Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Biologia - UNICAMP 2021 | Gabarito e resoluções

1-15 de 26chevron right center
Questão 4
2021BiologiaFísica

(UNICAMP - 2021 - 2 FASE) Estudos mostram que a taxa de desmatamento nos principais biomas brasileiros tem aumentado significativamente desde 2015, causando a fragmentao da paisagem e tornando esses biomas altamente propensos a incndios. Apesar dos processos qumicos envolvidos na combusto da madeira ocorrerem de forma similar nos diferentes biomas, as diferenas na vegetao fazem com que as queimadas tenham caractersticas e consequncias distintas em cada bioma. a) A vegetao na Amaznia caracterizada majoritariamente por florestas altas e densas, enquanto o Pantanal coberto por vegetao predominantemente aberta. Supondo que todos os outros fatores sejam similares nos dois biomas, compare a velocidade de propagao das queimadas na Amaznia e no Pantanal. O tempo para queimar uma mesma rea ser maior em qual desses dois biomas? Justifique sua resposta. b) Um dos parmetros mais importantes para entender o comportamento do fogo a intensidade da linha de frente do fogo, I, que representa a quantidade de calor liberado por unidade de tempo por unidade de comprimento da frente do fogo. A intensidade pode ser modelada fisicamente como o produto do calor de combusto do combustvel, H, pela quantidade do combustvel disponvel, q (medida em kg/m2 ), e pela velocidade de propagao do fogo, r (medida em m/s): No grfico abaixo (espao de resposta), os pontos representam a intensidade de diferentes queimadas registradas no Cerrado em funo do produto . A reta representa a curva de tendncia que melhor ajusta os dados. A partir destas informaes, estime o calor de combusto do combustvel disponvel para queima no Cerrado brasileiro.

Questão 11
2021Biologia

(UNICAMP - 2021 - 2 FASE) Em 11 de maro de 2020 a Organizao Mundial de Sade declarou a pandemia da Covid-19, uma doena causada pela infeco pelo novo coronavrus (SARS-CoV-2). No mundo, at 22/01/2021, mais de 97 milhes de casos foram confirmados em 192 pases e regies, contabilizando mais de 2 milhes de mortes. (Fonte: WHO director-generals opening remarks at the media briefing on COVID-19 - 11 mar 2020; COVID-19 Dashboard by the Center for Systems Science and Engineering at Johns Hopkins University. Acessado em 22/01/2021.) (Adaptado de C. D. Funk, C. Laferrire e A. Ardakani. Frontiers in Pharmacology, Lausanne, v. 11, 937, jun. 2020.) a) Defina pandemia. O vrus SARS-CoV-2 usa a protena Spike, presente em sua superfcie, para se ligar ao receptor ECA2 na superfcie das clulas humanas. Com base na figura ao lado, descreva as etapas 3 e 4 indicadas no ciclo de replicao do SARS-CoV-2. b) Vrios laboratrios esto envolvidos no desenvolvimento de vacinas para a Covid-19, com a utilizao de diferentes estratgias. Explique como ocorre a imunizao ativa pela vacinao no indivduo.

Questão 12
2021Biologia

(UNICAMP - 2021 - 2 FASE) Muitas clulas do corpo humano interagem entre si e com os componentes da matriz extracelular para estabelecerem uma organizao tridimensional (3D). O processo de agregao celular permite a realizao de experimentos em um modelo 3D de esferoides. A figura I representa, em plano 2D, a agregao celular 3D no esferoide. Conforme crescem, os esferoides exibem geometria esfrica com organizao concntrica de clulas nas zonas de proliferao, de transio, e de clulas mortas. As concentraes de gases e outras molculas diferem entre essas zonas, como representado na figura II em plano 2D. (Adaptado de R-Z. Lin e H-Y. Chang. Biotechnology Journal, Weinheim, v. 3, p. 1172-84, out. 2008.) a) Explique a razo da organizao dos esferoides com clulas proliferativas na regio externa e clulas mortas na regio interna, como mostra a figura II. Como o corpo humano, em situaes fisiolgicas, evita o surgimento de zona de clulas mortas representadas na figura II? b) Os enteroides so esferoides originados das clulas de revestimento do intestino humano e apresentam similaridade com as clulas epiteliais que os originaram. Cite duas caractersticas morfolgicas das clulas de revestimento interno do intestino humano e suas respectivas funes.

Questão 13
2021Biologia

(UNICAMP - 2021 - 2 FASE) Um estudo monitorou o impacto das medidas de isolamento social na qualidade do ar em reas urbanas da cidade de So Paulo (Marginal Tiet, Marginal Pinheiros e Centro). O monitoramento dirio da composio do ar entre 24 de maro e 20 de abril de 2020 detectou uma reduo das concentraes de monxido de carbono (CO), monxido de nitrognio (NO) e dixido de nitrognio (NO2) de aproximadamente 53%, 66% e 44%, respectivamente, em comparao com os valores mdios registrados no ms de abril nos anos de 2015 a 2019. (Adaptado de L. Y. K. Nakada e R. C. Urban. Science of the Total Environment, Amsterdam, v. 730, 139087, ago. 2020.) a) Explique a relao entre a produo de CO e a utilizao de veculos automotores movidos a combustvel de origem fssil. Descreva um benefcio ambiental do Programa Nacional do lcool (Prolcool) para o Brasil. b) A gua da chuva uma combinao da composio qumica das gotculas que formam as nuvens e das substncias que se incorporam s gotas de chuva durante a precipitao. Explique como um dos poluentes citados no enunciado pode levar formao de precipitao cida. Indique e explique um prejuzo da precipitao cida para o ecossistema aqutico.

Questão 14
2021Biologia

(UNICAMP - 2021 - 2 FASE) . O avano da tecnologia torna possvel a anlise das coberturas vegetais com sensores remotos. O ndice de Vegetao da Diferena Normalizada (NDVI) usa bandas do espectro eletromagntico captadas por satlite que so modificadas pela presena da vegetao, devido aos pigmentos das plantas que absorvem energia luminosa. Com base no padro de energia refletida pelas plantas, possvel avaliar o vigor vegetativo em grandes extenses, tanto em campos agrcolas como em florestas. Especificamente, o NDVI considera a refletncia das folhas nas bandas do vermelho (RED, faixa de comprimento de onda de 625 a 740 nm) e infravermelho prximo (NIR, faixa de comprimento de onda de 740 a 2500 nm). Os valores de NDVI de vegetaes variam de 0 a 1, sendo calculados de acordo com a equao abaixo: a) O espectro de absoro de luz pelas plantas apresentado na figura ao lado. O NDVI seria maior em uma planta saudvel ou doente? Justifique sua resposta. Considere a refletncia no NIR igual entre plantas saudveis e doentes, e que a doena causa o amarelecimento das folhas. b) Explique como a energia luminosa absorvida pelos pigmentos das plantas transformada em energia qumica. Por que possvel associar o NDVI ao vigor da comunidade de plantas estudadas?

Questão 15
2021Biologia

(UNICAMP - 2021 - 2 FASE) A capacidade de mudana de cor existe em algumas espcies de peixes, anfbios e rpteis. As mudanas envolvem a mobilizao de grnulos de pigmentos em clulas especializadas, originadas da crista neural, chamadas cromatforos. A depender da colorao e do mecanismo de atuao, os cromatforos recebem diferentes denominaes. a) Qual o folheto embrionrio de origem dos cromatforos? A mobilizao dos pigmentos realizada por protenas motoras associadas a componentes do citoplasma celular. Qual componente celular permite os padres de agregao e de disperso apresentados nos cromatforos da figura ao lado? b) Os xantforos, cromatforos preenchidos por pigmentos amarelos, so encontrados em animais no venenosos como a falsa cobra coral. J os iridforos, cromatforos reflexivos, so encontrados no camaleo. Explique um comportamento ou hbito associado cor em cada um desses dois animais. Cite uma caracterstica associada reproduo desses vertebrados que os diferencia dos anfbios.

Questão 16
2021Biologia

(UNICAMP - 2021 - 2 FASE) A endogamia promove o aumento de homozigose nos descendentes. Os primeiros estudos sobre os efeitos da endogamia em plantas foram realizados por Charles Darwin. O estudo da endogamia teve seu interesse inicial em sistemas reprodutivos de plantas, para explicar por que as numerosas espcies de plantas tm sistemas que impedem a autofecundao, e por que a reproduo por cruzamento prevalece na natureza. (Adaptado de G. lvarez, F. C. Ceballos e T. M. Berra. Biological Journal of the Linnean Society, Londres, v. 114, p. 474-83, fev. 2015.) a) Defina homozigose. A partir de uma planta com gentipo Aa (gerao S0), representada ao lado, qual a porcentagem de homozigose na terceira gerao (gerao S3) de autofecundao? Considere que as plantas de gentipo AA, Aa e aa apresentam igual probabilidade de sobrevivncia, a ocorrncia exclusiva de autofecundao, e que os tamanhos das prognies das geraes S1, S2 e S3 so infinitos. b) Plantas autgamas autofecundam-se e plantas algamas dependem da polinizao cruzada para o sucesso do processo reprodutivo. A cleistogamia, principal mecanismo de autofecundao, um fenmeno observado em flores hermafroditas, em que a polinizao ocorre antes mesmo da abertura floral. Como as flores e a polinizao devem ser manipuladas pelo pesquisador em um programa de melhoramento gentico que visa a aumentar a heterozigose em plantas com cleistogamia?

Questão 21
2021Biologia

(UNICAMP - 2021 - 1 FASE - 2 dia de aplicao) Plantas so organismos que interferem na composio da atmosfera e regulam o ciclo de carbono em nosso planeta, permitindo a vida como a conhecemos. Enquanto a parte area das plantas est exposta a variaes de intensidade luminosa, as razes tm ntimo contato com o solo, fonte de nutrientes essenciais ao seu desenvolvimento. Considerando a figura a seguir e a biologia de uma planta terrestre mesfita na ausncia de luz, assinale a alternativa que identifica corretamente as molculas nas posies numeradas (as setas indicam o sentido do movimento das molculas).

Questão 22
2021Biologia

(UNICAMP - 2021 - 1 FASE - 2 dia de aplicao) Considere uma comunidade marinha que compreende muitos ancestrais dos filos de animais modernos. Considere ainda que uma adaptao proficiente foi introduzida em uma nica espcie. O resultado da adaptao seria um rpido aumento tanto na abundncia relativa da espcie quanto no espao explorado por ela. As interaes biticas podem ser consideradas agentes de seleo, e a interao das comunidades de espcies em seus prprios ambientes seletivos uma fonte de diversificao. O rpido aumento da espcie seria seguido por uma desacelerao da proliferao de novos tipos ecolgicos. A tragdia dos comuns, quando os interesses ou aes de uma espcie so prejudiciais comunidade como um todo, deve ser evitada para o sucesso da comunidade marinha. (Adaptado de P. D. Roopnarine e K. D. Angielczyl. Biology Letters, Londres, v. 8, p. 147-150, fev. 2012.) Baseado em seus conhecimentos em ecologia e evoluo, assinale a alternativa correta.

Questão 23
2021Biologia

(UNICAMP - 2021 - 1 FASE - 2 dia de aplicao) A osteoporose uma doena caracterizada pela baixa densidade de massa ssea total e pela deteriorao da microarquitetura do tecido, levando a um aumento da fragilidade ssea. Algumas clulas presentes no tecido sseo so representadas na figura a seguir. (Adaptado de G.M. Pagnotti e outros. Nature Reviews, Londres, v. 15, p. 339- 355, jun. 2019.) Considerando as informaes apresentadas e os conhecimentos sobre o tecido sseo, correto afirmar que na osteoporose pode ocorrer

Questão 24
2021Biologia

(UNICAMP - 2021 - 1 FASE - 2 dia de aplicao) Uma equipe de paleontlogos descreveu recentemente um papagaio gigante a partir de fsseis encontrados na Nova Zelndia. O Heracles inexpectatus viveu no Mioceno, pesava aproximadamente 7 kg e no voava. Sabemos que as aves atuais so descendentes dos dinossauros e herdaram caractersticas importantes desses seres que viveram h milhes de anos. (T. H. Worthy e outros. Biology Letters, Londres, v. 15, 2019047, ago. 2019.) Assinale a alternativa que indica corretamente caractersticas das aves atuais possivelmente herdadas dos dinossauros.

Questão 25
2021Biologia

(UNICAMP - 2021 - 1 FASE - 2 dia de aplicao) O primeiro relatrio do desmatamento no Brasil, publicado pelo MapBiomas, apresentou dados preocupantes sobre a situao no ano de 2019. Foram cortados cerca de 12.000 km2de vegetao nativa no pas. Aps sobreposio com bases de dados oficiais, constatou-se que 99,5% da rea de desmatamento detectada pelos alertas apresentaram irregularidades que incluem desde a localizao em reas protegidas ou com restrio legal at a ausncia de autorizao para supresso da vegetao. (Adaptado de Relatrio anual do desmatamento no Brasil 2019. So Paulo, SP, MapBiomas, 2020.) O mapa a seguir representa os biomas brasileiros. As barras indicam as respectivas reas desmatadas no ano de 2019, conforme o relatrio. (Adaptado de M. Pivetta. Pesquisa Fapesp, So Paulo, v. 292, p. 73-75, jun. 2020.) Considerando os conhecimentos sobre os biomas brasileiros e as informaes fornecidas, correto afirmar:

Questão 26
2021Biologia

(UNICAMP - 2021 - 1 FASE - 2 dia de aplicao) As doenas tropicais negligenciadas afetam principalmente as populaes que vivem em condies de pobreza, sem acesso ao saneamento bsico e em contato com diversos vetores. Nesse contexto, a esquistossomose uma das mais emblemticas doenas parasitrias causadas por platelmintos no Brasil. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas na frase a seguir. O ciclo de vida do Schistosoma mansoni envolve a fase adulta, com fecundao e produo de ovos principalmente nas veias do fgado e mesentricas do intestino do ser humano, considerado o hospedeiro (i) __________. Os ovos so ento excretados nas fezes e, em contato com a gua, eclodem e liberam os (ii) __________, os quais penetram no corpo de um caramujo, considerado o hospedeiro (iii) __________. No caramujo, do origem s (iv) __________, que se locomovem na gua e penetram na pele humana, migrando para os vasos sanguneos viscerais, onde se tornam um esquistossomo adulto.

Questão 27
2021Biologia

(UNICAMP - 2021 - 1 FASE - 2 dia de aplicao) A anemia falciforme uma doena hereditria que se caracteriza pelo formato de foice adquirido pelas hemcias depois que o oxignio liberado, resultando em anemia crnica. Apresenta-se a seguir parte do RNA mensageiro, com o cdon de iniciao, da subunidade da hemoglobina humana normal (Hbb) e da hemoglobina mutada na anemia falciforme (HbS). Considere a sequncia de trincas apresentadas, em Hbb e HbS, e o cdigo gentico abaixo. correto afirmar que a mutao gentica da doena

Questão 28
2021Biologia

(UNICAMP - 2021 - 1 FASE - 2 dia de aplicao) A partcula viral do novo coronavrus (SARS-CoV-2), conhecida como vrion, constituda por poucas protenas, uma fita de RNA e um envelope derivado de estruturas celulares, como membrana plasmtica e organelas. A Organizao Mundial de Sade recomenda hbitos de higiene para preveno da contaminao ao SARS-CoV-2, incluindo lavar com frequncia as mos com gua e sabo. (Adaptado de https://www.bbc.com/portuguese/geral-52096406. Acessado em 25/07/2020.) Considerando seus conhecimentos sobre vrus, assinale a alternativa que justifica a recomendao apresentada no texto.

1-15 de 26chevron right center