela produtividade primária líquida. Nessa pirâmide, aparecem ainda os herbívoros e os carnívoros, que acumulam energia e determinam assim a produtividade secundária líquida. Sobre as pirâmides de energia, é correto afirmar que

Questão
2016Biologia

(UNICAMP 2016) Em uma pirâmide de energia, as plantas têm importante papel na captaçãoe transformação da energia luminosa e são responsáveis pela produtividade primária líquida.Nessa pirâmide, aparecem ainda os herbívoros e os carnívoros, que acumulam energia edeterminam assim a produtividade secundária líquida. Sobre as pirâmides de energia, é corretoafirmar que:

Questão
2016Biologia

(UNICAMP - 2016) Em relação à forma predominante de excreção dos animais, é correto afirmar que

NOVIDADES
Kuadro