Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de História - UNICAMP 2021 | Gabarito e resoluções

1-15 de 25chevron right center
Questão 1
2021HistóriaFilosofia

(UNICAMP - 2021 - 2 FASE) As imagens produzidas por artistas europeus, tal como vemos na pintura do holands Jan Davidsz de Heem, tiveram um papel importante na construo do conceito de extico no imaginrio da Europa na poca moderna. Naquele contexto, a pintura apresentava itens obtidos quando se exploravam e se colonizavam pases em cantos distantes do mundo. A natureza (os elementos que a representam) , assim, quase um estudo cientfico e, novamente, uma aluso abundncia obtida graas ao vitorioso comrcio holands. (Adaptado de Rolf Winkes. Natura Morta. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, So Paulo, 10: 145-161, 2000. p. 149.) Os colonizadores exerceram diversas operaes que levaram configurao de um novo universo de relaes intersubjetivas de dominao entre a Europa e as demais regies e populaes do mundo, s quais estavam sendo atribudas, no mesmo processo, novas identidades geoculturais. (Adaptado e traduzido de Anibal Quijano. Colonialismo, eurocentrismo y Amrica Latina. In Colonialidad del saber: eurocentrismos e ciencias sociales. Buenos Aires, CLACSO. 2005, p. 209.) (Jan Davidsz de Heem. Natureza Morta com Papagaios. The Ringling Museum, fim da dcada de 1640.) a) O extico estabelecido a partir de uma relao assimtrica entre universos diferentes. Justifique por que a imagem ao lado apresentaria caractersticas exticas e relacione essa adjetivao ao pensamento colonial da poca. b) Apresente uma semelhana e uma diferena entre a experincia colonial holandesa e a portuguesa.

Questão 2
2021História

(UNICAMP - 2021 - 2 FASE) Em 10 de outubro de 1810, Adandozan (1797-1818), rei do Daom, no atual Benim, enviou uma carta para o Brasil endereada a Dom Joo, prncipe regente, acompanhada de uma lista de presentes contendo objetos de prestgio cujo uso era privilgio real. Uma parte dos artefatos descritos na carta integrava o acervo do Museu Nacional, que foi destrudo em um grande incndio no ano de 2018. Entre os objetos que Adandozan usou para presentear Dom Joo, destacavam-se o trono do rei daomeano (imagem ao lado), cetros, bengalas, bolsa, sandlia e abanos. (Adaptado de SOARES, Mariza de Carvalho. Trocando galanterias: a diplomacia do comrcio de escravos, Brasil-Daom, 1810-1812. Afro-sia, Salvador, n. 49, p. 229-271.) Com base no excerto e na imagem: a) cite e explique uma das funes assumidas pelos objetos no mbito da diplomacia estabelecida entre Brasil e frica no comeo do sculo XIX; b) descreva o impacto da destruio destes objetos no incndio do Museu Nacional para o Brasil e para o Benim.

Questão 10
2021HistóriaInglês

(UNICAMP - 2021 - 2 FASE) Durante o perodo de isolamento social, diversos museus colocaram disposio do pblico visitason-lineaseus acervos. A imagem e o texto abaixo fazer parte deste contexto. (Adaptado de https://artsandculture.google.com/exhibit. Acessado em 08/10/2020) a) Que ato levou a mulher da imagem a ter reconhecimento mundial? Cite uma consequncia histrica desse acontecimento. b) Qual a funo de um museu? Explique por que essa foto est presente no referido museu.

Questão 11
2021História

(UNICAMP - 2021 - 2 FASE) Milhes de mulheres vivem algumas frustraes derivadas de mecanismos que as silenciam e que as afastam dos centros de poder. O mundo dos antigos gregos e romanos pode nos ajudar a compreender a construo desses mecanismos. Na fundao da tradio literria ocidental temos o primeiro exemplo registrado de um homem mandando uma mulher calar a boca. Refiro-me Odisseiade Homero, escrita h quase 3 mil anos. Tendemos, hoje, a pensar naOdisseiaapenas como a pica histria de Ulisses e seu retorno para casa aps a Guerra de Troia. Mas aOdisseia tambm a histria de Telmaco, filho de Ulisses e Penlope. a histria do seu crescimento, e de como, ao longo do texto, ele amadurece, passando de menino a homem. Esse processo surge no primeiro livro do poema, quando Penlope desce de seus aposentos e vai ao grande saguo do palcio, onde um poeta se apresenta perante a multido; ele canta as dificuldades encontradas pelos heris gregos ao voltar para casa. A msica no a agrada, e ela, diante de todos, pede-lhe que escolha outro tema, mais feliz. Nesse momento, intervm Telmaco: Me, volte para seus aposentos e retorne seu prprio trabalho, o tear e a roca. Discursos so coisas de homens, de todos os homens, e minhas, mais que de qualquer outro, pois meu o poder nesta casa. (Adaptado de Mary Beard,Mulheres e Poder. So Paulo: Planeta, 2018. Edio do Kindle de Posio 51, 52, 63 e 64.) Com base na leitura atenta do texto e em seus conhecimentos, responda s questes. a) Explique um papel social atribudo ao universo masculino e outro atribudo ao universo feminino na Antiguidade Clssica. b) De acordo com o texto, por que aOdisseiapode ser revisitada para a compreenso do mundo contemporneo?

Questão 12
2021História

(UNICAMP - 2021 - 2 FASE)Em estudo amplamente divulgado pela historiografia luso-brasileira, o historiador Charles Boxer afirmou: entre as instituies que foram caractersticas do imprio martimo portugus e que ajudaram a manter unidas as suas diferentes colnias, contavam-se o Senado da Cmara, as irmandades de caridade e as confrarias laicas. (Adaptado de Maria Fernanda Bicalho, As Cmaras Municipais no Imprio Portugus: o Exemplo do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Histria, So Paulo: ANPUH, v. 18, n. 36, p. 252, 1998.) A partir da leitura do texto e dos seus conhecimentos, a) cite e explique uma funo de uma das instituies citadas no texto que contribua para a manuteno da unidade de diferentes colnias do imprio martimo portugus; b) explique duas razes pelas quais a existncia de quilombos no perodo colonial problematiza a noo de integridade do imprio portugus.

Questão 13
2021História

(UNICAMP - 2021 - 2aFASE) At 1891, ano da promulgao da primeira Constituio republicana, todo o controle sobre a vida civil estava, na prtica, a cargo da Igreja Catlica. Essa instituio produzia e controlava os registros de nascimento, casamento e morte. No caso dos casamentos, por exemplo, embora houvesse duas legislaes em vigor sobre o assunto, uma civil e outra eclesistica, apenas esta ltima era considerada legtima. Tanto para protestantes quanto para judeus no havia, durante a vigncia do Imprio, qualquer tipo de registro civil de nascimento ou casamento, dificultando a legislao sobre bens e heranas. Alm disso, as unies entre dois cnjuges no catlicos simplesmente no tinham qualquer valor legal, nem para a igreja nem perante a legislao civil. (Adaptado de Keila Grinberg, Cdigo civil e cidadania. Rio de Janeiro: Zahar, 2008, p. 39-41.) Com base no excerto e em seus conhecimentos, responda s questes abaixo. a) Qual a definio histrica de Cdigo Civil e qual sua funo nas relaes entre Igreja e Estado no Brasil Imprio? b) Explique dois aspectos da noo de cidadania apresentada no Cdigo Civil de 1891.

Questão 14
2021História

(UNICAMP - 2021 - 2 FASE) Entre os anos de 1930 e 1960, a prtica social do baile se imps como um dos entretenimentos mais cultuados pelos paulistanos, juntamente com o cinema. No momento em que So Paulo assume as feies de uma grande metrpole, os bailes passaram a demarcar o calendrio das festas na cidade: aniversrio dos clubes, coroamento de concursos de miss, bailes de debutantes, rveillon, etc. Quanto ao ritmo, a presena marcante do jazz se fazia notar nesse clima de alvorecer do cosmopolitismo paulista. Ao ser conquistada pela moda da dana, So Paulo foi engolfada por uma onda que se acentuou no ps-guerra nas grandes cidades dos Estados Unidos e da Europa. (Adaptado de Francisco Rocha, Na trilha das grandes orquestras. O ABC da cidade moderna. Avies, Baile e Cinema, em Jos Geraldo Vince de Moraes e Elias Thom Saliba (orgs.), Histria e Msica no Brasil. So Paulo: Alameda, 2010, p. 382-383.) A partir do enunciado e de seus conhecimentos responda s questes abaixo a) Explique as funes dos bailes, entre os anos de 1930 e 1960, na formao de um iderio de So Paulo como uma cidade cosmopolita. b)Caracterize o mundo do trabalho nas cidades brasileiras no contexto do ps-guerra.

Questão 15
2021História

(UNICAMP - 2021 - 2 FASE) Desde outubro de 2019, temos visto a maior mobilizao social das ltimas dcadas no Chile. Nesta srie de protestos, chamados de estallido social (estouro social), emergiu, de forma recorrente, uma apelao a processos histricos que no deveria nos surpreender. Afinal, o que uma crise que conduz a um novo pacto social, via Assembleia Constituinte, se no um acerto de contas com a Histria? As referncias transio para a democracia e Ditadura de Pinochet (1973-1990) so obrigatrias. No caso desta ltima, a referncia por haver imposto fora um modelo do qual a maioria dos chilenos quer se livrar. A Constituio de 1980 tem ocupado um lugar central no debate, para lembrar que no Chile no h uma Constituio verdadeiramente democrtica. (Adaptado e traduzido de Mauricio Folch (org.), Chile Despert: lecturas desde la Historia del estallido social de octubre. Santiago: Universidad de Chile, 2019. p. 9.) A partir do enunciado e de seus conhecimentos, a)explique por que os protestos so um acerto de contas com a histria recente e por que a manuteno de uma Constituio herdada da ditadura pinochetista impede que exista um estado verdadeiramente democrtico no Chile; b)indique uma prtica usual de represso da ditadura militar chilena e comente por que esta prtica viola os direitos humanos.

Questão 16
2021História

(UNICAMP - 2021 - Segunda Fase) A humanidade vai sendo descolada desse organismo que a terra. Os nicos ncleos que ainda consideram que precisam ficar agarrados nessa terra so aqueles que ficaram meio esquecidos pelas bordas do planeta, nas margens dos rios, nas beiras dos oceanos, na frica, na sia, ou na Amrica Latina. So caiaras, ndios, quilombolas, aborgenes. Formam uma camada de gente que fica agarrada na terra. A ideia de ns, os humanos, nos descolarmos da terra, vivendo uma abstrao civilizatria, absurda. Ela suprime a diversidade, nega a pluralidade das formas de vida, de existncia e de hbitos. (Adaptado de Ailton Krenak, Ideias para adiar o fim do mundo. So Paulo: Companhia das Letras, 2019, p. 21-22.) O texto acima foi escrito pelo intelectual indgena Ailton Krenak. A partir da leitura do excerto e de seus conhecimentos, responda s questes. a)Identifique uma condio econmica e outra sociocultural do tempo presente no Brasil que causaram impacto no pensamento de Krenak. b)De acordo com o autor, de que modo a pluralidade das formas de vidas importante para a proposio de um novo paradigma para a humanidade?

Questão 57
2021História

(UNICAMP - 2021 - 1 fase) Leia o trecho do poema da poetisa grega Safo acerca da beleza de uma jovem chamada Anactria. uns dizem que é uma hoste de cavalaria, outros de infantaria; outros dizem ser uma frota de naus, na terra negra, a coisa mais bela: mas eu digo ser aquilo que se ama. (Adaptado de Luísa de Nazaré Ferreira, Turismo e património na antiguidade clássica: o texto atribuído a Fílon de Bizâncio sobre as Sete Maravilhas, em Espaos e Paisagens: Antiguidade Clssica e heranas contemporneas. 2012. V. 1. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra e Annablume, p. 73.) A partir da leitura do poema, assinale a alternativa correta sobre o conceito de beleza na Grcia Antiga.

Questão 57
2021História

(UNICAMP - 2021 - 1 FASE - 2 dia de aplicao) Os aposentos comuns so aqueles aos quais o povo pode ir, como os vestbulos e ptios. Assim, magnficos vestbulos, aposentos e trios no so necessrios para as pessoas de fortuna comum, pois visitam, mas no so visitados. As casas de banqueiros deveriam ser mais espaosas e vistosas, protegidas contra ladres. Advogados e retricos deveriam morar com elegncia. Para aqueles que ocupam cargos e magistraturas, deveriam ser feitos vestbulos reais, amplos e devidamente decorados com grandeza. (Adaptado de Vitrvio, Sobre a Arquitetura, em Pedro Paulo Funari, Antiguidade Clssica. Campinas: Editora da Unicamp, 2003, p. 81.) O arquiteto romano Vitrvio expressa, em seu texto clssico sobre os princpios da Arquitetura,

Questão 58
2021História

(UNICAMP - 2021 - 1 FASE - 2 dia de aplicao) A epidemia de sfilis golpeou Npoles, pela primeira vez, em 1494. Os ingleses a chamaram de enfermidade francesa, os franceses disseram que era um mal napolitano e os napolitanos achavam que vinha da Amrica. O vrus, por definio, o outro. Sexualmente transmissvel, a sfilis materializou nos corpos, dos sculos XVI ao XIX, as formas de represso e excluso social da modernidade. (Adaptado de Paul B. Preciado, Aprendendo do vrus, em Sopa de Wuhan. APOS, 2020, p. 184-187.) Considerando as referncias acima sobre a epidemia de sfilis na poca moderna, possvel afirmar:

Questão 58
2021História

(UNICAMP - 2021 - 1 fase) Segundos os historiadores, pela primeira vez, uma potncia europeia desenvolveu um projeto planetrio que abrangia quatro continentes, a fim de assentar as pretenses universais da monarquia. Para isso, os juristas espanhis invocaram a noo de extenso geogrfica sem precedentes de suas possesses. Com a monarquia catlica surgiram a primeira economia mundial e um regime capitalista e comercial intercontinental. (Adaptado de Serge Gruzinski, Babel no século XVI. A mundializao e Globalizao das Línguas, em Eddy Stols, Iris Kantor, Werner Thomas e Jnia Furtado (orgs.), Um Mundo sobre Papel. So Paulo/Belo Horizonte: EDUSP/ Editora UFMG, 2014, p. 385.) Com base no texto do historiador Serge Gruzinski sobre as monarquias catlicas, assinale a alternativa correta.

Questão 59
2021História

(UNICAMP - 2021 - 1 FASE - 2 dia de aplicao) A questo da conscincia ou autopercepo nacional nas colnias da Amrica tem sido frequentemente tratada de forma desligada do seu contexto poltico e social. Podemos, todavia, pensar em um sentimento de distino e diferena, uma falta de identificao com a Europa e uma conscincia da realidade colonial que teria existido entre populaes mestias. (Adaptado de Stuart B Schwartz, A formao de uma identidade colonial no Brasil, em Da Amrica Portuguesa ao Brasil. Lisboa: Difel, 2003, p. 218.) Com base no texto acima sobre a formao da identidade colonial, assinale a alternativa correta.

Questão 59
2021História

(UNICAMP - 2021 - 1 fase) Seguindo a trajetria das ativistas, vemos que lutaram ao lado dos homens no movimento popular urbano e participaram de vrias jornadas populares, como as de 9 de abril, 20 de junho e 10 de agosto de 1792, as quais resultaram na queda da monarquia. Abraaram a Revoluo, queriam armar-se para defender a nao dos inimigos internos, e tomaram parte nas festas cvicas. Algumas se alistaram no exrcito e foram lutar nas fronteiras. No caso das Republicanas Revolucionrias, durante certo tempo contaram com o apoio dos deputados da Montanha e os ajudaram a derrubar os Girondinos. Nessa ocasio, mereceram elogios pblicos. Depois se aliaram aos radicais e fizeram oposio aos Montanheses. As militantes adquiriram uma visibilidade nunca imaginada para mulheres do povo, despertando o interesse e a inquietao de integrantes do governo acerca da questo dos direitos civis e polticos femininos. Sua presena na cena poltica foi tolerada e at incentivada no incio da Revoluo Francesa, porm reprimida em outubro de 1793, e depois de forma definitiva em 1795. (Adaptado de Tania Machado Morin, Virtuosas e perigosas: as mulheres na Revoluo Francesa. So Paulo: Alameda, 2013, p. 4-6.) Com base no excerto e em seus conhecimentos sobre a Revoluo Francesa, assinale a alternativa correta.

1-15 de 25chevron right center