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Questões de Português - UPF 2019 | Gabarito e resoluções

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Questão
2019Português

(Upf 2019) Este material publicitário foi criado com o propósito de sensibilizar as pessoas e de despertar nelas uma atitude de conscientização no que refere à violência contra a criança. Analisando a estratégia argumentativa utilizada, avalie as afirmativas que seguem sobre os possíveis sentidos movimentados por essa campanha. I. A presença da cinta, como elemento não verbal, permite que o leitor compreenda que a campanha está fazendo uma associação com a prática de repreender pela violência, ligada a uma cultura relacionada à concepção de que surrar não é errado, mas um instrumento de educação para as crianças. II. No que refere à combinação dos elementos verbais e não verbais, é imprescindível, para que a campanha alcance seu objetivo e coloque em circulação os diferentes sentidos que a compõem, a combinação da palavra temidos e da ideia de temor suscitada a partir da imagem de um cão feroz, formada pela cinta. III. Da afirmação de que Não há desculpas para os maus tratos contra as crianças, é possível inferir que o recurso à palavra desculpa atribui à justificativa para a violência um caráter de pretexto ou falsidade e revela que um dos objetivos da campanha é defender que mesmo a educação não é desculpa para a violência. IV. A campanha chama atenção para a ocorrência de maus tratos e, portanto, também tem como especificidade a conscientização sobre a gravidade dos crimes de pedofilia e estupro contra crianças, ações marcadas pela violência e pelo temor. V. Combinada com os elementos não verbais do material, a contradição dos sentidos de vestir a cinta e de temer a cinta se mostra essencial, uma vez que é a partir da percepção de que essas duas ações são possíveis, mas que uma delas não é apropriada, que o interlocutor compreende o propósito da campanha. VI. O sentido de campanhas normalmente é enriquecido a partir da combinação de diferentes elementos como é o caso do verbal e do não verbal , no entanto, essa combinação não é elemento indispensável, uma vez que a campanha tanto pode ser produzida somente com textos verbais quanto somente com imagens. Disso é possível inferir que os elementos textuais, embora importantes, poderiam, sem comprometimento de sentido, ser suprimidos do material publicitário em questão. Está correto apenas o que afirma em:

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