(UNIMONTES - 2011) Lembremos a figura de Scrates. Dizem que era um homem feio, mas, quando falava, exercia estranho fascnio. Podemos atribuir a Scrates duas maneiras de se chegar ao conhecimento. Essas duas maneiras so denominadas de
(Unimontes 2011) É difícil definir o amor se pensarmos nas mais diversas conceituações que recebeu no correr da história humana, principalmente se levarmos em conta a especificidade desse sentimento. Na história da filosofia, ficaram registrados três conceitos clássicos. Esses podem ser denominados de
(Unimontes 2011) “Nenhum homem me fará descer à casa de Hades contrariando o meu destino. Nenhum homem, afirmo, jamais escapou de seu destino, seja covarde ou bravo, depois de haver nascido”. Homero, Ilíada. Hades, na filosofia antiga, designa
(Unimontes 2011) A consciência mítica predominava em culturas de tradição oral, quando ainda não havia escrita. Podemos dizer que mito vem da palavra mythos, que significa:
(Unimontes 2011) A passagem da mentalidade mítica para o pensamento racional e filosófico foi gestada por fatores considerados relevantes para a construção de uma nova mentalidade. Algumas novidades do período arcaico ajudaram a transformar a visão que o mito oferecia sobre o mundo e a existência humana. Nesse aspecto, são todos fatores relevantes:
(Unimontes 2011) No mundo grego, podemos encontrar uma série de relatos mitológicos sobre diversos aspectos da vida humana, da natureza, dos deuses e do universo. Dois tipos de relatos merecem destaque: as cosmogonias e teogonias. Os relatos citados tratam da