3 Coisas que Nunca te Contaram Sobre Cursinhos Preparatórios

Escolher um cursinho pré-vestibular é uma decisão quase unânime para os estudantes que pretendem ingressar em uma universidade. A prática apareceu no Brasil por volta dos anos 1960 e, de lá para cá, o número só vêm aumentando. O conteúdo cobrado nas provas é cada vez mais complexo e extenso, o que faz crescer a cada ano o número de alunos que procuram cursinhos preparatórios para o vestibular.

Quem está no 3º ano do Ensino Médio ou acaba de se formar não sabe qual a dinâmica desses tais cursinhos preparatórios. Por isso, fizemos essa lista contando tudo o que nunca te disseram sobre o assunto!

 1. Não tem problema não passar de primeira 

Durante toda a vida escolar nós somos bombardeados por pessoas que dizem que entrar em uma faculdade logo após o primeiro ano de tentativas é essencial. Queremos que você esqueça essa informação e entenda que não existe nenhum problema em não passar de primeira no vestibular. Principalmente porque isso não é o que acontece com a maior parte dos alunos.

As provas de vestibular estão cada vez mais difíceis e exigem um conhecimento maior a cada ano. É preciso se dedicar bastante, mas não se condene se não for assertivo na sua primeira tentativa. Você ainda é muito jovem e tem vários anos para tentar.

 2. Você pode mudar de ideia no meio do caminho 

Escolher a sua carreira é uma das decisões mais importantes de toda a sua vida. Sabemos que fazer essa escolha logo após terminar o Ensino Médio é uma tarefa bastante desafiadora.

Pode ser que agora você queira cursar Jornalismo, mas não tem nenhum problema se decidir mudar seu curso antes, durante, ou até mesmo depois da faculdade. Se interessou por Direito e quer cursar? Faça! Não se prenda a um ideal que não está mais deixando você satisfeito ao se imaginar no futuro.

Nos cursinhos preparatórios tradicionais existe uma cultura de pressão para o aluno tomar a decisão e apostar nela até o final, mas não precisa ser assim tão radical. Sinta-se livre para fazer suas próprias escolhas e mudar de ideia quando quiser.

3. Os cursinhos preparatórios tradicionais podem não ser a melhor escolha para você 

Pode ser que aquela dinâmica clássica de salas enormes lotadas de alunos, professores piadistas e horas ininterruptas de estudo não sejam o formato ideal de cursinho preparatório para você. O formato de ensino veiculado pela maior parte dos cursinhos presenciais é ultrapassada.

Por isso, pode ser que a melhor escolha seja um cursinho virtual! A Kuadro, por exemplo, conta com orientadores pedagógicos prontos para te auxiliar e te ouvir a qualquer momento do dia. Além disso, você ainda pode assistir suas aulas de qualquer lugar e a qualquer momento, criando sua própria rotina de estudos.

Saiba tudo sobre o Kuadro e continue acompanhando o blog para ficar sempre por dentro das novidades sobre vestibular!

 

Blog Kuadro