Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Biologia - UNICAMP 2016 | Gabarito e resoluções

1-15 de 18chevron right center
Questão 11
2016Biologia

(UNICAMP - 2016) Antonie van Leeuwenhoek e Robert Hooke trouxeram contribuições significativas para o desenvolvimento da biologia, usando microscópios ópticos. Leeuwenhoek utilizava microscópios com uma única lente, enquanto Hooke utilizava microscópios com duas lentes. A figura abaixo retrata o detalhe de um animal desenhado por Hooke. Considerando que ele tenha visto o animal na posição em que desenhou, esse mesmo animal seria visto no microscópio de Leeuwenhoek com:

Questão 13
2016Biologia

(UNICAMP - 2016 - 2 fase - Questo 13) Procurando bem Todo mundo tem pereba Marca de bexiga ou vacina E tem piriri Tem lombriga, tem ameba S a bailarina que no tem Futucando bem Todo mundo tem piolho Ou tem cheiro de creolina (Edu Lobo e Chico Buarque, Ciranda da Bailarina.), a) A que filo pertencem os endoparasitas em questo e quais so suas caractersticas morfolgicas? b) O piolho da cabea pode ser considerado um parasita? Do que ele se alimenta?

Questão 13
2016Biologia

(UNICAMP - 2016) A diversidade de plantas tende a ser maior em lugares que não sejam nem tão hostis nem tão hospitaleiros. Em um ambiente onde faltam recursos, poucas espécies de plantas sobrevivem. Se as condições melhoram, o número de espécies tende a aumentar. Já quando há abundância de nutrientes, a tendência se reverte e o ambiente é dominado por poucas espécies que captam recursos de forma mais eficaz. O gráfico abaixo mostra a relação entre a biomassa e a quantidade de espécies de plantas em uma mesma área. Com base no texto, é correto afirmar que:

Questão 14
2016Biologia

(UNICAMP - 2016) Em uma pirmide de energia, as plantas tm importante papel na captao e transformao da energia luminosa e so responsveis pela produtividade primria lquida. Nessa pirmide, aparecem ainda os herbvoros e os carnvoros, que acumulam energia e determinam assim a produtividade secundria lquida. Sobre as pirmides de energia, correto afirmar que

Questão 14
2016Biologia

(UNICAMP - 2016 - 2 fase - Questo 14) Mecanismos de controle de pH so fundamentais para a vida. Um mecanismo bastante eficiente de controle de pH por organismos vivos envolve molculas doadoras e aceptoras de prtons, que so cidos e bases que atuam em conjunto equilibrando alteraes de pH s quais os organismos esto sujeitos. a) Alteraes no pH intracelular afetam a estrutura de protenas. Por que isso ocorre? b) Que consequncias para o processo de respirao celular a alterao na estrutura de protenas envolvidas com o ciclo de Krebs pode trazer?

Questão 15
2016Biologia

(UNICAMP - 2016 - 2 fase - Questo 15) As clulas apresentam estruturas e funes diferenciadas de acordo com o organismo ou tecido em que se encontram. a) Desenhe uma clula que contenha as organelas responsveis pela respirao celular, pela fotossntese, pela transcrio do RNA e pela sntese de protenas. b) Descreva a morfologia e indique as funes das estruturas que delimitam a clula desenhada.

Questão 15
2016Biologia

(UNICAMP - 2016) Segundo o modelo que determina a identidade de rgos florais, os genes esto arranjados em trs regies sobrepostas, e cada regio compreende dois verticilos adjacentes. Uma combinao nica de genes determina a identidade do verticilo (imagem I). Se, por exemplo, a regio de atividade B ausente, os verticilos sero especificados apenas pelas regies de atividade A e C, e a flor conter apenas spalas e carpelo (imagem II). Assinale a alternativa correta.

Questão 16
2016Biologia

(UNICAMP - 2016) Em relação à forma predominante de excreção dos animais, é correto afirmar que

Questão 16
2016Biologia

(UNICAMP - 2016 - 2 fase - Questo 16) Aedes aegypti modificados (transgnicos) tm sido utilizados no combate dengue. Esses mosquitos produzem uma protena que mata seus descendentes ainda na fase de larva. Mosquitos machos modificados so soltos na natureza para procriar com fmeas nativas, mas os filhotes resultantes desse cruzamento no sobrevivem. possvel monitorar a presena de ovos resultantes do cruzamento de machos modificados com fmeas nativas a partir da luz fluorescente emitida pelos ovos. a) Descreva o princpio da tcnica utilizada para produzir os mosquitos modificados. b) Por que os ovos resultantes do cruzamento dos machos modificados com fmeas nativas emitem luz fluorescente? O que preciso fazer com os ovos para saber se eles emitem luz fluorescente?

Questão 17
2016Biologia

(UNICAMP - 2016 - 2 fase - Questo 17) As figuras abaixo representam interaes ecolgicas. a) Pode-se afirmar que as interaes ecolgicas representadas em A e B so associaes? Justifique sua resposta. b) Cite duas interaes ecolgicas harmnicas.

Questão 17
2016Biologia

(UNICAMP - 2016) Ao longo da evoluo, as variaes e adaptaes nos dentes dos mamferos so numerosas e surpreendentes. A conformao dos dentes sugere o cardpio possvel das espcies, sendo correto afirmar que

Questão 18
2016Biologia

(UNICAMP - 2016 - 2 fase - Questo 18) Muitas vezes se observa o efeito do vento nas plantas, que faz com que a copa das rvores e eventualmente o caule balancem vigorosamente sem, contudo, se romper. No entanto, quando ocorre a ruptura de um ramo, as plantas tm a capacidade de retomar o crescimento e ocupar novamente o espao deixado pela queda do ramo. a) Cite e caracterize os tipos de tecidos que promovem a sustentao e a flexibilidade dos ramos e caules. b) Como se do o surgimento e o crescimento do novo ramo em plantas danificadas pelo vento?

Questão 18
2016Biologia

(UNICAMP - 2016) A cidade de Monte Santo, na Bahia, que entrou para a história por ter sido acampamento para as tropas do governo que lutaram na guerra de Canudos, tem sido palco de outras batalhas: a identificação, o tratamento e a prevenção de doenças raras como hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, osteogênese imperfeita, síndrome de Treacher Collins e mucopolissacaridose tipo 6. (Adaptado de Carlos Fioravante, O caminho de pedras das doenças raras. Revista Pesquisa Fapesp, São Paulo, 222, agosto 2014.) A incidência em grandes proporções das doenças citadas acima pode ter sido favorecida por fatores:

Questão 21
2016Biologia

(UNICAMP - 2016) O sarampo uma doena infectocontagiosa provocada pelo Morbilivirus. Em 2015 apareceram vrios casos dessa doena em diversas cidades do Brasil e do mundo. O que faz com que esta doena seja extremamente contagiosa e muito comum na infncia?

Questão 22
2016BiologiaQuímica

(UNICAMP - 2016 - 1 FASE) Com a crescente crise mundial de dengue, as pesquisas pela busca tanto de vacinas quanto de repelentes de insetos tm se intensificado. Nesse contexto, os compostos I e II abaixo representados tm propriedades muito distintas: enquanto um deles tem carter cido e atrai os insetos, o outro tem carter bsico e no os atrai. Baseado nessas informaes, pode-se afirmar corretamente que o composto

1-15 de 18chevron right center