Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Redação - UNICAMP 2016 | Gabarito e resoluções

1-2 de 2
Questão
2016Redação

(UNICAMP - 2016 - 2 fase - REDAO) Texto 1 Voc um estudante universitrio que participar de um concurso de resenhas, promovido pelo Centro de Apoio ao Estudante (CAE), rgo que desenvolve atividades culturais em sua Faculdade. Esse concurso tem o objetivo de estimular a leitura de obras literrias e ampliar o horizonte cultural dos estudantes. A resenha ser lida por uma comisso julgadora que dever selecionar os dez melhores textos, a serem publicados. Voc escolheu resenhar a fbula de La Fontaine transcrita abaixo. Em seu texto, voc dever incluir: a) uma sntese da fbula, indicando os seus elementos constitutivos; b) a construo de uma situao social anloga aos fatos narrados, que envolva um problema coletivo; c) um fechamento, estabelecendo relaes com a temtica do texto original. Seu texto dever ser escrito em linguagem formal, dever indicar o ttulo da obra e ser assinado com um pseudnimo. A Deliberao Tomada pelos Ratos Rodilardo, gato voraz, aprontou entre os ratos tal matana, que deu cabo de sua paz, de tantos que matava e guardava na pana. Os poucos que sobraram no se aventuravam a sair dos buracos: mal se alimentavam. Para eles, Rodilardo era mais que um gato, era o prprio Sat, de fato. Um dia em que, pelos telhados, foi o galante namorar, aproveitando a trgua, os ratos, assustados, resolveram confabular e discutir um modo de solucionar esse grave problema. O decano, prudente, definiu a questo: simples alta de aviso, j que o ato chegava, solerte. Era urgente amarrar-lhe ao pescoo um guizo, concluiu o decano, rato de juzo. Acharam a ideia excelente, e aplaudiram seu autor. Restava, todavia, um pequeno detalhe a ser solucionado: quem prenderia o guizo e qual se atreveria? Um se esquivou, dizendo estar muito ocupado; Outro alegou que andava um tanto destreinado em dar laos e ns. E a bela ideia teve triste final. Muita assembleia, ao fim nada decide mesmo sendo de frades ou de venerveis abades... Deliberar, deliberar... conselheiros, existem vrios, mas quando para executar, onde esto os voluntrios? (Fbulas de La Fontaine. Traduo de Milton Amado e Eugnia Amado. Belo Horizonte: Itatiaia, 2003, p. 134-136) Glossrio Abade: superior de ordem religiosa que dirige uma abadia. Frade: indivduo pertencente a ordem religiosa cujos membros seguem uma regra de vida e vivem separados do mundo secular. Decano: o membro mais velho ou mais antigo de uma classe, assembleia, corporao, etc. Guizo: pequena esfera de metal com bolinhas em seu interior que, quando sacudida, produz um som tilintante. Solerte: engenhoso, esperto, sagaz, ardiloso, arguto, astucioso.

Questão
2016Redação

(UNICAMP - 2016 - 2 fase - REDAO) Texto 2 Voc est participando de um curso sobre o livro O sentimento de si: corpo, emoo e conscincia, de autoria do neurocientista Antnio Damsio. Uma das avaliaes do curso consiste na produo de um texto de divulgao cientfica a ser publicado em um blog do curso. O objetivo do seu texto ser o de divulgar as ideias do autor para um pblico mais amplo, especialmente para alunos do ensino mdio. Voc dever escrever o seu texto sobre o tema da induo das emoes, baseado no excerto abaixo, incluindo: a) uma explicao sobre indutores de emoo com exemplos do prprio texto; b) uma breve narrativa que exemplifique processos de induo de emoes; c) uma finalizao baseada no fechamento do texto original. Lembre-se de que o texto de divulgao cientfica dever ter um ttulo adequado aos contedos tratados.

1-2 de 2