Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Biologia - UPF 2018 | Gabarito e resoluções

1-10 de 10
Questão
2018Biologia

(UPF - 2018) O aumento dos casos de febre amarela registrados no Brasil tem deixado a populao e os profissionais da sade em alerta. Entre julho de 2017 e maro de 2018, o Ministrio da Sade confirmou 1.098 casos. Desses, 340 pacientes foram a bito. Sobre a febre amarela, analise as afirmativas abaixo. I. O macaco no transmite a doena para os humanos, assim como uma pessoa no transmite a doena diretamente para outra. A transmisso se d somente pelo mosquito. II. A febre amarela silvestre causada por um flavivrus e transmitida por mosquitos dos gneros Haemagogus e Sabethes. III. A febre amarela urbana causada por um parvovrus e transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. IV. Os sintomas iniciais da doena so inespecficos, como febre, cansao, dor de cabea e dores musculares, no entanto, podem se agravar, levando os pacientes ao bito. Est correto apenas o que se afirma em:

Questão
2018Biologia

(Upf 2018) O sistema linfático é um importante componente do sistema imunológico, pois colabora para a proteção do nosso organismo contra bactérias e vírus invasores. Fazem parte do sistema linfático:

Questão
2018Biologia

(UPF2018) Ptiloris victoriae, Ptiloris magnificus e Diphyllodes magnificus so os nomes cientficos de trs lindas espcies de aves. Considerando as normas internacionais de nomenclatura biolgica, podemos afirmar com certeza que

Questão
2018Biologia

(Upf 2018) Um líquen não é um único organismo, mas sim um emaranhado de organismos radicalmente diferentes: um fungo e microrganismos fotossintéticos. Juntos, os organismos que constituem um líquen podem sobreviver a alguns dos mais severos ambientes na Terra. (PURVES et al. Vida: a ciência da biologia. Porto Alegre: Artmed, 2009) Em relação aos líquens, assinale a alternativa incorreta.

Questão
2018Biologia

(Upf 2018) Segundo as Leis de Mendel, nas células somáticas, os genes encontram-se aos pares, porém, durante a formação dos gametas, eles segregam. Com base nessa informação, é possível que indivíduos com genótipo

Questão
2018Biologia

(Upf 2018) Em determinada espcie de ave, a cor da plumagem condicionada pelo gene N. O aleloN1codifica para plumagem preta, enquanto que o aleloN2codifica para plumagem vermelha. Aves heterozigotas para esse gene apresentam plumagem marrom. Sabendo-se que esse um carter de herana sexual (ligado ao sexo), o fentipo esperado para os descendentes do cruzamento entre um macho preto e uma fmea vermelha :

Questão
2018Biologia

(Upf 2018) Os cidos nucleicos so assim denominados devido ao seu carter cido e em razo de terem sido originalmente descobertos no ncleo das clulas. Sobre essas molculas, podemos afirmar corretamente que:

Questão
2018Biologia

(Upf 2018) O papagaio-charão (Amazona pretrei) é uma das espécies da nossa fauna que está intimamente associada às florestas com araucárias, pois durante o período de maturação dos pinhões, essas sementes constituem o seu principal item alimentar. Trata-se de uma espécie ameaçada de extinção. No dia 22 de maio de 2017, o projeto Dois papagaios ameaçados da Floresta com Araucárias: um esforço de conservação comum, desenvolvido em parceria entre a Universidade de Passo Fundo (UPF) e a Associação dos Amigos do Meio Ambiente (AMA), foi um dos vencedores do II Prêmio Nacional da Biodiversidade, em reconhecimento aos esforços para a conservação dessa bela ave. Em relação às caraterísticas gerais das aves, assinale a alternativa correta.

Questão
2018Biologia

(UPF - 2018) A araucria (Araucaria angustifolia) a mais bela e imponente rvore do Sul do Brasil. uma planta muito antiga que chegou a constituir mais de 40% das rvores existentes na Floresta Ombrfila Mista, por isso mesmo conhecida como Mata de Araucrias. uma espcie pioneira, cuja proteo permite o crescimento das demais espcies ao seu redor. Os animais e mesmo parte da cultura brasileira dependem da araucria. Um dos pratos tpicos, o pinho, tambm est no cardpio obrigatrio da fauna desse ecossistema. (Disponvel em: http://vamossalvarnossoplaneta.blogspot.com.br/2008/08/importncia-daaraucria-e-tentativa-de.html. Adaptado. Acesso em 3 set. 2017) Em relao s caractersticas botnicas da araucria, assinale a alternativa correta.

Questão
2018Biologia

(Upf 2018) O sistema linftico um importante componente do sistema imunolgico, pois colabora para a proteo do nosso organismo contra bactrias e vrus invasores. Fazem parte do sistema linftico:

1-10 de 10