Entre em contato com nossa equipe comercial gratuitamente pelo WhatsApp
Chamar no Whatsapp - KuadroChamar no WhatsApp

Questões de Geografia - UNICAMP 2017

ITA
IME
ENEM
FUVEST
UNICAMP
UNESP
ESPCEX
AFA
1-15 de 23
Questão 1
2017Geografia

a) Explique por que a Groenlândia e a Península Arábica, que possuem aproximadamente a mesma superfície em km2, no mapa-múndi acima apresentam dimensões tão discrepantes, e indique qual é a projeção desse mapa-múndi. b) Defina escala cartográfica e indique se o mapa acima apresenta uma escala grande ou pequena.

Questão 2
2017Geografia

(Fonte: http://cours-examens.org/images/An_2015_1/Etudes_superieures/Agronomie/Geologie/Laval/40_3_3_2.pdf. Acessado em 13/07/2016.) a) Conforme o esboço acima, explique como se dá o processo de formação do carvão mineral e indique qual dos tipos listados acima possui o menor porcentual de carbono e qual possui o maior porcentual de carbono. b) Apresente pelo menos duas formas de uso do carvão mineral.

Questão 3
2017Geografia

A Amazônia vem, neste início de século, despontando como um novo front energético do território brasileiro. Envolvendo questões bastante controvertidas, encontramos as grandes hidroelétricas de Santo Antônio e Jirau, no Rio Madeira (Rondônia), e Belo Monte, no rio Xingu (Pará). Além dessas obras, há ainda projetos de construção de novas grandes hidroelétricas, como a usina de São Luiz do Tapajós, no rio Tapajós (Pará). A construção de novas hidroelétricas deve responder pelo aumento do consumo de energia elétrica que acompanha os processos de urbanização e industrialização no país. a) Que região brasileira apresenta o maior potencial hidroelétrico instalado atualmente e por que a Amazônia tornou-se um novo front para a construção de grandes hidroelétricas? b) Indique qual dos setores, comercial, industrial e residencial, apresenta o maior e o menor consumo de energia elétrica no Brasil e cite um exemplo de indústria energointensiva existente na Amazônia.

Questão 4
2017Geografia

A região destacada na figura abaixo, conhecida pelo acrônimo MATOPIBA, é formada por frações dos territórios do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, por onde se expande a fronteira agrícola no Brasil. Reúne 337 municípios e representa aproximadamente 73 milhões de hectares. Existem na área cerca de 327 estabelecimentos agrícolas, 46 unidades de conservação, 35 terras indígenas e 778 assentamentos de reforma agrária. (Adaptado de EMBRAPA https://www.embrapa.br. Acessado em 10/08/2016.) a) A difusão do moderno circuito da produção agrícola reorganizou aceleradamente o espaço regional em questão e fez proliferar inúmeros conflitos territoriais. Mencione ao menos dois agentes que, em lados opostos, disputam um sentido para essas transformações territoriais (ou modernizações). b) Indique o tipo de bioma e a cultura agrícola predominantes na região.

Questão 5
2017Geografia

Imagem de um antigo palacete na Vila Itororó, em São Paulo-SP, que se tornou um cortiço. (Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,MUL1449740-5605,0. Acessado em 23/06/2016.) a) O que define os cortiços? Em que momento da urbanização brasileira eles surgiram? b) Aponte ao menos dois fatores que explicam a permanência dos cortiços nas grandes cidades brasileiras ainda hoje.

Questão 6
2017Geografia

A figura abaixo é uma arte cartográfica produzida pelo artista Julien Bousac. (Adaptado de http://obgeographiques.blogspot.com.br. Acessado em 03/08/2016.) a) Por que essa arte cartográfica, produzida pelo artista Julien Bousac, retrata a Palestina como um arquipélago? E quais são os dois territórios reservados atualmente aos palestinos, retratados nessa arte? b) Os conflitos entre israelenses e palestinos têm sido marcados por muita violência, tanto física ou aberta quanto simbólica. Indique uma forma de violência física e uma forma de violência simbólica a que estão expostos os palestinos.

Questão 12
2017Geografia

A cidade de Hamburgo, a mais rica da Europa, exibe tanto a mais alta proporção de milionários como a mais elevada incidência de beneficiários da assistência pública da Alemanha; já Nova Iorque concentra a maior quantidade de ricos do Planeta, mas também um dos maiores exércitos de pessoas sem teto e indigentes do hemisfério ocidental. Aparentemente contraditórios, esses fenômenos estão vinculados ao avanço da prosperidade econômica global não há declínio econômico nesses países que traz retrocesso e desarticulação do Estado de bem-estar social. (Adaptado de Loic Wacquant, Parias urbanos. Marginalidad em la ciudad a comienzos del milenio. Buenos Aires: Manancial, 2015.) a) Por que a produção da riqueza em países desenvolvidos está gerando mais pobres? Além do conflito de classes, cite outro tipo de conflito social observado em Nova Iorque que também é condicionante para a geração de pobreza. b) O que é o Estado de bem-estar social? Dê um exemplo de recuo do Estado de bem-estar social.

Questão
2017Geografia

(UNICAMP - 2017)De acordo com a Organização das Nações Unidas, apopulação global submetida a deslocamentos forçados cresceusubstancialmente durante os últimos decênios, passando de37,3 milhões para 65,3 milhões em 2015. Desse total, osrefugiados representam 16,1 milhões de pessoas, 1,7 milhão amais que o total registrado 12 meses antes. Mais da metadedos atuais refugiados do mundo (54%) procede de três paísesafetados por conflitos armados. Indique quais são esses três países.

Questão
2017Geografia

(UNICAMP - 2017)Apesar da queda de preço que vêm sofrendo nos últimosanos, algumas commodities minerais continuam sendoimportante fonte para a pauta de exportações do Brasil. Nafigura a seguir, observamos vias de escoamento (oscorredores de exportação) da Amazônia Oriental, partindode três municípios paraenses: Oriximiná, Parauapebas eIpixuna do Pará. Identifique o produto extraído em cada um dos municípiose a via de escoamento correspondente:

Questão
2017Geografia

(UNICAMP - 2017)A zona costeira brasileira abriga diversos ecossistemas deelevada relevância ambiental. Destacam-se, entre muitosoutros, os manguezais. A respeito desse ecossistemacosteiro, é correto afirmar que são

Questão
2017Geografia

(UNICAMP - 2017)Conforme foi noticiado na mídia, no dia 21 de agosto de 2016,a cidade de Santos (SP) foi atingida por uma ressaca queparalisou por 30 horas o principal porto do país, inundou vias ecausou transtornos para a mobilidade urbana, o funcionamentode empresas e do comércio. As ressacas resultam

Questão
2017Geografia

(UNICAMP2017)A presença de empresas globais que dominam o mercadode tecnologia no mundo costuma gerar atritos com osgovernos nacionais e impactos de diferentes dimensõesem sua indústria cultural e na privacidade dos indivíduos.Diante do poder dessas grandes empresas, os Estadosnacionais buscam estabelecer regras antitrustes para o setor. Adaptado de Farhad Manjoo, The New York Times/Folha de São Paulo, 11/06/2016, p. 1 e 2. Com relação ao poder econômico e político das empresasglobais de tecnologia digital e as ações dos governosnacionais, é correto afirmar que:

Questão
2017Geografia

(UNICAMP - 2017) Os sucessivos Censos Demográficos do IBGE (InstitutoBrasileiro de Geografia e Estatística) buscam conhecer adistribuição da população pelo território brasileiro,conhecimento relevante para os mais diversos tipos deplanejamento. Considerando os dados da tabela acima, assinale aalternativa correta.

Questão
2017Geografia

(UNICAMP- 2017) O gráfico triangular acima apresenta a estrutura deutilização das terras dos estabelecimentos agropecuáriosem cada região brasileira (dados do último CensoAgropecuário do IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia eEstatística, de 2006). Cada ponto representa uma região brasileira. Identifiquecada região:

Questão
2017Geografia

(UNICAMP - 2017)Um poeta chamado Zhu Xi escreveu o seguinte há cerca de1200 anos: No topo das altas montanhas vejo conchas que medizem que antigos lugares de baixa altitude se elevaram paraos céus e moram agora nos mais elevados picos. Estasconchas dizem-me também que materiais vivos de animais seconverteram nas mais duras e inertes rochas. Essas palavrasforam durante séculos lidas como se fossem versos. Mas ZhuXi não era apenas um poeta: era um cientista, aquilo que, atéhá pouco se chamava um naturalista. O poema citado por Mia Couto faz referência

NOVIDADES
Kuadro