(UNICENTRO - 2010) Assinale a alternativa correta. Para David Hume (1711-1776),
(UNICENTRO - 2010) Difcil caracterizar o estilo de Scrates. Os prprios antigos lhe forjaram uma palavra sob medida, eirn (de onde vem a palavra ironia), que deixa o tradutor moderno to perplexo quanto o etimologista antigo. Traduzamos, para simplificar, por aquele que se pretende ignorante, que diz menos do que parece pensar; portanto, finrio, se tomarmos pelo lado pior, como Aristfanes, ou reservado, se seguirmos Plato e Aristteles. Mas tambm ingnuo, se admitirmos sem discusso o que ele diz de si mesmo, ou dissimulado, se no acreditarmos nisso (WOLF, F. Scrates.O sorriso da razo. So Paulo: Editora Brasiliense, 1987). Analise as alternativas e assinale a INCORRETA.
(UNICENTRO - 2010) Os poemas homricos tm por fundamento uma viso de mundo clara e coerente. Manifestam-na quase a cada verso, pois colocam em relao com ela tudo quanto cantam de importante , antes de mais nada, a partir dessa relao que se define seu carter particular. Ns chamamos de religiosa essa cosmoviso, embora ela se distancie muito da religio de outros povos e tempos. Essa cosmoviso da poesia homrica clara e coerente. Em parte alguma ela enuncia frmulas conceituais maneira de um dogma; antes se exprime vivamente em tudo que sucede, em tudo que dito e pensado. E embora no pormenor muitas coisas resultem ambguas, em termos amplos e no essencial, os testemunhos no se contradizem. possvel, com rigoroso mtodo, reuni-los, orden-los, fazer lhes o cmputo, e assim eles nos do respostas explcitas s questes sobre a vida e a morte, o homem e Deus, a liberdade e o destino (...). (OTTO. Os deuses da Grcia: a imagem do divino na viso do esprito grego. 1 Ed., trad. [e prefcio] de Ordep Serra. So Paulo: Odysseus Editora, 2005 - p. 11.) Com base no texto, e em seus conhecimentos sobre a funo dos mitos na Grcia arcaica, assinale a alternativa correta.
(UNICENTRO - 2010) De acordo com muitos interpretes, Scrates (470-399 a.C.) considerado o primeiro filsofo da tica. Qual das alternativas abaixo NO caracteriza corretamente seu pensamento.
(UNICENTRO - 2010) No sculo V a.C. Atenas esteve sob o governo de Pricles, um dos grandes estrategos do mundo grego. Naquele perodo, Atenas vivenciou o grande florescimento das artes, cincia, filosofia e poltica. Segundo alguns autores, a partir do governo de Pricles que os gregos traaram as linhas mestras daquilo que viria a ser a poltica enquanto atividade (e dever) de todos os cidados que vivem na plis (cidade-estado). A partir desta e outras informaes sobre o governo de Pricles, assinale a alternativa correta.
(Unicentro 2010) “Compreender as características das sociedades capitalistas tem sido a preocupação da Sociologia desde o início da sua consolidação como ciência da sociedade no final do século XIX. Nesse período, o capitalismo se configurava como uma nova forma de organização da sociedade caracterizada por novas relações de trabalho. Essas mudanças levaram os pensadores da sociedade da época a indagações e à elaboração de teorias explicativas dessa dinâmica social, sob diferentes olhares e posicionamentos políticos.” (Sociologia / vários autores. – Curitiba: SEED-PR, 2007, p.10). Considerando as circunstâncias históricas que em meados do século XIX explicam o surgimento da sociologia, assinale a alternativa incorreta.
(UNICENTRO - 2010) [...] Todos correram ao encontro de seus grilhes, crendo assegurar sua liberdade [...] Tal foi ou deveu ser a origem da sociedade e das leis, que deram novos entraves ao fraco e novas foras ao rico, destruram irremediavelmente a vontade natural, fixaram para sempre a lei da propriedade e da desigualdade, fizeram de uma usurpao sagaz, um direito irrevogvel e, para proveito de alguns ambiciosos, sujeitaram doravante todo o gnero humano, servido e misria. (ROUSSEAU, J.-J. Discurso sobre a origem da desigualdade. In: WEFFORT, F. C. Os Clssicos da Poltica. So Paulo: Editora tica: 1989-pg. 195). Todas as alternativas abaixo caracterizam o pensamento de Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), exceto uma. Assinale-a.
(UNICENTRO - 2010) A filosofia vai surgir ligada a esses dois tipos de palavras, isto , altheiae dxa. Essa ligao diferenciada, ou seja, no ser sempre a mesma nos diferentes perodos da filosofia grega. Assim, na fase inicial, os filsofos procuravam falar nos dois campos: falam como poetas e adivinhos, isto , no campo da palavra-verdade, e falam como chefes polticos, isto , no campo da palavra persuaso. A seguir, com os filsofos Pitgoras de Samos e Parmnides de Elia, afastam adxae fortalecem apenas aaltheia. No entanto, a partir do desenvolvimento da democracia, sobretudo em Atenas, um grupo de filsofos novos, os sofistas, afastam aaltheiae fortalecem exclusivamente adxa. Finalmente, com Scrates e Plato, ser feito um esforo gigantesco (decisivo para todo pensamento ocidental) para colocar aaltheiano lugar dadxa. Ser o momento em que a filosofia, em vez de ocupar-se com a origem do mundo e as causas de suas transformaes, se interessar exclusivamente pelos homens, pela vida social e poltica (CHAU, M.Introduo Histria da Filosofia Dos pr-socrticos a Aristteles.Volume I. 1 ed. So Paulo: Brasiliense, 1994). Com base no texto, e em seus conhecimentos sobre o tema, informe se verdadeiro (V) ou falso (F) e, em seguida, assinale a alternativa correta. ( ) Essas observaes sobre aaltheiae adxanos ajudam a compreender por que a filosofia nascente, embora sendo uma cosmologia (isto , uma explicao racional sobre a origem do mundo e as causas de suas transformaes), emprega um vocabulrio poltico e humano para referir-se o cosmos. que a linguagem disponvel para a filosofia a linguagem daplise esta projetada na explicao da natureza ou do universo. ( ) A palavradxaderiva do verbodoko,que significa: 1) tomar o partido que se julga o mais adaptado a uma situao; 2) conformar-se a uma norma; 3) escolher e decidir. Adxapertence ao vocabulrio poltico da deciso, deliberao e opinio. ( ) Exerccio do pensamento e da linguagem, a filosofia nascente no ir diferenciar-se da palavra dos guerreiros e dos polticos, pois no possui uma pretenso especfica, deseja apenas argumentar e persuadir. ( ) No pensamento mtico e na organizao sociopoltica que antecede o surgimento daplis, aaltheiapossui uma relao intrnseca com os procedimentos oraculares e divinattios: a lembrana do que foi contemplado no orculo e ouvido, ali, dos deuses, que a verdade,altheia.
(UNICENTRO - 2010) Leia o fragmento de um texto pr-socrtico: Ainda outra coisa te direi. No h nascimento para nenhuma das coisas mortais, como no h fim na morte funesta, mas somente composio e dissociao dos elementos compostos: nascimento no mais do que um nome usado pelos homens. (EMPDOCLES.ApudARANHA/ MARTINS.Filosofando:Introduo Filosofia. 3 Ed., So Paulo: Moderna, 2006 p. 86.). A respeito da relao entremythoselogos (razo)no incio da filosofia grega, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas. I. O fragmento acima denota a luta de foras opostas na massa dos membros humanos, que ora unem-se peloamor no incio todos os membros que atingiram a corporeidade da vida florescente , ora divididos pela fora dadiscrdia,erram separados nas linhas da vida. Assim ocorre tambm com todos os outros seres na natureza. II. A verdade filosfica apresenta-se no pensamento de Empdocles atravs de uma estrutura lgica muito distante da verdade expressa nos relatos mticos dos gregos arcaicos. III.Nascimentoemorte, no texto de Empdocles, so apresentados por meio de representaes mticas que o filsofo retira de uma tradio religiosa presente ainda em seu tempo. Essas imagens, consequentemente, se transpem, sem deixarem de ser msticas, em uma filosofia que quer captar a verdadeira essncia da realidade fsica. IV. O fragmento denotacontinuidadedo pensamento mtico no incio da filosofia, pois esto presentes ainda o uso de certas estruturas comuns de explicao.
(UNICENTRO - 2010) Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s). Em seu livro Histria da Filosofia, Hegel (1770-1831) declara que a filosofia moderna pode ser considerada o nascimento da filosofia propriamente dita, porque nela, segundo Hegel, pela primeira vez, os filsofos afirmam que I. a filosofia independente e no se submete a nenhuma autoridade que no seja a prpria razo como faculdade plena de conhecimento. Isto , os modernos so os primeiros a demonstrar que o conhecimento verdadeiro s pode nascer do trabalho interior realizado pela razo, graas a seu prprio esforo. S a razo conhece e somente ela pode julgar a si mesma. II. a filosofia moderna realiza a primeira descoberta da subjetividade propriamente dita porque nela o primeiro ato do conhecimento, do qual dependero todos os outros, a reflexo e conscincia de si reflexiva. III. a filosofia moderna a primeira a reconhecer que, sendo todos os seres humanos seres conscientes e racionais, todos tm igualmente o direito ao pensamento e a verdade. Segundo Hegel, essa afirmao do direito ao pensamento, unida ideia da recusa de toda censura sobre o pensamento e palavra, seria a realizao filosfica do princpio da individualidade como subjetividade livre que se relaciona livremente com a verdade. IV. a filosofia moderna est to intimamente vinculada aos fundamentos da prxis humana que a ao no pode ser ignorada na determinao de seus critrios filosficos. Para Hegel, os modernos foram os primeiros a entender que esta prtica, no entanto, no deve ser considerada apenas no sentido restrito da conduta pessoal, mas na acepo mais abrangente de experincia humana em seus vrios aspectos, desde histrico at o nvel psicolgico.
(UNICENTRO 2010) Em sua obraO Prncipe, Nicolau Maquiavel (1496-1527) assim se expressa em relao fortuna: No me desconhecido que muitos tm tido e tm a opinio de que as coisas do mundo so governadas pelafortunae por Deus, de sorte que a prudncia dos homens no poderia corrigi-las, e mesmo no lhes traz remdio algum. (...) s vezes, pensando nisso, me tenho inclinado a aceit-la. No obstante, e para que o nosso livre-arbtrio no desaparea, penso ser verdade que a fortuna seja rbitra de nossas aes, mas que, ainda assim, ela nos deixa governar a outra metade. (MAQUIAVEL.O Prncipe. So Paulo: Abril Cultural, 1973 - p.109). Com base na leitura deste trecho e considerando outras informaes presentes na obra de Maquiavel, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas. I. De acordo com Maquiavel, somente a ao dafortunapode reduzir os prejuzos causados pela prpriafortuna. II. A reflexo apresentada acima pressupe a presena do conceito devirt, qualidade indispensvel para o bom xito do governo do prncipe em uma repblica, pois afortunapode, sim, oferecer ocasies para as aes do governante, o qual ter que agir fazendo bom uso davirtque lhe prpria. III. Avirt humana capaz de agir e dominar, no momento certo, o curso natural das coisas, imprimindo as mudanas necessrias em relao realizao de grandes feitos e conservao do poder. IV. Afortunano depende em nada da ao humana para seguir seu curso natural.
(UNICENTRO - 2010) Primeiro foi o espanto, depois o despertar crtico e a decepo. O ser humano queria uma explicao para o mundo, uma ordem para o caos. Ele queria, enfim, a verdade. Essa busca da verdade tornou-se cada vez mais exigente com o conhecimento que adquiria e transmitia. Ambicioso, o homem sentia uma necessidade crescente de entender e explicar de maneira clara, coerente e precisa. Essa busca do saber fez nascer a filosofia. (COTRIM. Fundamentos da filosofia: histria e grandes temas. 16 Ed., So Paulo: Saraiva, 2006 - pp.49-50.). Assinale a alternativa que caracteriza corretamente a atitude filosfica.
(UNICENTRO - 2010) Segundo Immanuel Kant (1724-1804), a moral no propriamente dita a doutrina que nos ensina como devemos nos tornar felizes, mas como devemos nos tornar dignos da felicidade (KANT, Crtica da Razo Prtica. Apud CHAU (org.), Primeira Filosofia. So Paulo: Editora Brasilienses, 1987 p. 261). De acordo com a teoria moral kantiana, em que sentido devemos entender a noo de dever?
(UNICENTRO - 2010) Aps as primeiras discusses dos filsofos pr-socrticos no sculo VI a.C. (perodo cosmolgico), surge outro movimento muito importante na histria da filosofia. Passa a ser abordado uma nova modalidade de problemas e discusses (perodo antropolgico), e assim teremos no s as figuras principais do novo cenrio da filosofia grega, mas de toda a histria da razo ocidental: Scrates, Plato e Aristteles. Com Scrates, a filosofia ganha uma nova roupagem. Scrates viveu em Atenas no momento de apogeu da cultura grega, o chamado perodo clssico (sculos V e IV a.C.), fase de grande expresso na poltica, nas artes, na literatura e na filosofia. O que h de mais forte na filosofia de Scrates o seu mtodo e a maneira pela qual ele buscava discutir os problemas relacionados filosofia. A partir desta informao, e de seus conhecimentos sobre a filosofia socrtica, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas. I. Scrates sempre buscava pessoas em praa pblica para dialogar e questionar sobre a realidade de seu tempo. II. A clebre frase de Scrates, que caracterizava parte de seu mtodo : s sei que nada sei, por isso questionava as ideias de seus interlocutores. III. Scrates oferecia grande importncia s experincias sensveis, o que caracterizou fortemente o seu mtodo filosfico. IV. Para fazer com que os seus interlocutores enxergassem a verdade por si prprios, Scrates elaborou um mtodo composto de duas partes centrais: a ironia e a maiutica.
(Unicentro 2010) Qual dos argumentos abaixo caracteriza corretamente a relação conceitual entre existencialismo e liberdade, no pensamento de Jean-Paul Sartre (1905-1980)?