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Questões de Redação - UNICAMP 2020 | Gabarito e resoluções

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Questão 1
2020Redação

(UNICAMP - 2020 -2 fase) Voc trabalha como colunista em uma revista eletrnica brasileira, bastante acessada por ambientalistas de diferentes pases. Esse pblico demanda, constantemente, matrias sobre a biodiversidade e sobre o carter multitnico e multicultural do Brasil. O editor da revista encomendou a voc um podcast que aborde a inter-relao entre esses dois temas e sua importncia para a sustentabilidade. Para se preparar para o seu podcast, voc escreve o texto que ler no dia da gravao. Nele voc deve: a) relacionar biodiversidade e sociodiversidade, b) tratar da importncia da preservao do patrimnio cultural e ambiental para o crescimento sustentvel do Brasil e c) argumentar de modo a convencer seus ouvintes. Podcasts so arquivos digitais de udio publicados na internet e que podem ser ouvidos, at mesmo em celulares, a qualquer momento, por qualquer pessoa. So considerados textos para ouvir. Para redigir seu texto, leve em conta os excertos apresentados a seguir. 1) O patrimnio gentico nacional e os conhecimentos tradicionais associados biodiversidade brasileira contribuem para o desenvolvimento de novos produtos, muitos deles patenteados para ser comercializados. Isso porque o Brasil um dos poucos pases que renem as principais caractersticas para ter um sistema de acesso ao patrimnio gentico e aos conhecimentos tradicionais a ele associados, de modo a promover o desenvolvimento sustentvel. A primeira caracterstica a biodiversidade: so mais de 200 mil espcies j registradas em seus biomas (Amaznia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlntica, Pantanal e Pampa) e na Zona Costeira e Marinha. Este nmero pode chegar a mais de 1 milho e oitocentas mil espcies. A segunda caracterstica a sociodiversidade: so mais de 305 etnias indgenas, com cerca de 270 diferentes lnguas, alm de diversas comunidades tradicionais e locais (quilombolas, caiaras, seringueiros, etc.) e agricultores familiares, que detm importantes conhecimentos associados biodiversidade. (Adaptado de Patrimnio Gentico e Conhecimentos Tradicionais Associados. Disponvel em https://www.mma.gov.br/patrimonio-genetico.html. Acessado em 02/08/2019.) 2) o cerrado milagre, como toda a vida ( tambm pedao do planeta que desaparece) abrao meu irmo pequizeiro (...) os jatobs sorriem as perobas no dizem nada, apenas sentem (...) agora prepare seu corao: corrento vai passar e levar tudo ninho de passarinho rasteiro tambm depois do corrento, brotou o que tinha que brotar mas j era tarde faca fina do arado cortou a raiz pela raiz e a no brotou mais nada. alis, brotou coisa melhor: soja, verdinha, verdinha que beleza, diziam (...) antes de terminar pergunto: quem vai pagar o preo de tamanha destruio? daqui a cem anos estaremos todos mortos, disse algum. certo. estaremos todos mortos mas nossos netos, no o cerrado milagre, minha gente (Nicolas Behr, O cerrado milagre, em Primeira Pessoa. Braslia: LGE Editora, 2005, p. 109.) 3) O Cerrado o lugar onde a sabedoria popular se materializa em planta. L as aparncias, de fato, enganam. Onde se veem arbustos de galhos retorcidos h o mais importante sistema de captao e reserva de gua do Brasil fora da Amaznia. Um sistema baseado em vegetao e que garante nove das principais bacias hidrogrficas do pas. Ameaado pela expanso do agronegcio, reduzido a cerca da metade de seu tamanho original, ele agora caminha para a maior extino de plantas j registrada no mundo, com consequncias para a oferta de gua e a regulao do clima do centro-sul do pas. Falamos de perda de biodiversidade, de segurana hdrica e climtica. Um hectare desmatado de Cerrado tem mais impacto hoje do que um hectare desmatado na Amaznia. No se trata de impedir a produo agrcola. Ao contrrio, ela tem condies de aumentar sem precisar desmatar mais frisa Bernardo Strassburg, diretor do Instituto Internacional para a Sustentabilidade. (Adaptado de Ana Lucia Azevedo, Desmatamento do Cerrado pode levar extino de 1.140 espcies de plantas. Disponvel em O Globo, 14/10/2018. Acessado em 02/08/2019.) 4) O ltimo relatrio da ONU que alerta sobre a velocidade com que as espcies esto se extinguindo (uma de cada oito est ameaada) assinala que essa destruio da natureza mais lenta nas terras onde vivem os povos indgenas do que no resto do planeta. Mas tambm destaca a crescente ameaa que ronda essas comunidades na forma de expanso da agricultura, urbanizao, minerao, novas infraestruturas. O Brasil, que abriga a maior parte da Amaznia e o ecossistema mais rico do mundo, um dos pases onde essa ameaa mais evidente. Segundo Nurit Bensusan, da ONG Instituto Socioambiental (ISA), o papel dos indgenas ganha uma dimenso importante: Por conhecerem to intimamente as florestas, eles tm uma percepo muito antecipada das mudanas ambientais. Sabem como lidar com isso. Por exemplo, param de caar em uma rea durante um tempo e assim aliviam o impacto antes que quaisquer outros. Os indgenas so parte essencial dos alertas rpidos e da preveno. (Adaptado de Naiara Galarraga Gortzar, Por que os indgenas so a chave para proteger a biodiversidade planetria: a ONU destaca que nas terras habitadas pelos povos originrios o desaparecimento de espcies mais lento que no resto do mundo. Disponvel em El Pas, 08/05/2019. Acessado em 04/08/2019.)

Questão 2
2020Redação

(UNICAMP - 2020 - 2 fase) Voc um(a) escritor(a) que publica uma crnica em uma revista semanal. Sempre se viu como uma pessoa livre de preconceitos e sempre apoiou a igualdade de gneros. Hoje, porm, ao ler uma matria no El Pas, voc se deu conta de que, certa vez, vivenciou um episdio em que considerou normal uma das atitudes listadas nessa matria, as quais, segundo Ianko Lpez, revelam o micromachismo enraizado em nossa sociedade. Diante da sua tomada de conscincia, voc decidiu que esse ser o tema da sua crnica desta semana. Identificou, ento, entre as atitudes listadas (excerto 1) a que corresponde situao que voc vivenciou. Em sua crnica, voc deve, tal como fez Chimamanda Ngozi Adichie (excerto 2): a) narrar o episdio vivenciado por voc, b) relacion-lo atitude micromachista escolhida e c) expor suas reflexes sobre os sentimentos que o reconhecimento dessa atitude despertou em voc. Crnica um gnero textual que aborda temas do cotidiano. Normalmente veiculada em jornais e revistas. O cronista trata de situaes corriqueiras sob uma tica particular. Para redigir o seu texto, leve em conta os excertos apresentados a seguir. 1) As atitudes machistas mais flagrantes so claras para ns. Aquelas que, de forma manifesta e constante, colocam a mulher em uma posio inferior ao homem em contextos sociais, econmicos, jurdicos e familiares. Aquelas que consideram que o homem e a mulher nascem com objetivos e ambies diferentes na vida. No entanto, apesar das reivindicaes histricas dos anos 1970 e da crescente conscientizao em relao ao machismo em todos os mbitos culturais e polticos nos ltimos anos, h pequenos resqucios que continuam interiorizados em muitos de ns. So sequelas da nossa educao e dos produtos culturais que nos formaram como pessoas e que fazem com que, apesar de criticarmos e denunciarmos o machismo, ainda possamos cair em algumas de suas armadilhas sem perceber. O micromachismo, como vem sendo chamado nos ltimos cinco anos, se manifesta em formas de discriminao muito sutis que acontecem todos os dias, at mesmo nos ambientes mais progressistas. Segue uma lista baseada em exemplos que demonstram que talvez tenhamos entendido o grosso das reivindicaes feministas, mas ainda precisamos ler as letras midas. 1. Achei necessrio explicar algo a uma mulher sem que ela me pedisse, pelo simples fato de ser mulher. 2. Comentei com um amigo que ficou cuidando dos filhos: Hoje te deixaram de bab. 3. Perguntei a uma mulher se ela estava naqueles dias quando me respondeu com indiferena ou desprezo. 4. Disse que ajudo nas tarefas do lar, subentendendo que esse um trabalho da mulher em que eu estou ajudando, e no participando em condies de igualdade. 5. Em meu trabalho ou entre amigos, s chamo os homens para jogar futebol, pressupondo que as mulheres no querem jogar. 6. Perguntei a uma mulher quando vai ter filhos, mas nunca perguntei o mesmo a um homem. 7. Pago todos os meus jantares com mulheres acreditando que o que se espera de mim. 8. Descrevi uma mulher como pouco feminina. 9. Usei a palavra provocante para descrever a roupa de uma mulher. 10. Comentei que essas no so formas para uma moa falar. 11. Na televiso, aprecio homens cidos e divertidos e mulheres bonitas. 12. Fiz o comentrio Ela uma mulher forte, subentendendo que as mulheres, em geral, so fracas. 13. Deixo meu filho adolescente ficar na rua at as 3 da madrugada, mas obrigo minha filha a voltar antes da meianoite. (Adaptado de Ianko Lpez, Micromachismos: se homem e faz alguma destas coisas, deve repensar seu comportamento. Disponvel em El Pas. https://brasil.elpais.com/brasil/2018/03/07/politica/ 1520426823_220468.html. Acessado em 28/06/2019.) 2) Quando eu estava no primrio, em Nsukka, uma cidade universitria no sudeste da Nigria, no comeo do ano letivo, a professora anunciou que iria dar uma prova e quem tirasse a nota mais alta seria o monitor da classe. Ser monitor era muito importante. Ele podia anotar, diariamente, o nome dos colegas baderneiros, o que por si s j era ter um poder enorme; alm disso, ele podia circular pela sala empunhando uma vara, patrulhando a turma do fundo. claro que o monitor no podia usar a vara. Mas era uma ideia empolgante para uma criana de nove anos, como eu. Eu queria muito ser a monitora da minha classe. E tirei a nota mais alta. Mas, para minha surpresa, a professora disse que o monitor seria um menino. Ela havia se esquecido de esclarecer esse ponto, achou que fosse bvio. Um garoto tirou a segunda nota mais alta. Ele seria o monitor. O mais interessante que o menino era uma alma bondosa e doce, que no tinha o menor interesse em vigiar a classe com uma vara. Mas eu era menina e ele, menino, e ele foi escolhido. Nunca me esqueci desse episdio. Se repetimos uma coisa vrias vezes, ela se torna normal. Se vemos uma coisa com frequncia, ela se torna normal. Se s os meninos so escolhidos como monitores da classe, ento em algum momento ns todos vamos achar, mesmo que inconscientemente, que s um menino pode ser o monitor da classe. Se s os homens ocupam cargos de chefia nas empresas, comeamos a achar normal que esses cargos de chefia s sejam ocupados por homens. Eu tendo a cometer o erro de achar que uma coisa bvia para mim tambm bvia para todo mundo. Um dia estava conversando com meu querido amigo Louis, que um homem brilhante e progressista, e ele me disse: No entendo quando voc diz que as coisas so diferentes e mais difceis para as mulheres. Talvez fosse verdade no passado, mas no mais. Hoje as mulheres tm tudo o que querem. Oi? Como o Louis no enxergava o que para mim era to bvio? (Adaptado de Chimamanda Ngozi Adichie. Sejamos todos feministas. Traduo de Christina Baum. So Paulo: Companhia da Letras, 2015, p. 15-17.)

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