(UNIMONTES 2018) Considere os seguintes excertos: Dionísio já havia sido afugentado do palco trágico e o fora através do poder demoníaco que falava pela boca de Eurípedes. Também Eurípedes foi, em certo sentido, apenas máscara: a divindade, que falava por sua boca, não era Dionísio, tampouco Apolo, porém um demônio de recentíssimo nascimento, chamado Sócrates. Nietzsche, F.O Nascimento da Tragédia ou Helenismo e Pessimismo. Trad. J. Guinsburg. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. ONascimento da tragédiatem dois objetivos principais: a crítica da racionalidade conceitual instaurada na filosofia por Sócrates e Platão; a apresentação da arte trágica, expressão das pulsões artísticas dionisíaca e apolínea, como alternativa à racionalidade. Machado, R. Arte e filosofia noZaratustrade Nietzsche In: Novaes, A. (org.)Artepensamento. São Paulo. Companhia das Letras, 1994 Os trechos acima aludem diretamente à crítica nietzschiana referente à atitude estética que