Questões de Geografia - UNICAMP 2017

ITA
IME
ENEM
FUVEST
UNICAMP
UNESP
ESPCEX
AFA
1-15 de 22
Questão 1
2017Geografia

a) Explique por que a Groenlândia e a Península Arábica, que possuem aproximadamente a mesma superfície em km2, no mapa-múndi acima apresentam dimensões tão discrepantes, e indique qual é a projeção desse mapa-múndi. b) Defina escala cartográfica e indique se o mapa acima apresenta uma escala grande ou pequena.

Questão 2
2017Geografia

(Fonte: http://cours-examens.org/images/An_2015_1/Etudes_superieures/Agronomie/Geologie/Laval/40_3_3_2.pdf. Acessado em 13/07/2016.) a) Conforme o esboço acima, explique como se dá o processo de formação do carvão mineral e indique qual dos tipos listados acima possui o menor porcentual de carbono e qual possui o maior porcentual de carbono. b) Apresente pelo menos duas formas de uso do carvão mineral.

Questão 3
2017Geografia

A Amazônia vem, neste início de século, despontando como um novo front energético do território brasileiro. Envolvendo questões bastante controvertidas, encontramos as grandes hidroelétricas de Santo Antônio e Jirau, no Rio Madeira (Rondônia), e Belo Monte, no rio Xingu (Pará). Além dessas obras, há ainda projetos de construção de novas grandes hidroelétricas, como a usina de São Luiz do Tapajós, no rio Tapajós (Pará). A construção de novas hidroelétricas deve responder pelo aumento do consumo de energia elétrica que acompanha os processos de urbanização e industrialização no país. a) Que região brasileira apresenta o maior potencial hidroelétrico instalado atualmente e por que a Amazônia tornou-se um novo front para a construção de grandes hidroelétricas? b) Indique qual dos setores, comercial, industrial e residencial, apresenta o maior e o menor consumo de energia elétrica no Brasil e cite um exemplo de indústria energointensiva existente na Amazônia.

Questão 4
2017Geografia

A região destacada na figura abaixo, conhecida pelo acrônimo MATOPIBA, é formada por frações dos territórios do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, por onde se expande a fronteira agrícola no Brasil. Reúne 337 municípios e representa aproximadamente 73 milhões de hectares. Existem na área cerca de 327 estabelecimentos agrícolas, 46 unidades de conservação, 35 terras indígenas e 778 assentamentos de reforma agrária. (Adaptado de EMBRAPA https://www.embrapa.br. Acessado em 10/08/2016.) a) A difusão do moderno circuito da produção agrícola reorganizou aceleradamente o espaço regional em questão e fez proliferar inúmeros conflitos territoriais. Mencione ao menos dois agentes que, em lados opostos, disputam um sentido para essas transformações territoriais (ou modernizações). b) Indique o tipo de bioma e a cultura agrícola predominantes na região.

Questão 5
2017Geografia

Imagem de um antigo palacete na Vila Itororó, em São Paulo-SP, que se tornou um cortiço. (Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,MUL1449740-5605,0. Acessado em 23/06/2016.) a) O que define os cortiços? Em que momento da urbanização brasileira eles surgiram? b) Aponte ao menos dois fatores que explicam a permanência dos cortiços nas grandes cidades brasileiras ainda hoje.

Questão 6
2017Geografia

A figura abaixo é uma arte cartográfica produzida pelo artista Julien Bousac. (Adaptado de http://obgeographiques.blogspot.com.br. Acessado em 03/08/2016.) a) Por que essa arte cartográfica, produzida pelo artista Julien Bousac, retrata a Palestina como um arquipélago? E quais são os dois territórios reservados atualmente aos palestinos, retratados nessa arte? b) Os conflitos entre israelenses e palestinos têm sido marcados por muita violência, tanto física ou aberta quanto simbólica. Indique uma forma de violência física e uma forma de violência simbólica a que estão expostos os palestinos.

Questão 31
2017BiologiaGeografia

(UNICAMP - 2017) Um poeta chamado Zhu Xi escreveu o seguinte h cerca de 1.200 anos: No topo das altas montanhas vejo conchas que me dizem que antigos lugares de baixa altitude se elevaram para os cus e moram agora nos mais elevados picos. Estas conchas dizem-me tambm que materiais vivos de animais se converteram nas mais duras e inertes rochas. Essas palavras foram durante sculos lidas como se fossem versos. Mas Zhu Xi no era apenas um poeta: era um cientista, aquilo que, at h pouco se chamava um naturalista. Mia Couto,Rios, Cobras e Camisas de Dormir, em E se Obama fosse africano? E outras intervenes. 2. ed. Lisboa: Editorial Caminho, 2009, p. 58. O poema citado por Mia Couto faz referncia

Questão 70
2017Geografia

(UNICAMP - 2017) O estudo Arranjos Populacionais e Concentraes Urbanas do Brasil (IBGE, 2015) identificou 294 arranjos populacionais no Pas, de diferentes escalas e naturezas. O Arranjo Populacional da Regio Metropolitana de So Paulo (SP) caracterizado pela extenso e intensidade de seus fluxos: aproximadamente 1.750.000 pessoas deslocam-se cotidianamente entre os municpios que compem o Arranjo para estudar e trabalhar. Essa dinmica espacial melhor explicada pelo conceito de

Questão 72
2017Geografia

(UNICAMP - 2017) Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica IBGE. Os sucessivos Censos Demogrficos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica) buscam conhecer a distribuio da populao pelo territrio brasileiro, conhecimento relevante para os mais diversos tipos de planejamento. Considerando os dados da tabela acima, assinale a alternativa correta.

Questão 73
2017GeografiaSociologia

(UNICAMP - 2017) A fúria do tirano, o terrorismo de Estado, a guerra, omassacre, o escravismo, o racismo, o fundamentalismo, otribalismo, o nazismo, sempre envolvem alegações racionais,humanitárias, ideais, ao mesmo tempo que se exercem emformas e técnicas brutais, irracionais, enlouquecidas. Em geral,a fúria da violência tem algo a ver com a destruição do outro,diferente, estranho, com o que busca a purificação da sociedade, o exorcismo de dilemas difíceis, a sublimação doabsurdo embutido nas formas da sociabilidade e nos jogos dasforças sociais. (Octávio Ianni, A violência na sociedade contemporânea, em Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 7, n. 12, p. 8, 2002.) Assinale a alternativa correta.

Questão 79
2017Geografia

UNICAMP/2017 ) A figura a seguir exibe uma representao estilizada do mapa do Estado de So Paulo. As linhas pontilhadas horizontais e verticais indicam intervalos iguais de longitude e latitude, e o ponto preto representa a cidade de Campinas. Considere que o Estado de So Paulo est, aproximadamente, entre as latitudes 20𝑜 e 25𝑜 Sul e entre as longitudes 44𝑜 e 54𝑜 Oeste. A partir da representao acima, conclui-se que Campinas se localiza entre

Questão
2017Geografia

(UNICAMP - 2017)Um poeta chamado Zhu Xi escreveu o seguinte há cerca de1200 anos: No topo das altas montanhas vejo conchas que medizem que antigos lugares de baixa altitude se elevaram paraos céus e moram agora nos mais elevados picos. Estasconchas dizem-me também que materiais vivos de animais seconverteram nas mais duras e inertes rochas. Essas palavrasforam durante séculos lidas como se fossem versos. Mas ZhuXi não era apenas um poeta: era um cientista, aquilo que, atéhá pouco se chamava um naturalista. O poema citado por Mia Couto faz referência

Questão
2017Geografia

(UNICAMP - 2017)Apesar da queda de preço que vêm sofrendo nos últimosanos, algumas commodities minerais continuam sendoimportante fonte para a pauta de exportações do Brasil. Nafigura a seguir, observamos vias de escoamento (oscorredores de exportação) da Amazônia Oriental, partindode três municípios paraenses: Oriximiná, Parauapebas eIpixuna do Pará. Identifique o produto extraído em cada um dos municípiose a via de escoamento correspondente:

Questão
2017Geografia

(UNICAMP - 2017)A zona costeira brasileira abriga diversos ecossistemas deelevada relevância ambiental. Destacam-se, entre muitosoutros, os manguezais. A respeito desse ecossistemacosteiro, é correto afirmar que são

Questão
2017Geografia

(UNICAMP - 2017)Conforme foi noticiado na mídia, no dia 21 de agosto de 2016,a cidade de Santos (SP) foi atingida por uma ressaca queparalisou por 30 horas o principal porto do país, inundou vias ecausou transtornos para a mobilidade urbana, o funcionamentode empresas e do comércio. As ressacas resultam

1-15 de 22
NOVIDADES
Kuadro