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Questões de Filosofia - UNISC 2012 | Gabarito e resoluções

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Questão
2012Filosofia

(UNISC - 2012) Nos livros II e III, Plato, atravs de Scrates, discute sobre as artes no contexto da educao dos guardies. J no livro X, ele trata de vrios tipos de prticas artsticas, que devem ser consideradas na cidade como um todo, no somente nas instituies pedaggicas. Nesse ltimo livro, Scrates duro ao afirmar que a poesia (imitativa) deve ser inteiramente excluda da cidade (595a). Em que obra essa recusa de Scrates est registrada?

Questão
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(UNISC -2012) Na obra de Aristteles, a tica uma cincia prtica, concepo distinta da de Plato, referida a um tipo de saber voltado ao. Na tica a Nicmaco, Aristteles destaca uma excelncia moral determinante para a constituio de uma vida virtuosa. Esta excelncia moral to importante

Questão
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(UNISC - 2012) Nas suas Meditaes, o filsofo estoico Marco Aurlio escreveu: Na vida de um homem, sua durao um ponto, sua essncia, um fluxo, seus sentidos, um turbilho, todo o seu corpo, algo pronto a apodrecer, sua alma, inquietude, seu destino, obscuro, e sua fama, duvidosa. Em resumo, tudo o que relativo ao corpo como o fluxo de um rio, e, quanto alma, sonhos e fluidos, a vida uma luta, uma breve estadia numa terra estranha, e a reputao, esquecimento. O que pode, portanto, ter o poder de guiar nossos passos? Somente uma nica coisa: a Filosofia. Ela consiste em abster-nos de contrariar e ofender o esprito divino que habita em ns, em transcender o prazer e a dor, no fazer nada sem propsito, evitar a falsidade e a dissimulao, no depender das aes dos outros, aceitar o que acontece, pois tudo provm de uma mesma fonte e, sobretudo, aguardar a morte comcalma e resignao, pois ela nada mais que a dissoluo dos elementos pelos quais so formados todos os seres vivos. Se no h nada de terrvel para esses elementos em sua contnua transformao, por que, ento, temer as mudanas e a dissoluo do todo? Considere as seguintes afirmativas sobre esse texto: I. Marco Aurlio nos diz que a morte um grande mal. II. Segundo Marco Aurlio, devemos buscar a fama, a riqueza e o prazer. III. Segundo Marco Aurlio, conseguindo fama, podemos transcender a finitude da vida humana. IV. Para Marco Aurlio, a filosofia valiosa porque nos permite compreender que a morte parte de um processo da natureza e assim evita que nos angustiemos por ela. V. Para Marco Aurlio, s a f em Deus e em Cristo pode libertar o homem do temor da morte. VI. Para Marco Aurlio, o homem participa de uma realidade divina. Assinale a alternativa correta.

Questão
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(Unisc 2012) “Na galeria de ícones nacionais, a invenção social do Brasil como terra do samba representa uma imagem que perdura até os dias de hoje, atravessando os tempos apesar de todos os contratempos no terreno da música popular brasileira. Denominador comum da propalada identidade cultural brasileira no segmento da música, o samba urbano teve que enfrentar um longo e acidentado percurso até deixar de ser um artefato cultural marginal e receber as honras da sua consagração como símbolo nacional. Essa história, cujo ponto de partida pode ser recuado até a virada dos séculos XIX e XX, foi toda ela permeada por idas e vindas, marchas e contramarchas, descrevendo, dialeticamente uma trajetória que desconhece qualquer traçado uniforme ou linear.[...] Nos últimos anos da década de 20 do século passado, um terremoto de efeito prolongado abalou, de alto a baixo, a música popular brasileira. Seu epicentro foi o bairro de Estácio de Sá, encravado entre o Morro de São Carlos e o Mangue, nas proximidades da zona central do Rio de Janeiro. Reduto de gente pobre, com grande contingente de pretos e mulatos, era um prato cheio para as associações que normalmente se estabelecem entre classes pobres e “classes perigosas”. Daí viverem cercados de especial atenção por parte da polícia. Berço do novo samba urbano, o Estácio não terá, todavia, exclusividade no seu desenvolvimento. Quase simultaneamente, o “samba carioca”, nascido na “cidade”, iria galgar as encostas dos morros e se alastrar pela periferia afora, a ponto de, com o tempo, ser identificado como “samba de morro”. Até impor-se como tal e, mais, como ícone nacional, uma batalha, ora estridente, ora surda, teve que ser travada.”PARANHOS, A. A invenção do Brasil como terra do samba: os sambistas e sua afirmação social. História (São Paulo) [en línea] 2003, vol. 22 [citado 2012-04-20]. Disponible en Internet: http://redalyc.uaemex.mx/src/inicio/ArtPdfRed.jsp?iCve=221014788004. ISSN 0101-9074 . I. O texto aborda a descaracterização do samba como música negra junto à sociedade brasileira contemporânea.II. O texto reflete como um gênero musical com vínculos de pertencimento étnico se tomou símbolo nacional da cultura brasileira.III. A forma do samba que se tornou um ícone nacional era inicialmente marginal e urbana.IV. O autor demonstra, pelo texto, considerar que a identidade brasileira é socialmente construída. Assinale a alternativa correta.

Questão
2012Filosofia

(UNISC - 2012) A partir do sculo XVI, com o surgimento das monarquias nacionais e o desenvolvimento do capitalismo, as concepes de poder foram elaboradas para se ajustarem aos novos tempos. Um dos grandes pensadores dessa poca, responsvel tambm pela inaugurao do pensamento poltico moderno e que afirmou ser o poder forjado nas relaes humanas e, como tal, pertence a esse mundo, foi

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