Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de História - UNICAMP 2018 | Gabarito e resoluções

1-15 de 18chevron right center
Questão 1
2018História

(UNICAMP - 2018 - 2 FASE) A ideia de que a demanda de especiarias resultava da necessidade de disfarar o gosto da carne e do peixe putrefatos um dos grandes mitos da histria da alimentao. Na Europa medieval, os alimentos frescos eram mais frescos que os atuais, pois provinham da produo local. Os alimentos em conserva mantinham-se em salga, curtio, dessecao ou gordura, assim como hoje em dia so enlatados, refrigerados, liofilizados ou embalados a vcuo. De qualquer forma, os aspectos determinantes do papel desempenhado pelas especiarias na gastronomia eram o gosto e a cultura. A cozinha muito temperada com especiarias era objeto de desejo por ser cara e por condimentar a posio social dos ricos e as aspiraes de quem ambicionava s-lo. Alm disso, a moda gastronmica predominante na baixa Idade Mdia europeia imitava as receitas rabes, que exigiam sabores doces e ingredientes fragrantes: leite de amndoa, extratos de flores aromticas e outras iguarias orientais. (Adaptado de Felipe Armesto-Fernndez, 1492: o ano em que o mundo comeou. So Paulo: Companhia das Letras, 2017, p.27). A partir do texto acima e de seus conhecimentos histricos: a) defina o que so as especiarias e explique seu significado social na Europa medieval. b) explique como era feito o comrcio de especiarias na baixa Idade Mdia.

Questão 2
2018História

(UNICAMP - 2018 - 2 FASE) Ao estudar a condio feminina no Brasil colonial no se pode ter a ingenuidade de crer numa solidariedade de gnero, acima de diferenas de raa, credo e segmento econmico. (Adaptado de Mary del Priore, A mulher na histria da colnia, em Ao sul do corpo: condio feminina, maternidade e mentalidades no Brasil colnia. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1993). a) Considerando como era a mentalidade portuguesa no perodo mencionado, cite e explique uma funo da mulher branca no processo de colonizao. b) Explique dois papeis sociais desempenhados pelas mulheres escravizadas de origem africana no contexto do Brasil colonial.

Questão 3
2018História

(UNICAMP - 2018 - 2 FASE) O orientalismo um estilo de pensamento baseado em uma distino entre Oriente e Ocidente. Quando o orientalista culto viajava para o pas de sua especializao, ia sempre acompanhado de mximas inabalveis sobre a civilizao que estudara; eram raros os orientalistas que tinham outro interesse que no o de provar poeirentas verdades, aplicando-as aos nativos que no os entendiam e, portanto, eram degenerados. O Oriente precisava primeiro ser conhecido, depois invadido e possudo, e ento recriado por estudiosos. (Adaptado de Edward Said, Orientalismo. So Paulo: Companhia das Letras, 1990). Considerando o texto e o quadro acima reproduzido e seus conhecimentos, responda s questes: a) Segundo Edward Said, o que era o orientalismo? b) Identifique um elemento do Orientalismo no quadro do pintor italiano Giulio Rosati (1858-1917) e explique esse elemento.

Questão 4
2018História

(UNICAMP - 2018 - 2 FASE) No dia seguinte ao decreto da Libertao, negros e negras deixaram apressadamente os lugares onde tinham vivido durante longo tempo nas humilhaes da escravido e, das fazendas e stios, afluram em direo s cidades prximas. A maior parte desses novos cidados livres tinha pequenas economias. Ora, seu primeiro ato foi correr s lojas de calados. (Adaptado de Louis Albert Gaffre, Visions du Brsil. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1912, p. 205. Disponvel em: https://archive.org/details/visionsdubrsil00gaff. Acessado em 01/08/2017.) a) Considerando o depoimento citado, explique um significado social do uso do sapato na poca. b) Nomeie duas estratgias de sobrevivncia dos brancos pobres, mestios e forros no perodo do ps-abolio.

Questão 5
2018História

(UNICAMP - 2018 - 2 FASE) A campanha nazista contra a arte moderna comea com a tomada de poder. Em 1933, Hitler fecha a Bauhaus e promove a primeira exposio difamatria da arte moderna em Karlsruhe e Mannheim. Segue-se a cassao de diversos curadores, diretores de museus e artistasprofessores. Os artistas comeam a emigrar. Livros so queimados em praa pblica e inicia-se um verdadeiro processo de expropriao arbitrria pelos nazistas dos acervos dos museus: mais de 16.500 obras de arte consideradas degeneradas so confiscadas, muitas das quais foram destrudas ou perdidas. Obras de valor - como Auto-Retrato, de Vincent van Gogh ou Acrobata e Jovem Arlequim, de Pablo Picasso - so vendidas em um leilo em 1939 na Galeria Fischer, na Sua, e revertidas em divisas para os nazistas. (Adaptado do verbete Arte Degenerada da Enciclopdia Ita Cultural disponvel em http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo328/ arte-degenerada. Acessado em 31 de agosto de 2017). a) A partir do texto acima e de seus conhecimentos, explique o que foi o projeto esttico do nazismo. b) Indique duas formas da violncia perpetrada pelo regime nazista.

Questão 6
2018História

(UNICAMP - 2018 - 2 FASE) No Brasil ps-ditadura, a disputa pela memria foi marcada pela publicao do projeto Brasil: Nunca Mais (BNM), em 1985. Pode-se dizer que se trata de um ato fundacional na construo da memria social sobre os crimes da ditadura, o qual favoreceu a constituio de uma conscincia coletiva acerca da poltica repressiva do perodo e do status dos sobreviventes. (Adaptado de Janaina de Almeida Teles, A constituio das memrias sobre a represso da ditadura: o projeto Brasil: Nunca Mais e a abertura da vala de Perus. Anos 90, Porto Alegre, v. 19, n. 35, p. 265, jul. 2012). a) Explique dois objetivos do projeto Brasil: Nunca Mais. b) Por quais razes a autora considera o projeto Brasil Nunca Mais um ato fundacional?

Questão 16
2018HistóriaPortuguês

(UNICAMP - 2018 - 1 fase) ODORICO Eu sei. um movimento subversivo procurando me intrigar com a opinio pblica e criar problemas minha administrao. Sei, sim. uma conspirao. Eles no queriam o cemitrio. Desde o princpio foram contra. E agora que o cemitrio est pronto caem de pau em cima de mim, me chamam de demagogo, de tudo... (...) ODORICO Pois eu quero que depois o senhor soletre esta gazeta de ponta a ponta. Neco Pedreira o senhor conhece? ZECA Conheo no sinh. ODORICO o dono do jornal. Elemento perigoso. Sua primeira misso como delegado dar uma batida na redao dessa gazeta subversiva e sacudir a marreta em nome da lei e da democracia... (Dias Gomes, O bem amado. 12.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2014, p. 40 e 68.) A pea de Dias Gomes uma crtica a um momento histrico e poltico da sociedade brasileira. Odorico Paraguassu tornou-se um personagem emblemtico desse perodo porque por meio dele

Questão 49
2018História

(UNICAMP - 2018 - 1 FASE) Os gregos sentiram paixo pelo humano, por suas capacidades, por sua energia construtiva. Por isso, inventaram a polis: a comunidade cidad em cujo espao artificial, antropocntrico, no governa a necessidade da natureza, nem a vontade dos deuses, mas a liberdade dos homens, isto , sua capacidade de raciocinar, de discutir, de escolher e de destituir dirigentes, de criar problemas e propor solues. O nome pelo qual hoje conhecemos essa inveno grega, a mais revolucionria, politicamente falando, que j se produziu na histria humana, democracia. (Adaptado de Fernando Savater, Poltica para meu filho. So Paulo: Martins Fontes, 1996, p. 77.) Assinale a alternativa correta, considerando o texto acima e seus conhecimentos sobre a Grcia Antiga.

Questão 50
2018História

(UNICAMP - 2018 - 1 FASE) Estamos acostumados a considerar que o sistema centro/periferia, ao menos no Ocidente, um eixo essencial da estrutura e do funcionamento no espao das economias, das sociedades, das civilizaes. O historiador Fernand Braudel estimou que tal sistema s existiu e funcionou plenamente a partir do sculo XV. Essa definio no se aplica Cristandade Medieval sem importantes correes. A noo de centro e a oposio centro/periferia so menos decisivas que outros sistemas de orientao espacial. O principal sistema o que ope o baixo ao alto, quer dizer, o Aqui, esse mundo imperfeito e marcado pelo Pecado Original, ao cu, morada de Deus. (Adaptado de Jacques Le Goff e Jean-Claude Schmitt, Centro/Periferia, em Dicionrio temtico do ocidente medieval, v. 2. So Paulo: Edusc, 2002, p. 203.) A partir do texto acima, assinale a alternativa correta.

Questão 51
2018História

(UNICAMP - 2018 - 1 FASE) Na formao das monarquias confessionais da poca Moderna houve reforo das identidades territoriais, em funo de critrios de carter religioso ou confessional. Simultaneamente, houve uma progressiva incorporao da Igreja ao corpo do Estado, atravs de medidas de carter patrimonial e jurisdicional que procuravam uma maior sujeio das estruturas e agentes eclesisticos ao poder do prncipe. Na busca pela homogeneizao da f dentro de um territrio poltico, a Igreja cumpria tambm papel fundamental na formao do Estado moderno por meio de seus mecanismos de disciplinamento social dos comportamentos. (Adaptado de Frederico Palomo, A Contra-Reforma em Portugal, 1540-1700. Lisboa: Livros Horizonte, 2006, p.52.) Considerando o texto acima e seus conhecimentos sobre a Europa Moderna, assinale a alternativa correta.

Questão 52
2018História

(UNICAMP - ANO - 1 FASE) As plantaes de mandioca encontradas pelas savas cortadeiras nas roas indgenas eram apenas uma entre vrias outras. Em muitas situaes, a composio qumica das folhas favorecia a escolha de outras plantas e a folhagem da mandioca era cortada apenas quando as preferidas das savas no eram suficientes. J na agricultura comercial, machados e foices de ferro permitiam abrir clareiras em uma escala maior, resultando em grande homogeneidade da flora. Nas lavouras de mandioca de finais do sculo XVII e do incio do sculo XVIII, as folhas da mandioca tornavam-se uma das poucas opes das formigas. Depois de mais algumas colheitas, a infestao das formigas tornava-se insuportvel, por vezes causando o completo despovoamento humano da rea. (Adaptado de Diogo Cabral, O Brasil um grande formigueiro: territrio, ecologia e a histria ambiental da Amrica Portuguesa parte 2. HALAC - Histria Ambiental Latinoamericana y Caribea. Belo Horizonte, v. IV, n. 1, p. 87-113, set. 2014-fev. 2015.) A partir da leitura do texto e de seus conhecimentos sobre Histria do Brasil Colnia, assinale a alternativa correta.

Questão 53
2018História

(UNICAMP - 2018 - 1 FASE) Consideramos estas verdades como autoevidentes: que todos os homens e mulheres foram criados iguais; que so dotados pelo Criador de certos direitos inalienveis. Entre os direitos inalienveis esto a vida, a liberdade e a busca da felicidade. Para garantir esses direitos, os governos so institudos. Os poderes do governo emanam do consentimento daqueles que so governados. Qualquer governo que se torna destrutivo para os direitos inalienveis pode ser destitudo por aqueles que sofrem. Os que sofrem podem recusar lealdade e exigir a instituio de um novo governo. E assim tem sido o sofrimento das mulheres sob este governo. E, por isso, necessrio exigir uma mudana. (Adaptado de Elizabeth Cady Stanton, A History of Woman Suffrage, v. 1. Rochester: Fowler and Wells, 1889, p. 70-71.) Assinale a alternativa correta. O documento acima integra:

Questão 54
2018História

(UNICAMP - 2018 - 1 FASE) Em julho de 1917, convocou-se, em So Paulo, uma greve geral, com adeso de 45.000 trabalhadores, para pedir aumento salarial. A greve se estendeu ao Rio de Janeiro e levou o governo a reforar o aparato repressivo e decretar estado de stio em 1918. Nos anos de 1917-1919, o Chile registrou o recrudescimento da agitao sindical. Mobilizavam-se com facilidade 100.000 trabalhadores, como durante as manifestaes contra o custo dos alimentos em 1918 e 1919. A Argentina foi outro pas que teve um movimento sindical poderoso. Entre 1917 e 1921, o movimento sindical conheceu seu apogeu. Apenas durante o ano de 1919, registraram-se 367 greves na capital Buenos Aires. (Adaptado de Olivier Dabne, Amrica Latina no sculo XX. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003, p. 64-65.) Considerando o texto acima e seus conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa correta.

Questão 55
2018História

(UNICAMP - 2018 - 1 FASE) Vistas em conjunto, as aspiraes ruralistas no eram contraditrias ou incompatveis com o programa desenvolvimentista de Juscelino Kubitschek. A ideia de incompatibilidade entre o projeto nacional-desenvolvimentista e os interesses agrrios era uma fico. (Adaptado de Vnia Moreira, Os Anos JK: industrializao e modelo oligrquico de desenvolvimento rural, em Jorge Ferreira e Luclia Delgado (Orgs.), O Brasil Republicano. v. 3. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2003, p. 169-170.) Considerando a composio do setor rural nacional e o programa desenvolvimentista do governo JK, correto afirmar que:

Questão 56
2018História

(UNICAMP - 2018 - 1 FASE) A foto mostra, da esquerda para a direita, os atletas Peter Norman (australiano), John Carlos e Tommie Smith (norteamericanos), no pdio dos 200 metros rasos das Olimpadas de 1968, no Mxico. (Disponvel em http://www.gettyimages.co.uk/detail/news-photo/the-americansprinters-tommie-smith-john-carlos-and-peter-news-photo/186173327#theamerican-sprinters-tommie-smithjohn-carlos-and-peter-norman-the-pictureid186173327.Acessado em 01/08/2017.) Considerando a imagem acima e seus conhecimentos acerca dos Movimentos de Direitos Civis, assinale a alternativa correta.

1-15 de 18chevron right center