Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Filosofia - UNIOESTE 2018 | Gabarito e resoluções

1-3 de 3
Questão
2018Filosofia

(UNIOESTE - 2018) O filsofo alemo Immanuel Kant formulou, na Crtica daRazo Pura, uma diviso do conhecimento e acesso da razo aos fenmenos. Fenmenos no so coisas; eles nomeiam aquilo que podemos conhecer das coisas, atravs das formas da sensibilidade (Espao e Tempo) e das categorias do entendimento (tais como Substncia, Relao, Necessidade etc.). Assim, Kant afirma que o conhecimento humano finito (limitado por suas formas e categorias). Como poderia haver, ento, algum conhecimento universalmente vlido? Ele afirma que tal conhecimento se formula num juzo sintticoa priori. Juzos so afirmaes; o adjetivo sintticos significa que essas afirmaes renem conceitos diferentes; a priori, por sua vez, indica aquilo que obtido sem acesso experincia dos fenmenos, antes deles e para que os fenmenos possam ser reunidos em um conhecimento que tenha unidade e sentido. Com base nisso, indique a alternativa CORRETA.

Questão
2018Filosofia

(UNIOESTE - 2018) Considerando-se o seguinte fragmento de Maquiavel, indique qual das alternativas abaixo est CORRETA. Um prncipe prudente deve, portanto, conduzir-se de uma terceira maneira escolhendo no seu Estado homens sbios, e s a esses deve dar o direito de falar-lhe a verdade a respeito, porm apenas das coisas que ele lhes perguntar. Deve consult-los a respeito de tudo e ouvir-lhes a opinio e deliberar depois como bem entender e com conselhos daqueles; conduzir-se de tal modo que eles percebam que com quanto mais liberdade falarem, mais facilmente as suas opinies sero seguidas (MAQUIAVEL, 1973, p. 105).

Questão
2018Filosofia

(UNIOESTE 2018)Segundo a conhecida alegoria da caverna, que aparece no Livro VII da Repblica, de Plato, h prisioneiros, voltados para uma parede em que so projetadas as sombras de objetos que eles no podem ver. Esses prisioneiros representam a humanidade em seu estgio de mais baixo saber acerca da realidade e de si mesmos: a doxa, ou opinio. Um desses prisioneiros libertado fora, num processo que ele quer evitar e que lhe causa dor e enormes dificuldades de viso (conhecimento). Gradativamente, ele conduzido para fora da caverna, a um estgio em que pode ver as coisas em si mesmas, isto , os fundamentos eternos de tudo o qu, antes, ele via somente mediante sombras. Esses fundamentos so as Formas. Para alm das Formas, brilha o Sol, que representa a Forma das Formas, o Bem, fonte essencial de todo ser e de todo conhecer e unicamente acessvel mediante intuio direta. Com base nisso, responda seguinte questo: se chegamos ao conhecimento das Formas mediante a dialtica, que o estabelecimento de fundamentos que possibilitam o conhecimento das coisas particulares (sombras), CORRETO dizer:

1-3 de 3