Entre em contato com nossa equipe comercial gratuitamente pelo WhatsApp.
Kuadro - Se prepare para entrar nas faculdades de medicina mais concorridas do Brasil.Kuadro - Se prepare para entrar nas faculdades de medicina mais concorridas do Brasil.


ESTUDE COM O CURSINHO
QUE APROVA NOS
VESTIBULARES MAIS
CONCORRIDOS!


Questões de História - UNICAMP 2016

ITA
IME
ENEM
FUVEST
UNICAMP
UNESP
ESPCEX
AFA
1-15 de 21
Questão 1
2016História

A palavra árabe iman provém de uma raiz que significa ter certeza e designa fé, no sentido da certeza. A fé, por conseguinte, não contradiz o conhecimento nem a compreensão. Pelo contrário, o desejo de saber é uma obrigação religiosa, e os tempos pré-islâmicos (século VI) na Arábia são chamados pelos islâmicos de jahiliya, ignorância. (Adaptado de Burkhard Scherer (org.), As Grandes religiões: temas centrais comparados. Petrópolis: Vozes, 2005, p. 77.) a) Cite uma característica política e uma característica religiosa da península arábica pré-islâmica. b) Como conviveram fé e conhecimento científico no mundo islâmico na Alta Idade Média?

Questão 2
2016História

A transferência da Corte Portuguesa para o Brasil beneficiou a economia mineira. O final do século XVIII fora marcado pelo enfraquecimento da mineração. Mas não se deve imaginar um cenário de decadência. A mineração ocasionou em Minas uma diversificação econômica e um consequente crescimento populacional sem precedentes. O sul de Minas adquiriu importância crescente ao produzir gêneros de subsistência para abastecer os centros urbanos. (Adaptado de Alexandre Mendes Cunha, Tropeiros em alta. Revista de História da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, v. 28, jan. 2008. http://rhbn.com.br/secao/capa/tropeiros-em-alta. Acessado em 10/06/2015.) a) Contextualize a afirmação contida no texto: Mas não se deve imaginar um cenário de decadência. b) Explique as funções desempenhadas pelos tropeiros na integração política e geográfica do Sudeste.

Questão 3
2016História

Diversos projetos abolicionistas invadiram a cena política brasileira no último quarto do século XIX. O de André Rebouças foi um dos mais radicais. Mulato, baiano, filho de um membro da elite política imperial, engenheiro militar, dedicou-se à modernização de portos e à construção de estradas. Dedicado a compreender os mecanismos que emperravam o desenvolvimento do país, chegou à conclusão de que vivíamos um bloqueio estrutural para a emergência de indivíduos livres. A libertação dos escravos, por si só, não seria suficiente. Entendia a abolição como um primeiro passo, ao qual se seguiria uma necessária eliminação do monopólio da terra, pois a autonomia individual só seria possível com a transformação do ex-escravo em pequeno produtor independente. (Adaptado de Maria Alice Rezende de Carvalho, A terra prometida. Revista de História da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, v. 32, maio de 2008. Disponível em http://www.rhbn.com.br/secao/capa/a-terra-prometida. Acessado em 28/09/2015.) a) Por que o projeto de André Rebouças foi caracterizado como um projeto radical? b) Identifique e caracterize outro projeto abolicionista que divergia do projeto de Rebouças.

Questão 4
2016História

O painel pintado por Pablo Picasso em 1937, Guernica, é uma referência ao bombardeio da área de mesmo nome, durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939). a) Apresente os principais aspectos visuais dessa obra de Picasso. b) De que forma a imagem pode ser compreendida como uma crítica ao franquismo?

Questão 5
2016História

A construção de Brasília liga-se à questão regional do Brasil, que se colocou com intensidade na década de 1950, indicando a necessidade de se corrigirem desequilíbrios regionais. Mas, no Plano Piloto, vive uma minoria da população total de Brasília. O Plano Piloto não existiria sem as cidades-satélites, onde reside a maior parte dos trabalhadores, um contingente de pedreiros, motoristas, auxiliares de escritórios, serventes, encarregados de segurança, balconistas, etc. Brasília, dessa forma, é uma só cidade, do Plano Piloto às cidades-satélites. Assim, torna-se difícil aceitar a ideia de que Brasília foi projetada para antecipar um futuro mais igualitário. (Adaptado de José William Vesentini, A capital da geopolítica. São Paulo: Ática, 1986, p. 116-117, 144-145 e 148.) a) Quais os objetivos oficiais para a construção de Brasília? b) Segundo o texto, por que é difícil aceitar a ideia de que Brasília foi projetada para antecipar um futuro mais igualitário para a sociedade brasileira?

Questão 6
2016História

Na década de 1980, um aspecto relevante do processo de construção da AIDS foi a localização de sua origem em territórios distantes. Mais uma vez se observa a atualização de antigas formas com as quais coletividades inteiras lidam com eventos, particularmente doenças, desconhecidos. Formas estas que geralmente incluem componentes racistas, religiosos e xenofóbicos. O surto de sífilis que acometeu a Europa no final do século XV, por exemplo, foi atribuído ao processo de navegação e ao corpo doente e poluído do indígena. Na história dos primeiros anos da AIDS, o continente africano foi apontado como um dos grandes responsáveis pela devastadora enfermidade. A descoberta de organismos semelhantes ao HIV em macacos desencadeou ondas especulativas nas quais o racismo pouco se escondia. (Adaptado de João Bôsco Hora Góis, Aids, Liberdade e Sexualidade, em Samantha Viz Quadrat (org.) Não foi tempo perdido: os anos 80 em debate. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2014, p. 230.) a) Explique por que enfermidades como AIDS e sífilis contribuíram para a produção de preconceitos. b) A década de 1980 foi o período de uma transição política no Brasil. Descreva dois aspectos dessa transição.

Questão
2016História

(UNICAMP - 2016) Quanto seja louvável a um príncipe manter a fé, aparentarvirtudes e viver com integridade, não com astúcia, todos ocompreendem; contudo, observa-se, pela experiência, emnossos tempos, que houve príncipes que fizeram grandescoisas, mas em pouca conta tiveram a palavra dada, esouberam, pela astúcia, transtornar a cabeça dos homens,superando, enfim, os que foram leais (...). Um príncipeprudente não pode nem deve guardar a palavra dadaquando isso se lhe torne prejudicial e quando as causasque o determinaram cessem de existir. (Nicolau Maquiavel, O Príncipe. São Paulo: Nova Cultural, 1997, p.73-85.) A partir desse excerto da obra, publicada em 1513, écorreto afirmar que:

Questão
2016História

(UNICAMP - 2016) Por que a ética voltou a ser um dos temas maistrabalhados do pensamento filosófico contemporâneo? Nosanos 1960 a política ocupava esse lugar e muitoscometeram o exagero de afirmar que tudo era político. (José Arthur Gianotti, Moralidade Pública e Moralidade Privada, emAdauto Novaes, Ética. São Paulo: Companhia das Letras, 1992, p.239.) A partir desse fragmento sobre a ética e o pensamentofilosófico, é correto afirmar que:

Questão
2016História

(UNICAMP - 2016) Reproduz-se, abaixo, trecho de um sermão do bispoCesário de Arles (470-542), dirigido a uma paróquia rural. Vede, irmãos, como quem recorre à Igreja em sua doençaobtém a saúde do corpo e a remissão dos pecados. Se épossível, pois, encontrar este duplo benefício na Igreja, porque há infelizes que se empenham em causar mal a simesmos, procurando os mais variados sortilégios:recorrendo a encantadores, a feitiçarias em fontes eárvores, amuletos, charlatães, videntes e adivinhos? (Fonte: http://www.institutosapientia.com.br/site/index.php?option=co_contentview=articleid=1397:sao-cesario-de-arles-sermao-13-para-uma-paroquia-ruralcatid=28: outros- rtigosItemid=285.) A partir desse sermão, escrito no sul da atual França, écorreto afirmar que:

Questão
2016História

(UNICAMP - 2016) Uma categoria inferior de servidores que coexiste nasgrandes casas com os domésticos livres são os escravos.Um recenseamento enumera em Gênova, em 1458, maisde 2 mil. As mulheres estão em uma proporçãoesmagadora (97,5%) e 40% não têm ainda 23 anos. Sãototalmente desamparadas; todos na casa a repreendem,todos batem nela (patrão, mãe, filhos crescidos) e ostestemunhos de processos em que elas comparecemmostram-nas vivendo, frequentemente no temor depancadas. Em Gênova e Veneza, a escrava-criada é essencial no prestígio das nobres e ricas matronas. (Adaptado de Charles De la Roncière, A vida privada dos notáveistoscanos no limiar da Renascença, em Georges Duby (org.), História da vida privada - da Europa feudal à Renascença, vol 2. São Paulo:Companhia das Letras, 1990, p. 235-236.) Sobre o trabalho nas cidades italianas do período emquestão, podemos afirmar corretamente que:

Questão
2016História

(Unicamp 2016) Desde a queda do império comunista na Europa, nos anos 1989-1991, assiste-se a uma nova forma de messianismo político que consiste em impor o regime democrático e os direitos humanos pela força. (Adaptado de Tzvetan Todorov, Os inimigos íntimos da democracia. São Paulo: Companhia das Letras, 2012, p. 55.) O quadro descrito pelo texto pode ser analisado

Questão
2016História

(UNICAMP - 2016) O Rio civiliza-se! eis a exclamação que irrompe de todosos peitos cariocas. Temos a Avenida Central, a AvenidaBeira Mar (os nossos Campos Elíseos), estátuas em toda aparte, cafés e confeitarias (...), um assassinato por dia, umescândalo por semana, cartomantes, médiuns, automóveis, autobus, autores dramáticos, grandmonde, demi-monde,enfim todos os petrechos das grandes capitais. (O Chat Noir, em Fon-Fon! No 41, 1907. Extraído de www.objdigital.bn.br/acervo_digital/div_periodicos/fonfon/fonfon1907.) A partir do excerto, que se refere ao período da BelleÉpoque no Brasil, no início do século XX, é correto afirmarque:

Questão
2016História

(UNICAMP - 2016) Muitos intelectuais, boa parte da imprensa e dos meios decomunicação, e a sociedade em geral usam o termopopulismo para caracterizar uma prática políticacontemporânea que relaciona as massas e o governante. Sobre o populismo, é correto afirmar que:

Questão
2016História

(UNICAMP - 2016) Desde a queda do império comunista na Europa, nos anos1989-1991, assiste-se a uma nova forma de messianismopolítico que consiste em impor o regime democrático e osdireitos humanos pela força. (Adaptado de Tzvetan Todorov, Os inimigos íntimos da democracia.São Paulo: Companhia das Letras, 2012, p. 55.) O quadro descrito pelo texto pode ser analisado

Questão
2016História

(UNICAMP - 2016) A aquarela do artista João Teófilo, aqui reproduzida,dialoga com a pintura de Pedro Américo, Tiradentesesquartejado (1893). Sobre a obra de João Teófilo, publicada na capa de umarevista em 2015, é possível afirmar que:

NOVIDADES
Kuadro