Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Biologia - UNICAMP 2018 | Gabarito e resoluções

1-15 de 18chevron right center
Questão 1
2018Biologia

(UNICAMP - 2018 - 2 FASE) Dados genticos podem ser utilizados para estudar populaes de uma espcie no ambiente natural. Por exemplo, amostras de DNA podem ser coletadas para identificar espcies, estimar tamanhos populacionais ou identificar indivduos. Um pesquisador coletou duas amostras de fezes em uma localidade na ndia e sequenciou parte do gene Gapdh dos DNAs extrados a partir delas. Como resultado, foram obtidas as sequncias abaixo (apenas uma das fitas do DNA mostrada). As sequncias da mesma regio do gene Gapdh nos genomas do tigre de Bengala (Panthera tigris) e do leopardo (Panthera pardus) so: a) De posse desses dados, responda: as amostras de fezes 1 e 2 pertencem, com maior probabilidade, a tigres de Bengala ou a leopardos? As amostras 1 e 2 pertencem ao mesmo indivduo ou a dois indivduos diferentes? Justifique sua resposta. b) Um crtico argumentou que o trabalho do pesquisador no era vlido, pois as sequncias do gene nuclear Gapdh foram obtidas a partir de amostras de fezes. Segundo o crtico, material gentico nuclear de felinos s poderia ser extrado com qualidade a partir de hemcias (eritrcitos) coletadas dos animais. Quem tem razo, o pesquisador ou o crtico? Justifique. (Fonte: J. Bhagavatula e L. Singh. BMC Genetics, Londres, v. 7, p. 48, out. 2006.)

Questão 2
2018Biologia

(UNICAMP - 2018 - 2 FASE) A figura A abaixo mostra o claro dimorfismo sexual que ocorre na espcie de besouro neotropical Dynastes hercules (besouro-hrcules), um dos maiores besouros do mundo. Nos machos, protuberncias ceflicas e torcicas formam estruturas semelhantes aos chifres de alguns mamferos. Um estudo mostrou que, nessa espcie, h trs tipos de machos geneticamente distintos, P, M e G, que diferem apenas quanto ao tamanho mdio dos chifres (figura B). Os dados na figura C indicam a capacidade de machos dos trs tipos de copular com fmeas. Testes genticos mostraram ainda que 85% dos filhotes em cada gerao tm machos do tipo G como pais. a) Os chifres so parte do esqueleto do besouro-hrcules macho. Cite duas caractersticas do esqueleto de artrpodes e duas diferenas em relao ao esqueleto de vertebrados. b) Darwin acreditava que diferenas entre animais machos e fmeas como as mostradas na figura A surgem durante a evoluo como consequncia da seleo sexual, um tipo especial de seleo natural. Defina seleo natural. Utilizando os dados fornecidos acima, explique por que a caracterstica masculina dimrfica do besouro-hrcules uma adaptao, fruto da seleo natural.

Questão 3
2018Biologia

(UNICAMP - 2018 - 2 FASE) As questes a seguir tratam de alimentao e sade humana. a) Um dos maiores problemas de sade pblica no mundo a obesidade. Considerando separadamente as populaes masculina e feminina, em qual faixa etria houve maior crescimento proporcional de obesos entre 1975 e 2009, de acordo com os grficos abaixo? Sabendo que os carboidratos constituem aproximadamente 50% da dieta diria recomendada pelo Ministrio da Sade, explique a necessidade desse nutriente e por que ele pode causar obesidade. b) O consumo dirio de frutas, hortalias e legumes considerado altamente benfico para a sade humana. Um estudo realizado no Hospital do Cncer de Barretos (SP) indicou que as hortalias da famlia das crucferas (brcolis, couve-flor, couve, agrio, rcula, entre outras), aps passarem por processamento enzimtico no organismo, liberam sulforafano e indol-3-carbinol, substncias capazes de inibir a proliferao celular. O que o cncer? Por que as hortalias da famlia das crucferas so consideradas importantes na preveno dessa doena? (Fonte: Pesquisa de oramentos familiares, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica - IBGE. Disponvel em www.ibge.gov.br/estatisticas-novoportal. Acessado em 15/10/2017.)

Questão 4
2018Biologia

(UNICAMP - 2018 - 2 FASE) Plantas tm papel crucial na ciclagem de carbono e de gua no ambiente, captando e liberando o gs carbnico atmosfrico e transferindo gua do solo para o ar. Os grficos abaixo representam padres anuais de variao nas concentraes de vapor dgua do ar e de gs carbnico em regies ocupadas por duas florestas tropicais distintas, A e B As variaes mostradas ocorrem como consequncia da presena das florestas. A precipitao nas duas reas ocorre no perodo quente do ano (setembro a abril). Alm disso, a concentrao de CO2atmosfrico seria de 380 ppm se no houvesse cobertura vegetal. a) Considerando que a transpirao tem relao direta com o consumo hdrico, qual das duas florestas tem maior dependncia de disponibilidade de gua? Considerando que a fotossntese e a respirao determinam o padro anual de variao de CO2, qual das duas florestas tem maior produo anual de biomassa? Justifique suas respostas. b) Em um cenrio de reduo no regime de chuvas, o que aconteceria com as concentraes de vapor dgua do ar e de CO2nas regies ocupadas pelas florestas? Justifique sua resposta.

Questão 5
2018Biologia

(UNICAMP - 2018 - 2 FASE) A estrutura qumica do composto puromicina muito semelhante estrutura de um RNA transportador. Em virtude dessa semelhana, os ribossomos de procariotos so capazes de interagir com a puromicina como se ela fosse um RNA transportador. O ribossomo catalisa a formao de uma ligao covalente entre a cadeia proteica em crescimento e a puromicina, se este composto estiver presente durante a traduo. Aps tal evento bioqumico, novos aminocidos no podem ser incorporados cadeia da protena. a) Por que a puromicina tem ao antibitica sobre bactrias? Na presena de puromicina, a massa molecular mdia de uma dada protena bacteriana ser maior, igual ou menor em relao massa mdia da mesma protena na ausncia do antibitico? Explique seu raciocnio. b) A puromicina tambm utilizada para transgenia. Neste caso, um gene que codifica uma enzima capaz de destruir a puromicina adicionado, juntamente com o gene de interesse do pesquisador, ao genoma de clulas cultivadas in vitro. Na presena de puromicina, a taxa de sobrevivncia de clulas que receberam esses genes ser igual, maior ou menor em relao sobrevivncia de clulas no modificadas? Explique seu raciocnio.

Questão 6
2018Biologia

(UNICAMP - 2018 - 2 FASE) O heredograma abaixo representa o padro de herana, em uma nica famlia, de uma doena gentica humana. Os indivduos doentes so representados em preto, enquanto os indivduos no doentes so indicados em branco. Nessa famlia, a doena causada por apenas um loco gnico, localizado em um dos dois tipos de cromossomos sexuais. No conjunto dos indivduos da famlia, esse loco apresenta dois alelos, A1e A2. a) O loco gnico envolvido nessa doena est no cromossomo X ou no cromossomo Y? Considerando que um dos alelos dominante, o alelo que promove o aparecimento da doena nos indivduos afetados (alelo A1) dominante ou recessivo em relao ao alelo A2? Explique como voc chegou s suas concluses. b) Pesquisas recentes analisaram as alteraes causadas nos neurnios de indivduos doentes pelo alelo A1. Nessas pesquisas, fibroblastos coletados da pele de pessoas afetadas foram utilizados para produzir clulas-tronco pluripotentes (iPSC). As iPSC foram ento utilizadas para gerar neurnios. Por que clulas-tronco podem originar neurnios? Por que no seria adequado aos pesquisadores estudar os efeitos neuronais do alelo A1diretamente nos fibroblastos coletados da pele dos indivduos afetados?

Questão 37
2018BiologiaInglês

(UNICAMP - 2018 - 1 FASE) Coral reefs are colorful underwater forests which teem with life and act as a natural protective barrier for coastal regions. The fishes and plants which call them home belong to some of the most diverse ― and fragile ― ecosystems on the planet. Higher sea temperatures from global warming have already caused major coral bleaching events. Bleaching occurs when corals respond to the stress of warmer temperatures by expelling the colorful algae that live within them. Increased levels of atmospheric carbon dioxide result in higher levels of CO2 in the water, leading to ocean acidification, which is also a threat to coral. As the oceans become more acidic, the corals ability to form skeletons through calcification is inhibited, causing their growth to slow. Increasing sea levels caused by melting sea ice could also cause problems for some reefs by making them too deep to receive adequate sunlight, another factor important for survival. Adaptado de Coral Reefs, The National Wildlife Federation. Disponvel em https://www.nwf.org/Wildlife/Threats-to-Wildlife/GlobalWarming/Effects-on-Wildlife-and-Habitat/Coral-Reefs.aspx. Acessado em 26/07/2017. Considerando o texto e seus conhecimentos, assinale a alternativa correta. Os recifes de corais esto seriamente ameaados pela combinao dos seguintes fatores:

Questão 80
2018BiologiaGeografia

(UNICAMP - 2018- 1 FASE) A figura acima indica a distribuio de usinas sucroenergticas no Brasil em 2010. Essas usinas provocaram aumento da produo de vinhaa, resduo pastoso e malcheiroso resultante da destilao do caldo de cana-de-acar fermentado. Assinale a alternativa correta.

Questão 81
2018BiologiaQuímica

(UNICAMP - 2018- 1 FASE)Os eixos do grfico a seguir representam duas variveis, uma delas no identificada no grfico. Uma curva representa animais endotrmicos e a outra, animais ectotrmicos. A curva que corretamente se aplica ao ser humano

Questão 82
2018Biologia

(UNICAMP - 2018- 1 FASE)Os anfbios constituem um dos grupos de animais com maior nmero de espcies ameaadas de extino. Entre outras razes, isso ocorre porque eles so suscetveis contaminao por substncias nocivas e infeco por fungos. Os anfbios apresentam tal suscetibilidade porque tm

Questão 83
2018Biologia

(UNICAMP - 2018- 1 FASE)Em alguns casos, as organelas celulares podem transformar-se e perder a funcionalidade, como acontece com os cloroplastos. Em plantas com alta atividade de fotossntese, mas com crescimento paralisado e sem drenos ativos (como flores e frutos), os cloroplastos podem dar origem a

Questão 84
2018Biologia

(UNICAMP - 2018- 1 FASE)Em 2016, a Organizao Mundial de Sade (OMS) apresentou novas diretrizes para o tratamento de trs doenas sexualmente transmissveis: sfilis, gonorreia e clamidase. As trs doenas citadas so causadas por

Questão 85
2018Biologia

(UNICAMP - 2018- 1 FASE)Fsseis do organismo Spriggina (em vista dorsal na figura a seguir), que viveu h 550 milhes de anos, foram descobertos nas montanhas de Ediacara, na Austrlia. Tais fsseis esto entre os mais antigos vestgios de seres multicelulares j encontrados. Esse animal primitivo, cuja classificao desafia os pesquisadores, possui algumas caractersticas ainda encontradas na maioria dos animais existentes hoje. Esse animal apresenta

Questão 86
2018Biologia

(UNICAMP - 2018- 1 FASE)Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas nas definies a seguir. (i) __________ o conjunto de toda a informao gentica de um organismo. (ii) __________ um trecho do material gentico que fornece instrues para a fabricao de um produto gnico. (iii) __________ a constituio de alelos que um indivduo possui em um determinado loco gnico. (iv) __________ a correspondncia que existe entre cdons e aminocidos, relativa a uma sequncia codificadora no DNA.

Questão 87
2018Biologia

(UNICAMP - 2018- 1 FASE)Para um determinado carter, fentipo o conjunto de caractersticas que o organismo exibe como fruto de seu gentipo. No entanto, no molusco hermafrodita Lymnaea peregra, ocorre algo diferente. Neste animal, h dois tipos de fentipo da concha (ver figura a seguir), que no so determinados pelo gentipo do prprio indivduo. A prole formada pela fertilizao de vulos vindos de um parental com gentipos AAou Aatem conchas dextrgiras; j a prole formada pela fertilizao de vulos vindos de um parental aatem conchas levgiras. Se vulos de um molusco Aa forem fertilizados por espermatozoides de um molusco aa,as probabilidades de ocorrncia de indivduos Aa dextrgiros, Aa levgiros, aa dextrgiros e aalevgiros na prole resultante so, respectivamente,

1-15 de 18chevron right center