(VUNESP) Segundo Queiroz e Moita (2007), o Conceito de Educao no consenso, ao contrrio, abrange uma diversidade significativa de concepes e correntes de pensamento, que esto relacionadas diretamente ao perodo histrico, ao movimento social, econmico, cultural, poltico nacional e internacional. Conforme essas autoras, mile Durkheim, que viveu em um rico e conturbado momento histrico (de um lado, a Revoluo Francesa; de outro, a Revoluo Industrial), entendia que Educao essencialmente o processo pelo qual aprendemos a ser
(VUNESP - 2009 - SEE-SP) medida que se foi estendendo a influncia da concepo de vida puritana e isto, naturalmente, muito mais importante do que o simples fomento da acumulao de capital ela favoreceu o desenvolvimento de uma vida econmica racional e burguesa. Era a sua mais importante, e, antes de mais nada, a sua nica orientao consistente, nisto tendo sido o bero do moderno homem econmico. (Marx Weber, A tica protestante e o esprito do capitalismo. 1967:125) De acordo com o texto, Max Weber est apontando para o desenvolvimento de uma vida econmica racional e burguesa e o desenvolvimento do capitalismo a partir da influncia da