4 Passos Simples para Combater o Estresse Pré-vestibular

A pressão de decidir o que cursar na universidade e passar nas provas do vestibular afeta a maior parte dos estudantes que passam por essa fase da vida. É preciso, porém, encontrar maneiras de contornar esses sentimentos, pois é necessário manter sua mente e seu corpo em equilíbrio para alcançar o máximo do seu potencial! O Kuadro separou para você algumas dicas para desviar do estresse pré-vestibular e arrasar nas provas mais difíceis!

1. Se dê um tempo de lazer

Não importa se está estudando para Medicina, Engenharia, Farmácia ou Pedagogia, você precisa de um tempo de descanso e lazer. De nada adianta montar um cronograma de estudos organizado se ele não incluir um tempo para você.
Se você não quer sofrer com o estresse pré-vestibular essa é uma das melhores maneiras de ter sucesso. Um período de descontração é essencial. Defina o momento ideal dentro de sua rotina e cumpra-o, sem mais, nem menos. Veja seus amigos, saia para passear com os parentes, você também precisa do apoio deles nesse momento.

2. Organize-se

A organização é uma das chaves para a tranquilidade. Isso não vale apenas para seu cronograma de estudos, viu? Garanta a ordem em:

  • seu material de estudo, resumos, livros e apostilas;
  • seu quarto;
  • sua vida pessoal;
  • sua mente.

É preciso olhar para seu contexto atual nesse momento pré-vestibular como uma unidade. Uma área depende do bom funcionamento da outra para operar bem.

3. Cuide de sua saúde

É muito comum vermos casos de jovens que, devido ao pouco tempo disponível no ano de vestibular, deixam de lado a sua saúde comendo de forma errada, deixando de tomar a quantidade ideal de água, dormindo mal, ignorando sintomas de doenças e deixando o tratamento de saúde para depois.
Esse é um dos maiores erros que se pode cometer. Você já ouviu falar um ditado popular que diz “sua mente é o reflexo de seu corpo”? Se for capaz de se manter fisicamente saudável, consequentemente sua mente ficará tranquila.
Muitas vezes nós não prestamos atenção aos sinais que nosso corpo nos dá e isso pode se tornar um problema maior no futuro.

4. Faça esportes e evite o estresse pré-vestibular

Essa dica não vale apenas quando o assunto é estresse pré-vestibular, pois aplica-se à vida como um todo. Fazer esportes periodicamente é uma forma bastante assertiva de descansar a mente, pois seu corpo libera endorfina e seu cérebro sente prazer, além de te ajudar a dormir melhor durante a noite.
Se quiser mais dicas para se dar bem nos vestibular continue acompanhando o blog do Kuadro!

LOGO-KUADRO-branco

PDF – MÉTODO KUADRO DE APROVAÇÃO

Preencha o formulário e receba o seu PDF