Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Geografia - UNICAMP 2019 | Gabarito e resoluções

1-15 de 18chevron right center
Questão 1
2019Geografia

(UNICAMP - 2019 - 2a FASE) O grfico acima apresenta a evoluo da rea irrigada nas cinco regies geogrficas brasileiras. De acordo com a Agncia Nacional de guas (ANA), a irrigao constitui atualmente o principal uso hdrico do pas, tanto no total de retirada (46,2%) quanto no de consumo (67,2%). Nas regies Sul e Nordeste, a incorporao de reas irrigadas foi especialmente importante no Rio Grande do Sul e no Semirido, respectivamente. a) Indique a principal atividade agrcola irrigada no Rio Grande do Sul e no Semirido nordestino, respectivamente. b) Aponte uma importante poltica governamental, adotada desde a dcada de 1960, que se destina expanso da modernizao agrcola brasileira. Do ponto de vista da estrutura fundiria, qual a principal caracterstica das propriedades que utilizam a irrigao no Sudeste brasileiro?

Questão 2
2019Geografia

(UNICAMP - 2019 - 2a FASE) A Espanha um Estado unitrio multinacional constitudo por grupos tnicos regionais. Entretanto, em diversos momentos a unidade territorial espanhola esteve ameaada, sobretudo com as reivindicaes de independncia de comunidades autnomas. A questo nacional espanhola, e de muitos outros pases onde avanam movimentos separatistas, reacende o debate contemporneo sobre os Estados nacionais e o nacionalismo em suas distintas facetas, especialmente em um contexto de globalizao. a) Identifique as duas principais regies autnomas espanholas que historicamente reivindicam independncia e sua constituio como Estados nacionais. b) Alm de movimentos nacionalistas que reivindicam independncia e a formao de novos pases, aponte duas outras expresses de nacionalismo que se tornaram mais frequentes com a globalizao.

Questão 3
2019Geografia

(UNICAMP - 2019 - 2a FASE) A movimentao das massas de ar responsvel pelas mudanas no tempo atmosfrico. O mapa abaixo mostra a dinmica dos sistemas atmosfricos na Amrica do Sul em maio de 2018. Observe o deslocamento dessas massas de ar sobre o territrio brasileiro e responda s questes a seguir. a) Explique o que uma frente fria e, considerando o alcance e o deslocamento da frente fria at a regio Norte do Brasil, indique qual o fenmeno representado no mapa. b) A Zona de Convergncia Intertropical resulta do encontro dos ventos alsios. Onde se originam os ventos alsios? Qual sua principal consequncia para as condies meteorolgicas da faixa equatorial?

Questão 4
2019Geografia

(UNICAMP - 2019 - 2a FASE) (Fonte: James F. Petersen, Dorothy Sack e Robert E. Glabler, Fundamentos de Geografia Fsica. So Paulo: Cengage Learning, 2014, p. 332.) Considerando a figura acima, responda s questes a seguir. a) Em qual dos cenrios indicados na figura possvel identificar baixa infiltrao da gua e alto escoamento superficial? Aponte uma caracterstica da superfcie que responsvel por esse processo. b) Em uma situao de chuvas torrenciais nas reas urbanas podem ocorrer alagamentos e inundaes. Defina inundao, e indique em que outros corpos hdricos, alm dos rios, esse fenmeno pode ocorrer.

Questão 5
2019Geografia

(UNICAMP - 2019 - 2a FASE) a) At o Censo de 1970, verificava-se uma clara concentrao regional do fenmeno de urbanizao. A partir do Censo de 1980, outro processo observado na dinmica urbana brasileira. Que processo esse? O Censo de 1950 indicava a regio Centro-Oeste como a menos urbanizada do pas; o Censo de 2010 a coloca na segunda posio em taxa de urbanizao. Qual foi a atividade econmica responsvel por essa urbanizao? b) Como reflexo da expanso das atividades econmicas, a rede urbana brasileira se tornou mais complexa a partir dos anos 1970. Explique o que rede urbana e indique qual o papel de Goinia na hierarquia da rede urbana do Centro-Oeste.

Questão 6
2019Geografia

(UNICAMP - 2019 - 2a FASE) O capitalismo financeirizado e globalizado, particularmente nas ltimas quatro dcadas, vem apresentando um movimento tendencial em que informalidade e precarizao tornaram-se mecanismos recorrentes. E a terceirizao irrestrita do trabalho vem se consolidando como uma ferramenta que elimina a distino entre atividades-meio e atividades-fim. (Adaptado de Ricardo Antunes, A sociedade da terceirizao total. Revista da ABET, v. 14, n. 1, jan./jun. 2015, p. 9.) a) Terceirizao e precarizao so fenmenos interligados, porm distintos. O que terceirizao e o que precarizao do trabalho? b) Na atividade industrial ou setor secundrio, o que so atividades-meio e atividades-fim?

Questão 26
2019Geografia

(UNICAMP - 2019 - 1a FASE) 10 PORTOS BRASILEIROS QUE MAIS EXPORTARAM PARA O MUNDO EM 2017 (Adaptado de ANTAQ, 2018. Disponvel em http://antaq.gov.br/Portal/pdf/PortosOrganizados.pdf. Acessado em 20/08/2018.) Considerando o mapa anterior e seus conhecimentos sobre o mercado externo brasileiro, componente fundamental da economia nacional, assinale a alternativa que associa corretamente um porto brasileiro, a principal mercadoria exportada e seu destino.

Questão 27
2019Geografia

(UNICAMP - 2019 - 1a FASE) O grfico a seguir mostra que o Brasil tem registrado, nos ltimos anos, crescimento da violncia no campo. Assinale a alternativa que indica corretamente o que vem motivando esse fenmeno e em que regio tem predominado esse tipo de ocorrncia. (Fonte: Centro de Documentao Dom Toms Balduino CPT.)

Questão 28
2019Geografia

((UNICAMP - 2019 - 1a FASE) A figura a seguir retrata a variao latitudinal dos padres espaciais de distribuio dos principais biomas terrestres. (Fonte: James F. Petersen, Dorothy Sack e Robert E. Glabler, Fundamentos de Geografia Fsica. So Paulo: Cengage, 2015, p. 158.) Considere a figura anterior e assinale a alternativa correta.

Questão 29
2019Geografia

(UNICAMP - 2019 - 1a FASE) Compreender a dinmica de vazo dos rios fundamental para o gerenciamento dos recursos hdricos, pois a captao de gua atende a diferentes necessidades da sociedade e pode ser comprometida em caso de estiagem extrema. Os grficos de Regime Fluvial a seguir mostram a vazo de dois rios brasileiros ao longo do ano. Considerando as informaes dos grficos e seus conhecimentos, assinale a alterativa correta.

Questão 30
2019Geografia

(UNICAMP - 2019 - 1a FASE) (Fonte: Deficit Habitacional no Brasil, 2015. Belo Horizonte: Fundao Joo Pinheiro, 2018.) Com base em seus conhecimentos e nos dados do grfico, assinale a alternativa correta.

Questão 31
2019Geografia

(UNICAMP - 2019 - 1a FASE) Recentemente, em Mianmar, a minoria tnica Rohingya foi vtima de graves massacres e assassinatos praticados por grupos extremistas da maioria tnico-religiosa do pas. Entre 2017 e 2018, os atos de violncia provocaram deslocamentos forados de aproximadamente 650 mil Rohingyas principalmente para um dos pases vizinhos. . (Adaptado de Atlas escolar IBGE. Disponvel em atlasescolar.ibge.gov.br) Com a ajuda do mapa anterior, assinale a alternativa que indica, respectivamente, o principal pas para onde se deslocam os Rohingyas e as correntes religiosas seguidas por essa minoria tnica e pela maioria da populao de Mianmar

Questão 32
2019Geografia

(UNICAMP - 2019 - 1a FASE) Dois amigos planejaram assistir abertura da Copa do Mundo em Moscou. Eles partiram no dia 10 de junho de 2018 do Aeroporto Presidente Juscelino Kubitschek (Braslia), situado a 45o de longitude Oeste, s 16 horas, com destino ao Aeroporto de Heathrow (Londres), situado a 0 de longitude. O voo teve durao de 10 horas. Os dois amigos esperaram por trs horas para partirem em direo ao Aeroporto Internacional Domodedovo (Moscou), situado a 60o de longitude Leste, e o segundo voo durou quatro horas.Com base nessas informaes e considerando que o continente europeu adota, neste perodo do ano, o horrio de vero, que adianta os relgios em uma hora, indique o dia e a hora em que os dois amigos chegaram ao Aeroporto Internacional Domodedovo em Moscou.

Questão 33
2019Geografia

(UNICAMP - 2019 - 1a FASE) O mapa a seguir registra parte do processo de substituio dos domnios vegetais do continente europeu pela agricultura sedentarizada ao longo dos ltimos 10 mil anos. A anlise do mapa permite concluir que:

Questão 34
2019HistóriaGeografia

(UNICAMP - 2019 - 1a FASE) Como regime social, o fascismo social pode coexistir com a democracia poltica liberal. Em vez de sacrificar a democracia s exigncias do capitalismo global, trivializa a democracia at o ponto de no ser necessrio sacrific-la para promover o capitalismo. Trata-se, pois, de um fascismo pluralista e, por isso, de uma forma de fascismo que nunca existiu. Podemos estar entrando num perodo em que as sociedades so politicamente democrticas e socialmente fascistas. (Adaptado de Boaventura de Sousa Santos, Epistemologias do Sul. So Paulo:Cortez, 2010, p. 47.) De acordo com o texto e os conhecimentos sobre o assunto, a coexistncia entre fascismo e democracia

1-15 de 18chevron right center