5 benefícios das redes sociais para os estudos

Apontadas como um grande motivo de distração na vida dos estudantes, existem benefícios das redes sociais que muitos desconhecem. Quando bem utilizadas, elas podem ser muito úteis, inclusive para a absorção de conteúdos.
Por isso, é importante que os vestibulandos tenham discernimento ao usar essas redes. Confira algumas vantagens que você pode obter ao utilizá-las!

1- Acompanhar as notícias

As redes sociais podem ser ótimas aliadas para acompanhar o noticiário. Se você seguir as páginas dos jornais do Brasil e do mundo, ficará mais fácil se informar sobre o que está acontecendo de mais importante.
É óbvio que isso não substitui a leitura atenta dos jornais. Porém, isso ajuda a perceber quais fatos são mais relevantes e estão mais em evidência.
Além disso, como nas redes sociais é possível fazer comentários nas postagens, você pode aproveitar para ler o que outros usuários acham das notícias. Mesmo que não concorde com algo, é interessante ler uma opinião oposta para melhorar o senso crítico e o poder de argumentação.
Nas vestibulares de todo o país, a redação é uma das partes que mais diferencia os candidatos. A pessoa pode ter acertado 80% da prova, mas se ela tiver tido uma argumentação fraca, a nota será baixa e isso prejudicará todo o resultado. Nesse sentido, é fundamental que o aluno se dedique um pouco para acompanhar as notícias.

2- Participar de fóruns direcionados

Outro impacto das redes sociais nos estudos ocorre por meio dos fóruns direcionados, mais precisamente no Facebook e no WhatsApp. Nessas plataformas, os usuários podem fazer grupos de um assunto específico para compartilhar materiais e conversar.
Assim, você pode sair daquele estudo isolado de todos os dias e aprender ainda mais. Já pensou? Se conhece outras pessoas que também estão na fase de vestibular, você mesmo pode criar um grupo para trocar informações.
Mas não vale se distrair e falar de amenidades! O grupo ou fórum deve servir apenas para conversar sobre as matérias e divulgar conteúdos sobre ela, sejam escritos, desenhos ou até mesmo vídeos. O que importa mesmo é compartilhar informações úteis!

3- Seguir professores

Muitos professores têm redes sociais e aproveitam esse espaço para interagir com os alunos, inclusive divulgando sites interessantes sobre a matéria. Então que tal segui-los e ter mais acesso a materiais para estudo, além daqueles do seu curso?
Como já visto anteriormente, nas redes sociais as pessoas podem interagir. Assim, se um professor compartilhar um material, os seguidores poderão comentar o que acharam disso e até tirar dúvidas. Portanto, é uma ótima oportunidade de se aproximar de quem tanto domina os conteúdos e aprender mais.

4- Tirar dúvidas

Você não precisa esperar a próxima aula para tirar as dúvidas com os professores. Esse é um dos grandes benefícios das redes sociais na educação. No WhatsApp, por exemplo, a maior parte das pessoas vê as mensagens em poucos minutos.
Essa agilidade garante que o seu aprendizado aconteça sem gargalos, além de fazer com que você tenha mais motivação. Já pensou ter que esperar uma aula inteira para solicitar mais informações? Por sorte, isso pode ser feito mais rapidamente pelas redes sociais.

5- Distração

Durante o ano do vestibular, o estudante costuma se distanciar da família e dos amigos para focar nos estudos. Isso vale muito a pena, pois permite se concentrar nos objetivos.
Porém, até mesmo para os concursos mais difíceis, é importante dedicar um tempo para o lazer e a distração. Nesse aspecto, as redes sociais podem ser interessantes. Nelas, os usuários podem visualizar as postagens dos amigos e interagir com eles — já que os encontros se tornam raros durante a fase do vestibular.
Nas redes sociais, também há muitas brincadeiras que deixam os usuários mais alegres, ajudando os candidatos a relaxarem. Lembre-se de que chegar ao exame tranquilo pode fazer toda a diferença na aprovação!

Como usar as redes sociais

Escolha uma hora do dia para acessar às redes sociais e não atrapalhar os seus estudos. Se você estudar durante o dia todo, prefira mexer nessas plataformas no começo da noite, por exemplo.
Estudar com o celular do lado — e olhando o tempo constantemente — pode desconcentrar e prejudicar a memorização dos conteúdos. Portanto, aproveite os benefícios das redes sociais, sem comprometer a sua rotina de estudos.
Quer estudar no cursinho on-line que aprova centenas de estudantes? Conte com o Kuadro!

LOGO-KUADRO-branco

PDF – MÉTODO KUADRO DE APROVAÇÃO

Preencha o formulário e receba o seu PDF