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Questões de Português - UNIFESP 2009 | Gabarito e resoluções

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Questão
2009Português

(UNIFESP - 2009) INSTRUO: Os versos de Gregrio de Matos so base para responder questo: Neste mundo mais rico, o que mais rapa: Quem mais limpo se faz, tem mais carepa: Com sua lngua ao nobre o vil decepa: O Velhaco maior sempre tem capa. Levando em considerao que, em sua produo literria, Gregrio de Matos dedicou-se tambm stira irreverente, pode-se afirmar que os versos se marcam:

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2009Português

(Unifesp 2009) Texto extraído de Formação da Literatura Brasileira, de Antonio Candido. No Brasil, o homem de estudo, de ambição e de sala, que provavelmente era, encontrou condições inteiramente novas. Ficou talvez mais disponível, e o amor por Dorotéia de Seixas o iniciou em ordem nova de sentimentos: o clássico florescimento da primavera no outono. Foi um acaso feliz para a nossa literatura esta conjunção de um poeta de meia idade com a menina de dezessete anos. O quarentão é o amoroso refinado, capaz de sentir poesia onde o adolescente só vê o embaraçoso cotidiano; e a proximidade da velhice intensifica, em relação à moça em flor, um encantamento que mais se apura pela fuga do tempo e a previsão da morte: Ah! enquanto os destinos impiedosos não voltam contra nós a face irada, façamos, sim, façamos, doce amada, os nossos breves dias mais ditosos. Em seu texto, Antonio Candido refere-se ao poeta _________, que tornou __________ como tema de sua lírica. Os espaços da frase devem ser preenchidos com:

Questão
2009Português

(Unifesp 2009) Texto extraído de Formação da Literatura Brasileira, de Antonio Candido. No Brasil, o homem de estudo, de ambição e de sala, que provavelmente era, encontrou condições inteiramente novas. Ficou talvez mais disponível, e o amor por Dorotéia de Seixas o iniciou em ordem nova de sentimentos: o clássico florescimento da primavera no outono. Foi um acaso feliz para a nossa literatura esta conjunção de um poeta de meia idade com a menina de dezessete anos. O quarentão é o amoroso refinado, capaz de sentir poesia onde o adolescente só vê o embaraçoso cotidiano; e a proximidade da velhice intensifica, em relação à moça em flor, um encantamento que mais se apura pela fuga do tempo e a previsão da morte: Ah! enquanto os destinos impiedosos não voltam contra nós a face irada, façamos, sim, façamos, doce amada, os nossos breves dias mais ditosos. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________ Nos versos apresentados por Antonio Candido, fica evidente que o eu lírico:

Questão
2009Português

(Unifesp 2009) Texto extraído de Formação da Literatura Brasileira, de Antonio Candido. No Brasil, o homem de estudo, de ambição e de sala, que provavelmente era, encontrou condições inteiramente novas. Ficou talvez mais disponível, e o amor por Dorotéia de Seixas o iniciou em ordem nova de sentimentos: o clássico florescimento da primavera no outono. Foi um acaso feliz para a nossa literatura esta conjunção de um poeta de meia idade com a menina de dezessete anos. O quarentão é o amoroso refinado, capaz de sentir poesia onde o adolescente só vê o embaraçoso cotidiano; e a proximidade da velhice intensifica, em relação à moça em flor, um encantamento que mais se apura pela fuga do tempo e a previsão da morte: Ah! enquanto os destinos impiedosos não voltam contra nós a face irada, façamos, sim, façamos, doce amada, os nossos breves dias mais ditosos. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________ Deus me deu um amor no tempo de madureza, quando os frutos ou não são colhidos ou sabem a verme Deus - ou foi talvez o diabo - deu-me este amor maduro, e a um e outro agradeço, pois que tenho um amor. Estes versos, de Carlos Drummond de Andrade, podem ser tematicamente relacionados ao texto de Antonio Candido, na medida em que:

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2009Português

(UNIFESP - 2009) Texto extrado de Formao da Literatura Brasileira, de Antonio Candido. No Brasil, o homem de estudo, de ambio e de sala, que provavelmente era, encontrou condies inteiramente novas. Ficou talvez mais disponvel, e o amor por Dorotia de Seixas oiniciou em ordem nova de sentimentos: o clssico florescimento da primavera no outono. Foi um acaso feliz para a nossa literatura esta conjuno de um poeta de meia idade com a menina de dezessete anos. O quarento o amoroso refinado, capaz de sentir poesia onde o adolescente s v o embaraoso cotidiano; e a proximidade da velhice intensifica, em relao moa em flor, um encantamento que mais se apura pela fuga do tempo e a previso da morte: Ah! enquanto os destinos impiedosos no voltam contra ns a face irada, faamos, sim, faamos, doce amada, os nossos breves dias mais ditosos. Em - Ficou talvez mais disponvel, e o amor por Dorotia de Seixas o iniciou em ordem nova de sentimentos: o clssico florescimento da primavera no outono. - a vrgula separa oraes coordenadas com sujeitos gramaticais __________; os dois pontos introduzem uma __________. Os espaos devem ser preenchidos, respectivamente, com:

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2009Português

(UNIFESP- 2009) Leia os textos e analise as afirmaes. I. A graa do texto 1 decorre da ambiguidade que assume o termo concreta na situao apresentada. II. O texto 2 exemplo de poesia concreta, relacionada ao experimentalismo potico, no qual o poema rompe com o verso tradicional e transforma-se em objeto visual. III. Para a interpretao do texto 2, pode-se prescindir dos signos verbais. Est CORRETO o que se afirma em:

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2009Português

(Unifesp 2009) Neste mundo é mais rico, o que mais rapa: Quem mais limpo se faz, tem mais carepa: Com sua língua ao nobre o vil decepa: O Velhaco maior sempre tem capa. ___________________________________________________________________________________________________________ Nos versos, o eu lírico deixa evidente que:

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2009Português

(Unifesp 2009) Neste mundo é mais rico, o que mais rapa: Quem mais limpo se faz, tem mais carepa: Com sua língua ao nobre o vil decepa: O Velhaco maior sempre tem capa. ___________________________________________________________________________________________________________ Assinale a alternativa CORRETA.

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