Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Português - UPF 2014 | Gabarito e resoluções

1-2 de 2
Questão
2014Português

(Upf 2014) Conheci que Madalena era boa em demasia, mas não conheci tudo de uma vez. Ela se revelou pouco a pouco, e nunca se revelou inteiramente. A culpa foi minha, ou antes, a culpa foi desta vida agreste, que me deu uma alma agreste. E, falando assim, compreendo que perco o tempo. Com efeito, se me escapa o retrato moral de minha mulher, para que serve esta narrativa? Para nada, mas sou forçado a escrever. Quando os grilos cantam, sento-me aqui à mesa da sala de jantar, bebo café, acendo o cachimbo. Às vezes as ideias não vêm, ou vêm muito numerosas e a folha permanece meio escrita, como estava na véspera. Releio algumas linhas, que me desagradam. Não vale a pena tentar corrigi-las. Afasto o papel. Emoções indefiníveis me agitam inquietação terrível, desejo doido de voltar, tagarelar novamente com Madalena, como fazíamos todos os dias, a esta hora. Saudade? Não, não é isto: é desespero, raiva, um peso enorme no coração. Procuro recordar o que dizíamos. Impossível. As minhas palavras eram apenas palavras, e as dela tinham alguma coisa que não consigo exprimir. Para senti-las melhor, eu apagava as luzes, deixava que a sombra nos envolvesse até ficarmos dois vultos indistintos na escuridão. Lá fora os sapos arengavam, o vento gemia, as árvores do pomar tornavam-se massas negras. RAMOS, Graciliano. São Bernardo. A única afirmação que não corresponde ao texto acima é que Paulo Honório, personagem-narrador:

Questão
2014Português

(UPF - 2014) Leia as seguintes afirmaes sobre trs dos mais importantes autores da literatura brasileira e suas obras. I. A obra potica de Gregrio de Matos feita barrocamente de fortes contrastes: stira irreverente versus poesia de devoo e arrependimento; poesia obscena versus poesia de amor idealizado. II. Cruz e Sousa um romancista do perodo simbolista que representa e denuncia a injusta sociedade escravocrata do Brasil na sua poca. III. A obra Os sertes de Euclides da Cunha constitui um dos momentos altos do pr-modernismo porque d uma viso agudamente crtica de um Brasil ainda arcaico em linguagem dramaticamente expressiva, embora ainda distante das inovaes que viriam a caracterizar a linguagem modernista. Est correto apenas o que se afirma em:

1-2 de 2