Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Português - UPF 2016 | Gabarito e resoluções

1-7 de 7
Questão
2016Português

(Upf 2016) Tendo surgido no quadro do(a) ___________, São Bernardo, de Graciliano Ramos, é considerado pela crítica como modelo de romance concomitantemente __________ da literatura brasileira. Assinale a alternativa cujas informações preenchem corretamente as lacunas do enunciado.

Questão
2016Português

(Upf 2016) Analise as afirmações a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas. ( ) O emprego do tempo verbal presente, como em ―levam (ref. 3), ―debatem (ref. 4) e ―possuem (ref. 6), é característico do mundo comentado, típico de textos argumentativos. ( ) As ocorrências de expressões em língua inglesa no texto caracterizam-se como estrangeirismos e revelam uma característica cada vez mais frequente na linguagem escrita da contemporaneidade. ( ) As formas nominais ―a atividade (ref. 2) e ―ao evento (ref. 5) constituem-se em um recurso de coesão que, além de retomar o referente ―Serenata Iluminada (ref. 1), contribui para a progressão textual. ( ) O emprego de aspas em ―heróis e ―vilões (ref. 15) revela um ponto de vista que se coaduna com o ponto de vista do policial referido no texto. ( ) O emprego da primeira pessoa do plural no texto, como em ―possuímos (ref. 17) e ―estivéssemos (ref. 20), constrói um efeito de proximidade entre o mundo narrado e o mundo comentado. A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Questão
2016Português

(Upf 2016) Considere as afirmações a seguir, referentes às três gerações da poesia romântica brasileira. I. Gonçalves de Magalhães, com seus Suspiros poéticos e saudades, traduz fielmente, na forma e nos temas, o espírito do Romantismo, sendo considerado até hoje, pela crítica, como o maior expoente da primeira geração. II. Nos autores da segunda geração, como Álvares de Azevedo e Casimiro de Abreu, o nacionalismo e o indianismo da geração precedente cedem lugar a uma poesia marcada pelo individualismo, pela confissão íntima e pelo extravasamento subjetivo. III. Em Castro Alves, representante principal da terceira geração, a poesia social e a defesa de causas humanitárias andam, lado a lado, com poemas dedicados à mulher e ao amor sensual. Está correto apenas o que se afirma em:

Questão
2016Português

(UPF - 2016) Que falta nesta cidade?... Verdade. Que mais por sua desonra?... Honra. Falta mais que se lhe ponha?... Vergonha. O demo a viver se exponha, Por mais que a fama a exalta, Numa cidade onde falta Verdade, honra, vergonha. Os versos transcritos expem a faceta __________ da obra de Gregrio de Matos, que considerado o maior poeta barroco brasileiro. Outras facetas importantes, na produo do mesmo autor, so as da poesia __________ e da poesia __________. Assinale a alternativa cujas informaes preenchem corretamente as lacunas do enunciado.

Questão
2016Português

(Upf 2016) Considere com atenção as afirmações a seguir. I. A Exposição de Anita Malfatti, realizada em 1917, e que recebeu uma crítica demolidora de Monteiro Lobato, foi o fato cultural mais importante na gestação da Semana de Arte Moderna, pois ajudou a unir os jovens artistas e intelectuais no combate às estéticas que remontavam ao século XIX. II. O primeiro livro que apresentou uma poesia integralmente nova, afinada com as propostas de liberdade formal e com os ideais nacionalistas do grupo modernista em formação, foi Carnaval, de Manuel Bandeira, publicado em 1919. III. Durante a realização da Semana de Arte Moderna, no Teatro Municipal de São Paulo, em 1922, o momento mais marcante foi aquele em que Manuel Bandeira declamou seu poema Os sapos, no qual destila uma ironia violenta contra os poetas simbolistas, sob os apupos, as vaias e os assobios do público. Está correto apenas o que se afirma em:

Questão
2016Português

(Upf 2016) A narrativa Um certo Capitão Rodrigo integra o volume __________, da trilogia O tempo e o vento, obra maior de Érico Veríssimo, que cobre um período de __________ da formação política e social do Rio Grande do Sul, com destaque para as diversas guerras que marcaram a história do povo gaúcho. A guerra representada em Um certo Capitão Rodrigo, e que acaba vitimando o protagonista, ficou conhecida como __________. Assinale a alternativa cujas informações preenchem corretamente as lacunas do enunciado.

Questão
2016Português

(UPF 2016) O filsofo e romancista Umberto Eco concedeu uma entrevista ao JornalEl Pasem maro de 2015, pouco menos de um ano antes de sua morte. Na ocasio, o escritor falou sobre o contedo de seu ltimo romance,Nmero Zero, uma fico sobre o jornalismo inspirada na realidade e sobre as relaes da temtica da obra com a atualidade: o papel da imprensa, a Internet e a sociedade. Pergunta:Agora a realidade e a fantasia tm um terceiro aliado, a Internet, que mudou por completoo jornalismo. Resposta:A Internet pode ter tomado o lugar do mau jornalismo... Sevocsabe que est lendo um jornalcomoEL PAS, La Repubblica, Il Corriere della Sera, pode pensar que existe um certo controle da notciae confia. Por outro lado, sevocl um jornal como aqueles vespertinos ingleses, sensacionalistas, noconfia. Com a Internet acontece o contrrio: confia em tudo porque no sabe diferenciar a fontecredenciada da disparatada. Basta pensar no sucesso que faz na Internet qualquer pgina web que falede compls ou que invente histrias absurdas: tem um acompanhamento incrvel, de internautas e depessoas importantes que as levam a srio. Pergunta: Atualmente difcil pensar no mundo do jornalismo que era protagonizado, aqui na Itlia, por pessoas como Piero Ottone e Indro Montanelli Resposta:Mas a crise do jornalismo no mundo comeou nos anos 1950 e 1960, bem quando chegou ateleviso, antes que eles desaparecessem! At ento o jornaltecontava o que acontecia na tarde anterior,por isso muitos eram chamados jornais da tarde:Corriere della Sera, Le Soir, La Tarde, EveningStandard Desde a inveno da televiso, o jornal te diz pela manh o que voc j sabe. E agora amesma coisa. O que um jornal deve fazer? Pergunta: Diga o senhor. Resposta:Tem que se transformar em um semanrio. Porque um semanrio tem tempo, so setediaspara construirsuasreportagens. Se voc l aTimeou aNewsweekv que vrias pessoas contriburampara uma histria concreta, que trabalharam nela semanas ou meses, enquanto que em um jornal tudo feito da noite para o dia. Um jornal que em 1944 tinha quatro pginas hoje tem 64, ento tem que preencherobsessivamente com notcias repetidas, cai na fofoca, no consegue evitar... A crise do jornalismo, ento,comeou h quase cinquenta anos e um problema muito grave e importante. Pergunta: Por que to grave? Resposta:Porque verdade que, como dizia Hegel, a leitura dosjornais a orao matinal do homemmoderno. Eeuno consigo tomar meu caf da manh se no folheio o jornal; mas um ritual quaseafetivo e religioso, porque folheio olhando os ttulos, e porelesme dou conta de que quase tudo j sabiana noite anterior. No mximo, leio um editorial ou um artigo de opinio. Essa a crise do jornalismocontemporneo. E disso no sai! Pergunta: Acredita de verdade que no? Resposta:O jornalismo poderia ter outra funo. Estou pensando em algum que faa uma crticacotidiana da Internet, e algo que acontece pouqussimo. Um jornalismo que me diga: Olha o que temna Internet, olha que coisas falsas esto dizendo, reaja a isso, eu te mostro. E isso pode ser feitotranquilamente. No entanto, ainda pensam que o jornal feito para que seja lido por alguns velhossenhores j que os jovens no leem que ainda no usam a Internet. Teria que se fazer um jornal queno se torne apenas a crtica da realidade cotidiana, mas tambm a crtica da realidade virtual. Esse umfuturo possvel para um bom jornalismo. EL PAIS. Caderno cultura. 30 de maro de 2015. Disponvel em http://brasil.elpais.com.Acesso em 10 abr. 2016 Uma das formas de estabelecer a coeso no texto recorrer ao uso de encadeadores argumentativos. Assinale a alternativa que indica corretamente a relao entre o encadeador e o efeito de sentido produzido.

1-7 de 7