Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de História - UNICAMP 2016 | Gabarito e resoluções

1-15 de 16chevron right center
Questão 1
2016História

(UNICAMP - 2016 - 2 fase - Questo 1) A palavra rabe iman provm de uma raiz que significa ter certeza e designa f, no sentido da certeza. A f, por conseguinte, no contradiz o conhecimento nem a compreenso. Pelo contrrio, o desejo de saber uma obrigao religiosa, e os tempos pr-islmicos (sculo VI) na Arbia so chamados pelos islmicos de jahiliya, ignorncia. (Adaptado de Burkhard Scherer (org.), As Grandes religies: temas centrais comparados. Petrpolis: Vozes, 2005, p. 77.) a) Cite uma caracterstica poltica e uma caracterstica religiosa da pennsula arbica pr-islmica. b) Como conviveram f e conhecimento cientfico no mundo islmico na Alta Idade Mdia?

Questão 2
2016História

(UNICAMP - 2016 - 2 fase - Questo 2) A transferncia da Corte Portuguesa para o Brasil beneficiou a economia mineira. O final do sculo XVIII fora marcado pelo enfraquecimento da minerao. Mas no se deve imaginar um cenrio de decadncia. A minerao ocasionou em Minas uma diversificao econmica e um consequente crescimento populacional sem precedentes. O sul de Minas adquiriu importncia crescente ao produzir gneros de subsistncia para abastecer os centros urbanos. (Adaptado de Alexandre Mendes Cunha, Tropeiros em alta. Revista de Histria da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, v. 28, jan. 2008. http://rhbn.com.br/secao/capa/tropeiros-em-alta. Acessado em 10/06/2015.) a) Contextualize a afirmao contida no texto: Mas no se deve imaginar um cenrio de decadncia. b) Explique as funes desempenhadas pelos tropeiros na integrao poltica e geogrfica do Sudeste.

Questão 3
2016História

(UNICAMP - 2016 - 2a FASE) Diversos projetos abolicionistas invadiram a cena poltica brasileira no ltimo quarto do sculo XIX. O de Andr Rebouas foi um dos mais radicais. Mulato, baiano, filho de um membro da elite poltica imperial, engenheiro militar, dedicou-se modernizao de portos e construo de estradas. Dedicado a compreender os mecanismos que emperravam o desenvolvimento do pas, chegou concluso de que vivamos um bloqueio estrutural para a emergncia de indivduos livres. A libertao dos escravos, por si s, no seria suficiente. Entendia a abolio como um primeiro passo, ao qual se seguiria uma necessria eliminao do monoplio da terra, pois a autonomia individual s seria possvel com a transformao do ex-escravo em pequeno produtor independente. (Adaptado de Maria Alice Rezende de Carvalho, A terra prometida. Revista de Histria da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, v. 32, maio de 2008. Disponvel em http://www.rhbn.com.br/secao/capa/a-terra-prometida. Acessado em 28/09/2015.) a) Por que o projeto de Andr Rebouas foi caracterizado como um projeto radical? b) Identifique e caracterize outro projeto abolicionista que divergia do projeto de Rebouas.

Questão 4
2016História

(UNICAMP - 2016 - 2 fase - Questo 4) O painel pintado por Pablo Picasso em 1937, Guernica, uma referncia ao bombardeio da rea de mesmo nome, durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939). a) Apresente os principais aspectos visuais dessa obra de Picasso. b) De que forma a imagem pode ser compreendida como uma crtica ao franquismo?

Questão 5
2016História

(UNICAMP - 2016 - 2a FASE) A construo de Braslia liga-se questo regional do Brasil, que se colocou com intensidade na dcada de 1950, indicando a necessidade de se corrigirem desequilbrios regionais. Mas, no Plano Piloto, vive uma minoria da populao total de Braslia. O Plano Piloto no existiria sem as cidades-satlites, onde reside a maior parte dos trabalhadores, um contingente de pedreiros, motoristas, auxiliares de escritrios, serventes, encarregados de segurana, balconistas, etc. Braslia, dessa forma, uma s cidade, do Plano Piloto s cidades-satlites. Assim, torna-se difcil aceitar a ideia de que Braslia foi projetada para antecipar um futuro mais igualitrio. (Adaptado de Jos William Vesentini, A capital da geopoltica. So Paulo: tica, 1986, p. 116-117, 144-145 e 148.) a) Quais os objetivos oficiais para a construo de Braslia? b) Segundo o texto, por que difcil aceitar a ideia de que Braslia foi projetada para antecipar um futuro mais igualitrio para a sociedade brasileira?

Questão 6
2016História

(UNICAMP - 2016 - 2 fase - Questo 6) Na dcada de 1980, um aspecto relevante do processo de construo da AIDS foi a localizao de sua origem em territrios distantes. Mais uma vez se observa a atualizao de antigas formas com as quais coletividades inteiras lidam com eventos, particularmente doenas, desconhecidos. Formas estas que geralmente incluem componentes racistas, religiosos e xenofbicos. O surto de sfilis que acometeu a Europa no final do sculo XV, por exemplo, foi atribudo ao processo de navegao e ao corpo doente e poludo do indgena. Na histria dos primeiros anos da AIDS, o continente africano foi apontado como um dos grandes responsveis pela devastadora enfermidade. A descoberta de organismos semelhantes ao HIV em macacos desencadeou ondas especulativas nas quais o racismo pouco se escondia. (Adaptado de Joo Bsco Hora Gis, Aids, Liberdade e Sexualidade, em Samantha Viz Quadrat (org.) No foi tempo perdido: os anos 80 em debate. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2014, p. 230.) a) Explique por que enfermidades como AIDS e sfilis contriburam para a produo de preconceitos. b) A dcada de 1980 foi o perodo de uma transio poltica no Brasil. Descreva dois aspectos dessa transio.

Questão 55
2016História

(UNICAMP - 2016- 1 FASE) A teoria da perspectiva, iniciada com o arquiteto FilippoBruneleschi (1377-1446), utilizou conhecimentosgeomtricos e matemticos na representao artsticaproduzida na poca. A figura a seguir ilustra o estudo daperspectiva em uma obra desse arquiteto. correto afirmarque, a partir do Renascimento, a teoria da perspectiva

Questão 56
2016HistóriaFilosofia

(UNICAMP - 2016- 1 FASE) Quanto seja louvvel a um prncipe manter a f, aparentar virtudes e viver com integridade, no com astcia, todos o compreendem; contudo, observa-se, pela experincia, em nossos tempos, que houve prncipes que fizeram grandes coisas, mas em pouca conta tiveram a palavra dada, e souberam, pela astcia, transtornar a cabea dos homens, superando, enfim, os que foram leais (...). Um prncipe prudente no pode nem deve guardar a palavra dada quando isso se lhe torne prejudicial e quando as causas que o determinaram cessem de existir. (Nicolau Maquiavel, O Prncipe. So Paulo: Nova Cultural, 1997, p. 73-85.) A partir desse excerto da obra, publicada em 1513, correto afirmar que:

Questão 58
2016História

(UNICAMP - 2016- 1 FASE) Reproduz-se, abaixo, trecho de um sermo do bispoCesrio de Arles (470-542), dirigido a uma parquia rural. Vede, irmos, como quem recorre Igreja em sua doenaobtm a sade do corpo e a remisso dos pecados. Se possvel, pois, encontrar este duplo benefcio na Igreja, porque h infelizes que se empenham em causar mal a simesmos, procurando os mais variados sortilgios:recorrendo a encantadores, a feitiarias em fontes ervores, amuletos, charlates, videntes e adivinhos? (Fonte: http://www.institutosapientia.com.br/site/index.php?option=co_contentview=articleid=1397:sao-cesario-de-arles-sermao-13-para-uma-paroquia-ruralcatid=28: outros- rtigosItemid=285.) A partir desse sermo, escrito no sul da atual Frana, correto afirmar que:

Questão 59
2016História

(UNICAMP - 2016- 1 FASE) Uma categoria inferior de servidores que coexiste nasgrandes casas com os domsticos livres so os escravos.Um recenseamento enumera em Gnova, em 1458, maisde 2 mil. As mulheres esto em uma proporoesmagadora (97,5%) e 40% no tm ainda 23 anos. Sototalmente desamparadas; todos na casa a repreendem,todos batem nela (patro, me, filhos crescidos) e ostestemunhos de processos em que elas comparecemmostram-nas vivendo, frequentemente no temor depancadas. Em Gnova e Veneza, a escrava-criada essencial no prestgio das nobres e ricas matronas. (Adaptado de Charles De la Roncire, A vida privada dos notveistoscanos no limiar da Renascena, em Georges Duby (org.), Histria da vida privada - da Europa feudal Renascena, vol 2. So Paulo:Companhia das Letras, 1990, p. 235-236.) Sobre o trabalho nas cidades italianas do perodo emquesto, podemos afirmar corretamente que:

Questão 60
2016História

(UNICAMP - 2016- 1 FASE) Os estudos histricos por muito tempo explicaram as relaes entre Portugal e Brasil por meio da noo de pacto colonial ou exclusivo comercial. Sobre esse conceito, correto afirmar que:

Questão 61
2016História

(UNICAMP - 2016- 1 FASE) As revolues de independncia na Amrica hispnica foram, ao mesmo tempo, um conflito militar, um processo de mudana poltica e uma rebelio popular. (Rafael Rojas, Las repblicas de aire. Buenos Aires: Taurus, 2010, p. 11.) So caractersticas dos processos de independncia nas ex-colnias espanholas na Amrica:

Questão 62
2016História

(UNICAMP - 2016- 1 FASE) O Rio civiliza-se! eis a exclamao que irrompe de todosos peitos cariocas. Temos a Avenida Central, a AvenidaBeira Mar (os nossos Campos Elseos), esttuas em toda aparte, cafs e confeitarias (...), um assassinato por dia, umescndalo por semana, cartomantes, mdiuns, automveis, autobus, autores dramticos, grandmonde, demi-monde,enfim todos os petrechos das grandes capitais. (O Chat Noir, em Fon-Fon! No 41, 1907. Extrado de www.objdigital.bn.br/acervo_digital/div_periodicos/fonfon/fonfon1907.) A partir do excerto, que se refere ao perodo da Bellepoque no Brasil, no incio do sculo XX, correto afirmarque:

Questão 63
2016História

(UNICAMP - 2016- 1 FASE) Muitos intelectuais, boa parte da imprensa e dos meios decomunicao, e a sociedade em geral usam o termopopulismo para caracterizar uma prtica polticacontempornea que relaciona as massas e o governante. Sobre o populismo, correto afirmar que:

Questão 64
2016História

(UNICAMP - 2016- 1 FASE) Desde a queda do imprio comunista na Europa, nos anos 1989-1991, assiste-se a uma nova forma de messianismo poltico que consiste em impor o regime democrtico e os direitos humanos pela fora. (Adaptado de Tzvetan Todorov, Os inimigos ntimos da democracia. So Paulo: Companhia das Letras, 2012, p. 55.) O quadro descrito pelo texto pode ser analisado

1-15 de 16chevron right center