Entre em contato com nossa equipe comercial gratuitamente pelo WhatsApp
Chamar no Whatsapp - KuadroChamar no WhatsApp

Questões de Geografia - UNICAMP 2016

ITA
IME
ENEM
FUVEST
UNICAMP
UNESP
ESPCEX
AFA
1-15 de 22
Questão 13
2016Geografia

A Região Autônoma da Rojava é um dos poucos pontos brilhantes a emergir da tragédia dos conflitos que ocorrem no Oriente Médio. Depois de expulsar os agentes do regime de Bashar al-Assad, em 2011, e apesar da hostilidade de quase todos os seus vizinhos, Rojava não só manteve a sua independência como constitui uma experiência democrática notável. Todavia, mais uma vez os curdos estão cercados: os jihadistas do Estado Islâmico e a maior potência da OTAN na região, a Turquia, querem afogar em sangue a semente da liberdade dos curdos e provar que não pode haver na região um povo livre em que as mulheres e os homens sejam iguais. A defesa da cidade de Kobani é, atualmente, expressão cabal da histórica luta de toda a nação curda para fazer valer seu direito à autodeterminação. (Adaptado de N. R. de Almeida, Os curdos numa armadilha histórica. http://outraspalavras.net/posts/os-curdos-numa-armadilha-dahistoria. Acessado em 28/09/2015.) a) O povo curdo totaliza hoje aproximadamente 30 milhões de pessoas. Em quais países estão majoritariamente distribuídos? Qual a principal reivindicação política dos curdos? b) Dê duas características da organização denominada Estado Islâmico e aponte os países em que ela controla territórios e recursos.

Questão 14
2016Geografia

Área de reserva de lítio na Bolívia Fonte:http://www.dw.com/pt/o-l%C3%ADtio-ser%C3%A1-uma-moeda-de-alta-procura-no-mundo-diz-pesquisador/a-16384992. Acessado em 28/11/2015. O carbonato de lítio é um mineral que possui importante capacidade como condutor de calor e de eletricidade. Esse mineral é aproveitado, entre diversos outros usos, para a produção de baterias, necessárias ao funcionamento de aparelhos eletrônicos portáteis e de veículos elétricos. Trata-se de uma expressiva riqueza natural, estratégica para o século XXI, da qual poucos países possuem reservas em abundância. Na América do Sul, esse mineral é encontrado em grandes concentrações na Bolívia, no Chile e na Argentina nas regiões conhecidas como salares. a) Como se formaram os salares na América do Sul e em quais regiões da Bolívia, Chile e Argentina estão localizados? b) Chile e Bolívia possuem diferentes concepções de política de Estado para exploração das reservas de lítio. Qual é a política adotada por cada um desses países para a exploração desse mineral?

Questão 15
2016Geografia

a) Apresente os fatores que determinam a centralidade das cidades de São Paulo e Brasília-DF na rede de fluxos aéreos do território brasileiro. b) Em que medida o mapa revela a continuidade dos padrões de regionalização do espaço brasileiro?

Questão 16
2016Geografia

A figura abaixo apresenta a sequência evolutiva de um perfil de solo. a) Quais são os fatores ambientais que interagem para o desenvolvimento de um perfil de solo? b) A ação humana pode interferir no desenvolvimento de um perfil de solo como o apresentado. Como pode ser essa interferência?

Questão 17
2016Geografia

A imagem abaixo apresenta um gráben, formado a partir do abatimento de um bloco da crosta ao longo de falhas normais. a) Quais são os processos que geram abatimentos da crosta associados às falhas normais? Por que nessas áreas formam-se bacias sedimentares? b) Indique dois recursos minerais que se formam junto com a evolução de bacias sedimentares.

Questão 18
2016Geografia

A questão da inserção do negro na sociedade nacional e sua mobilidade social é recorrente no debate da sociologia brasileira. Embora as desigualdades raciais ainda permaneçam, nas últimas três décadas importantes políticas foram adotadas pelo Estado brasileiro, reconhecendo o valor histórico dos negros para a formação da sociedade nacional. Nesse contexto, vêm se construindo políticas compensatórias, a partir de ações afirmativas, voltadas para essa população. a) Indique ao menos uma mudança importante introduzida na Constituição Federal de 1988 que se tornou garantia de reconhecimento dos direitos dos negros pelo Estado Brasileiro. Explique o que são políticas públicas compensatórias. b) Em julho de 2010, foi aprovada a Lei Federal 12.288, que instituiu o Estatuto da Igualdade Racial destinado à população negra do país. Essa lei tornou-se um importante instrumento de promoção de ações afirmativas e de combate ao racismo. Aponte duas ações para a promoção dos direitos fundamentais da população afrodescendente, uma referente à educação e outra referente à cultura, decorrentes do referido Estatuto.

Questão
2016Geografia

(UNICAMP - 2016) País da África Austral que se tornou independente em 1975 após séculos de colonialismo europeu. No períodoposterior à independência, a terra passou a serpropriedade do Estado, com predomínio de uso pelapopulação camponesa e com forte participação dasmulheres na produção agrícola familiar. De 1976-1992vivenciou intensos conflitos produzidos pela guerra civilenvolvendo dois dos principais grupos armados do país. O texto acima faz referência ao seguinte país:

Questão
2016Geografia

(UNICAMP 2016) O processo contemporâneo de metropolização do espaçoe a grande metamorfose que vem ocorrendo em algumasmetrópoles têm significado mudanças territoriaisexpressivas. Há intensificação e multiplicidade de fluxos depessoas, mercadorias e informações, bem comocrescimento do número de cidades conurbadas, onde nãose distingue muito bem, na continuidade da imensa áreaconstruída, o limite municipal de cada uma delas. Tanto emSão Paulo, por exemplo, como na Cidade do México, emBuenos Aires ou em Santiago, vamos encontrar amanifestação desse momento mais avançado daurbanização. (Adaptado de Sandra Lencioni, A metamorfose de São Paulo: oanúncio de um novo mundo de aglomerações difusas. RevistaParanaense de Desenvolvimento, Curitiba, n.120, p. 133-148, jan./jun., 2011.) Tendo em vista a metrópole contemporânea, é corretoafirmar que se trata de uma

Questão
2016Geografia

(UNICAMP - 2016) Sobre o papel da cabotagem no processo de formação doterritório brasileiro, é correto afirmar:

Questão
2016Geografia

(UNICAMP - 2016) Considerando as atuais características demográficas dapopulação indígena brasileira, assinale a alternativacorreta.

Questão
2016Geografia

(UNICAMP - 2016) A Constituição Federal promulgada em 1988 define que aRepública Federativa Brasileira compreende a União, osEstados Federados, o Distrito Federal e os municípios,todos autônomos. Das alternativas abaixo, aponte aquela que apresentacorretamente atribuições que são de competênciaexclusiva da União.

Questão
2016Geografia

(UNICAMP - 2016) A imagem abaixo mostra a prática de plantio direto napalhada. Sobre esta prática, é correto afirmar:

Questão
2016Geografia

(UNICAMP - 2016) A figura a seguir exibe a imagem de um ciclone. É correto afirmar que o ciclone em questão

Questão
2016Geografia

(UNICAMP - 2016) A imagem abaixo corresponde a um fragmento de umacarta topográfica em escala 1:50.000. Considere que adistância entre A e B é de 3,5 cm. A partir dessas informações, é correto afirmar que:

Questão
2016Geografia

(UNICAMP - 2016) Pobre alimária O cavalo e a carroça Estavam atravancados no trilho E como o motorneiro se impacientasse Porque levava os advogados para os escritórios Desatravancaram o veículo E o animal disparou Mas o lesto carroceiro Trepou na boleia E castigou o fugitivo atrelado Com um grandioso chicote (Oswald de Andrade, Pau Brasil. São Paulo: Globo, 2003, p.159.) A imagem e o poema revelam a dinâmica do espaço nacidade de São Paulo na primeira metade do século XX.Qual alternativa abaixo formula corretamente essadinâmica?

NOVIDADES
Kuadro