Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Sociologia - UNISC 2012 | Gabarito e resoluções

1-2 de 2
Questão
2012Sociologia

(Unisc 2012) No fragmento de texto abaixo, um importante jornalista da atualidade no Brasil, Luis Nassif, comenta, em seu blog, a relao entre dois fenmenos importantes que explicam, em muito, as situaes que resultam em atraso do desenvolvimento brasileiro e controle poltico por parte das elites nacionais. Para fins de interpretao, resta comentar que o autor tece, na passagem, uma crtica direta a um meio de comunicao presente em muitos dos estados brasileiros. Vejamos: No discurso, seus analistas ignoram completamente as limitaes do federalismo brasileiro, a poltica de alianas que garante a governabilidade , a necessidade de pragmatismo poltico. Dividem o Brasil entre o supostamente pas moderno (dos quais ELES so porta-vozes) e oBrasil anacrnico, dos Sarneys e companhia. Alis, um contraponto salutar, para reduzir o poder de influncia dos coronis .... De onde emana o poder poltico dos coronis regionais? Em grande parte, do controle da mdia local. E esse poder deriva fundamentalmente da poltica de alianas com as redes nacionais de rdio e TV. Fonte: http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif acessado em 29/09/2011. A crtica do jornalista se contextualiza em dois fenmenos importantes para compreender a situao de poder no Brasil e no mundo de hoje. importante ressaltar que esse poder deriva da aproximao e da aliana direta entre grupos que esto no centro desses dois fenmenos, que so, segundo o fragmento de texto apresentado,

Questão
2012Sociologia

(UNISC2012) O que caracteriza e distingue as cincias sociais a noo de que a vida humana em sociedade est sujeita a uma ordem e que o comportamento dos seres humanos, individual ou coletivamente, regulado por normas, valores e instituies sociais. Considerando, portanto, que a sociedade tem lgicas e padres que podem ser observados e compreendidos, os cientistas sociais fazem perguntas sobre a organizao e a estrutura da sociedade. Assinale, entre as alternativas abaixo, aquela que lista conceitos utilizados pela sociologia para investigar e explicar a ordem social e como ela se constitui, se mantm e se transforma.

1-2 de 2