Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Biologia - UPE 2015 | Gabarito e resoluções

1-10 de 10
Questão
2015Biologia

(UPE 2015) O professor de Biologia de um colégio realizou uma excursão com osestudantes do 2 ano do Ensino Médio à Praia Ponta de Serrambi. Para isso, ele planejou quena atividade de campo os estudantes pudessem identificar e classificar os organismospresentes nos recifes de arenito, apresentados nas imagens a seguir: Com base nas imagens (1, 2, 3 e 4), assinale a alternativa CORRETA.

Questão
2015Biologia

(UPE 2015) Leia o texto a seguir: De acordo com o veterinrio Rogrio de Holanda, o Brasil est tomado pela Leishmania. Na praia de Tamandar, no ano passado, 98% dos cachorros de rua estavam infectados, e o protocolo de preveno para esses casos, estimulado pelas autoridades, o mesmo para a raiva, por meio da eutansia animal, disse o veterinrio. Falta interesse para uma outra soluo, j que uma vez iniciado o tratamento, os riscos de contaminao para os humanos so mnimos, lamentou. Disponvel em:http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/pecao/2014/02/18/interna_pecao,490161/casos-de-leishmaniose-em-animais-crescem-duranteo-verao.shtml. Adaptado. Com relao Leishmaniose, analise as afirmativas a seguir: I. Classificada como uma zoonose infectocontagiosa, transmitida ao homem, principalmente por ces e roedores, reservatrios considerados mais preocupantes por causa da relao estabelecida entre estes e os humanos. II. uma zoonose emergente, fruto das relaes humanas com o ambiente, cujo crescimento decorrente de diversos fatores, entre eles, o processo de desmatamento e urbanizao desordenado. III. Como toda zoonose, a intensidade com que a doena atinge o homem depende, principalmente, das alteraes do ambiente natural, comportando-se de forma endmica, em reas recm-desmatadas. IV. Causada por protozorios da espcie Lutzomyia sp, apontada tambm como uma doena parasitria, uma vez que se relaciona com a precariedade das condies socioeconmicas, tais como saneamento e gua inadequados nos domiclios. V. Os parasitas L. braziliensis e L. chagasi, agentes etiolgicos da leishmaniose tegumentar americana e leishmaniose visceral ou calazar, respectivamente, se multiplicam no interior das clulas que fazem parte do sistema de defesa do indivduo, denominadas macrfagos. Est CORRETO, apenas, o que se afirma em:

Questão
2015Biologia

(UPE 2015) Observe os trechos da música a seguir: Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha? Cocoricó Quem sabe me responde, quem não sabe advinha. Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha? ...Quem acha que foi o ovo levanta a mão e canta assim. Era uma vez um ovo... de repente, creck-creck se quebrou e lá de dentro saiu,... um bichinho amarelinho que comeu... cresceu... até se transformar... numa galinha.... A minha vida começou dentro de um ovo. Por isso eu canto assim: O ovo veio antes de mim. Ah é? ...Mas quem colocou esse ovo que veio antes de você, hein? Uma galinha... ...Quem acha que foi a galinha levanta a mão, e canta assim. Era uma vez uma galinha... que... pôs um ovo e delicadamente sentou em cima,... chocou, chocou, até que um dia, creck-creck, ele quebrou. Daí pra frente a história continua ... Galinha que nasce do ovo que nasce da galinha, que nasce do ovo da galinha. Oh! Dúvida cruel. Quem pôs o primeiro ovo, ninguém sabe, ninguém viu... Disponível em: http://letras.mus.br/cocorico/1635028. Adaptado Em relação à pergunta da música, colocada em termos científicos Quem surgiu primeiro na evolução dos vertebrados terrestres, o ovo ou as aves?, é CORRETO afirmar que:

Questão
2015Biologia

(UPE 2015) O papiloma vírus humano (HPV) é o principal causador do câncer de colo do útero, enfermidade considerada um dos principais problemas de saúde pública do Brasil. Em Recife, esse tipo de câncer tem colocado o estado de Pernambuco em evidência mundial, principalmente pelo elevado número de casos registrados e por ser a terceira neoplasia mais comum entre mulheres. Atualmente, para prevenir e ou reduzir a mortalidade por essa doença, o Ministério da Saúde resolveu imunizar jovens na faixa entre 11 e 13 anos de idade. (Diário de Pernambuco, 11/03/2014. Disponível em: http://monsystemeimmunitaire.fr/etiquette/cancer. Adaptado) Assinale a alternativa CORRETA, com base no conhecimento sobre o papiloma vírus humano.

Questão
2015Biologia

(UPE 2015) Pesquisadores de Pernambuco notificaram um surto de esquistossomoseaguda na praia de Porto de Galinhas (PE) em 2000, quando 662 pessoas tiveram diagnsticopositivo. A infeco humana em massa ocorreu no feriado de 7 de setembro, quando chuvaspesadas provocaram a enchente do rio Ipojuca que invadiu as residncias. A maioria dos casosagudos foi em residentes locais que tiveram exposio diria s cercarias durante trssemanas, at que as guas baixassem. (Fonte: BARBOSA, C. S. et al. 2001. Epidemia de esquistossomose aguida na praia de Porto de Galinhas. Pernambuco, Brasil. Cad. Sade Pblica, Rio de Janeiro, H(3): 725-728, mai-jun,2001.) Aps anlise dos resultados, os pesquisadores levantaram algumas hipteses, sendo a maisplausvel para explicar o surto a seguinte:

Questão
2015Biologia

(UPE 2015) A cortiça é um tecido vegetal impermeável e flexível ao mesmo tempo, com estrutura que pode ser comprimida até a metade do seu volume, sem perder sua elasticidade. É amplamente utilizada para a produção de rolhas na vedação do vinho engarrafado. A cortiça só pode ser retirada de árvores com idade entre 25 e 30 anos e, após essa primeira extração, apenas a cada 9 anos, será possível sua retirada novamente. O principal país produtor da cortiça é Portugal, pois a árvore, que a origina, é muito comum no sul do país, principalmente na região de Alentejo. Qual tecido da planta fornece matéria-prima para produzir rolhas de cortiça?

Questão
2015Biologia

(UPE 2015) Leia o texto e observe a imagem a seguir: Entre os mil genes, aproximadamente, que em camundongos abrigam o código para receptores de odorantes (são cerca de 400 em humanos), apenas um está ativo num determinado neurônio, e apenas uma das duas cópias do gene, ou alelos, está ativa. Essa especialização é essencial para o mapeamento dos odores no cérebro todos os neurônios, que têm sua superfície salpicada por um determinado tipo de receptor, mandam projeções para uma mesma região do cérebro, que reconhecerá o aroma correspondente. Para entender a regulação dos genes responsáveis pela construção dos receptores para moléculas de odor, é necessário analisar, no núcleo dos neurônios, o local onde o material genético tem uma organização espacial precisa, a cromatina, na qual se localizam as duas cópias de cada gene. A heterocromatina constitutiva, concentrada no miolo do núcleo, abriga, pelo menos, um dos alelos em grande parte das células. A heterocromatina facultativa, que, nos neurônios do olfato, também se concentra numa área central do núcleo, compõe uma estrutura em forma de chapéu, em torno da constitutiva. Assim, a organização das heterocromatinas e da eucromatina pode ser diferente para cada tipo de célula, com um impacto importante na atividade genética. Essas informações apontam para aspectos relacionados à regulação dos odores. É CORRETO afirmar, nos termos do texto e com base na figura, que

Questão
2015Biologia

(UPE 2015) Leia o texto a seguir: O gene chamado Taqpep regula os padres de cor no corpo de felinos e se manifesta com (guepardo real - tt ) ou sem mutao (guepardo pintado - TT ) quando o animal ainda est no tero. Posteriormente, o gene Edn3 controla a cor do pelo e induz produo de pigmento escuro (manchas, pintas e listras) nas reas preestabelecidas pelo Taqpep, importante para camuflagem no ambiente, podendo favorecer ou desfavorecer a adaptao dessa espcie. Em uma populao de 100 guepardos, os gentipos esto distribudos da seguinte forma: 36 so TT, 16 so tt e 48 so heterozigotos Tt. Disponvel em: http://revistapesquisa.fapesp.br/2012/09/20/mutao-gera-padro-emespiral-nopelo- de-gatos-e-guepardos/ 1/2. Adaptado. Em relao a essas informaes, CORRETO afirmar que

Questão
2015Biologia

(Upe 2015) Observe os trechos da música a seguir: Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha? Cocoricó Quem sabe me responde, quem não sabe advinha. Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha? ...Quem acha que foi o ovo levanta a mão e canta assim. Era uma vez um ovo... de repente, creck-creck se quebrou e lá de dentro saiu,... um bichinho amarelinho que comeu... cresceu... até se transformar... numa galinha.... A minha vida começou dentro de um ovo. Por isso eu canto assim: O ovo veio antes de mim. Ah é? ...Mas quem colocou esse ovo que veio antes de você, hein? Uma galinha... ...Quem acha que foi a galinha levanta a mão, e canta assim. Era uma vez uma galinha... que... pôs um ovo e delicadamente sentou em cima,... chocou, chocou, até que um dia, creck-creck, ele quebrou. Daí pra frente a história continua ... Galinha que nasce do ovo que nasce da galinha, que nasce do ovo da galinha. Oh! Dúvida cruel. Quem pôs o primeiro ovo, ninguém sabe, ninguém viu... Disponível em: http://letras.mus.br/cocorico/1635028. Adaptado Em relação à pergunta da música, colocada em termos científicos Quem surgiu primeiro na evolução dos vertebrados terrestres, o ovo ou as aves?, é CORRETO afirmar que

Questão
2015Biologia

(Upe 2015) Um naturalista amador, interessado por plantas, poderia iniciar seus estudos com as Angiospermas, por causa da ampla distribuição de espécies no mundo. Algumas características permitem dividi-las em duas classes. Assim, o naturalista poderia explorar um fruto, cortando-o ao meio e procurando o número de cotilédones, dois ou um, dicotiledônea ou monocotiledônea, respectivamente. Além dessas características, outras diferenças podem ser observadas na tabela a seguir: Característica Dicotiledônea Monocotiledônea I. Tipo de nervação foliar Nervuras paralelas Nervuras reticuladas II. Distribuição dos vasos no caule Feixes liberolenhosos dispostos em círculo Feixes liberolenhosos espalhados III. Tipo de raiz Raiz pivotante Raiz fasciculada IV. Tipo de flor Elementos florais geralmente em números múltiplos de quatro ou cinco Elementos florais geralmente em números múltiplos de três Estão CORRETAS as características estampadas na tabela em

1-10 de 10