Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Geografia - UNICAMP 2016 | Gabarito e resoluções

1-15 de 17chevron right center
Questão 13
2016Geografia

(UNICAMP - 2016 - 2 fase - Questo 13) A Regio Autnoma da Rojava um dos poucos pontos brilhantes a emergir da tragdia dos conflitos que ocorrem no Oriente Mdio. Depois de expulsar os agentes do regime de Bashar al-Assad, em 2011, e apesar da hostilidade de quase todos os seus vizinhos, Rojava no s manteve a sua independncia como constitui uma experincia democrtica notvel. Todavia, mais uma vez os curdos esto cercados: os jihadistas do Estado Islmico e a maior potncia da OTAN na regio, a Turquia, querem afogar em sangue a semente da liberdade dos curdos e provar que no pode haver na regio um povo livre em que as mulheres e os homens sejam iguais. A defesa da cidade de Kobani , atualmente, expresso cabal da histrica luta de toda a nao curda para fazer valer seu direito autodeterminao. (Adaptado de N. R. de Almeida, Os curdos numa armadilha histrica. http://outraspalavras.net/posts/os-curdos-numa-armadilha-dahistoria. Acessado em 28/09/2015.) a) O povo curdo totaliza hoje aproximadamente 30 milhes de pessoas. Em quais pases esto majoritariamente distribudos? Qual a principal reivindicao poltica dos curdos? b) D duas caractersticas da organizao denominada Estado Islmico e aponte os pases em que ela controla territrios e recursos.

Questão 14
2016Geografia

(UNICAMP - 2016 - 2 fase - Questo 14) rea de reserva de ltio na Bolvia Fonte:http://www.dw.com/pt/o-l%C3%ADtio-ser%C3%A1-uma-moeda-de-alta-procura-no-mundo-diz-pesquisador/a-16384992. Acessado em 28/11/2015. O carbonato de ltio um mineral que possui importante capacidade como condutor de calor e de eletricidade. Esse mineral aproveitado, entre diversos outros usos, para a produo de baterias, necessrias ao funcionamento de aparelhos eletrnicos portteis e de veculos eltricos. Trata-se de uma expressiva riqueza natural, estratgica para o sculo XXI, da qual poucos pases possuem reservas em abundncia. Na Amrica do Sul, esse mineral encontrado em grandes concentraes na Bolvia, no Chile e na Argentina nas regies conhecidas como salares. a) Como se formaram os salares na Amrica do Sul e em quais regies da Bolvia, Chile e Argentina esto localizados? b) Chile e Bolvia possuem diferentes concepes de poltica de Estado para explorao das reservas de ltio. Qual a poltica adotada por cada um desses pases para a explorao desse mineral?

Questão 15
2016Geografia

(UNICAMP - 2016 - 2 fase - Questo 15) a) Apresente os fatores que determinam a centralidade das cidades de So Paulo e Braslia-DF na rede de fluxos areos do territrio brasileiro. b) Em que medida o mapa revela a continuidade dos padres de regionalizao do espao brasileiro?

Questão 16
2016Geografia

(UNICAMP - 2016 - 2 fase - Questo 16) A figura abaixo apresenta a sequncia evolutiva de um perfil de solo. a) Quais so os fatores ambientais que interagem para o desenvolvimento de um perfil de solo? b) A ao humana pode interferir no desenvolvimento de um perfil de solo como o apresentado. Como pode ser essa interferncia?

Questão 17
2016Geografia

(UNICAMP - 2016 - 2 fase - Questo 17) A imagem abaixo apresenta um grben, formado a partir do abatimento de um bloco da crosta ao longo de falhas normais. a) Quais so os processos que geram abatimentos da crosta associados s falhas normais? Por que nessas reas formam-se bacias sedimentares? b) Indique dois recursos minerais que se formam junto com a evoluo de bacias sedimentares.

Questão 18
2016Geografia

(UNICAMP - 2016 - 2 fase - Questo 18) A questo da insero do negro na sociedade nacional e sua mobilidade social recorrente no debate da sociologia brasileira. Embora as desigualdades raciais ainda permaneam, nas ltimas trs dcadas importantes polticas foram adotadas pelo Estado brasileiro, reconhecendo o valor histrico dos negros para a formao da sociedade nacional. Nesse contexto, vm se construindo polticas compensatrias, a partir de aes afirmativas, voltadas para essa populao. a) Indique ao menos uma mudana importante introduzida na Constituio Federal de 1988 que se tornou garantia de reconhecimento dos direitos dos negros pelo Estado Brasileiro. Explique o que so polticas pblicas compensatrias. b) Em julho de 2010, foi aprovada a Lei Federal 12.288, que instituiu o Estatuto da Igualdade Racial destinado populao negra do pas. Essa lei tornou-se um importante instrumento de promoo de aes afirmativas e de combate ao racismo. Aponte duas aes para a promoo dos direitos fundamentais da populao afrodescendente, uma referente educao e outra referente cultura, decorrentes do referido Estatuto.

Questão 66
2016Geografia

(UNICAMP - 2016) Imigrantes cruzam a Macedônia para chegar ao Norte daEuropa. Indique a afirmação correta a respeito dos grandes fluxosmigratórios atuais no contexto da globalização.

Questão 67
2016Geografia

(UNICAMP - 2016) País da África Austral que se tornou independente em 1975 após séculos de colonialismo europeu. No períodoposterior à independência, a terra passou a serpropriedade do Estado, com predomínio de uso pelapopulação camponesa e com forte participação dasmulheres na produção agrícola familiar. De 1976-1992vivenciou intensos conflitos produzidos pela guerra civilenvolvendo dois dos principais grupos armados do país. O texto acima faz referência ao seguinte país:

Questão 68
2016Geografia

(UNICAMP 2016) O processo contemporâneo de metropolização do espaçoe a grande metamorfose que vem ocorrendo em algumasmetrópoles têm significado mudanças territoriaisexpressivas. Há intensificação e multiplicidade de fluxos depessoas, mercadorias e informações, bem comocrescimento do número de cidades conurbadas, onde nãose distingue muito bem, na continuidade da imensa áreaconstruída, o limite municipal de cada uma delas. Tanto emSão Paulo, por exemplo, como na Cidade do México, emBuenos Aires ou em Santiago, vamos encontrar amanifestação desse momento mais avançado daurbanização. (Adaptado de Sandra Lencioni, A metamorfose de São Paulo: oanúncio de um novo mundo de aglomerações difusas. RevistaParanaense de Desenvolvimento, Curitiba, n.120, p. 133-148, jan./jun., 2011.) Tendo em vista a metrópole contemporânea, é corretoafirmar que se trata de uma

Questão 69
2016Geografia

(UNICAMP - 2016) Sobre o papel da cabotagem no processo de formação doterritório brasileiro, é correto afirmar:

Questão 70
2016Geografia

(UNICAMP - 2016) Considerando as atuais características demográficas dapopulação indígena brasileira, assinale a alternativacorreta.

Questão 71
2016Geografia

(UNICAMP - 2016) A Constituição Federal promulgada em 1988 define que aRepública Federativa Brasileira compreende a União, osEstados Federados, o Distrito Federal e os municípios,todos autônomos. Das alternativas abaixo, aponte aquela que apresentacorretamente atribuições que são de competênciaexclusiva da União.

Questão 72
2016Geografia

(Unicamp 2016) A imagem abaixo mostra a prática de plantio direto na palhada. Sobre esta prática, é correto afirmar:

Questão 73
2016Geografia

(Unicamp 2016) A figura a seguir exibe a imagem de um ciclone. É correto afirmar que o ciclone em questão

Questão 74
2016Geografia

(Unicamp 2016) A figura abaixo apresenta a ocorrência de derrames basálticos na porção centro-sul do Brasil. Sobre essa ocorrência, é correto afirmar:

1-15 de 17chevron right center