Questões de Geografia - UNICAMP

ITA
IME
ENEM
FUVEST
UNICAMP
UNESP
ESPCEX
AFA
1-15 de 166
Questão 1
2020HistóriaGeografia

(UNICAMP - 2020 - 2 fase) Um dos eixos da bipolaridade escravista que unia a África à América portuguesa girava, justamente, na rota aberta entre as duas margens do mar por correntezas e ventos complementares. Na ida, a rota principal seguia o inverso dos ponteiros do relógio, no sentido dos ventos oeste-leste, entre o Trópico de Capricórnio e 305. Na volta, a rota principal seguia no sentido dos alísios de sudeste, abaixo da linha do Equador. Na medida em que se zarpava com facilidade de Pernambuco, da Bahia e do Rio de Janeiro até Luanda ou a Costa da Mina, e vice-versa, a navegação luso-brasileira que se desenvolveu naquelas rotas foi transatlântica e negreira. Vários tipos de trocas uniam as duas margens do oceano. (Adaptado de Luiz Felipe de Alencastro, O trato dos viventes: formação do Brasil no Atlântico Sul. São Paulo: Companhia das Letras, 2000, p. 61 - 63.) Com base no excerto e em seus conhecimentos, responda às questões. a) Explique a direção dos ventos alísios no Atlântico Sul e a sua funcionalidade no transporte marítimo da África para o Brasil. b) Cite e explique um exemplo de relação estabelecida entre o Brasil e a África na época da colonização portuguesa na América.

Questão 2
2020HistóriaGeografiaSociologia

(UNICAMP - 2020 - 2 fase) Até hoje, a formação das classes médias esteve ligada à expansão da indústria e à elevação de seus níveis de produtividade. Historicamente, a indústria permitiu estruturar a representação política e sindical das categorias mais desfavorecidas da população em torno dos interesses que afetavam as grandes massas de trabalhadores. Já no contexto atual, marcado por um mundo menos industrializado e orientado para uma economia em que os serviços tendem a ser mais fragmentados e frequentemente artesanais ou informais, os interesses comuns dos trabalhadores são evidentemente muito mais difíceis de emergir. Considerando este quadro, a desindustrialização prematura dos países do Hemisfério Sul (com exceção do Leste Asiático) não é muito favorável a uma consolidação democrática. (Adaptado de Pierre Veltz, La société hyper-industrielle. Le nouveau capitalisme productif. Paris: Éditions du Seuil, 2017, p. 16.) Com base no texto e em seus conhecimentos, responda às questões. a) Que decreto-lei garantiu os principais direitos trabalhistas na Era Vargas e por que a menor presença de uma classe trabalhadora na indústria enfraquece os processos democráticos na contemporaneidade? b) Indique e explique qual foi a principal mudança estrutural ocorrida na economia brasileira nas duas últimas décadas.

Questão 17
2020Geografia

(UNICAMP - 2020 - 2 fase) No final do sculo XX, Hong Kong tornou-se uma Regio Administrativa Especial da China. Em teoria, gozar de semi-autonomia at 2047, quando a China ter plenos poderes sobre a ilha. Hong Kong tem moeda prpria, mas no independente em termos de defesa e diplomacia, ou seja, seu status poltico-administrativo hbrido, fruto de um acordo a Declarao Conjunta de 1984 entre a China e um governo estrangeiro que tutelou a ilha por 99 anos, a partir de 1898. Em 1997 entrou em vigor o acordo, sob a conhecida frmula um pas, dois sistemas. A partir de 2014, movimentos de contestao social ganharam relevo em Hong Kong. Com base no enunciado e em seus conhecimentos, responda s questes. a) Que nao manteve domnio sobre Hong Kong por 99 anos? Explique a expresso um pas, dois sistemas. b) Sob que denominao ficou conhecida a revolta iniciada em 2014 e intensificada em 2019? Apresente pelo menos uma reivindicao dos manifestantes.

Questão 18
2020HistóriaGeografia

(UNICAMP - 2020 - 2 fase)O tntalo (Ta) um elemento metlico encontrado em baixssima concentrao na crosta terrestre. o rei da era digital, pois seu uso em capacitores tem contribudo para a miniaturizao de circuitos eletrnicos. Em Bandulu, no leste do Congo, onde as minas de coltan (columbita-tantalita) so abundantes, existe um nico painel solar para carregar os celulares, e os poucos que existem no so smartphones. A explorao de coltan no ordenada, uniforme ou pacfica. Analistas da geopoltica contempornea o consideram a estrela dos minerais de sangue. (Adaptado de Gemma Parellada, Viagem ao bero do coltan, o corao dos smartphones. Disponvel em https://brasil.elpais.com/brasil/2016/02/19/internacional/1455896992_924219.html. Acessado em 20/09/2019.) a) Que pas colonizou a atual Repblica Democrtica do Congo? Em que perodo se deu a independncia desse pas africano? b) Explique por que no h smartphones na regio do Congo referida, e por que o coltan considerado um dos minerais de sangue.

Questão 19
2020Geografia

(UNICAMP - 2020 - 2 fase) O mapa abaixo apresenta a espacializao dos desertos no globo terrestre. a) Aponte uma caracterstica biogeogrfica e uma caracterstica climtica do domnio de desertos frios. b) Diferencie deserto e desertificao.

Questão 20
2020Geografia

(UNICAMP - 2020 - 2 fase)O territrio brasileiro apresenta uma grande diversidade de formas de relevo. Elas esto agrupadas em grandes compartimentos identificados como plancies, depresses, tabuleiros, chapadas, patamares, planaltos e serras. A figura abaixo indica a espacializao de trs desses compartimentos. Considerando a figura acima e seus conhecimentos sobre o relevo brasileiro, responda s questes. a) Aponte uma semelhana e uma diferena entre as chapadas e os tabuleiros. b) Qual a importncia da Serra do Espinhao para o setor de minerao do Brasil? Em que estrutura geolgica esse compartimento est situado?

Questão 21
2020Geografia

(UNICAMP - 2020 - 2 fase) O atual avano tecnolgico permite produzir robs de tamanho manejvel e facilmente incorporados s estruturas produtivas ou prestao de servios. Em 2015, o custo de um rob soldador era de 8 dlares por hora, o equivalente ao custo da mo de obra para o mesmo trabalho no Brasil. (Adaptado de CEPAL, La ineficiencia de la desigualdad, Santiago, 2018. p. 148. Disponvel https://repositorio.cepal.org/bitstream/handle/11362/43442/6/S1800059_es.pdf. Acessado em 15/09/2019.) a) Qual era relao entre o custo da mo de obra e a localizao das indstrias transnacionais na segunda metade do sculo XX? Como a robtica poder alterar essa relao? b) Considerando a atual situao de desigualdade social do Mxico e do Brasil, indique duas possveis consequncias do uso intensivo dessa nova tecnologia.

Questão 21
2020Geografia

(UNICAMP - 2020) No período da Guerra Fria, os conflitos geopolíticos implicavam riscos nucleares e ataques físicos a infraestruturas como estradas, redes elétricas ou gasodutos. Hoje, além dessas implicações, a Ciberguerra ou Guerra Fria Digital

Questão 22
2020Geografia

(UNICAMP - 2020 - 2 fase)Os movimentos sociais no so fenmenos de agregao de indivduos movidos por aes irracionais; pelo contrrio, mobilizam estratgias e aes racionais para atingir objetivos previamente estabelecidos. Movimentos sociais objetivam transformaes sociais significativas e, por isso, conflitos sociais decorrem das distintas concepes sobre direitos sociais, civis e polticos, nunca excluindo os conflitos de classe. pouco provvel que no mundo atual, em sociedades urbanizadas e industrializadas, no se coloquem movimentos sociais ativos. (Adaptado de A sociologia de Alain Touraine. Revista Lua Nova, So Paulo, n. 106, jan./abr. 2019.) Com base no texto e em seus conhecimentos, responda s questes. a) O que so movimentos sociais e por que suas aes ensejam conflitos sociais? b) D um exemplo de movimento social organizado no meio urbano brasileiro e comente uma de suas reinvindicaes.

Questão 22
2020Geografia

(UNICAMP - 2020) O chamado Triângulo Norte da América Central (TNAC) é uma das regiões mais violentas do planeta, equiparando-se às zonas de guerra. Grupos organizados praticam diariamente extorsão, perseguição, sequestros, assassinatos, abuso sexual, entre outros crimes. Em 2018, sob condições extremas de pobreza e violência, sem escolha, milhares de pessoas do TNAC abandonaram suas casas, deslocando-se por perigosas rotas em direção ao México e aos EUA. Considerando essa situação geográfica, indique os países que compõem a região do TNAC e a atual estratégia adotada pela população emigrante.

Questão 23
2020Geografia

(UNICAMP - 2020) Moçambique foi atingido por três ciclones tropicais entre março e abril de 2019. Ciclone tropical é um termo geral para grandes e complexas tempestades que giram em torno de uma área de baixa pressão formada em águas oceânicas tropicais ou subtropicais quentes. A formação de um ciclone tropical requer enormes quantidades de calor na superfície da água, que devem atingir no mínimo 26,5C, e ventos de pelo menos 119 km/h em algum ponto da tempestade. A partir do exposto, assinale a alternativa que explica a gênese dos ciclones tropicais na costa de Moçambique.

Questão 24
2020Geografia

(UNICAMP - 2020) A origem da sociedade em rede decorre do desenvolvimento dos meios de transporte, das comunicações e da transmissão de energia, característica essencial da organização espacial da sociedade moderna uma sociedade umbilicalmente ligada à evolução da técnica, à aceleração das interligações e da movimentação das pessoas, de objetos e de capitais sobre os territórios. Nesse contexto, tem lugar a mudança, associada à rapidez do aumento da densidade e da escala da circulação. (Adaptado de Ruy Moreira, Da região à rede e ao lugar: a nova realidade e o novo olhar geográfico sobre o mundo. etc...,espaço, tempo e crítica. n. 1(3), p. 57,2007.) Sobre o conceito de ideologia, é correto afirmar:

Questão 25
2020Geografia

(UNICAMP - 2020) A esculturação das diferentes formas de relevo é resultado da interação entre diferentes agentes exógenos na paisagem, tal como ocorre com as falésias. A partir do exposto e da ilustração abaixo, indique a alternativa que descreve os processos de recuo da falésia. Legenda: A: deslizamento; B: queda; C: fluxo de lama; D: água subterrânea; E: deriva litorânea (sentido das ondas). (Adaptado de Paul R. Pinet, Fundamentos de Oceanografia. São Paulo: LTC, 2017, p. 269.)

Questão 26
2020Geografia

(UNICAMP - 2020) As condições atuais do clima global são responsáveis pela diferenciação da salinidade dos oceanos em diferentes latitudes, conforme a ilustração abaixo. A partir do texto e do gráfico, é correto afirmar que:

Questão 27
2020Geografia

(UNICAMP - 2020) O petróleo continua sendo a fonte de energia mais importante do mundo. A posse de reservas, o transporte e a capacidade de refino figuram como elementos de soberania nacional e estratégicos em um mundo extremamente competitivo. Em relação ao petróleo no Brasil, é correto afirmar:

NOVIDADES
Kuadro